domingo, 7 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. - (Mt 9,18-26)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 08 DE JUNHO DE 2019 (segunda-feira) 188º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A CADA DOIS DEGRAUS QUE SUBIMOS NO SUCESSO, TEMOS QUE DESCER TRÊS NA DA HUMILDADE.
(Castro Alves)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DA CIÊNCIA
 DIA NACIONAL DO PESQUISADOR
 DIA MUNDIAL DA ALERGIA
 DIA INTERNACIONAL DA CÓCEGA  
 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cipó (Bahia) Ouro Preto (Minas Gerais) Carolina (Maranhão) Floriano  (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TELMA CRISTINA BECALETO DOS SANTOS (Bebidas São José-Garça/SP) DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI (Bispo Diocesano de Marilia /SP) NELSON SOARES RANGEL (Garça /SP) ROSANE CRISTINA KAGUEYAMA (Belo Horizonte /MG) NEIDE YOSHIE KANASHIRO FERREIRA (Garça /SP) ELZIRA BAPTISTA GUEDES (Garça /SP) RICARDO TADEU BAPTISTA (Lions Clube de Pederneiras /SP) TERESA CINEIRO CORREA (Bar e Emporio São José-Garça/SP) IVO MARIA JUNIOR (Garça /SP) Aline De Lima Abido (Garça/SP) Seleimar Fazion (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) ANGELICA MEIRELLES (Garça/SP)JAIME MATOS  (Garça /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PAULA COUTINHO BIGARELLI e LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIORó1994ó25 ANOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)

 Santo do Dia 
SANTO EUGÊNIO III
PEDRO VIGNE

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Na relação entre o humano e o divino, a iniciativa é sempre de Deus, que vai revelando o projeto que tem para cada um. A exemplo de Jesus, todo nosso agir seja em favor de um mundo sem morte nem sofrimento.
– Oração 
PAI, QUE MINHA RESPOSTA IMEDIATA AOS APELOS DE MEUS SEMELHANTES MANIFESTE A VERACIDADE DO QUE PROCLAMO POR MEIO DE PALAVRAS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e Dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum08 de julho de 2019
Deus rompe as barreiras entre o céu e a terra e se comunica com o ser humano. O encontro com Jesus pela fé sempre proporciona libertação e vida à pessoa.

1ª Leitura - (Gn 28,10-22a) - Jacó viu uma escada com a ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela e Deus que lhe falava. – Leitura do Livro do Gênesis:
Naqueles dias, 10Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. 11Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. 12E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.
13No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 14A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”.
16Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”.
18Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. 19E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. 20Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22aE esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 90/91
Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.


Evangelho do dia
2ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum08 de julho de 2019
Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. - (Mt 9,18-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Pais, orem por seus filhos”
 “Jesus virou-se e, vendo-a, disse:" Coragem, filha; a tua fé te salvou. "E daquele momento em diante a mulher foi curada”
(Mt 9,22).
Hoje, vemos duas realidades no Evangelho de sofrimentos que doam nas profundezas da alma e do coração. Primeiro, é o sofrimento de um homem de família que se aproximou de Jesus e disse: "Minha filha acabou de morrer". Aquele pai de uma família era um chefe, e o que ele poderia agora comandar na doença, na morte? Ele estava sendo dominado por uma profunda tristeza na alma.
Ele quer impotência por um pai, por uma mãe que não pode fazer nada por seu filho quando uma doença chega, muitas vezes, para levar em conta. Eu vejo a aflição de uma mãe quando sua pequenina, ainda no colo, fica doente! E então, muitos outros sofrimentos! O mundo de hoje, tão facilmente, rouba nossos filhos, pouco a pouco.
Que sofrimento é para um pai e uma mãe quando drogas, álcool, vida desenfreada, práticas mundanas roubam nossos filhos! O que resta para esses pais, muitas vezes, é chorar.
Queridos pais, queridas mães, Jesus é o Salvador da nossa casa e da nossa família. Dê seus filhos a Jesus, pergunte o que o chefe lhe perguntou: "Imponha sua mão a ela e ela viverá". Eles pedem a Jesus para colocar as mãos em seus filhos, mas você também precisa ser a mão de Deus tocando-os.
Pai e mãe, orem por seus filhos, mas não apenas um Pai Nosso e uma Ave Maria no canto de sua casa. Ore por seus filhos já no útero. Quando a mãe grávida, a primeira atitude é se alegrar, mas, junto com a alegria, a segunda atitude pode ser a de rezar.
Ore, seja uma bênção, comunique a bênção para seus filhos.
Hoje, infelizmente, nem as bênçãos das crianças pedem aos pais, e os pais mal dão a bênção aos seus filhos. Às vezes, eles alertam para buscar o Senhor depois que algo mais sério acontece. Ore, seja uma bênção, comunique a bênção para seus filhos.
Jesus quer abençoar como abençoar esta menina que estava dormindo. Nossos filhos estão dormindo, pois também estamos dormindo, e a mão de Jesus é para nos despertar, é para despertar nossos filhos.
Se você não consegue orar por seu filho quando ele está acordando, porque ele não gosta dele, ore quando ele está dormindo, deixe Jesus tocá-lo. Nós não permitimos nosso desânimo ou seu desânimo de qualquer situação que seu filho viva. Ore, verdadeiramente, colocando suas mãos abençoadas.
Não há graça maior do que os pais que oram por seus filhos. Acontece que muitos pais lamentam e choram em um canto e se organizam sem saber como viver o poder da graça e da oração.
Ore por você, porque você é o canal de comunicação da graça de Deus, para começar em casa.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O céu não está vazio
Direitos reservados evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, perante o aparente ditado dos elementos do mundo (a morte inapelável, uma doença incurável) Jairo e a “hemorróissa” apresentam uma nova esperança: Jesus Cristo! Nesta cena inverte-se a concepção do mundo —também hoje em auge— que vê o divino nas forças cósmicas, mas não num Deus ao que se pode rezar.

Não são os elementos do cosmos, nem as leis da matéria, o que definitivamente governa o mundo e o homem, mas um Deus pessoal. A “última palavra” tem-na a razão, a vontade, o amor: uma Pessoa. E se conhecermos esta Pessoa, e ela a nós, então o poder inexorável dos elementos materiais já não é a ultima instância; já não somos escravos do universo e das suas leis, agora somos livres.

—Jesus, contemplando-te a ti afiança-se em nós a confiança de que nada é casual nem fatal nas nossas vidas: há um Espírito que em ti se revelou como Amor. O céu não está vazio!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O relato de um milagre se encaixa no relato de outro. O primeiro, a cura de uma doença grave; o outro, a restituição da vida a uma menina morta. Em ambos os casos, duas atitudes são decisivas: a fé que pede e espera, e o toque físico de Jesus. Como em outras ocasiões, Jesus não se move com base em preconceitos: deixa-se tocar pela mulher considerada impura porque sofria de hemorragia. Depois toma a pequena defunta pela mão e a faz levantar-se. Tocar em defunto também era ação proibida pelas tradições antigas. Aquele que é a Vida e devolve a vida não pode contaminar-se tocando um cadáver. Onde Jesus está presente, podem-se dispensar os “flautistas e a multidão em alvoroço”, que celebram a morte: “Eu sou a ressurreição. Quem acredita em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 9,18-26 - Um toque de fé

Preparo-me para a Leitura rezando, com os internautas do mundo inteiro:
Jesus Mestre,
vós dissestes que a vida eterna consiste em
conhecer a vós e ao Pai.
Derramai sobre nós os dons do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine,
guie e fortaleça no vosso seguimento,
porque sois o único caminho para o Pai.
Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos, como São Paulo,
testemunhas vivas do vosso Evangelho.
Com Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos a vossa Palavra, meditando-a em nosso coração.

Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto do dia: Mt 9,18-26, e observo Jesus e as duas figuras femininas que aparecem.
Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: - A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo. Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram. Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada." Jesus virou, viu a mulher e disse:
- Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.
E naquele momento a mulher ficou curada. Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral, disse:
- Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!
Então começaram a caçoar dele. Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região.

Refletindo
Neste trecho do Evangelho onde aparecem duas figuras femininas - a menina e a mulher-, podemos destacar dois elementos fundamentais: a fé e o toque, o contato com Jesus. Podemos dizer que são dois elementos indispensáveis para nosso relacionamento com Deus. A mulher tocou a barra da capa de Jesus. A menina foi tomada pela mão por Jesus e se levantou. Podemos "tocar" Jesus na sua Palavra que acolhemos lendo a Bíblia, o Evangelho, recebendo a Eucaristia e os outros sacramentos: Batismo, Penitência, Crisma...Podemos encontrá-lo pela fé.
Lembrar outros textos sobre o mesmo tema:
Um deles é o o encontro da mulher pecadora com Jesus, narrado no capítulo 8º de Lucas.  Ele diz a Simeão referindo-se a ela: "Você não derramou óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por essa razão, eu declaro a você: “os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra pouco amor.»  E Jesus disse à mulher: «Seus pecados estão perdoados.»  Então os convidados começaram a pensar: «Quem é esse que até perdoa pecados?»  Mas Jesus disse à mulher: «Sua fé salvou você. Vá em paz!»

Ainda no capítulo oitavo de Lucas, há uma belíssima narrativa com testemunho de fé:

 Jesus ainda estava falando, quando um mensageiro da casa do chefe da sinagoga chegou, dizendo: «Sua filha morreu; não incomode mais o Mestre.»  Jesus ouviu a notícia, e disse a Jairo: «Não tenha medo; apenas tenha fé, e ela será salva.»  Quando chegou à casa, Jesus não deixou ninguém entrar com ele, a não ser Pedro, João e Tiago, junto com o pai e a mãe da menina.  Todos choravam e batiam no peito por causa dela. Jesus disse: «Não chorem: ela não morreu. Está apenas dormindo.» Os presentes começaram a zombar de Jesus, pois sabiam que a menina já estava morta.  No entanto, Jesus tomou a menina pela mão e a chamou, dizendo: «Menina, levante-se.»  A menina voltou a respirar, levantou-se no mesmo instante, e Jesus mandou que lhe dessem de comer.  Seus pais ficaram muito admirados. E Jesus lhes ordenou que não dissessem nada a ninguém sobre o que havia acontecido.
Muitos são os testemunhos de fé no Evangelho.  Vamos agora à meditação.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Como é minha experiência de Deus? Tem os dois fundamentos que aparecem no Evangelho de hoje: fé e contato com Deus? Que tipo de contato tenho com Deus? Pelo diálogo, na oração? Pela Palavra que leio e transformo em vida? Pela Eucaristia onde me alimento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo? Na pessoa dos irmãos? Na comunidade? No silêncio?

Meditando
Os bispos, em Aparecida afirmaram: "Também o encontramos (Jesus) de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo" (DAp 257).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e concluo com a oração que é uma conhecida canção:


Basta que me toques, Senhor

Basta que me toques, Senhor

Minha alma fortalecerá

Se a noite escura está
Tua presença me guiará
Basta que me toques, Senhor
Basta que me olhes, Senhor...
Basta que me ames, Senhor...
Basta que eu te busque, Senhor...
Basta que eu te encontre, Senhor...
Basta que eu te fale, Senhor...
Basta que eu te ame, Senhor...
Basta que eu te siga, Senhor...

CD Canções para orar 2 - Paulinas COMEP
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero perceber hoje, o toque de Deus nas mais simples e diferentes situações.
Recordo a palavra dos bispos em Aparecida: "Nossos povos se identificam particularmente com o Cristo sofredor, olham-no, beijam-no ou tocam seus pés machucados, como se dissessem: Este é "o que me amou e se entregou por mim" (Gl 2,20). Muitos deles golpeados, ignorados despojados, não abaixam os braços. Com sua religiosidade característica se agarram no imenso amor que Deus tem por eles e que lhes recorda permanentemente sua própria dignidade." (DAp 257, 265).
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.