segunda-feira, 3 de outubro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ E quem é o meu próximo? – (Lc 17,5-10)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 O U T U B R O  M Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 03 DE OUTUBRO de 2022 (segunda-feira) 276º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TEMPO É UM TECIDO INVISÍVEL EM QUE SE PODE BORDAR TUDO.

(Machado de Assis) 

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DAS ABELHAS

DIA PANAMERICANO DO DENTISTA

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO POR DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS

DIA DO PETRÓLEO BRASILEIRO

DIA MUNDIAL DO PASSEIO

DIA DA AGROECOLOGIA

DIA DA ARQUITETURA

DIA DO ENGENHEIRO DE ENERGIA

DIA DO PROFISSIONAL DE ORGANIZAÇÃO

DIA MUNDIAL DO HABITAT HUMANO

DIA DA HABITAÇÃO

DIA DA ORAÇÃO PELA PAZ DE JERUSALÉM

DIA DO MUNICÍPIO

DIA DA DIVERSÃO FRUGAL

DIA DAS MENINAS MALVADAS

DIA DA COMUNHÃO MUNDIAL

DIA DE APRECIAÇÃO PELO VÍRUS

DIA DA FUNDAÇÃO DA PETROBRAS NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA UNIDADE ALEMÃ

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ALEMANHA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO IRAQUE

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ibitinga - Magda - Rubinéia (São Paulo) Bela Vista (Mato Grosso do Sul) Barra Mansa (Rio de Janeiro) São Simão (Goiás) Bom Jesus do Araguaia (Mato Grosso) Cururupu (Maranhão) Schroeder (Santa Catarina) São Pedro do Ivaí (Paraná) Aurora do Pará (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDSON FLAVIO ZANON (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) MARIA CLARA PALADIN DE ANDRADE (filha Lucila/Thiago-Garça /SP) Elza Rocha (empresária-Garça /SP) REGINa BRaNDÃO (Rede Express-Garça /SP) FABRICIO ZAPATA DE OLIVEIRA (Hidrodex-EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça /SP) Luiz Fernando Rosa (empresário - Santa Teresinha-Lupércio /SP) georges ibrahim filho (Lions Clube de Agudos /SP) EVARISTO RODRIGUES GONZALES (Lions Clube de Bauru Sul /SP)IOLANDA RODRIGUEIRO CLAVISIO VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Jéssica Melani (Lions Clube de Valinhos /SP) manoel alves guimarães (Birigui /SP) ANDrEA OGAWA Yamamoto (Japô-Garça /SP) Miriam Moretti (Garça /SP) Norberto Castilho (Delta Contábil-Marilia /RJ) Haydée Monte (Rio de Janeiro /RJ) Julia Bomfim Ferreira  (Garça /SP) Ana Maria da Silva (Garça /SP) VAlter fernandes Pedral (Serra Negra /SP) Paulo Aguiar Netto (Banco do Brasil-Garça /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora do Rosário

■ SANTO ANDRÉ de Soveral E SANTO AMBRÓSIO Francisco Ferro - Protomártires do Brasil - SANTOS Mártires de Cunhaú e Uruaçú

Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte. Por meio do martírio, expressaram de forma radical a fé que os animava.  

SÃo Caio de Alexandria

SÃo Cipriano de Toulon

SÃO DIONISIO AREOPAGITA

SÃO Francisco de Borja

SÃO Fausto do Egito

SÃo Gerardo de Namur

SÃo Lúcio de Alexandria

São Mateus Moreira e 27 Companheiros

SÃO Maximiano

SÃo Paulo de Alexandria

SÃo Pedro do Egito

SÃO Queremão

SANTA MARIA JOSEFA ROSSELLO

SANTA Cândida

SANTO Adalgott

SANTo Eusébio de Alexandria

SANTo Evaldo Branco

SANTo Evaldo Negro

SANTo Hesíquio

COLUMBA JOSÉ MARMION

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Na parábola do bom samaritano, Jesus conta a história do samaritano que acolheu o homem assaltado e jogado na beira do caminho: A parábola do bom samaritano – Lc 10,25-37

 

Pelo amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso sua recompensa é eterna.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

No estado do Rio Grande do Norte, em 1645, os padres André e Ambrósio, juntamente com 28 companheiros leigos, diante da invasão holandesa, testemunharam com ardor a fé católica até o fim. Em meio ao ódio e ao martírio, tornaram-se perfeitos imitadores de Cristo. Movidos por seus exemplos, permaneçamos firmes na fé e na fidelidade a Deus.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO CHEIO DE MISERICÓRDIA, COMO O DE TEU FILHO JESUS, POIS SÓ ASSIM TEREI CERTEZA DE ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, A CAMINHO DA VIDA ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus de misericórdia aumentai em nós a fé que, conservada à custa do próprio sangue, glorificou vossos mártires bem-aventurados André, Ambrósio e companheiros. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de outubro de 2022 segunda-feira da 27ª Semana do Tempo Comum Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco, Presbs. e companheiros mártires, Memória 

 

– Liturgia da Palavra 

O único e legítimo caminho do cristão é o do Evangelho pregado por Cristo. Quem é o meu próximo?, lhe perguntam, e o Mestre ensina: é a pessoa que necessita do meu auxílio agora.

 

 

1ª Leitura (Gl 1,6-12) – O evangelho pregado por mim não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 6admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro Evangelho. 7Não que haja outro Evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o Evangelho de Cristo. 8Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um Evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado. 9Como já dissemos e agora repito: se alguém vos pregar um Evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado. 10Será que eu estou buscando a aprovação dos homens, ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. 11Irmãos, asseguro-vos que o Evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. 12Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 110(111)

 

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

 

 

– 03 de outubro de 2022 segunda-feira da 27ª Semana do Tempo Comum Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco, Presbs. e companheiros mártires, Memória  

 

 – Evangelho do dia 

 

E quem é o meu próximo?  (Lc 17,5-10)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

03/10/22   -   27ª SEGUNDA-FEIRA TC – C:

Santos Mártires André, Ambrósio, Mateus e Companheiros (Rio Grande do Norte, séc. 17).

Início da Novena solene de Nossa Senhora Aparecida.

 

Lucas 10,29-31.33.36-37: Um mestre da Lei, “querendo justificar-se, disse a Jesus: - E quem é o meu próximo?” Jesus respondeu: - Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado... Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão... E Jesus perguntou: - Na tua opinião qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? Ele respondeu: - Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: - Vai e faze a mesma coisa”.

 

Senhor, a pergunta do mestre da lei continua sendo a nossa também: quem é o próximo que devemos amar para herdar a vida eterna?

Talvez tenhamos o mesmo modo de pensar dele, ou seja, o próximo é o familiar, o amigo, a pessoa de quem eu gosto ou que me faz um favor, é o meu grupo de conhecidos, enfim, é quem eu permito que esteja próximo de mim.

Ao nos contar a parábola do Bom Samaritano, o senhor revoluciona as nossas ideias e nos faz pensar se vamos herdar a vida eterna.

Para o senhor, o próximo não é apenas quem está próximo de mim, mas é, primeiramente, aquela pessoa de quem eu tomo a iniciativa de me aproximar, principalmente, quando se trata de alguém que precisa de compaixão, de ajuda e de cuidado.

Afinal, o samaritano da parábola seria o último a sentir obrigação de socorrer aquele ferido, certamente um judeu, cujo povo desprezava os samaritanos.

Eis a luz que o seu Evangelho lança sobre o mandamento de ‘amar o próximo’.

Senhor, em nosso mundo ainda há muitos seguidores do ‘sacerdote’ e do ‘levita’ da parábola.

O ‘Bom Samaritano’ é uma imagem sempre admirada, nem sempre seguida por nós.

Nós nos esquecemos que o senhor tem sido o Bom Samaritano de toda a humanidade ferida à beira do caminho de uma história de guerras, fomes, injustiças, maldades, e tantos males mais.

Ao mesmo tempo, o senhor quis identificar-se com todos os seres humanos feridos, de tal modo que, tudo o que fazemos de bem ao próximo, estamos fazendo ao senhor.

Quem usa de misericórdia com o outro, seja lá quem for, está amando o próximo e amando o senhor.

Que ecoe em nossas consciências a sua ordem: “Vai e faze a mesma coisa”, porque nós queremos herdar a vida eterna.

 

Maria santíssima, nossa boa samaritana, a senhora nos socorre antes mesmo que lhe supliquemos. Faça com que cada um de nós, nossas comunidades e nossas paróquias sejam principalmente ‘Bons Samaritanos’, e que nunca sejamos indiferentes diante de quem sofre, para que cheguemos todos à vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Três verbos importantes para nossa ação pastoral: viu, encheu-se (de compaixão) e aproximou-se. Não basta saber que o amor plenifica a vida como o especialista da lei. É preciso se aproximar da carne ferida. É importante notar que o samaritano não faz parte do grupo dos que professam a fé. Mas demonstra que ama a Deus de todo o coração e com todas as forças, e ama o próximo como a si mesmo. O próximo é o irmão desconhecido, caído, ferido. A religiosidade do samaritano é expressa em sua sensibilidade humana para o cuidado. Não basta conhecer o mandamento do amor, é necessário praticá-lo.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,25-37 - O jeito de amar de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Que este amor se propague por toda a terra.”

 

1. Leitura (Verdade)

“É mais um debate entre os especialistas em leis e Jesus. Eles tinham centenas de leis e mandamentos. A observância deles os tornava justos, pensavam. Porém, não chegavam ao valor dessas leis. Jesus não teoriza e conta um fato. O sacerdote e o levita ignoram o homem caído, mas o detestado publicano o socorre. A narrativa dá força à ação do publicano: “viu-o caído”, “encheu-se de compaixão”, “aproximou-se dele”, “derramou óleo em suas feridas”, “colocou-o sobre o próprio animal”, “levou-o a uma pousada” e “pagou as despesas”. A resposta é inevitável: qual deles foi o próximo? E também é inevitável a conclusão: “Vai e faze tu a mesma coisa”. São João da Cruz afirma: “No anoitecer da vida seremos julgados pelo amor”.”

 

2. Meditação (Caminho)

Como eu ilumino e transformo meu trabalho, meus relacionamentos com as pessoas, minha vida, com os ensinamentos de Jesus? Passar do lado dos que sofrem é um perigo…, sou capaz deste desafio? Assumir o amor generoso e gratuito como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra. Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Com que atitude você deseja viver o dia de hoje?

 

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.