segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu. - (Mt 8,5-11)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 03 DE DEZEMBRO DE 2018 (segunda-feira) 336º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
HOJE, NÃO SE SABE FALAR PORQUE JÁ NÃO SE SABE OUVIR.
(Jules Renard)

 Datas Comemorativas 
DIA do Casal
DIA Internacional dAs Pessoas com Deficiência
DIA Nacional DE COMBATE À PIRATARIA E A BIOPIRATARIA
DIA Panamericano DO MÉDICO
DIA MUnDIal PELO NÃO USO DE AGROTÓXICOS
DIA Internacional dO 3D
DIA DO SELECIONADOR DE PESSOAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conchas - Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo) Capão da Canoa (Rio Grande do Sul) Pirpirituba (Paraíba) Terra Rica (Paraná) Anita Garibaldi (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ FELIPE ARANHA CONESSA (8 anos meu Neto - Garça /SP) MARCELO TECHI ZANOTI (EQUIPE 08 Nossa Sra MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) NILZA RODRIGUES VENTRILHO (Lions Clube de de Bauru Norte /SP) Arlette Goulart Boschilia (Lions Clube de Nhandeara /SP) MARIA aPARECIDA R. CALLIANI (Lions Clube de de Tupã /SP) HAMILTON HENRIQUE SIQUEIRA (Lions Clube de João Monlevade /MG) MARIA REGINA MAGANHA MIRANDA SOARES (Sapataria - Garça/SP) Renato Damiani Martins (Garça /SP)Charles Argibai (Rio de Janeiro /RJ) Ary Marino Filho (Garça /SP) Gustavo Rodela (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARILENA GUANAES BATAGLIA e NILSON BATAGLIA ó1978ó40 ANOSó( Lions Clube de Garça /SP)
Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. JOAQUIM CARLOS LOPES BOGALHOS-CPó1988ó30 ANOSó(Vigário Paroquial da Paróquia São José de Osvaldo Cruz e de São João Batista de Salmourão/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU FALCÃOó1997ó21 ANOS (Distrito LC 8)


 Santo do Dia 
SÃO FRANCISCO XAVIER
FRANCISCO (Espanha, 1506-1552), conviveu com Santo Inacio de Laiola e fez parte do núcleo de fundação dos Jesuítas. Considerado o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o à índole dos diferentes povos
SÃO GALGANO GUIDOTTE

- Estes são homens santos que se tornam amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.
Estamos iniciando a 1ª semana do Advento e celebrando hoje a memória de São Francisco Xavier, missionário da Ásia, rezemos por todos os que anunciam a Boa-Nova do Reino.
Oração
PAI, QUE A PURIFICAÇÃO DA FÉ PREDISPONHA-ME PARA IR AO ENCONTRO DO SENHOR. COMO O HOMEM PAGÃO, QUERO MANIFESTAR UMA FÉ IMENSA NO PODER SALVÍFICO DE TEU FILHO JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
03/12/2018  Semana        do Advento S. Francisco Xavier, Presb., memória.
Ir ao encontro do Senhor é sempre motivo de alegria, pois ele nos mostra seus caminhos e dia z palavra que nos cura e nos confirma na fé.

1ª Leitura (Is 2,1-5) – Haverá grande alegria para os sobreviventes de Israel. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde todos, da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 121 (122)
Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”


Evangelho do dia
03/12/2018  Semana        do Advento S. Francisco Xavier, Presb., memória.
Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu. - (Mt 8,5-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. Ele há de iluminar os olhos dos seus servos.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Naquele tempo, 
5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
A fé confiante e humilde nos aproxima do Senhor
Todos os povos, todas as pessoas são convidadas para participar da mesa do Senhor, mas é preciso ter fé confiante, orante e verdadeira!
Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó” 
(Mateus 8,10-11).
Jesus está louvando com muita admiração a fé desse oficial romano. É muito importante prestar atenção neste detalhe: ele não é um judeu, não é um homem que frequenta a sinagoga, não é um homem de religiosidade ou que faz parte da religião oficial. Pelo contrário, ele faz parte do império romano, daquilo que é o domínio do império romano sobre Israel. Mas é um homem de fé e foi com essa fé que ele clamou a Jesus pela cura do seu empregado, pelo restabelecimento do seu empregado.

A fé desse homem tem muito a nos ensinar. Primeiro, é uma fé movida por um amor. Ele não vai ali buscar uma cura, um milagre para si, ele vai buscar para o seu empregado. Ele poderia ter recorrido à medicina, a todo dinheiro que ele tinha, mas recorre a fé, porque ele sabe quem é Jesus, ele sabe que Jesus pode curá-lo, sabe que Jesus pode por ele. Por isso, deposita toda a sua fé em Jesus. Não deposita na sua autoridade de oficial romano, não deposita no dinheiro que ele tem e nem no prestígio que ele pode ter enquanto oficial.

É uma fé confiante e humilde; é uma fé de súplica; é uma fé de quem acredita que Jesus pode fazer. Por isso, Jesus exclama: “Eu nunca encontrei em Israel alguém de tamanha fé”.

Ora, se em Israel o povo escolhido não teve tamanha fé em Jesus, um oficial pagão teve. Por isso, Jesus está afirmando que muitos virão do Oriente e do Ocidente para se sentarem com os nossos pais na fé, Abraão, Isaac e Jacó.

Abraão, Isaac e Jacó não são pais somente do povo de Israel, mas são os patriarcas de toda a fé espalhada pela face da Terra. Somos a feliz descendência de Abraão, por isso, todos aqueles que tem fé única, verdadeira, singular e sincera no Senhor, há de sentar-se à mesa do Reino dos Céus.

Todos os povos, todas as pessoas são convidadas para participar da mesa do Senhor, mas é preciso ter fé confiante, orante e verdadeira. Fé que faz desprender-se de si mesmo, do seu orgulho, da sua autossuficiência, da sua soberba, do confiar em si mesmo para confiar no Senhor e saber que Ele tudo pode. Que a fé do oficial romano nos ensine que independente do que somos e de onde viemos é no Senhor que está a nossa confiança.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Advento (“adventus”): movimento de Deus para a humanidade
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— a comunidade eclesiástica, enquanto se prepara para celebrar o grande mistério da Encarnação, está convidada a redescobrir e aprofundar sua relação pessoal com Deus. A palavra latina "adventus" se refere à vinda de Cristo e põe em primeiro plano o movimento de Deus para a humanidade, ao que cada um está chamado a responder com a abertura e adesão que apreciamos no centurião.

Ao igual que Deus é soberanamente livre ao revelar-se e entregar-se, porque só o move o amor, também a pessoa humana está livre ao dar seu consentimento, mesmo que tenha obrigação de dar: Deus espera uma resposta de amor. Durante estes dias a liturgia nos apresenta como modelo perfeito desta resposta à Virgem Maria.

—Santa Maria, tu melhor que ninguém pode guiar-nos a conhecer, amar e adorar ao Filho de Deus feito homem. Acompanha-me para que possa me preparar com sinceridade de coração e abertura de espírito a reconhecer em teu Menino de Belém ao Filho de Deus que veio para nos salvar.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Será que posso dizer que sou um “oficial romano” dos tempos de hoje?... Pecador, indigno, necessitado da graça de Deus!
 - Se minha fé for de fato verdadeira, Cristo poderá vir em meu auxílio.
- Ele me acolhe. O soldado romano reconheceu Jesus!
- Mas são muitos os que não o querem reconhecer.
- Que eu o queira sempre presente em minha vida.

– Leitura Orante 
Autor: Carlos Alberto Contieri, sj
fonte: “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora  
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br     
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 8,5-11 - A "formosa aventura da fé"
Oração Inicial
Estamos na primeira semana do Advento, tempo em que recordamos a espera do Menino Jesus.
No início de nossa oração, coloquemo-nos diante de Deus e peçamos a graça de nos prepararmos bem para receber Jesus, que veio e que vem ao nosso encontro.
Peçamos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto bíblico? Procure identificar o contexto do relato: lugar, pessoas, ação de Jesus… Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais lhe chamam atenção. Depois, responda: como Jesus reage ao pedido do centurião? Que mensagem Ele nos deixa a partir desse encontro? Qual é o tema central do texto? Por que os sacerdotes, escribas e notáveis do povo querem matar Jesus?
“Este episódio, presente também em Lucas e João (Lc 7,1-10; Jo 4,46-53), é a ocasião para afirmar a universalidade da salvação trazida por Jesus e a eficácia de sua palavra. No centro do episódio está a fé do centurião na palavra do Senhor, que o cristão deve imitar. O centurião, chefe de cem soldados, é um pagão. A súplica do centurião a Jesus é por um servo seu, que ele estimava muito. Para o centurião o valor essencial parece ser a vida. Ele mesmo não se diz impuro, pois isso é um conceito judaico-religioso. Ele parece conhecer as normas dos judeus quanto à pureza, por isso diz: “Senhor, eu não sou digno…” (v. 8). Dizer-se indigno é reconhecer a autoridade de Jesus. O Senhor acolhe a todos e pretende ir à casa do centurião. No entanto, o chefe pede que Jesus simplesmente dê uma ordem, pois é o poder da palavra que importa. A fé do centurião causa uma profunda admiração em Jesus. A fé do pagão ultrapassa a manifestada em Israel” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
 

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz a você hoje? Leia o Evangelho novamente, procurando identificar a mensagem que Jesus quer comunicar à sua vida.
“De fato, não somos dignos de que o Senhor entre em nossa morada interior. É verdade que somos templos do Espírito Santo e que ele habita em nós, mas por pura graça dele, e não por mérito nosso. Essa humildade é uma virtude para o cristão. E todo dia devemos ter o cuidado de nos perguntar se nossa vida está digna de acolher o Senhor. Não podemos deixar a vaidade ou a indiferença tomarem conta da nossa consciência. O centurião mediu Jesus pela sua autoridade de militar, afinal, ambos comandavam: ele, as forças militares, e Jesus, as forças sobrenaturais. Mas confiou na Palavra de Jesus e obteve a cura. Confiemos, igualmente, nessa Palavra de vida eterna, que cura e liberta!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
 
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O centurião dirigiu o seu pedido, ou seja, a sua oração a Jesus e foi atendido. O que você deseja expressar ao Senhor neste momento de oração? Você pode começar agradecendo a vida que Ele lhe dá e tudo de bom que lhe acontece. Apresente-lhe também as pessoas necessitadas.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você deseja viver este dia? Com que palavra ou atitude de Jesus você deseja viver hoje?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.