sábado, 3 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. - (Lc 10,17-24)

  

Mês Missionário 2020

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 03 DE OUTUBRO de 2020 (sábado) 277º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

"APENAS UM RAIO DE SOL É SUFICIENTE PARA AFASTAR VÁRIAS SOMBRAS."

(São Francisco de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DAS ABELHAS

DIA PANAMERICANO DO DENTISTA

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO POR DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS

DIA DO PETRÓLEO BRASILEIRO

DIA MUNDIAL DO PASSEIO

DIA DA AGROECOLOGIA

DIA DO ENGENHEIRO DE ENERGIA

DIA DO PROFISSIONAL DE ORGANIZAÇÃO

DIA MUNDIAL DO HABITAT HUMANO

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ibitinga - Magda - Rubinéia (São Paulo) Bela Vista (Mato Grosso do Sul) Barra Mansa (Rio de Janeiro) São Simão (Goiás) Bom Jesus do Araguaia (Mato Grosso) Cururupu (Maranhão) Schroeder (Santa Catarina) São Pedro do Ivaí (Paraná) Aurora do Pará (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDSON FLAVIO ZANON (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) MARIA CLARA PALADIN DE ANDRADE (filha Lucila/Thiago-Garça /SP) Elza Rocha (empresária-Garça/SP) FABRICIO ZAPATA DE OLIVEIRA (Hidrodex-EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP) Luiz Fernando Rosa (empresário - Santa Teresinha-Lupércio/SP) georges ibrahim filho (Lions Clube de Agudos/SP) EVARISTO RODRIGUES GONZALES (Lions Clube de Bauru Sul /SP)IOLANDA RODRIGUEIRO CLAVISIO VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) Jéssica Melani (Lions Clube de Valinhos /SP) manoel alves guimarães (Birigui /SP) ANDrEA OGAWA (Japô-Garça /SP) Miriam Moretti (Garça /SP) Cris Oliveira (Petrópolis/RJ) Haydée Monte (Rio de Janeiro /RJ) Julia Bomfim Ferreira  (Garça /SP) Ana Maria da Silva (Garça /SP) VAlter fernandes Pedral (Serra Negra /SP) Paulo Aguiar Netto (Banco do Brasil-Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ Bem-AventuradoS BEATOS ANDRÉ E AMBRÓSIO - Protomártires do Brasil

Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte. Por meio do martírio, expressaram de forma radical a fé que os animava.  

SÃO DIONISIO AREOPAGITA

SANTA MARIA JOSEFA ROSSELLO

COLUMBA JOSÉ MARMION

São Mateus Moreira e 27 Companheiros

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,17-24

Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, mas Jesus lhes disse para não se alegrarem pelo bom êxito, e sim por terem seus nomes inscritos no céu.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Pelo amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso sua recompensa é eterna.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

No estado do Rio Grande do Norte, em 1645, os padres André e Ambrósio, junto com vários companheiros leigos, vítimas da invasão holandesa, testemunharam com o martírio sua fé em Cristo. Celebrando os protomártires de nosso país, lembremos todos os que sofrem e são perseguidos por causa do Evangelho.

– Oração 

 

PAI, POR TER MEU NOME INSCRITO NO CÉU E POR ESTAR UNIDO A TI, ÚNICA FONTE DE VIDA E DE LIBERTAÇÃO, AJUDA-ME A LUTAR CONTRA O MAL QUE MANTÉM A HUMANIDADE CATIVA DO EGOÍSMO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus, de misericórdia, aumentai em nós a fé que, conservada à custa do próprio sangue, glorificou vossos mártires bem-aventurados André, Ambrósio e companheiros. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03  de outubro de 2020 Sábado da 26ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus nos surpreende, dando-nos mais que imaginamos ou pedimos. Entretanto, ele não esconde sua predileção pelos humildes e pequeninos. 

 

1ª Leitura (42,1-3.5-6.12-16) – Agora, eu o vejo com meus olhos. Por isso me retrato.  Leitura do Livro de Jó:

 

1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. — 3Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? — Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”.
12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se “Rola”, a segunda “Cássia”, e a terceira “Azeviche”. 15Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 118(119)

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

 

 

– 03  de outubro de 2020 Sábado da 26ª Semana Do Tempo Comum

Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. - (Lc 10,17-24)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) . 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Contemplemos a presença de Deus no meio de nós”

Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: ‘Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir’”

(Lucas 10,23-24)

Se Jesus declarou que os Seus discípulos eram felizes, e Ele está nos declarando que temos a felicidade de ver o que vemos e de ouvir o que ouvimos, é uma pena não abrirmos os olhos para enxergar essa presença de Deus no meio de nós.

 

Muitos, na época de Jesus, tendo-O entre eles, fecharam-se para a graça, não abriram os olhos para a fé, por isso, não podemos permanecer com os olhos fechados e vedados como cegos. Porque, às vezes, estamos naquela de só enxergarmos problemas, só enxergarmos escuridão, dificuldades, só enxergarmos as crises, os defeitos das pessoas. Os olhos são a luz do corpo e da vida, aquilo que entra pelos olhos nos ilumina ou nos deixa na escuridão da vida, por isso, precisamos ser cada vez mais pessoas contemplativas.

 

A arte da contemplação é a graça de ver com o coração e com o olhar da fé a presença amorosa de Deus no meio de nós. Contemplemos com os olhos da fé, mesmo em meio às provações, tentações e dificuldades. Nós podemos, devemos e precisamos buscar enxergar que Deus está no meio de nós. 

 

“É importante sair de todas as ansiedades da vida para contemplar a presença de Deus no meio de nós”

 

em gente que não vê as soluções para os problemas porque só enxerga os problemas. Tem gente que não vê a graça de Deus agindo porque não olha com o olhar da fé; fica na ilusão, na escuridão, para na tempestade, na dificuldade, se entrega à temeridade e não se abre para a verdade.

 

Olhemos para o Senhor. Como é importante parar, sair da ansiedade, do barulho, das contrariedades, das dificuldades e dessas ansiedades todas da vida para contemplar a presença de Deus no meio de nós.

 

Contemple Jesus presente no Sacrário, no Sacramento da Eucaristia; contemple a presença de Jesus na Palavra, contemple a presença de Jesus crucificado em cada crucifixo que temos em nossas Igrejas, em nossas casas, contemple a presença de Jesus no silêncio, contemple Jesus nas montanhas e na natureza.

 

A medida em que você se abre para contemplar, para adorar e para se voltar inteiramente a Deus, Ele vai nos purificando, vai purificando o olhar, os ouvidos e vamos poder dizer: “Deus está realmente trazendo a mim a Sua Palavra”. 

 

Muitas vezes, não escutamos Deus nos falar, não escutamos Ele nos dirigir, não escutamos as moções de Deus acontecendo. Abramos os nossos olhos para a contemplação porque seremos felizes em ver Deus no meio de nós, felizes em ouvir a Sua Palavra viva no meio de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Sucesso na missão, alegria geral. A alegria é um tema que atravessa todo o Evangelho de Lucas. Numerosas são as pessoas que experimentam profunda alegria, procedente do Espírito Santo, a começar por Maria, que exclama: “Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva” (Lc 1,47-48). O próprio Jesus exulta no Espírito Santo, porque os pequeninos deixaram-se envolver pelos mistérios do amor de Deus. Coisas extraordinárias os discípulos haviam realizado pelo poder de Jesus, que os acolhe e participa da alegria deles. Alegria que se intensifica por saberem que seus nomes “estão inscritos nos céus”. Eles estão a serviço da ação misericordiosa de Deus. São seus instrumentos privilegiados. Incentivo a perseverarem, colaborando na missão libertadora de Jesus.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, teus missionários voltam inundados de alegria porque, em teu nome, realizaram coisas maravilhosas. Comentas que há um motivo ainda superior para se alegrarem: “Seus nomes estão inscritos nos céus”, isto é, pertencem ao Reino, fazem parte da família divina, estão a serviço de Deus. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 10,17-24 - Os discípulos voltaram muito alegres da missão

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Colocamo-nos hoje na comunidade dos discípulos de Jesus que retornam da missão e se alegram pelas obras que foram realizadas em nome do Senhor. Jesus então os orienta para que não se deixem enganar pelo sucesso, mas perseverem nos valores do Reino. Acolhamos os ensinamentos do Mestre em nossa vida. Que Ele nos oriente ao longo do dia.
A Palavra nos faz enxergar a presença amorosa e bondosa do Senhor, nos fatos e acontecimentos da vida.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o texto e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção durante a leitura. Por quais motivos Jesus eleva ao Pai a sua prece de louvor? Faça memória de outras citações bíblicas que apresentam a missão dos discípulos.

 

“A missão de Jesus e dos discípulos é expulsar o mal, com todas as suas facetas. Esta não é uma tarefa negativa. É anunciando e vivendo a Boa-Nova que as forças do mal são coagidas a “bater em retirada”. É o evangelho da alegria e da salvação. Os setenta e dois fizeram esta experiência.

 

E Jesus pede a eles o dom da humildade. Tudo parte de Deus, através do Espírito Santo. Maria, no Magnificat, ensina esta lição, atribuindo todo bem que fazemos a Deus. Esta lição não pode ser esquecida hoje na Igreja. A autossuficiência nos leva a muita atividade e poucos resultados. O próprio Jesus assinala: “Sem mim, nada podeis fazer”. Somos servos inúteis, mas mesmo assim não temos o direito de ficar de braços cruzados. 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O Papa Francisco, nos exorta:

 “Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário!” Sim a uma espiritualidade missionária positiva, capaz de ver, no dia a dia, as pegadas de Deus na humanidade.

 “Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!” Sim a um dinamismo missionário que seja sal e luz, com leigos protagonistas e bem formados para essa tarefa.

“Não deixemos que nos roubem a esperança!” Sim a uma evangelização baseada na confiança para sermos fontes de água viva.

“Não deixemos que nos roubem a comunidade!” Sim a uma mística que promova a fraternidade e saiba ver uma grandeza sagrada em cada próximo.

“Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!” Sim a uma espiritualidade que promova a reciprocidade, o diálogo, o testemunho da comunhão fraterna.

“Não deixemos que nos roubem a força missionária!” Sim à defesa e à promoção da vida em todas as suas formas no projeto do Reino de Deus.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ouvimos Deus que falou conosco por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer ao Senhor?

 Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Não esquecer a dupla dimensão: rezar e trabalhar. Qual das recomendações do Papa Francisco você quer praticar com maior dedicação? Qual desses tesouros você quer vigiar para que não lhe seja roubado?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.