sábado, 26 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele. - (Mc 10,13-16)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 26 DE MAIO DE 2018 (sábado) 146º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO BASTA CONQUISTAR A SABEDORIA, É PRECISO USÁ-LA.”
(Cícero)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA
 DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
 DIA NACIONAL DO REVENDEDOR LOTÉRICO
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PE. TONY FUNABASHI TAKUNO (Vigário Paroquial de São Pedro Apóstolo de Garça e Administrador Paroquial de Santa Cecília de Álvaro de Carvalho /SP) KARINA MARQUES (ABC Turismo-Marilia /SP) FABIANA AP. DA SILVA BATISTA PEREIRA (Fisiobronze Garça /SP) SAMUEL ROSÁRIO FACINA (Deusa Alimentos Garça/SP) LENINHA ROCHA (Moura Advogados Garça /SP) ALBERTO TOMITA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: CÔN. ANTÔNIO FLUMIGNANó (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Ana Paula dos Santos Tonon e Domingos Tononó2007ó11 ANOS (Eq 10 ENS das FAMÍLIAS-Setor de Garça/SP)LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA e ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRAó1995ó23 ANOS (Eq 13 ENS SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)  Elenir Aparecida Barbosa Adorni e Adilson Adornió1990ó28 ANOS (Garça/SP)GLORIA UYENO KOMATSU e RICARDO SHOITI KOMATSUó1990ó28 ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)

 Santo do Dia 
SÃO FELIPE NERI
Felipe (Itália, 1515-1595), espírito caridoso e abnegado, possuía o segredo da simpatia e da amizade, que ele exerceu junto a todos, mas especialmente aos rejeitados pela sociedade. Conhecido como o santo da alegria, fundou a Congregação do Oratório, dedicada à educação da juventude, da qual é o protetor. 
SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).
Oração
PAI, COLOCA NO MEU CORAÇÃO O MESMO CARINHO E AFETO QUE JESUS DEMONSTROU ÀS CRIANCINHAS, POIS A SIMPLICIDADE DELAS ME ENSINA COMO DEVO ACOLHER O TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
27 de maio de 2018 DOMINGO da 8ª Semana do Tempo Comum Solenidade da Santíssima Trindade   do Tempo Comum
A oração, na mais diversas situações, é fonte de consolo, força e comunhão para quem busca acolher o reino de Deus na própria vida.

 1ª Leitura - (Tg 5,13-20) - A oração fervorosa do justo tem grande poder. Leitura da Carta de São Tiago:

Caríssimos, 13se alguém dentre vós está sofrendo, recorra à oração. Se alguém está alegre, entoe hinos. 14Se alguém dentre vós estiver doente, mande chamar os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.15A oração feita com fé salvará o doente e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão. 16Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder.17Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses. 18Em seguida tornou a orar, e o céu deu a chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto. 19Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir, 20saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 140 (141)
Minha oração suba a vós como incenso!

Evangelho do dia
27 de maio de 2018 DOMINGO da 8ª Semana do Tempo Comum Solenidade da Santíssima Trindade   do Tempo Comum
Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele. - (Mc 10,13-16)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Paulinas,
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Tenhamos os valores de uma criança em nosso coração

É preciso ter os valores de uma criança dentro da nossa alma e do nosso coração, se quisermos entrar no Reino dos Céus!
Jesus se aborreceu e disse: ‘Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas” (Marcos 10,14).
O que nos chama atenção, logo no início da proclamação desse Evangelho de hoje, é saber que Jesus se aborreceu. O que aborrece o coração do Mestre Jesus? Afastar as crianças, colocá-las longe da vida e do sagrado. Aborrece o coração de Jesus porque querem tirar a criança que há dentro de nós, tirar o valor da pureza que elas significam no Reino de Deus.
O Reino dos Céus é de quem é como as crianças, é preciso ter os valores de uma criança dentro da nossa alma e do nosso coração, se quisermos entrar no Reino dos Céus.
A nossa evangelização, o nosso trabalho humano, cada vez mais, deve ser para incluir as crianças, estar perto delas, abraçá-las, respeitá-las, valorizar o sagrado que elas representam para nós.
No mundo em que vivemos é mais do que necessário proteger as nossas crianças. Não podemos, de forma nenhuma, permitir qualquer forma de abuso que se comete contra os pequenos, não me refiro somente ao abuso sexual, porque é uma infâmia, algo inadmissível mas, infelizmente, acontece. Essa preocupação é com todas as crianças que estão ao nosso alcance.
Tenhamos os olhos atentos onde as crianças estão sendo desrespeitadas e abusadas. Os pais têm todo o direito e a obrigação de amar, cuidar, zelar, educar suas crianças e ninguém pode roubar esse direito deles, mas os pais não têm direito de abusar, de exceder, seja por maus tratos ou pela forma de cuidado. Irrita e aborrece o coração de Deus quando ofendemos as nossas crianças, quando não as acolhemos, quando não damos a elas o lugar que é delas: a primazia no Reino de Deus.
Deus abençoe você!

ReflexãoA miséria procede da quebra moral da sociedade. Anticoncepção (uso do preservativo)
AUTOR evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje — diante das recriminações à Igreja por gerar miséria ao reprovar os meios anticonceptivos, podemos responder que a miséria se produz pela quebra moral. Não geram a miséria aqueles que educam às pessoas para a fidelidade e o amor, para o respeito à vida e à renúncia, mas sim os que nos dissuadem da moral e fazem juízo de maneira mecânica a às pessoas.

O preservativo parece mais eficaz que a moral, mas crer possível substituir a dignidade moral da pessoa por preservativos para garantir sua liberdade, supõe aviltar de raiz aos seres humanos, provocando justamente o que se pretende impedir: uma sociedade egoísta onde todo o mundo pode manifestar-se sem assumir responsabilidade nenhuma.

—A miséria procede da desmoralização da sociedade, no de sua moralização, e a propaganda do preservativo é parte essencial dessa desmoralização: é a expressão de uma orientação que despreza a pessoa, considerando-a incapaz para o compromisso (com a vida e com o amor fiel).

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- As crianças confiam cegamente em seus pais. Longe deles, sentem-se inseguras. Minha vida está segura nas mãos de Deus?
- Confiar é o que devo fazer diante de Deus!
- Será que confio realmente?
- Procuro estar sempre junto de Deus?
- Sigo os caminhos que Ele pede de mim?
- Procuro ouvir sua voz?
- Confio em Deus e me coloco em suas mãos?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 10,13-16 - Deixem que as crianças venham a mim
O Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mc 10,13-16, e observo as atitudes e recomendações de Jesus.
Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse:
- Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.
Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.
Refletindo
O relato da apresentação das crianças a Jesus, inicialmente repreendidas pelos discípulos, fazem refletir no sentido de que as crianças também fazem parte da família, assim como os idosos, os doentes. Jesus lhes responde com a frase: "Deixem que as crianças venham a mim". As crianças também fazem parte da comunidade. Não só. Elas são modelo de transparência, pureza, de abandono nas mãos do Pai. E Jesus pôs as mãos sobre elas, ou seja, as abençoou.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Fala-me de ensinamentos e gestos de Jesus que devem ser assumidos por mim e por toda pessoa cristã.
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida: "A resposta a seu chamado (de Jesus)exige entrar na dinâmica do Bom samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo de nos fazer próximos, especialmente com o que sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5,29-32), que acolhe os pequenos e as crianças (cf. Mc 10,13-16), que cura os leprosos (cf. Mc 1,40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc 7,36-49; Jo 8,1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jo 4,1-26). ( DAp 135) 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, a canção Amar como Jesus amou, Pe. Zezinho, scj
Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?
Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz
Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não dissesse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
O que é preciso para ser feliz?
Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim:Amar como Jesus amou...
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é orientado pelo que disseram os bispos na Conferência de Aparecida: "Jesus nos diz: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai., quem tanto amou ao mundo que deu a seu Filho único, para que todo aquele que nele creia tenha a vida eterna" (cf. Jo 3,16)".(DAp 101)
Bênção
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor, que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Amém!
Em nome do Pai...