quinta-feira, 26 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim” - (Jo 10,22-30)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 26 DE ABRIL DE 2018 (quinta-feira) 116º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O MAIOR DE TODOS OS PROJETOS É TOMAR UMA DECISÃO.”
(Robert Collier)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL
DIA DO JUIZ DA JUSTIÇA DO TRABALHO
DIA Mundial da Boa Ação
DIA DA PRIMEIRA MISSA NO BRASIL
DIA DO ENGRAXATE
DIA DO GOLEIRO
DIA INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E CATÁSTROFES CAUSADAS PELA RADIAÇÃO
DIA InternaCIONAL das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monteiro Lobato (São Paulo) Abdon Batista - Celso Ramos – Forquilhinha – Iraceminha – Itapoá - José Boiteux - Serra Alta - Timbó Grande – Tunápolis - Vitor Meireles (Santa Catarina) Barra do Ouro (Tocantins) Boa Esperança do Iguaçu - Cruzeiro do Iguaçu (Paraná) Cachoeira do Sul - São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RUBENS MESADRI (DG-DLC2-Lions Clube de Votorantim /SP)ARNALDO SERGIO BINI (Lions Clube de Pirajuí /SP) FLAVIO DE OLIVEIRA MARRA (Garça /SP) JAIME MATSUMOTO FILHO (ACINON-Garça/SP) RENATA DO NASCIMENTO PAIVA (Garça /SP)LUIZ CARLOS RIBEIRO (Cabrália Paulista /SP) MIGUEL SEMAANELHAGE NETO (Garça/SP) EDUARDO OLIVEIRA SANTOS (Garça/SP) MARCO CHIQUINI (Garça /SP) JOSE OLIVEIRA (Garça/SP) WAGNER LUIZ FERREIRA (Vereador-Garça /SP) Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOS (Pró-pároco da Pró-Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística de Marília/SP)

 Santo do Dia 
SÃO ANACLETO
SÃO PASCÁSIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia!
O Senhor nos reúne como seus discípulos, chamando-nos a discernir o projeto de Deus nos acontecimentos da história e ser fiéis ao espírito de serviço que nos propôs como atitude de vida.
Oração
PAI, INSTRUI-ME, POR TEU ESPÍRITO, A RESPEITO DA PESSOA E DA MISSÃO DE JESUS, E LEVA-ME A ADERIR AO TEU FILHO, SEMPRE COM MAIOR RADICALIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que restaurais a natureza humana, dando-lhe uma dignidade ainda maior, considerai o mistério do vosso amor, conservando para sempre os dons da vossa graça naqueles que renovastes pelo sacramento de uma nova vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Leituras
26 de abril de 2018 5ª-feira da 4ª Semana da Páscoa
A Palavra de Deus revela a história da salvação, o plano divino para a humanidade cujo ápice é a vinda de Jesus, o enviado do Pai.

 1ª Leitura - (At 13,13-25) -Da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.Leitura dos Atos dos Apóstolos:
13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”. 16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepas-sados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-o de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente. Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.  23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 88 (89)
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

Evangelho do dia
26 de abril de 2018 5ª-feira da 4ª Semana da Páscoa
"Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim - (Jo 10,22-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou em seu sangue derramado (Ap 1,5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. 18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini,
da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         O servo não é maior que seu senhor...” (Jo 13,16-20)
Na Última Ceia, em clima de despedida, Jesus acaba de lavar os pés de seus discípulos. Ele é Senhor, mas faz papel de escravo. Como se não bastasse, acrescenta: “Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós”. (Jo 13,15) Jesus completa com a frase que passa a ser um princípio para a Igreja: “O servo não é maior que o seu senhor”. E anuncia uma nova bem-aventurança, a ser anexada àquelas do Sermão da Montanha: “Sereis felizes se o puserdes em prática”.
Duas palavras servem de eixo para a lição: servo e senhor. Bem entendido, os “servos” eram escravos, não funcionários subalternos. Os “servidores” têm carteira assinada, salário combinado e horário de trabalho definido. Já o escravo não tem nada: apenas vive à disposição de seu “dono” (palavra portuguesa derivada de “Dominus”, o senhor).
Claro que o Mestre não estava propondo concretamente que uns lavassem os pés dos outros, mas uma vida de serviço amoroso, em clima de mútua humilde. É como se Jesus dissesse – comenta André Scrima, monge ortodoxo: “Minha presença no meio de vós é revelada  e sustentada pelo sinal desse amor humilde e recíproco, que fundamenta uma hierarquia diferente, ou seja, outra escala de posições entre os homens, diferente daquela que é habitual entre os filhos deste século. Assim, isto me tornará presente no meio de vós: que haja entre vós um amor direto, simples, espontâneo, sem discussão, disputa ou competição pela primazia”.
Claro que é um desafio para todos nós. Nossa natureza tende para o polo oposto: ter razão, impor nossa visão, escolher o caminho, valer-se do outro para o destaque pessoal. Por isso mesmo, Scrima vai adiante: “Para nós, o serviço é uma provação para nossa força, nosso autodomínio e nossa boa fé. O próprio Senhor está entre nós como aquele que serve. Por isso, convém que sirvamos a seu exemplo, com facilidade e graça. Ele mesmo nos revelou a profundidade do mistério de Deus no dom de si. O mistério de Deus é que Ele é tudo e doa tudo”.
Foi a reflexão de São Paulo: “Ele que era de condição divina, não se apegou a ser igual a Deus, mas despojou-se de si mesmo, assumindo a condição de escravo”. (Fl 2,5) É a este Senhor humilhado que devemos imitar. Há muitos “fiéis” procurando servir a um Vencedor, junto a seu Trono, cobrando seus Impostos. Pura fraude! Quem quiser seguir a Jesus, não o fará sem a cruz e a humilhação.
E, conforme diz Jesus, é uma receita de... felicidade...
Orai sem cessar: “Senhor, sou teu servo!” (Sl 116,16)


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Qual a grande lição de Jesus para hoje?
- Eu me examino frequentemente para saber se estou sendo humilde?
 - Procuro mais ouvir do que falar?
- Como transmito Cristo ao próximo?
- Posso dizer que minha vida é um serviço constante?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 13,16-20 - "Conheço os que escolhi", disse o Mestre
Preparo-me para a Leitura Orante, com todos os internautas,
invocando o Espírito Santo:
Espírito Santo,
dai-nos o dom da Ciência,
para distinguir o único necessário
das coisas meramente importantes..
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 13,16-20, e observo o conteúdo do discurso de Jesus Mestre.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem.
- Não estou falando de vocês todos; eu conheço aqueles que escolhi. Pois tem de se cumprir o que as Escrituras Sagradas dizem: "Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim". Digo isso a vocês agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que "EU SOU QUEM SOU". Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
Refletindo
Ele fala mais uma vez daqueles que o seguem, que ele escolheu. Define-se como “Eu sou quem sou” e diz, baseando-se nas Escrituras, que um dos seus vai traí-lo. Finaliza este trecho falando de acolhimento àqueles que ele enviou. Acolher um missionário, um evangelizador é acolher ao próprio Jesus. O Mestre fala que a felicidade não está nos títulos, status, mas no caminho do serviço que também é acolhimento.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  O que o texto diz para mim, hoje? Onde busco felicidade? No sucesso? Na sociedade em que vivemos, somos desafiados a cada instante a sermos os melhores, mais eficientes, mais competentes. Não que não devamos ser bons, mas sempre voltados para servir e partilhar nossos dons com os demais.
Era amando as pessoas que Jesus as curava.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espírito.” (DAp 11).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Como Jesus, vou procurar curar as pessoas de todo tipo de enfermidade, amando-as.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.