terça-feira, 14 de agosto de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não desprezeis nenhum desses pequeninos. - (Mt 18,1-5.10.12-14)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 14 DE AGOSTO DE 2018 (terça-feira) 226º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
PAZ E HARMONIA: EIS A VERDADEIRA RIQUEZA DE UMA FAMÍLIA.
(Benjamin Franklin)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO CARDIOLOGISTA
 DIA DE COMBATE A POLUIÇÃO
 DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL
 DIA DA UNIDADE HUMANA
 DIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTES
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (12 a 19 de agosto)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apiaí (São Paulo) Aporá - Caculé - CocosCoribe - IaçuItagiba - Itanhém -Itapebi - Medeiros Neto - Olindina - Riachão do Jacuípe - Ribeira do Amparo - Sátiro Dias - Tanquinho (Bahia) Parnaíba (Piauí) Barbacena (Minas Gerais)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCOS MUNIR PELOSI (Lions Clube Dracena Cinquentenário /SP)PDG DANIEL DE ALMEIDA CUBAS (DLC 2-Lions Clube de Tatuí /SP)MARIA ROSEMEIRE MINERVA (Lions Clube de Iacri /SP) MARCIA MARIA FLAUSINO (Lions Clube de Guaraçaí /SP)MARIA CLAUDIA SILVA PEREZ (gerente do Lar dos Velhos Frederico Ozanan de Garça /SP) LUIZ FELIPE PILLI DE OLIVEIRA (Oliper Engenharia Garça /SP)JOSÉ ALVARO PEREIRA LEITE (São Paulo /SP) MARGARETHE AQUEMI SHIBUYA ITAI (Marilia /SP) CLODOALDO OLIVEIRA (Garça /SP) LAIRTON AZEVEDO (Bauru /SP)PADRE José Afonso Maniscalco (Pároco da Paróquia São Pedro de Paulicéia e Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Santa Mercedes /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: Emilene Izu Nakamura Pietro  e Thiago Zancopé Santo Pietroó2010ó8 ANOS (Bauru /SP)

 Santo do Dia 
SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE
■ Maximiliano Maria (Polônia, 1894-1941) foi sacerdote exemplar e ardoroso devoto de Nossa Senhora. Prisioneiro no campo de concentração de Auschevitz, ali se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família, João Paulo II proclamou-o “patrono do difícil século 20”.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Vinde benditos de meu Pai, diz o Senhor. Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes (Mt 25,34.40).
■ Hoje celebrando são Maximiliano Kolbe, “o patrono do difícil século 20,” rezemos por todas as famílias, nesta semana que lhes é dedicada. 
– Oração 
PAI, POUPA-ME DE CAIR NA TENTAÇÃO DE QUERER FAZER-ME GRANDE AOS OLHOS DO MUNDO, POIS A VERDADEIRA GRANDEZA CONSISTE EM FAZER-ME AMIGO E SERVIDOR DO MEU PRÓXIMO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
 Ó Deus, inflamastes são Maximiliano Kolbe, presbítero e mártir, com amor à virgem imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 14 de agosto de 2018 – Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum São Maximiliano Mª Kolbe, presbítero e mártir 
■ A Palavra de Deus é, ao mesmo tempo, doce como mel e exigente em favor dos pequeninos, que são queridos por Jesus e os maiores no reino dos céus. 

1ª Leitura (Ez 2,8-3,4) – Ele fez-me comer o rolo, e era doce como mel em minha boca. Leitura da Profecia de Ezequiel

Assim fala o Senhor: 2,8“Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais.
3,1Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirigi-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 118 (119)
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

 – Evangelho do dia 
– 14 de agosto de 2018 – Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum São Maximiliano Mª Kolbe, presbítero e mártir 
Não desprezeis nenhum desses pequeninos. - (Mt 18,1-5.10.12-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

A vontade de vosso Pai... (Mt 18,1-5.10.12-14)
Todo dia, ao rezar o Pai-Nosso, nós repetimos com Jesus: “Seja feita a vossa vontade / assim na terra como nos céus”. E qual seria, na prática, essa “vontade” de Deus? Qual o anseio profundo de seu coração paterno?

Este Evangelho nos responde: “não se perca nenhum destes pequeninos”. (Mt 18,14.) Sim, fomos criados para a vida eterna. Para evitar nossa perdição, o Filho se fez carne, padeceu e morreu por nós. Se, mesmo assim, após tanto sacrifício, viéssemos a nos perder, todo esse amor seria desperdiçado!

São João também ensina: “A tal ponto Deus amou o mundo, que lhe entregou o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16.) E Jesus sempre alimentou a mesma esperança: “Quando eu for erguido, atrairei todos a mim”. (Jo 12,32.)

Os santos foram sensíveis a essa “vontade” de Deus. Vontade de salvar, de não deixar perder os filhos. Por isso é que S. Luís Maria Grignion de Montfort peregrinava pela França, em permanente missão, livrando os pecadores da escravidão espiritual. Por isso S. Francisco Xavier atravessou oceanos e morreu no Oriente, impelido pela ânsia de anunciar a Boa Nova da salvação. Por isso tantas monjas contemplativas dedicaram sua vida à oração, intercedendo pelos missionários da linha de frente. Em todos, o mesmo desejo: fazer a vontade de Deus e contribuir para a recuperação da centésima ovelha...

Isto leva a uma reflexão pessoal: entre os objetivos de minha vida está o de salvar almas? Colaboro com Cristo para que muitos o conheçam, venham a amá-lo e, assim, experimentem a vida eterna? Sou um cristão missionário?

Claro, não preciso ir à África para ser missionário! Nosso lar pode ser terra de missão. Missionária é a esposa que convida o marido a rezar e, juntos, pedem luzes ao Espírito Santo para as decisões que ele deve tomar em sua empresa. Missionário é o marido que vê a esposa triste, algo depressiva, e lê para ela um salmo de confiança em Deus. Missionários são os pais que cuidam da catequese dos filhos, transmitindo-lhes o maior tesouro da família: a fé.

Pena que nossos lares vão-se transformando em terra de pagãos. Em lugar de preces, maldições. Em vez de sacrifícios, lazer. Em vez do Evangelho, a TV. E os efeitos dessas opções mostram-se, depois, no comportamento dos filhos, na infidelidade dos pais, na fragilidade dos casamentos.
Quando começaremos a salvar os pequeninos de Deus?

Orai sem cessar: “Com Deus realizaremos façanhas!” (Sl 108 [107], 14)

– Reflexão – “Crianças” ante Deus (filiação divina) 
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, perguntamo-nos que significa “ser criança” para Jesus que o considera como uma necessidade iniludível. Ser criança, no sentido de Jesus Cristo, significa aprender a dizer “Pai”. O homem quer ser Deus e—dando a esta expressão seu correto sentido— deve sê-lo. Para compreender a enorme força que contem esta palavra, é preciso lê-la na perspectiva de Jesus, o Filho.

Mas, quando o homem tenta sê-lo emancipando-se de Deus e da sua condição de criatura, pondo-se por cima de tudo e se centrando em si mesmo —como no eterno diálogo com a serpente no paraíso terreno— então acaba em nada, porque se coloca em contra de sua mesma verdade, que significa referi-lo tudo a Deus.

—Que apreendeste tu, Jesus, de tua Mãe? O "sim". Não um “sim” qualquer, senão a palavra “sim" que avança sempre, incansavelmente. Tudo o que tu queiras Meu Deus: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra".

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Memória litúrgica de São Maximiliano Kolbe, que foi martirizado ao voluntariar-se para ocupar o lugar de um pai de família condenado à morte em um campo de concentração nazista. No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Por que a necessidade de fazer-se pequeno como criança para ser o maior no Reino dos Céus? Sobre o que a atitude do pastor que sai à procura da ovelha perdida o(a) faz refletir?
“O capítulo 18 do evangelho segundo Mateus é denominado ‘discurso eclesial’ ou discurso sobre a Igreja. Trata-se de instrução para a vida comunitária. ‘Quem é o maior no Reino dos céus?’ O maior é o menor. Por isso, Jesus afirma que é preciso converter-se. É preciso mudar de mentalidade porque o maior no Reino dos céus é o que serve a todos: ‘Quem quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos’ (Mc 9,35). A ‘criança’ é símbolo do próprio Cristo, que se fez servo de todos e que ‘sendo de condição divina não se apegou ao ser igual a Deus, mas se despojou, tomando a forma de escravo’ (Fl 2,6-7a). Os versículos 12-14 identificam os ‘pequenos com as ovelhas’. Os ‘pequenos’ são também os membros do povo de Deus. Da comunidade é exigido empenho para que os seus membros não se dispersem. Se acontecer, a comunidade deve fazer todo esforço possível para recuperá-los (vv. 10-14; ver Ez 34,11-16)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Nesta Semana Nacional da Família, rezemos pela nossa família, por todas as famílias e por sua missão na Igreja e no mundo, pedindo a intercessão da Sagrada Família: “Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a Vós, com confiança, nos dirigimos. Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, escolas autênticas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais se faça, nas famílias, experiência de violência, egoísmo e divisão: quem ficou ferido ou escandalizado depressa conheça consolação e cura. Sagrada Família de Nazaré, que o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, escutai, atendei a nossa súplica” (Papa Francisco).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém