quarta-feira, 8 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 PARABÉNS MULHER!!😃 ■ Eles o condenarão à morte. – (Mt 20,17-28)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 08 de março de 2023 (quarta-feira) 067º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AS MAIS LINDAS PALAVRAS DE AMOR SÃO DITAS NO SILÊNCIO DE UM OLHAR.

(Leonardo da Vinci)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia Mundial da CÔR

Dia Internacional das Nações Unidas para os Direitos da MULHER e pela PAZ INTERNACIONAL

Dia Mundial do RIM

Dia Mundial da CIÊNCIA

Dia DO NEFROLOGISTA

Dia DA FUNDAÇÃO DA CASA DA MOEDA DO BRASIL NO RIO DE JANEIRO-RJ

Dia DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO GOVERNADOR ERNANI SÁTYRO (O AMIGÃO) EM CAMPINA GRANDE-PB

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Presidente Venceslau - Tietê (São Paulo) Ouro Fino (Minas Gerais) Marechal Deodoro (Alagoas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VERA LUCIA EVANGELISTA CAPARROZ (Eq 05 “ENS de Fátima” Setor de Garça /SP) DOMINGOS TONON (Eq 10 “ENS das Famílias” Setor de Garça /SP) GILSON RINALDI DE CARVALHO  (Brasília /DF) VITOR ZACHARIAS (LEO Clube de Garça /SP)RAUL JULINEI (Lions Clube de Chapadão do Sul /MS) MARCUS VINICIUS  MALDONADO (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) PDG ROBERTO FARIAS DUNGA (DLD8-Lions Clube de Porto União /SC)PDG ROBERTO LUIS DOTTO (DLC6-Lions Clube de Catanduva /SP)PDG PEDRO CRISÓSTOMO (D115 CS-Lions Clube de Castelo Branco /Portugal)VITORIA Z. FERREIRA (filha do Fabio DBG Presidente Prudente /SP)ELZA INÊS CORDEIRO SERAGUCI (Supermercado Seraguci - Garça / SP) Ana Lucia Beguine (Garça / SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA e FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE GUARARAPESó1964ó59ANOSó (Distrito LC 8) 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS

SANTo Apolônio de Antínoo

SANTo Estevão de Obazine

SANTo Hunfredo

SÃo Dutácio

SÃO Félix de Dunwich

SÃo Filémon

SÃo JOÃO DE dEUS

SÃO LITIFREDO

SÃo Pôncio de Cartago

SÃO Provino

SÃo Senano

SÃo Teofilacto

SÃO VEREMUND

SÃo Vicente Kadlubeck

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

No contexto da tirania do Império Romano, Jesus se contrapõe a essa lógica de domínio. Para ele, o maior de todos é o último, é aquele que serve. - O Filho do Homem não veio para ser servido – Mt 20,17-28

 

 

Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação (Sl 37,22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A Quaresma oportunamente apresenta o profeta Jeremias como figura do justo inocente, o próprio Jesus. Sua queixa, transformada em prece, oferece um modelo de fé e esperança para todo o povo de Deus, chamado a servir e dar a vida como o seu Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, TRANSFORMA-ME EM SERVIDOR DE MEUS SEMELHANTES, FAZENDO-ME SEMPRE PRONTO A DOAR MINHA VIDA PARA QUE O TEU AMOR CHEGUE ATÉ ELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzis-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08 de março de 2023 quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma

Apesar de todo mal recebido como retribuição ao seu serviço em favor da humanidade, Jesus faz um anuncio repleto de esperança: no final de sua missão não está a morte, mas a vida; não o fracasso, mas a vitória.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Jr 18,18-20) – Vinde, ataquemo-lo. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”. 19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 31(30)

 

Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

 

 

 

– 08 de março de 2023 quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

 

Eles o condenarão à morte.  (Mt 20,17-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

08/03    2ª QUARTA-FEIRA QUARESMA - A:

Campanha da Fraternidade 2023. Tema: Fraternidade e Fome. Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16)

Dia Internacional da Mulher

 

Mateus 20,25-28: “Jesus, porém, chamou-os e disse: - Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

 

Jesus, como foi difícil aos seus discípulos compreender, acolher e assumir o projeto de humanidade e de sociedade proposto pelo Reino de Deus, e que jamais poderia seguir os princípios da sociedade mundana.

A imagem de uma mesa eucarística, ao redor da qual todos têm assento estará sempre em contradição com a realidade da pirâmide social, com poucos no alto e uma multidão em baixo.

A pirâmide continua alimentando as competições, as ambições, as desigualdades, as insatisfações e as guerras da história humana.

No entanto, o senhor, Filho unigênito do Pai, princípio e fim de todo o universo, encarnou-se no meio de nós, não como o primeiro e o mais poderoso de todos, mas como aquele que  veio, não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida pela nossa redenção.

O senhor pregou e viveu um novo modelo de convivência humana, fundamentada na igualdade de todos como filhos e filhas de um mesmo Pai, o seu Pai do céu.

Mas, o nosso mundo tem preferido a disputa pelo poder, a ambição pelo primeiro lugar, o anseio da posição social, mesmo à custa do prejuízo dos outros e do descarte de multidões.

Senhor, eu sou tão fraco como eram os seus discípulos.

Grave em minha mente essas suas palavras: “Entre vós não deverá ser assim”, e  conceda-me a graça de reagir contra essas tentações de disputa de poder e de posição.

Em minha profissão e em meus encargos, e por melhor que seja minha posição social, que eu tenha sempre diante dos olhos a sua imagem de servidor, para  que  sinta a alegria de servir e de doar a minha vida, sem medo de perder, a não ser a sua graça.

 

Virgem Maria, interceda por todas as mães, para que eduquem seus filhos para o amor e a partilha fraterna. A senhora, que foi a mais humilde das servas do Senhor, ilumine a todos nós, e nos  guie pelos caminhos do seu Filho, por mais exigentes que sejam, na confiança de que é esse o caminho da vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao seguir para Jerusalém, Jesus corre sério risco de vida. Sabe que os chefes do povo estão ansiosos para capturá-lo. E o final já se prevê: prisão, condenação e morte. Jesus não se entrega à morte como algo inevitável ou fatal. Sua coerência de vida, seu pacto com a verdade, sua fidelidade aos planos do Pai, tudo isso o impele a prosseguir caminho. Eis que uma mulher desvia a atenção de Jesus para os filhos: quer para eles lugar de honra. O Mestre esclarece que vai entregar a vida por amor; enquanto a mãe fala de buscar segurança e posto importante para os filhos. Voltando-se para ela e seus dois filhos e para os demais discípulos, Jesus lhes esclarece o que significa segui-lo: assumir atitude de serviço na comunidade e entregar a própria vida por todos.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 20,17-28 - Servir como Jesus

 

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Estamos aqui conscientes de estar na presença divina em diálogo com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.

 

Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo que reza em nós, repetido a invocação: “ Divino Espírito Santo, necessito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devo seguir e força para ser fiel ao que me revelas.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Jesus foi se revelando aos seus discípulos e preparando-os para o mistério da cruz e da ressurreição. Procure o tema central da conversa de Jesus com os apóstolos? Observe a pedagogia de Jesus no diálogo entre eles.

 

“Jesus está a caminho de Jerusalém. Além de ser um longo percurso, o caminho é cheio de surpresas. Somente o grande amor ao Pai conserva o coração de Jesus em paz. Ser fiel quando tudo está bem não é tão exigente. Porém, quando o caminho leva ao sofrimento, a persistência deve ser multiplicada. Jesus não esconde dos apóstolos o Calvário. Dor e amor se misturam em um itinerário sem fim. A mãe de dois discípulos pede a Jesus um privilégio: na eternidade, colocar seus filhos um à esquerda e outro à direita dele. Jesus deixa claro que esse poder compete a Deus e que seus seguidores são convidados a imitá-lo, pois ele não veio para ser servido, mas para servir. Amar e servir são inseparáveis.”

 

2. Meditação (Caminho)

Procuro trazer o Evangelho para minha vida. O que o diálogo de Jesus com os doze diz para mim?

A mãe de Tiago e João faz para Jesus um pedido legitimo, que qualquer mãe faria para seus filhos. Será que nossos pedidos legítimos são sempre de acordo com o projeto de Deus?

Com que disposições acolhemos a resposta de Jesus?

 

3.Oração (Vida)

Senhor Deus, cura as feridas do meu coração. Renova minha fé e meu ânimo para eu enfrentar a vida com confiança e coragem.

Dá-me humildade que produz serenidade e tira de mim todo o orgulho que gera medo.

Capacita-me a aceitar-me como sou e de acordo com a tua vontade.

“Cria em mim, Senhor, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto”(cf. Sl 50). Que eu possa te amar acima de tudo e, sentindo teu amor, possa me amar e amar a todos sem distinção.

Conceda-me a graça de não me preocupar com o que os outros falam ou pensam a meu respeito, nem com minha posição social, mas disponível ao teu projeto para comigo.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver, concretamente, durante o dia os apelos que o Senhor me revelou?

Em que atitude quero crescer para que a proposta de Jesus se torne vida em mim?

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.