sexta-feira, 5 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? - (Mt 9,14-17)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 06 DE JUNHO DE 2019 (sábado) 186º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
AO LONGO DA TUA VIDA TEM CUIDADO PARA NÃO JULGARES AS PESSOAS PELAS APARÊNCIAS.
(Jean de La Fontaine)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DAS ZOONOSES
 DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO CONTRA PASSAGEIROS INDESEJÁVEIS
 DIA DO ANIVERSÁRIO DA MORTE DO POETA CASTRO ALVES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apiacás (Mato Grosso) Teresópolis (Rio de Janeiro) Crateús (Ceará) Cubati (Paraíba) Faro - Muaná (Pará) Curaçá Macaúbas Saúde - Iraquara - Sento Sé - Xique-Xique (Bahia) Palmeiras de Goiás - Sítio D'Abadia (Goiás) São Miguel dos Milagres (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALI  DAHROUGE (Advogado-Garça /SP)CATHARINE ALVES MAGALHÃES  (Pazzaria Babbo’s-Garça /SP) VANIA CRISTINA PINHEIRO PADILHA (Garça /SP) VERANISIO ZAGO (Papelaria Central-Garça /SP)EMERSON MONICO (Garça /SP) FLORISVALDO FRANCISCO G.  LOPES  (Equipe NS PERPÉTUO SOCORRO-Setor Garça /SP) LÉCIA MILENA SEGA  (Garça /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SONIA CRISTINA B.C.PEREIRA e CLÓVIS AP. CAVENAGHI PEREIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

 Santo do Dia 
SANTA MARIA GORETTI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Na vida cristã, há períodos de plenitude e de alegria e períodos de provação e de cruz. Em todos eles, sintamo-nos envolvidos pelas bênçãos de Deus e busquemos as diferentes maneiras de seguir Jesus.
– Oração 
PAI, DÁ-ME SUFICIENTE BOM SENSO PARA RECONHECER O QUE CORRESPONDE AO PROJETO DE JESUS, SEM QUERER MISTURÁ-LO COM ESQUEMAS INCOMPATÍVEIS COM A NOVIDADE DO REINO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 13ª Semana    Do Tempo Comum06 de julho de 2019
Nem sempre as convenções humanas atendem aos planos divinos. Jesus ensina que a fidelidade a Deus requer abertura continua à atividade radical do evangelho.

1ª Leitura - (Gn 27,1-5.15-29) - Jacó suplantou seu irmão e tomou sua bênção. – Leitura do Livro do Gênesis:
1Isaac envelhecera e seus olhos enfraqueceram-se, de modo que não podia ver. Chamou Esaú, seu filho primogênito, e disse-lhe: “Meu filho!” ” Eis-me aqui!”, respondeu ele. 2Isaac disse: “Tu vês, estou velho e não sei quando vou morrer. 3Toma as tuas armas, tua aljava e teu arco, vai ao campo e mata-me uma caça. 4Prepara-me depois um prato suculento, como sabes que gosto, e traze-mo para que o coma e minha alma te abençoe antes que eu morra.” 5(Ora, Rebeca ouviu atentamente enquanto Isaac falava ao seu filho Esaú.) E Esaú partiu para o campo, a fim de matar e trazer a caça. 15Escolheu as mais belas vestes de Esaú, seu filho primogênito, que tinha em casa, e revestiu com elas Jacó, seu filho mais novo. 16Cobriu depois suas mãos, assim como a parte lisa do pescoço, com a pele dos cabritos, 17e pôs-lhe nas mãos o prato suculento e o pão que tinha preparado. 18Jacó foi para junto do seu pai e disse-lhe: “Meu pai!” “Eis-me aqui! Quem és, meu filho?” 19Jacó respondeu: “Eu sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me pediste. Levanta-te, assenta-te e come de minha caça, a fim de que tua alma me abençoe.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 134(135)
Louvai o Senhor, porque é bom!


Evangelho do dia
Sábado da 13ª Semana    Do Tempo Comum06 de julho de 2019
Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? - (Mt 9,14-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14Então os discipulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: “Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?” 15Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.16Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. 17Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A graça de Deus renova tudo que envelheceu”
 “Ninguém arruma um vestido velho com um pedaço de tecido novo, porque a nova peça puxa o vestido e a folga fica maior. E ninguém põe vinho novo em recipientes de couro velhos, porque se o fizerem, o couro vai estourar, o vinho se dispersará e os recipientes estragarão. O vinho novo é derramado em novas peles, e assim o vinho e os recipientes estão bem conservados”
(Mt 9,16-17).
Nada é mais recente em nossas vidas do que a graça de Deus, do que a Sua Boa Nova, porque Ele é sempre novo, Ele não sabia o que é velho. A graça de Deus renova tudo que envelheceu, corrompeu, mas precisamos ter um novo coração, uma nova disposição ou uma nova mentalidade para que o novo Deus entre em nós.
Perdemos, estragamos, não cuidamos da graça que recebemos. A graça vem até nós, mas retorna porque não encontra uma nova acolhida para permanecer em nós. Continuamos aprisionados aqueles nossos pensamentos e mesquinhez, continuamos com o olhar rígido. Podemos ter 80 anos e começamos a aprender agora, mas o jovem acha que pode fazer tudo. Nós realmente precisamos aprender, todos os dias, especialmente.
Em Deus somos sempre crianças que estão aprendendo a andar. Precisamos amadurecer, mas nunca perdemos o sentimento ou o senso de não está aprendendo a andar.
O Evangelho é sempre novo todos os dias, as cartas do Evangelho podem ser as mesmas de dois mil anos atrás, mas, a cada dia temos uma nova disposição, uma abertura de nova mente, o Espírito cria o novo Deus em nós. É por isso que quero que a Palavra do Senhor, hoje, pregue ao meu coração, realize a nova de Deus em minha vida..
Deus faz todas as coisas novas naquele que se permite, a cada dia, ele é renovado nele.
Hoje, deve ser o primeiro dia da nossa vida, deve ser o dia em que Deus realiza seu trabalho dentro de nós, é por isso que não podemos desejar qualquer outra coisa, além de ter um novo coração e sentimento.
É triste encontrar uma pessoa muitos anos depois e ela continua com a mesma tristeza, o mesmo ressentimento, com a mesma amargura; e o pior é que depois de um tempo, a pessoa está ficando mais velha, porque não dura as coisas que envelhecem a alma, o espírito e o sentimento humano.
Ficamos presos em coisas ruins, velhas e danificadas. Deixe que o novo Deus renove nossos sentimentos, retire de nós esse velho modo de falar, de nos atacarmos uns aos outros, de renovar nossa linguagem, nosso modo de falar, de lidar com os outros.
Deus faz todas as coisas novas naquele que se permite, a cada dia, é renovado nele.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A nova evangelização: é necessário atualizar a “compreensão” da fé.
Direitos reservados evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus nos chama à "fidelidade renovada": mesmo que o conteúdo da fé não muda substancialmente, devemos considerar as mudanças de percepção cultural e as graves dificuldades do tempo com respeito à profissão da fé verdadeira e sua justa interpretação.

Os conteúdos essenciais que desde os séculos constituem o patrimônio de todos os crentes têm necessidade de ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova, com o fim de dar um testemunho coerente em condições históricas diferentes às do passado. O magistério da Igreja tem a responsabilidade de intensificar a reflexão sobre a fé para ajudar a todos os crentes em Cristo a que sua adesão ao Evangelho seja mais consciente e vigorosa em cada tempo.

—Nos tempos mais recentes a Igreja vem cumprindo esta missão com o Concilio Vaticano II ("bússola segura para orientar-nos no caminho do século que começa") e convocando duas vezes o "Ano da Fé" (com Paulo VI e com Bento XVI), entre outras muitas iniciativas.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os discípulos de João Batista vão até Jesus para pôr na balança dois comportamentos. Eles e os fariseus jejuam, ao passo que os discípulos de Jesus não jejuam. Por que não? Aos ouvidos dos fariseus soavam ainda as palavras de Oseias, retomadas por Jesus: “Vão e aprendam o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’” (Os 6,6). Agora vão aprender uma lição sobre a prática do jejum. Jejuar em vista de quê? Só para aumentar e exibir a coleção de boas obras como trunfo para ganhar a aprovação de Deus e conquistar o céu? Mas Deus aprova antes de tudo os que ouvem o “Noivo” da nova comunidade (Jesus) e põem em prática suas palavras. É o esforço que fazem “os amigos do noivo”. É o tempo da libertação para uma vida nova. Mas, na cabeça dos fariseus, essa novidade transformadora não entra..
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.