sexta-feira, 17 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o. – (Mc 12,28b-34)


  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 17 de março de 2023 (sexta-feira) 075º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

APRESSA-TE A VIVER BEM E PENSA QUE CADA DIA É, POR SI SÓ, UMA VIDA.

(Sêneca)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA IBERO-AMERICANO DA SEGURANÇA SOCIAL

DIA DO FÃ  

DIA DO MARÍTIMO  

DIA DO SONO  

DIA DO SUBMARINO  

DIA DO AGENTE FUNERÁRIO  

DIA DO MEL  

DIA DA "BLOGAGEM INÉDITA"  

DIA DAS CRIANÇAS ABSOLUTAMENTE INCRÍVEIS  

DIA DO FIM DO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL  

DIA DE LIBERA - DEUSA ROMANA DO VINHO, FERTILIDADE E LIBERDADE  

DIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS-RS  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiana (São Paulo) Almeirim (Pará) Aracaju (Sergipe) Rio das Flores (Rio de Janeiro) Equador (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: EMILENE IZU NAKAMURA PIETRO (enfermeira Hospital Estadual Bauru /SP)REJANE OLIVEIRA GOMES BASSO (Garça /SP)ETIENNE BIM BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) ACURCIO ALFREDO GOMES (Lions Clube de Dracena/SP)BRUNO  ALVES DOS SANTOS OLIVEIRA(Lions Clube de Herculândia /SP) NELSON BRITO FILHO (Garça /SP) CLEUZA DE ALMEIDA FUNAKAWA (Garça /SP) JOÃO VICTOR CAPARROZ (Garça /SP) PAULO HENRIQUE CARDOSO DE SÁ (Garça /SP)  LENITA MARIA DE OLIVEIRA (Garça /SP) LUIZA JUSTINO ROSA JUSTINO ROSA (Garça /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO PATRíCIO

SÃO José de Arimateia

SÃO João Sarkander

SÃo Gabriel Lalemant

SÃO Paulo de Chipre

SANTA GERTRUDES DE NIVELLES

SANTo Ambrósio de Alexandria

SANTo Agrícola de Chalons

SANTos Mártires de Alexandria

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Quem pratica o amor a Deus e ao próximo está em sintonia com os valores do Reino. Senhor, ensina-nos a amar como tu amas! - Amarás o Senhor de todo o teu coração – Mc 12,28b-34

 

 

Senhor, não há entre os deuses nenhum que se vos compare, porque sois grande e fazeis maravilhas: só vós, Senhor, sois Deus (Sl 85,8.10).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Envolvidos com as coisas materiais, por vezes ficamos surdos às orientações divinas e distantes dos valores do Reino de Deus. Deixemo-nos tocar pelas palavras do profeta – “Volta, Israel, para o Senhor teu Deus” – e retomemos, com toda confiança, os caminhos do Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME COMPREENDER SEMPRE MAIS QUE O EIXO DA MINHA VIDA DE FÉ DEVE CONSISTIR NUM AMOR ENTRANHADO A TI E A MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Infundi, ó Deus, vossa graça em nossos corações, para que, fugindo aos excessos humanos, possamos, com vosso auxílio, abraçar os vossos preceitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de março de 2023 sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma

Jesus ensina que o amor a Deus e ao próximo ocupa o primeiro lugar entre os mandamentos. Sejamos sábios para acolher e compreender a Palavra de vida que o Senhor agora nos convida a ouvir.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Os 14,2-10) – Não chamaremos mais "deuses nossos" a produtos de nossas mãos. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo mal e aceita este bem que oferecemos, o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia’. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e por eles andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 81(80)

 

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

 

 

– 17 de março de 2023 sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o.  (Mc 12,28b-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Glória a vós, Senhor Jesus, / primogênito dentre os mortos!

 

 Convertei-vos, nos diz o Senhor, / está próximo o Reino de Deus! (Mt 4,17)  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 28um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

17/03    3ª Sexta-feira Quaresma – A

 

Marcos 12,28-31: “Um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: - Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: - O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

 

Jesus, os escribas conheciam a Torá, que compreendia os 5 primeiros livros da Bíblia, e o Talmud, com todos os ensinamentos e comentários sobre a Torá.

Eram centenas de leis e regras, exigidas como vontade de Deus, e que confundiam o fiel sobre o que seria mais ou menos importante.

Eis a razão da pergunta daquele escriba ao senhor.

 A sua resposta foi taxativa ao afirmar o essencial de toda lei religiosa e também civil deveria ser o amor ao Senhor nosso Deus com todo o nosso ser, e o amor ao próximo como a nós mesmos. Se as leis e tradições não nos levam ao amor a Deus e ao próximo, não têm validade alguma, porque não alimentam a vida, e certamente nos levarão para o oposto do amor, ou seja, ao orgulho, à dominação, ao ódio e à morte do próximo.

Mais tarde, o senhor conectou o amor a Deus ao amor ao próximo, de tal modo que só podemos afirmar que amamos a Deus se amamos de verdade o próximo.

Um amor que se concretiza em nossas atitudes de respeito e de justiça, de perdão e de solidariedade.

Senhor, o que não falta em nosso mundo são constituições, leis, decretos, regras, tradições, que, em grande parte não têm como foco essencial a prática do amor a Deus e ao próximo.

Visam muito mais o aumento das riquezas e a manutenção do poder, e facilmente fomentam exatamente o oposto ao amor e à fraternidade, que são as desigualdades, as injustiças, as violências e as guerras.

Senhor, como aquele escriba, eu também não quero ficar longe do Reino de Deus.

Grave em minha consciência e faça ressoar em meu coração esses dois mandamentos essenciais para a minha vida aqui na terra e para a vida eterna. 

E que tudo o resto somente tenha validade para mim, se me fazem cumprir esses dois mandamentos.

 

Virgem Maria, ajude-me a ter a sua sabedoria de vida, buscando sempre o amor como o sentido maior de tudo o que penso, falo e faço. Que eu jamais perca de vista a essência da minha fé cristã e da minha esperança de vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Movido por sincera dúvida, o doutor da Lei faz a Jesus uma pergunta, cuja resposta parece óbvia e bem conhecida no mundo religioso da época. Jesus, entretanto, não foge da questão e diz que são dois os pilares da religião que agrada a Deus: amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. São colunas inseparáveis, porque não se pode amar verdadeiramente a Deus sem amar o irmão, e o amor aos irmãos tem suas raízes no amor a Deus. O doutor da Lei confirma a prioridade dos dois mandamentos. Jesus elogia o doutor da Lei e o considera em condições para iniciar a caminhada no Reino de Deus. Não basta, de fato, conhecer os mandamentos. É necessário assumir a pessoa e os ensinamentos de Jesus, que é o primeiro a cumprir seriamente os projetos de Deus até as últimas consequências.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 12,28b-34 - Amarás

 

Oração Inicial

 

A Palavra de Deus hoje nos convida a rever nossa capacidade de amar. Amar a Deus e amar o próximo. Nem sempre percebemos a estreita relação entre esses dois mandamentos. Santa Teresa de Calcutá, em uma de suas frases, afirma: “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”.

No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Procure compreender o contexto do relato bíblico: lugares, pessoas, perguntas…

 

“O Evangelho de hoje faz parte de um conjunto de textos do Evangelho de Marcos denominados diálogos didáticos, cuja finalidade é instruir os discípulos e apresentar o específico da vida cristã, ou o que a vida cristã exige dos que aderem a ela. Ante um universo de 613 preceitos que deveriam ser cumpridos de maneira irrepreensível, qual a hierarquia entre eles e qual teria precedência sobre os outros? Qual é o mandamento que está na origem de todos os demais e sustenta o corpus legislativo do povo de Deus? A questão apresentada pelo escriba é pertinente e ajuda a esclarecer os discípulos. O amor está na origem de tudo: da criação e da Lei dada por Deus a Israel. Sem a referência a essa origem, a lei passa a ser um fardo difícil de carregar e que leva à morte. A resposta de Jesus é clara: o amor a Deus, que exige o amor ao próximo. A exigência do amor não pode figurar simplesmente como um entre outros mandamentos, pois ele é o fundamento da Lei. Foi por amor que Deus deu a lei a seu povo. O amor não somente dá sentido a todas as coisas, como ele é o sentido da criação e da lei (cf. 1Cor 13,1ss)”

 

2. Meditação (Caminho)

Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.

Para você qual é o maior mandamento?

Você ama a si mesmo/a?

Ama seu cônjuge, filho/a, pai, mãe, o próximo como a si mesmo/a? Para você o que é amar a Deus?

 

3.Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente-lhe o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me os limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.