quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–No meio de vós está o que vem após mim. - (Jo 1,19-28)



 F E L I Z   A N O   N O V O – 
– F E L I Z  2 0 2 0!  
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO de 2020 (  quinta-feira) 002º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 0!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
JAMAIS HAVERÁ ANO NOVO SE CONTINUAR A COPIAR OS ERROS DOS ANOS VELHOS.
(Camões)


 Datas Comemorativas 
DIA DO SANITARISTA
DIA DA ABEUGRAFIA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)FERNANDO DOS ANJOS  (Garça/SP) MATEUS SOUZA  (Garça/SP) TITO ANTONIO CADOSO (Lions Clube de DRACENA /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO De CASAMENTO DO CASAL: NILMA RIBEIRO MOURA E  GUMERCINDO MOURAó1971ó49 ANOS (Tesoureiro DMLC-Lions Clube de MACAE/RJ) ■

 Santo do Dia 
SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO
Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.
SANTA VERIDIANA
MARIA ANA BLONDIN

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Nesta celebração, elevemos nosso louvor ao Pai pela vida dos santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, que, vivendo na Turquia, no século 4º, confessaram e testemunharam a Cristo e contemplaram a salvação de Deus. Unidos pela amizade fraterna, devotaram-se às grandes causas da Igreja, sendo defensores da fé sem descuidar dos mais pobres. 
– Oração 
PAI, TEU SERVO JOÃO BATISTA SOUBE RECONHECER O QUE ESPERAVAS DELE, E CONSERVOU SUA POSTURA COM EXTREMA HUMILDADE. TORNA-ME TEU SERVIDOR, NOS MESMOS MOLDES DE JOÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
quinta-feira 02 de janeiro de 2020 Primeiros dias do ano - 02 de janeiro do Natal
■ é IMPOSSIVEL ESTAR EM COMUNHÃO COM Deus negando a ação salvífica de Jesus, anunciado com fidelidade por João Batista, “a voz que grita no deserto”.

1ª Leitura (1Jo 2,22-28) – Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio.  Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos, 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isso a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança quando ele se manifestar e não seremos vergonhosamente afastados dele quando da sua vinda. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 97 (98)
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.


Evangelho do dia
quinta-feira 02 de janeiro de 2020 Primeiros dias do ano - 02 de janeiro do Natal
No meio de vós está o que vem após mim. - (Jo 1,19-28)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Depois de ter falado, no passado, / aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, / em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
19Este foi o testemunho de João quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Precisamos permanecer na presença de Jesus”
 Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda
(1Jo 2,28).
Tudo o que precisamos é permanecer em Jesus. Quem permanece n’Ele não é confundido, não se ilude, não é enganado nem engana ninguém.

Quem permanece em Jesus permanece na vida, na graça e em Deus, por isso a graça de estarmos iniciando um novo ano. Não vamos perder a direção. Passada toda a euforia das festas que celebramos, coloquemos direção na nossa caminhada.

A direção é caminhar com os olhos fixos em Jesus, sem tirar d’Ele o nosso olhar, permitindo que a Sua luz entre em nós, permaneça em nós e direcione os nossos passos.

Muitas vezes, corremos o risco de nos confundirmos no mundo em que estamos. O anticristo ou tudo aquilo que se põe contra Cristo, contra a vida que Ele nos trouxe, o Evangelho que Ele enviou a todo mundo que é anticristo, anti-Evangelho. Precisamos nos prevenir.

Precisamos permanecer em Jesus, pois quem permanece n’Ele não é enganado nem engana ninguém”

Muito mais do que um personagem chamado anticristo, são as atitudes anticristãs que estão espalhadas e permeadas no mundo em que estamos. É necessário, mais do que nunca, termos uma postura, uma firmeza evangélica para permanecermos em Jesus, na doutrina d’Ele, para permanecermos no Evangelho de Cristo.

Iniciemos bem este ano da graça que Deus nos dá, iniciemos com um grande propósito. Filhinhos, é hora de permanecermos em Jesus. Como Jesus permanece no Pai e no Espírito, precisamos permanecer n’Ele, precisamos que o nosso coração, os nossos sentimentos e a nossa vida estejam em Jesus.

É essa graça que queremos pedir para todos nós: “Senhor, queremos permanecer no Seu amor. Jesus, queremos permanecer no Seu coração, por isso, dê-nos a graça da fidelidade, da perseverança e de caminharmos sempre nos Seus caminhos”.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Belém: Deus se inclina
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— João Baptista inclina-se ante Deus. É exatamente o que faz o Redentor: Deus reside no alto, mas se inclina para abaixo... O Criador do universo está muito longe de nós: Assim parece inicialmente. Mas depois vem a experiência surpreendente: Olha para abaixo. Este olhar para abaixo é um obrar: Transforma-me a mim e ao mundo.

“Deus se inclina”: Esta é uma palavra profética que na noite de Belém adquiriu um sentido completamente novo. O inclinar-se de Deus assumiu um realismo inaudito e antes inimaginável. Ele se inclina: Vem abaixo como uma criança, incluso até a miséria do estábulo, símbolo toda necessidade. O Criador que tem tudo em suas mãos, de quem todos nós dependemos, se faz pequeno e necessitado do amor humano. Deus está no estábulo!

—Nada pode ser mais sublime, maior, que o amor que se inclina de este modo. A grandeza de Deus se faz visível quando se abrem os olhos do coração diante do estábulo de Belém.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
No Evangelho de João, sacerdotes e levitas são membros do partido farisaico e também contrários a Jesus. Partem de Jerusalém para investigar quem é aquele pregador que está se tornando popular. As autoridades sempre temem os líderes capazes de arrastar multidões e de se tornar ameaça para quem está bem instalado no poder. João não precisa de títulos; não anda em busca de fama e, tampouco, usa mentiras para enganar o povo. Responde simplesmente que não é o Messias esperado como descendente legítimo de Davi; não é Elias, o profeta que pregou a fidelidade à lei de Moisés; não é o profeta (os judeus esperavam um novo Moisés, o profeta do Êxodo). João Batista testemunha que está chegando uma pessoa que o supera em direitos. Refere-se ao Messias.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
E Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 1,19-28 - Aquele que grita no deserto

Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

a São João Batista

Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno,

Por sua intercessão e pelos infinitos merecimentos de Jesus, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade contida na Palavra de Deus. Abençoai todos os que vos invocam. Amém.

São João Batista, Rogai por nós!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Lemos,atentamente,  o texto: Jo 1,19-28.
Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente:
- Eu não sou o Messias.
Eles tornaram a perguntar:
- Então, quem é você? Você é Elias?
- Não, eu não sou! - respondeu João.
- Você é o Profeta que estamos esperando?
- Não! - respondeu ele.
Aí eles disseram a João:
- Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?
João respondeu, citando o profeta Isaías:
- "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar."
Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; eles perguntaram a João:
- Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza?
João respondeu:
- Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando.

Refletindo
Sacerdotes e levitas perguntaram a João "Quem és tu?" O que lhes interessava não é a origem, mas a sua missão do Batista. E a resposta é clara e convincente: eu não sou o Messias.
Eles perguntaram: Então, és Elias? João respondeu: Eu não sou Elias.
Em seguida, eles perguntaram: És o Profeta que esperamos? A resposta foi: Não!
Mais uma vez insistiram: Então, diga-nos quem és. João declarou-lhes: "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar."
Em seguida, João disse: Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
João Batista anuncia que é apenas o precursor de uma pessoa de quem não é digno de desatar as sandálias. João é o profeta, é um mensageiro, um porta-voz de Deus.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coraçã s e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo 97(98)

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.
2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.
3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Como João Batista, queremos ser testemunha daquele de quem “não sou digno de desatar as correias das sandálias”
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

1º de janeiro - Dia Mundial da Paz
“A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica
 é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2020, 
celebrado em 1º de janeiro.

Leia a Mensagem, na íntegra em:
http://crbnacional.org.br/dia-mundial-da-paz-1o-de-janeiro-de-2020/o? - O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?
Entramos em diálogo com o texto. Refletimos e atualizamos. O que o texto nos diz no momento?
Todos nós somos convocados a ser como João Batista: testemunhas, discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Meditando
Como afirmaram os bispos, em Aparecida: Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: "Onde eu estiver, aí estará também o meu servo" (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga" (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que chegaram a compartilhar a cruz de Cristo até à entrega da própria vida. (DAp 140.)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (prece