segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 Por que esta gente pede um sinal? – (Mc 8,11-13)

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 13 de FEVEREIRO de 2023 (segunda-feira) 044º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O MAIOR PASSO PARA O BEM É NÃO FAZER O MAL.

(Rousseau)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

  DIA MUNDIAL DO RÁDIO 📻

DIA INTERNACIONAL DO PROTESTO CONTRA A PELE CHINESA

DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO

DIA DA EPILEPSIA

DIA DE LIMPAR O COMPUTADOR

DIA DA VESTA - DEUSA ROMANA DO LAR

DIA DA FUNDAÇÃO DO CIANORTE FUTEBOL CLUBE-PR

CRIAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE)  

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaratinguetá (São Paulo) Aquiraz (Ceará) Pindaí (Bahia)Cacaulândia - Campo Novo de Rondônia - Candeias do Jamari - Castanheiras - Corumbiara - Governador Jorge Teixeira - Itapuã do Oeste - Ministro Andreazza - Mirante da Serra - Monte Negro - Novo Horizonte do Oeste - Rio Crespo - Seringueiras - Theobroma - Vale do Paraíso (Rondônia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROSE MEIRE FIDÊNCIO FRASSON (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO-Setor de Garça/SP)NANCY APARECIDA GUANAES BONINI (professora FATEC-Garça /SP)SUELY APARECIDA GIOLO(Garça /SP) ALINE FERREIRA DA ROCHA (Duartina/SP) Sandra Urbano BONFIM (Garça  /SP) erica Urbano BONFIM (São Paulo /SP) Silvia Marchi (Mirandopolis /SP) Ricardo Folcato Menão (Contador-Garça /SP)Ariane Herrero (Sertãozinho /SP) Noemi de Colmenares (Lions club Caracas El Valle-Venezuela)   

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO Ágabo

SANTO Estevão de Lião

SANTO Estevão de Riéti

SANTO Gregório II

SANTA Catarina de Ricci

SÃO BENIGNO de Todi

SÃO Castor de Aquitânia

SÃO Fulcrano

SÃO Gilberto de Meaux

SÃO Gosberto

SÃO Guimera

SÃO MARTINIÁNO

SÃO Jordão da Saxônia

SÃO Paulo Lê-Van-Loc

SÃO Paulo Liu Hanzuo

SÃO Polieucto

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A vida será sempre o maior de todos os milagres. Basta ter fé para perceber os diferentes detalhes do amor de Deus nos muitos caminhos da vida:  - Nenhum sinal será dado a esta geração – Mc 8,11-13

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Subtrair a vida, em vez de promovê-la, e submeter Deus à prova, em vez de confiar nele, são maneiras de afastar-se do projeto divino. Fortaleçamos nosso compromisso com a vida e nos resguardemos da incredulidade no relacionamento com o Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME SENSIBILIDADE PARA RECONHECER A MESSIANIDADE DE TEU FILHO JESUS MANIFESTADA NO BEM QUE ELE FEZ AO POVO E NO SEU MODO SIMPLES DE SER.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de fevereiro de 2023 segunda-feira da 6ª Semana do Tempo Comum

Os fariseus pedem a Jesus “um sinal do céu”. Querem uma saída cômoda, sem compromisso com o Reino. Mas Jesus identifica sua má intenção – assim como fez o Criador, no diálogo com Caim. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 4,1-15.25) – Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: “Gerei um homem com a ajuda do Senhor”. 2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor 4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou. Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: “Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo”. 8Caim disse a seu irmão, Abel: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão, Abel, e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?” Ele respondeu: “Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?” 10O Senhor lhe disse: “Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra”. 13Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar me matará”. 15E o Senhor lhe disse: “Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes!” O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: “O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(49)

 

Imola a Deus um sacrifício de louvor!

 

 

 

– 13 de fevereiro de 2023 segunda-feira da 6ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Por que esta gente pede um sinal?  (Mc 8,11-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Sou o caminho, a verdade e a vida, / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

13/02/23 6ª Segunda-feira TC – A

 

 

Marcos 8,11-13: “Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo: a esta gente não será dado nenhum sinal. E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem”.

 

Jesus, para que algo se torne sinal, depende da inteligência ou da fé de quem o recebe.

É a inteligência que confere o valor de sinal a um farol verde, amarelo ou vermelho.

E é a fé que acredita numa comunicação de Deus, quando abre o livro da Bíblia, quando toca um crucifixo ou quando recebe a hóstia consagrada.

Sem a luz da fé, o homem é incapaz de acreditar na sua Encarnação, morte e Ressurreição.

Por isso, os fariseus, que rejeitavam o senhor e as suas palavras, jamais seriam capazes de ver algo como sinal da sua revelação.

De fato, não lhes faltaram sinais, desde a multiplicação dos pães até a ressurreição de Lázaro, mas eles eram tão cegos, que preferiam ver suas boas obras como atos do demônio, do que aceitar o senhor como o Messias, nosso Salvador.

Não valia a pena dar-lhes nenhum outro sinal.

Senhor, a recusa ideológica e afetiva da sua pessoa levou ao negacionismo doentio de tudo o que o senhor anunciava ou realizava.

Quem rejeita a sua amizade, despreza também as suas ideias.

Senhor, nós cremos nos seus sinais, mas muitas vezes somos míopes, porque não vemos com clareza e convicção a beleza da sua verdade e do seu amor.

Dê-nos a luz do Espírito Santo, para que suas palavras brilhem diante de nós, nos encantem e nos envolvam cada vez mais fortemente na sua amizade.

 

Maria santíssima, Mãe do perpétuo socorro, venha em ajuda da nossa  fé, ainda tão pequena, e nos confirme no seu amor. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os fariseus, conhecidos por sua rigorosa observância da Lei, em geral não aceitam os ensinamentos de Jesus nem seu modo de agir. Em vários episódios, eles se unem aos doutores da Lei para porem Jesus à prova, e se possível fazê-lo cair na armadilha. Não obstante todas as obras maravilhosas realizadas por Jesus no meio do povo, os fariseus lhe pedem um sinal do céu, algo mais extraordinário do que estão vendo. Jesus simplesmente se recusa a dar espetáculo gratuito. Não busca o aplauso das pessoas, mas a conversão delas. Realizando as obras que o Pai o encarregou de fazer, Jesus quer atingir os corações humanos e levá-los ao caminho da vida e da liberdade. Não encontrando aqui terreno fértil para sua mensagem, retira-se de barco para outro lugar, em busca de pessoas com melhores disposições.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 8,11-13 - Coração duro não tem espaço para Deus

 

Oração Inicial

 

Nossa fé é na pessoa de Jesus, não em ideias e teorias. Seu Evangelho é a fonte onde saciamos nossa sede de esperança e de vida. Sejamos humildes, acolhamos Jesus sem exigir outros sinais senão a manifestação de seu infinito amor por nós.

 

Peçamos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

O Evangelho é fermento de transformação. A sociedade inteira pode ser transformada se colocar em prática os ensinamentos de Cristo em suas relações.

 

Evangelho: Mc 8,11-13E saíram os fariseus e começaram a disputar com ele, exigindo dele um sinal do céu, colocandoo à prova. Tendo suspirado em seu espírito, disse: Por que esta geração busca um sinal? Amém, eu vos digo: nenhum sinal será dado a esta geração”. Ele os deixou e embarcou novamente, indo para a outra margem.

 

“A fragilidade da fé é atestada pela exigência de sinais. Foi assim no tempo de Jesus e, em nossos dias, continua sendo. Os fariseus eram duros, a ponto de exigir milagres para possivelmente manifestar a fé. É interessante a pedagogia de Jesus: só realiza sinais quando percebe a docilidade do coração. Os milagres continuam acontecendo onde a fé é profunda e coerente. A vida será sempre o maior de todos os milagres. Basta ter fé para perceber os diferentes detalhes do amor de Deus nos muitos caminhos da vida. Na condição de seguidores de Jesus, o que nos cabe é aumentar a fé, a ponto de entender e acolher os milagres de todos os dias. Não temos nada a exigir de Jesus, mas somente agradecer”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Este é o momento de meditar o Evangelho lido e escutar o que Deus quer lhe dizer por meio de sua Palavra. Retome a leitura do Evangelho, deixe-se tocar profundamente por Deus e medite sua Palavra.

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o/a escuta.

Acredite e agradeça, sem exigir outros sinais senão o milagre da vida e do amor que Deus semeou em nós.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.