domingo, 25 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! ■ Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. – (Jo 6,1-15)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 25 DE JULHO de 2021 (domingo) 206 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A REGULARIDADE É MAIS IMPORTANTE QUE A INTENSIDADE.

(Nuno Cobra)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO MOTORISTA

 DIA DOS AVÓS E DOS IDOSOS

 DIA DOS VIAJANTES

 DIA MUNDIAL DA CULTURA E DA PAZ

 DIA NACIONAL DA PAZ NO TRÂNSITO

 DIA DO CARRETEIRO

 DIA NACIONAL DO ESCRITOR

 DIA NACIONAL DO ENDOSCOPISTA DO APARELHO DIGESTIVO

 DIA NACIONAL DE TEREZA DE BENGUELA E DA MULHER NEGRA

 DIA INTERNACIONAL DA MULHER AFRO-LATINO-AMERICANA E AFRO-CARIBENHA E DA DIÁSPORA

 DIA DO COLONO

 DIA DO CAMINHONEIRO DESCONHECIDO

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 DIA DO ADOLESCENTE PRESBITERIANO

 DIA DO TAXISTA    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguas de São Pedro (São Paulo) Adrianópolis - Alto Piquiri - Barbosa Ferraz - Catanduvas - Cidade Gaúcha - Fênix - Flórida - Icaraíma - Iretama - Mandirituba - Marechal Cândido Rondon - Maria Helena - Mariópolis - Marumbi - Matelândia  - Medianeira - Moreira Sales - Palotina - Santo Antônio do Paraíso - São João - São Tomé ­- Tuneiras do Oeste - Umuarama (Paraná) São Leopoldo (Rio Grande do Sul) Agrolândia - Agua Doce - Alto Bela Vista - Balneário Camboriú - Jaraguá do Sul (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: APARECIDA XAVIER CRÓS (prima Jundiaí /SP) SILVETE CRISTINA GONÇALVES COVRE (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)NEIDE FERLIN ASSAMI (Lions Clube de Penápolis /SP)MARIA ALICE ROSSINI CLEMENTINO (Lions Clube de Pederneiras /SP)EDILAINE DA SILVA LACERDA GERES (Lions Clube de Bastos Solidariedade/SP)RENATO CARLOS DE SOUZA (Lions Clube de Barracão/RS)RENATO CHAVES INFANTE (Lions Clube de Nhandeara/SP)CAETANO BECALETO SANTOS (Garça /SP)MARIA APARECIDA FRANCO “NINA” FURTADO MENIN (VERA CRUZ /SP)FATIMA PORTO ZANATA (Adamantina /SP)CLAUDETE MEDEIROS BARBOSA DE MATTOS (Osvaldo Cruz /SP)RONALDO SANCHES BRACCIALLI (Imobiliária Residência Garça/SP) JORGE SCARAMUCCI ZOGHEIB (Garça/SP)BRUNO PERON MORETTI (NITEROI/RJ)LUIZ GUILHERME BURATO (Garça/SP)MÔNICA BATISTA (PPA - Garça /SPNILSON CASTILHO (Garça /SP

. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: SANDRA MARIA HORITA ALONSO e FÁBIO PINHA ALONSOó(Lions Clube de Marilia Sem Fronteiras /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO TIAGO MAIOR - Apóstolo

■ Tiago (Palestina, séc. I), filho de Zebedeu e irmão de João evangelista, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de alguns acontecimentos importantes da vida de Jesus e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É considerado o primeiro evangelizador da Espanha.

■ SÃO CRISTOVÃO

■ SÃO CUCUFATE

■ BEATA MARIA DO MONTE CARMELO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Este é verdadeiramente o profeta – Jo 6,1-15

Jesus se preocupa com a Palavra, mas também com o pão cotidiano. A Eucaristia é o pão partido e partilhado para a fome do mundo.

 

- Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Unidos no Espírito pelo vínculo da paz, tomamos parte no banquete eucarístico para nutrir nossa fé. Diante das necessidades do povo faminto, somos convidados a nos sentirmos responsáveis para que a ninguém falte o pão de cada dia. Memorial do mistério pascal de Jesus, a Eucaristia nos revela que o pão se multiplica à medida que é partilhado.

 

– Oração 

 

Senhor Jesus, ensina-me a lição da partilha e faze-me pensar sempre em meus irmãos mais necessitados, cuja sobrevivência depende do meu amor..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 25 de julho de 2021  17º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Fruto da terra e do trabalho humano, o pão deve ser partilhado para que todos fiquem saciados. Somos chamados à esperança de um mundo sem fome e à solidariedade com o necessitado. 

 

1ª Leitura (2Rs 4,42-44)  – Comerão e ainda sobrará.   Leitura do Segundo Livro dos Reis:

 

Naqueles dias, 42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: “Dá ao povo para que coma”

43Mas o seu servo respondeu: “Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?” Eliseu disse outra vez: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará’”.

44O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 145(144)

 

Saciai os vossos filhos, ó Senhor!

 

 

2ª Leitura (Ef 4,1-6)  – Há um só corpo, um só Senhor, uma só fé, um só batismo.   Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes; 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.

 3Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.

5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 25 de julho de 2021  17º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam.  (Jo 6,1-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu, / surgiu e entre nós se mostrou; / é Deus que seu povo visita, / seu povo, meu Deus visitou! (Lc 7,16) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.

 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.

 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”

6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.

7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”

10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.

12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.

15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Dividamos o pão que Deus multiplica em nossa mesa”

 

“Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes”

(João 6,11).

Jesus é a Palavra viva no meio de nós, Jesus é o pão da Palavra que nos alimenta e que alimentou as multidões do Seu tempo. Ele continua nos alimentando e nos saciando, porque Ele é o Pão que desceu do Céu e veio alimentar a nossa fome de eternidade.

 

Como precisamos nos alimentar do pão da Palavra, e é por isso que as multidões se aproximavam de Jesus, as pessoas se aproximavam d’Ele porque Suas palavras tinham poder e autoridade, porque Jesus alimentava com o pão da Palavra. Mas é preciso ter os pés bem no chão, porque vivemos neste mundo e, neste mundo, onde pisamos no chão, precisamos do pão de cada dia para nos alimentar e nos sustentar.

 

Não podemos ser aquelas pessoas de uma espiritualidade desencarnada e achar que vivemos somente da Palavra. “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus” (Mateus 4,4).

 

“Precisamos saber dividir o pão que Deus multiplica em nossas mesas”

 

Não é só da Palavra que vem da boca de Deus, precisamos nos alimentar todos os dias; e trabalhamos, inclusive, para ter o pão de cada dia dentro da nossa casa, para você sustentar seus filhos, sustentar a si mesmo, para ter forças para o trabalho. Então, nós precisamos levar o pão da Palavra para as pessoas, mas não podemos ser frios, indiferentes e inconsequentes com tantos que não têm o pão de cada dia para comer.

 

Aquelas multidões ouviram Jesus e Ele se preocupou com elas, Jesus se inquietou com elas; e Ele mesmo perguntou a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”.

 

Se eu não me preocupo com quem não tem o pão de cada dia, se não me preocupo com a fome das pessoas, é sinal de que estou sendo uma pessoa desumana. A minha espiritualidade é uma espiritualidade desencarnada e desumana, onde a pessoa humana não importa para mim. Não estamos tratando como anjos; os anjos estão no meio de nós, os anjos se saciam da presença de Deus. As pessoas humanas precisam se saciar de Deus e do pão de cada dia, do pão que não é meu, ele é nosso.

 

Por isso, rezamos a cada dia: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. O nosso egoísmo humano transformou o alimento que era “nosso” em “meu”, e cada um se preocupa com seu pão, com a sua comida. Até em casa, a mãe faz a comida mas, muitas vezes, como esfomeado, preocupado com a minha fome. E a comida não é para minha fome, é para a nossa fome, o alimento não é para eu comer, é para nós comermos.

 

Precisamos urgentemente saber multiplicar o pão que Deus nos dá, dividir o pão que Deus multiplica em nossas mesas.

 

É triste constatar que num domingo tenha tantas mesas fartas à custa de muitas mesas que falta tudo; falta o alimento, o sustento e o cuidado. Não vivamos uma espiritualidade desencarnada, pois há muitos passando fome no meio de nós. Precisamos ser como Cristo, preocupados com a fome e trabalhando para multiplicar pães, para que ninguém passe fome no mundo em que estamos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Estava próxima a Páscoa. Celebrar a Páscoa era atualizar, por meio de ritos e palavras, o acontecimento mais significativo para o povo de Deus: a saída da escravidão do Egito (Êxodo). Era a festa da libertação. Ora, é nesse contexto que Jesus sacia a multidão faminta. Serve-se do que o povo traz consigo, cinco pães e dois peixinhos (7 é símbolo de totalidade), bendiz a Deus pelos bens da criação e distribui o alimento, de tal modo que todos ficam satisfeitos e ainda sobra muito, que é recolhido. Não se deve desperdiçar o dom de Deus. Jesus é o grande libertador da fome da humanidade (fome material e fome espiritual). Usa o expediente da partilha do alimento entre todos. Mais tarde, ao instituir a eucaristia, Jesus entregará sua própria vida “para a vida do mundo”.

O R A Ç Ã O

Misericordioso Jesus, com os cinco pães e os dois peixinhos que um menino te entregou, organizaste a partilha de alimento. Dando graças a Deus pelos bens da criação, saciaste a fome da multidão. Se nosso coração se abrir para a generosa partilha dos bens, haverá pão em todas as mesas. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 6,1-15 - Pão mais do que para TODOS

 

LEITURA ORANTE

 

No Evangelho deste 17º Domingo Comum encontramos Jesus atento à multidão que o procura. Os discípulos são convidados por Jesus a perceber que o Reino de Deus não se instaura pelo poder, mas por gestos de compaixão, partilha e de serviço generoso.

 

Coloque-se aberto(a) a ação do Espírito Santo, rezando: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com olhar de solidariedade e perceba quais são as orientações dadas por Jesus?

 

“Na tradição dos judeus, ocupava lugar de destaque o maná do deserto. Um novo maná é proporcionado por Jesus. É evidente, na narrativa, o aceno para o pão maravilhoso que haveria de vir: a Eucaristia. Encontramos na narrativa alguns termos que serão usados na instituição da Eucaristia: tomou pão, depois de ter dado graças, e o distribuiu. Jesus se preocupa com a Palavra, mas também com o pão cotidiano. A Eucaristia é o pão partido e partilhado para a fome do mundo. Exigência da Eucaristia é partilhar o pão de nossas mesas, simbolizando o ministério da caridade. E Jesus não se esquece de mandar recolher as sobras. Uma Igreja pobre é sinal de abundância. É convite a partilhar nosso pão, nosso tempo e nosso amor.”

 

2. Meditação (Caminho)

No Evangelho de hoje, há verbos muito fortes e significativos. Faça uma releitura do texto e procure destacar os verbos e as palavras que mais o(a) tocam. Este texto me incomoda e me interpela? Como é minha atuação nas questões sociais de fome, desemprego, violência?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça sua oração sem medo de abrir o coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir, o Senhor o(a) escuta.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.