quinta-feira, 13 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. – (Jo 16,16-20)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 13 DE MAIO de 2021 (quinta-feira) 133 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SEJA VOCÊ MESMO, PORQUE TODOS OS OUTROS JÁ EXISTEM.

(Oscar Wilde)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA “LEI ÁUREA 

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA IMPRENSA NACIONAL 

 DIA MUNDIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 

 DIA DO AUTOMÓVEL 

 DIA DA ESTRADA DE RODAGEM 

 DIA DO MULATO 

 DIA DO PRETO-VELHO 

 DIA DOS QUILOMBOLAS 

 DIA DO BOXEADOR 

 DIA INTERNACIONAL DO PUGILISTA 

 DIA NACIONAL DE DENUNCIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL 

 DIA DA FRATERNIDADE BRASILEIRA 

 DIA DO ZOOTECNISTA 

 DIA DA MÃE NATUREZA 

 DIA DO CHEF DE COZINHA 

 DIA DO DUENDE 

 DIA DA ESPIGA 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cajobi (São PauloAlto Taquari - Araguaiana - Campinápolis  - Cocalinho - Figueirópolis D'Oeste - Guarantã do Norte - Indiavaí - Itaúba ­- Marcelândia - Nova Canaã do Norte - Nova Olímpia - Novo Horizonte do Norte - Novo São Joaquim - Paranaíta - Pedra Preta - Peixoto de Azevedo - Porto Alegre do Norte - Porto Esperidião - Primavera do Leste - Reserva do Cabaçal Ribeirão - São Félix do Araguaia - Sorriso - Tangará da Serra - Terra Nova do Norte - Vera - Vila Rica (Mato GrossoPancas (Espírito SantoAral Moreira - Bodoquena - Deodápolis - Eldorado - Itaquiraí - Mundo Novo (Mato Grosso do SulCandeal - Macajuba (BahiaJesuítas - Ribeirão Claro - Três Barras do Paraná (ParanáRio Maria (TocantinsRondon do Pará (ParáBarreiros Pedra (PernambucoNossa Senhora de Lourdes (SergipeSerra do Mel (Rio Grande do NorteTreze de Maio (Santa Catarina

 

-■-■DIA DO ANIVERSÁRIO DE: BEATRIZ AZEVEDO DA SILVA (Filha da Carla/Marcelo MACROCONTÁBIL Conessa GARÇA /SP) ALESSANDRO MARTINS (LIONS CLUBE DE GARÇA/SPGLAUCO PEREIRA (PRIMO-Anápolis/GOFELIPE RAGASSI ORLANDO (LIONS CLUBE DE MARILIA /SP) ANTONIO CARLOS PINELI (ESCRITÓRIO CONTÁBIL PINELI - GARÇA /SPMARIA GILES DA SILVA (GARÇA /SP) RODRIGO LOURENÇO (ADVOGADO-GARÇA /SPMARCELO GOLFETTO DE OLIVEIRA (MIRANDÓPOLIS /SP) LUIZ T. SAMPAIO JUNIOR (AGUAÍ /SP) FLAVIO AUGUSTO JULIO (Mirandópolis /SPWILSON LUIZ DIAS (GARÇA/SPANA MARA TEODORO (GARÇA/SPVERA ALVES SIMIONATO (GARÇA/SP) ■LUIZ 

SERGIO DE AZEVEDO (GARÇA/SP) ■

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: GÉSSICA MARQUES DE SOUZA e MIGUEL RODRIGUES DE SOUZAó2006ó15 ANOS (Macrocontábil Conessa Garça/SP 

 Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO NO BRASIL: MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORAó1950ó71 ANOS 

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 

■ No dia 5 de maio de 1917, o mundo ainda vivia os horrores da Primeira Guerra Mundial, então o papa Bento XV convidou todos os católicos a se unirem em uma corrente de orações para obter a paz mundial com a intercessão da Virgem Maria. Oito dias depois ela respondeu à humanidade através das aparições em Fátima, Portugal. Foram três humildes pastores, filhos de famílias pobres, simples e profundamente católicas, os mensageiros escolhidos por Nossa Senhora. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente. Os três eram analfabetos. 

■ NOSSA SENHORA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO 

■ SANTA MARIA DOMENICA MAZZARELLO 

■ SANTO ANDRÉ HUMBERTO FOURNET 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria–Jo 16,16-20 Onde está o Espírito Santo, há alegria, paz interior e tranquilidade do coração, antes irrequieto, e que agora repousa em Deus. “Não entristeçam o Espírito”.

 

- Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67,8.20)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Às vezes é necessário ao evangelizador mudar o método de pregação e o seu público, para que o Evangelho seja anunciado a todos. Professemos com a fé e testemunhemos com as obras a alegria da ressurreição do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU TESTEMUNHO DE VIDA CRISTÃ SEJA TAL, QUE AS PESSOAS POSSAM “VER” JESUS NAS MINHAS PALAVRAS E NOS MEUS GESTOS DE AMOR AO PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes o vosso povo participar da vossa redenção, concedei que nos alegremos constantemente com a ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 13 de maio de 2021 5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Os discípulos ficarão tristes com a morte do Mestre, mas sua nova e gloriosa presença na comunidade será para eles causa de alegria. 

 

1ª Leitura (At 18,1-8) – Paulo passou a morar com eles; trabalhava e discutia na sinagoga.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas –, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.

4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.

7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

 

 

– 13 de maio de 2021 5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. (Jo 16,16-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de alegrar (Jo 14,18).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”. 18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’ 20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus há de nos conceder uma alegria eterna”

“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” 

(João 16,20)

O mundo se alegra com qualquer coisa, o mundo se alegra com o mal, com as injustiças, com o pecado; o mundo se alegra com tudo aquilo que, muitas vezes, é maldade. Não compartilhamos da alegria mundana, pois o mundo se alegra até com o sofrimento de tantos irmãos.

 

Se o mundo se alegra, nós lamentamos. Nós até ficamos tristes com aquilo que estamos vendo, testemunhando, com o que está passando e acontecendo. Ficamos tristes com vidas humanas que estão indo, ficamos tristes com o tratamento que se dá à pessoa humana, ficamos tristes com o descaso com a pessoa humana, ficamos tristes com o pouco-caso que se faz com Deus, com a verdade e o amor de Deus. Mas a Palavra está nos dizendo que a nossa tristeza se transformará em alegria.

 

Que nossa tristeza seja vivida em Deus, que nossa tristeza se passe em Deus, é por isso que um homem e uma mulher de Deus não ficam tristes por muito tempo. Toda tristeza em Deus é temporária e momentânea, porque toda tristeza em Deus é transubstanciada, é transformada, e Deus há de nos dar a verdadeira alegria, já que na Terra experimentamos as primícias dessa alegria.

 

“Deus há de nos conceder uma alegria eterna, que ninguém nem o mundo poderá tirar de nós”

 

Experimentamos a alegria de ver uma pessoa vencendo, de ver a pessoa superando; experimentamos a alegria das pequenas vitórias, a alegria de participar da Eucaristia. Experimentamos a alegria de amar uns aos outros, e não abrimos mão, de forma alguma, das alegrias que Deus nos manda no dia a dia, mesmo em meio ao vale de lágrimas que caminhamos.

 

A verdade é maior é essa: Deus há de nos conceder uma alegria eterna, que ninguém nem o mundo poderá tirar de nós nem nos perturbar.

 

Praticamente, faz um ano que mamãe foi para a Casa do Pai, e a tristeza tomou conta do meu coração. A tristeza toma conta do coração daquele que vê o seu ente querido partir, mas tenho que dizer que eles experimentam uma alegria tão grande e plena. Somos nós que temos muita saudade deles, mas eles já passaram da saudade, estão na plena felicidade, e nem pensam em voltar a este mundo. Estão preparando o nosso lugar para que, um dia, também estejamos lá, porque a alegria de estar junto de Deus a nada se compara.

 

Hoje, inclusive, celebramos Nossa Senhora de Fátima. Lúcia teve a graça, junto com os Pastorinhos, de ter a visão do Céu. Era uma alegria incomensurável, que desejaram ainda crianças correrem para morar lá.

 

Que não percamos o gosto, a alegria de saber que pertencemos aos Céus. Lutemos pelo nosso lugar no Céu, porque a alegria que lá nos é reservada não se compara a qualquer centímetro de sofrimento que passamos nesta vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois de ter falado do papel do Espírito, Jesus vem com esse “pouco tempo”, que deixa os discípulos se perguntando o que significa isso. Jesus, então, explica que sua ausência é “motivo de alegria” para alguns, que se sentiam incomodados com suas palavras e ações, e é, ao mesmo tempo, “motivo de tristeza” para aqueles que tinham prazer em ouvi-lo e eram beneficiados por suas ações. Essa tristeza dos discípulos, porém, há de se transformar em alegria. A presença do Ressuscitado é fundamental para a vida da comunidade. Durante sua vida terrena, essa presença é confirmada pela fé. Às vezes, a comunidade cristã, assim como cada fi el, pode sentir momentos de ausência do Ressuscitado. São momentos de incertezas, momentos de escuridão e de silêncio de Deus. Esses momentos podem propiciar uma redescoberta de Deus, sem necessidade de provas.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, Jesus Cristo, fazes referência à tua paixão e morte, em que a sociedade injusta se alegrará, enquanto teus discípulos provarão angústia e desorientação. Coisa passageira, pois em seguida ressurgirás glorioso, devolvendo aos discípulos a tua alegria e enchendo-lhes o coração de esperança. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 16,16-20 – A tristeza se transformará em alegria

 

Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Como discípulos(as), neste momento de oração, perguntemos ao Senhor, nosso Deus: O que significa a doença, o sofrimento e tantas desorientações em nossa história?

 

Oremos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho: O que Jesus está querendo que os discípulos compreendam?

 

“A morte de Jesus significará ausência e tristeza. Mas a morte é fecunda, pois dará lugar à alegria, uma vez que será o princípio de uma presença nova, a presença do Ressuscitado, que age mediante o Espírito Santo. É um doloroso parto, mas que traz vida nova. O que aconteceu com Jesus, ocorre com todos: para dar fruto, o grão de trigo deve morrer. Também a comunidade é chamada a dar testemunho de que pode ir até a morte, como suprema entrega: morrer para dar a vida. A alegria é outro componente neste discurso de adeus aos seus discípulos. A alegria virá após a tristeza. Esta será causada pela morte violenta por qual Jesus irá passar. Já a alegria virá com a ressurreição: será completa e para sempre.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.