quarta-feira, 14 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.” - (Jo 5,17-30)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 14 DE MARÇO DE 2018 (quarta-feira) 73º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA AINDA NÃO TERMINOU. E JÁ DIZIA O POETA "QUE OS SONHOS NÃO ENVELHECEM..."”.
(Padre Fábio de Melo)

 Datas Comemorativas 
DIA DO AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS
DIA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA OU ENURESE
DIA DO MARXISMO
DIA DO VENDEDOR DE LIVROS
DIA DOS CARECAS
DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO CONTRA AS REPRESAS E EM DEFESA DOS RIOS, DA ÁGUA E DA VIDA

Dia do aniversário DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Batatais (São Paulo) Dionísio Cerqueira - Rodeio (Santa Catarina) Arneiroz - Nova Olinda (Ceará)Grandes Rios (Paraná) Governador Mangabeira (Bahia) Santa Inês (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JONATHAN BARBOSA MAURICIO (Macrocontábil Conessa-Lions Clube Universitário de Garça /SP)LUCIANA CRISTINA FRASSON GONZALES (RCG - Lions Clube de Garça /SP)PAULO RICARDO RIBEIRO JACOB DE SOUZA (Leo Clube de Garça /SP)ISA RODRIGUES MENDONÇA (Leo Clube de Agudos Açucena da Serra-Bauru /SP)RENATO CONESSA ARAUJO  (primo Brasília /DF)ELIANE QUINTAO  (prima Brasília /DF)ELAINE CRUZ DE SOUZA (EQ 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)ELIZABETE MARIA DA SILVA (EQ 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)ELAINE CRISTINA SITTA (Garça /SP)GEORGE ANTONIO NOGUEIRA (GV - Fortaleza / CE)MAURO MARCELO DA CUNHA (Garça /SP)THAIS TRAMONTINA TOFFOLI (Garça /SP)JOSÉ LUIZ SANTOS SILVA (Garça /SP)JURACY LEÃO (Garça /SP)ISABELA MOYSÉS  (Garça /SP) Maria Amélia Zancopé Pietro (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE VERA CRUZó1969ó49 ANOS ó (Distrito LC 8)


 Santo do Dia 
SANTA MATILDE

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação!  (Sl 68,14).
O Senhor tem por nós um amor superior ao amor de mãe, pois não há possibilidade de ele esquecer seus filhos e filhas. A exemplo de Jesus, estejamos sempre unidos ao Pai.
Oração
PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VIDA, BANINDO TODO EGOÍSMO QUE ME AFASTA DE TI, E NÃO PERMITINDO QUE EU JAMAIS DUVIDE DE TEU AMOR E POSSA ASSIM SER SEU COLABORADOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para convosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
14 de março de 2018 quarta-feira da 4ª Semana da Quaresma
Em seu imenso amor, o Senhor nada nos deixa faltar. De Jesus aprendemos a obediência perfeita ao Pai. Abraçados pela ternura de Deus, acolhamos sua Palavra.

1ª Leitura - (Is 49,8-15) -Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para restaurar a terra.Leitura do Livro do Profeta Isaías:

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.
11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre?Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 144 (145)
Misericórdia e piedade é o Senhor.

Evangelho do dia
14 de março de 2018 quarta-feira da 4ª Semana da Quaresma
" Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. - (Jo 5,17-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Sejamos colaboradores do jardim divino
Trabalhemos como o Pai que não se cansa para que o jardim de Deus seja cuidado
Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho” (João 7,17).
O Pai trabalha criando e recriando o mundo e Seu Filho veio para continuar no meio de nós, veio para levar à plenitude o trabalho do Pai. O bom jardineiro criou esse jardim maravilhoso que é a terra onde vivemos, aqui plantou a vida e, colocou cada um de nós, para cuidar dele. Mas houve aqueles que estragaram o jardim, deixaram ervas daninhas entrar  nele. O Pai enviou o Seu Filho para colocar ordem nesse jardim, para salvá-lo, para que ele não fosse condenado, mas que fosse salvo e verdadeiramente resgatado.
Precisamos ser colaboradores do jardim divino e não destruidores da vida que Deus criou. Há aqueles que, infelizmente, não trabalham para a vida, trabalham para a destruição da vida. Há aqueles que não semeiam a vida, pelo contrário, semeiam o joio, a semente corrompida para que se estrague o jardim da vida. Nem preciso dizer o que fazem as sementes da maldição, da inveja, da mentira, das fofocas e das maledicências; são essas que estragam o jardim de Deus, estragam o coração humano que é o lugar, por excelência, da morada de Deus.
Trabalhemos como o Pai que não se cansa, a fim de que, o jardim de Deus seja cuidado, preservado, salvo e restaurado.
O bom operário da messe do Senhor é aquele que põe a mão na massa e vai trabalhar para construir a vida. “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna”.
O trabalho é para que a nossa vida seja plena e resgatada, para isso é preciso trabalhar com empenho, antes de tudo, na nossa própria alma: expulsando, tirando, purificando aquilo que não é vida. Têm que “aparar as arestas”; há muitas ervas daninhas para ser arrancadas; é preciso que esse trabalho esteja presente sempre em nossa vida.
Deus abençoe você!

ReflexãoO quarto Evangelho manifesta diretamente que Jesus é o Filho de Deus
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—centramos a nossa atenção na imagem de Jesus segundo o quarto Evangelho. No “Jesus dos sinóticos” (primeiras três semanas da Quaresma) o mistério da sua unidade com o Pai está sempre presente e determina tudo, mas permanece oculto sob sua humanidade. Disso, perceberam-se progressivamente (também de forma inesperada em alguns momentos) os seus discípulos e seus adversários.
No Evangelho de São João—onde não ouvimos parábolas, mas grandes sermões centrados em imagens, e onde o cenário principal da atuação do Senhor transladou-se da Galileia a Jerusalém— a divindade de Jesus aparece simplesmente. Suas disputas com as autoridades judias do Templo constituem já no seu conjunto, por assim dize-lo, o futuro processo de Jesus ante o Sanedrim, episódio este que João, contrariamente aos sinóticos, não o considera propriamente um juízo.
—Jesus, Tu nos fazes conhecer a Deus porque eres o Filho Unigênito que está em o coração do Pai (cf. Jo 1,18).

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Quando recebo o dom da Vida?
- Há maneiras diversas de atentar contra a vida?
- Tenho tendência para julgar meu próximo?
- Como encaro a realidade da morte? É difícil pensar nela?
- Tenho em mente alguém de meu relacionamento que teve vida santa e não está mais entre nós?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 5,17-30 - Quem crê tem a vida eterna
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente
virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade. 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet,
nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor!
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto Jo 5,17-30.
Então Jesus disse a eles:
- O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.
E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado, ele afirmava que Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus
Então Jesus disse a eles:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também, pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que está fazendo. E vai mostrar a ele coisas ainda maiores do que essas, e vocês vão ficar admirados. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que ele quer. O Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar a fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Pai. Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem.
- Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados.
Jesus continuou a falar a eles. Ele disse:
- Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas julgo de acordo com o que o Pai me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
REFLETINDO
Jesus começa falando das obras, aos líderes dos judeus. Não de conhecimento. É um discurso que revela a natureza e a missão do Mestre. E que revela também o Pai. O Pai ama o Filho, ressuscita, dá vida, não julga ninguém. É misericordioso. O Pai enviou o Filho e o Filho faz o que vê o Pai fazer. Quem não respeita o Filho, também não respeita o Pai. E o segredo da vida eterna é ouvir estas palavras e crer.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que a Palavra diz para mim?
Qual é a minha escala de valores?
MEDITANDO COM A IGREJA
Os bispos, em Aparecida, falaram deste mistério de profunda comunhão da Trindade que experimentamos no Batismo, nos sacramentos, na Eucaristia: "É Deus Pai que nos atrai por meio da entrega eucarística de seu Filho (cf. Jo 6,44), dom de amor com o qual saiu ao encontro de seus filhos, para que, renovados pela força do Espírito, possamos chamá-lo de Pai: "Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu próprio Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da lei, para nos libertar do domínio da lei e fazer com que recebêssemos a condição de filhos adotivos de Deus. E porque já somos filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho a nossos corações e o Espírito clama: Abbá! Pai!" (Gl 4,4-5). Trata-se de uma nova criação, onde o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, renova a vida das criaturas." (DAp 241).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja, a
Oração da CF

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Como discípulo/a de Jesus, deixo-me conduzir pela fé e
pela certeza de que Deus é meu Pai.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.