quinta-feira, 22 de agosto de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eis que conceberás e darás à luz um filho. - (Lc 1,26-38)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 22 DE AGOSTO de 2019 (quinta-feira) 234º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ÉTICA É SABER A DIFERENÇA ENTRE O QUE VOCÊ TEM O DIREITO DE FAZER E O QUE É CERTO FAZER.
(Potter Stewart)


 Datas Comemorativas 
 DIA DO FOLCLORE
DIA MUNDIAL DO FOLCLORE
DIA DO EXCEPCIONAL
DIA DO SUPERVISOR DA EDUCAÇÃO
SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (20 a 26 de agosto)
SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araraquara - Brodowski - Inúbia PaulistaTaquaral (São Paulo) Nilópolis - São João de Meriti (Rio de Janeiro) Cajazeiras (Paraíba) Itororó (Bahia) Canapi - Inhapi (Alagoas) Caracol Cocal (Piauí) Colatina (Espírito Santo)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:   LEONARDO DE TOLEDO FERREIRA (Cirurgião Dentista - Marilia /SP)ELIZABETE MARINELLI TERENZI (Lions Clube de Mirandópolis /SP)MARIA ISMENIA VIEIRA CABESTRE (Lions Clube de BAURU NORTE/SP)PDG PLINIO KLEIN (DLD4-Lions Clube de São Borja /RS) DANIELA COSTA (Contadora Garça/SP) MARIA HELENA BERTONE (Garça/SP) Pe GUILHERME MASSOCA BAPTISTA (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia /SP)CARMEM LÚCIA REDOAN (Belo Horizonte /MG)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARTA ALICE NELLI BAHIA e ETIENNE BIM BAHIAó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 03 NOSSA SENHORA DAS GRAÇASó1970ó49 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA RAINHA
Memória instituída por Pio 12, visa aproximar a realeza da Virgem à sua gloriosa assunção ao céu. A realeza messiânica é o estado a que são destinados todos os cristãos; Maria foi a primeira a realizar em si a promessa de Jesus:Comereis e bebereis à minha mesa. Maria é proposta como modelo e sinal de esperança e alegria para os cristãos.
SÃO FELIPE BENÍCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- A rainha está à vossa direita com suas vestes de ouro, ornada de esplendor (Sl 44,10).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Memória instituída por Pio 12 em 1955, visa aproximar a realeza da Virgem à sua gloriosa assunção ao céu. O reinado de Deus é a realização plena de sua vontade. Maria é Rainha, porque soube realizar só e sempre a vontade do Pai. 
– Oração 
PAI, PLENIFICA-ME COM TUA GRAÇA, COMO FIZESTE COM MARIA, DE FORMA QUE EU POSSA SER FIEL COMO ELA AO TEU DESÍGNIO DE SALVAÇÃO PARA A HUMANIDADE.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que fizestes a mãe do vosso filho nossa mãe e rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Quinta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum22 de agosto de 2019 Nossa Senhora Rainha . Memória
Maria aceita a proposta de Deus de se tornar a mãe do Salvador, a luz que resplandeceu, o príncipe da paz cujo Reino é eterno.

1ª Leitura - (Is 9,1-6)  - Foi-nos dado um filho. – Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais —, tu os abateste como na jornada de Madiã.
4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.
6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  112(113)
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade!

Evangelho do dia
Quinta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum22 de agosto de 2019 Nossa Senhora Rainha . Memória
Eis que conceberás e darás à luz um filho.  - (Lc 1,26-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo;
és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28). 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A humildade é nosso caminho de santificação”
 O anjo entrou onde Ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
(Lucas 1,28).
Hoje, celebramos a festa de Nossa Senhora Rainha do Céu e da Terra. Reconhecemos aquilo que Deus reconheceu. Maria, Sua Mãe, a serva fiel do Senhor, é Aquela que reina no Céu como mãe de todos nós.
O reinado de Maria, na verdade, é o reinado de Cristo, pois o Rei é Jesus. Ele é o Rei da nossa vida, Rei do universo e de toda a criação. Ele reconheceu sua Mãe, a primeira discípula, Aquela que O seguiu, que deu-Lhe a vida pela causa do Reino como rainha.
Onde estão os méritos de Maria? Naquilo que Deus também deseja nos coroar. A coroa de Maria é ornada pelas virtudes evangélicas que brilham no coração dessa serva fiel do Senhor.
Não confundamos o reinado de Maria, não confundamos Maria Rainha com as rainhas desse mundo em que estamos.
Hoje, reconhecemos reis e rainhas, a realeza do mundo está baseada na vaidade, nos critérios humanos de beleza, de valores materiais e assim por diante. O critério no Reino de Deus são as virtudes, e a primeira delas é a humildade.
Quando olhamos para Maria, percebemos quanto brilha a humildade em tudo aquilo que ela é e faz. Não se prevaleceu pelo orgulho: “Sou a mãe de Jesus”. Ela nunca deixou-se envaidecer porque, na verdade, as vaidades tiram o reinado de Cristo.
“O critério no Reino de Deus são as virtudes, e a primeira delas é a humildade.”
Quando nos deixamos levar pelas vaidades, quando elas tomam conta do nosso coração, elas reinam nos nossos sentimentos, nos nossos pensamentos e em tudo aquilo que fazemos e realizamos. A vaidade toma conta daquilo que nos preocupa e nos ocupamos em fazer os desejos egoístas da vaidade.
Maria deixou Jesus reinar no seu coração, Ela deu o primado da sua alma para Deus, deixou que Ele reinasse. No Reino de Deus nos tornamos seus servos e reinamos com Ele quando O reconhecemos como nosso rei. Maria é a Rainha, Aquela que serviu mais do que todos, foi mais humilde em todas as situações e condições, foi Aquela quem deixou Deus reinar em nossa vida.
Por isso, “Te exaltamos, Virgem Maria, Te aclamamos a Rainha do Céu e da Terra. Ensina-nos a via da humildade, o caminho da pequenez, liberta-nos do caminho da vaidade no qual estamos deixando sucumbir a nossa alma e o nosso coração. Liberta-nos desses caminhos tortuosos da vida que nos escravizam. Ajude-nos a trilhar o caminho do Céu e permita que somente Jesus reine em nosso coração, em nossa vida e em tudo aquilo que fazemos.
Não nos permita, Mãe querida, buscarmos reconhecimentos humanos, aplausos, curtições, e que essas coisas façam crescer o nosso sentimento de vaidade, mas que busquemos a humildade do Evangelho como nosso caminho de santificação. Maria, mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra, rogai por nós”.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O "castigo" de Deus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, escutamos do Senhor uma palavra que, de repente, parece “não encaixar” com seu Amor misericordioso: O “castigo”. Mas, seus castigos não são como os nossos, no sentido de que Deus estabeleça multas policiais e goste de nos prejudicar. A expressão “castigo de Deus” manifesta que errei no bom caminho e podem me sobrevir consequências posteriores por seguir rastros falsos e abandonar a verdadeira vida.

Na linguagem divina, o castigo é a situação na que entra o ser humano quando se afasta da sua autêntica essência, ou quando não respeita a dignidade de outra pessoa, dando as costas à verdade... Então o individuo utiliza sua liberdade, sim, mas também abusa dela. Por este falso caminho o homem pisoteia aquilo para o que tem sido criado, se destruindo a si mesmo.

—Senhor, tu és meu Criador, que vieste a nós deixando teu rastro na terra. Faz que veja no teu rastro meu caminho..

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Esta memória litúrgica foi introduzida na Igreja pelo papa Pio XII, em 1954. Fixada para este dia, a celebração quis pôr em relevo a estreita ligação que há entre a dignidade régia da Mãe de Deus e sua Assunção aos céus (cf. Missal cotidiano).
Ao longo da história da Igreja, muitas características foram acrescentadas ao título “Rainha”: “Rainha dos Apóstolos”, “Rainha da paz”…
Não se trata de poder ou domínio atribuídos a Maria, mas de plenitude da bondade espiritual que ela derrama sobre a humanidade. Sua realeza é toda de ternura. O título “Rainha”, portanto, não estabelece distância entre Maria e a nossa pequenez.
Ao contrário, lembra a vocação real de todos à dignidade de filhos e filhas de Deus, que Maria não só realizou em si mesma, mas que também nos ajuda a conseguir com seu ser e ação.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,26-38 - NOSSA SENHORA RAINHA

Oração Inicial
Memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha.
O Evangelho de hoje nos relata o anúncio do anjo Gabriel a Maria.
Maria é totalmente impregnada pela presença do Espírito Santo para conceber e gerar o Filho de Deus.
Peçamos que o mesmo Espírito que gerou Jesus no seio de Maria nos configure a cada dia ao Cristo pela escuta e meditação da Palavra: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Leia-o em voz alta e pausadamente e procure repetir as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual tema perpassa o diálogo?
“Os relatos evangélicos da infância de Jesus são frutos do aprofundamento e da compreensão da fé cristã. Eles são consequência, assim como todo o evangelho, da ressurreição de Jesus Cristo, que é o fundamento da fé cristã. No texto do anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel a Maria, a jovem de Nazaré é apresentada como aquela que recebeu o favor de Deus. O favor de Deus a Maria é a sua eleição para ser, segundo a carne, mãe do Filho único de Deus. A iniciativa da encarnação do Verbo é de Deus, mas, para ser plenamente humano, Deus conta com o consentimento livre de Maria, que, com José, seu esposo, dará existência histórica e humana à Palavra eterna do Pai. Assim como a idade avançada de Zacarias e Isabel e a esterilidade desta não foram impedimento para a concepção de João Batista, do mesmo modo a dificuldade humana da virgindade de Maria será superada pelo poder divino na concepção de Jesus. Na resposta a Deus, Maria se confia plenamente ao Senhor, sem reservas nem condições. Nisso ela é modelo de discípulo: ela é a mulher que escuta a palavra e a põe em prática” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Como você compreende a missão confiada a Maria de ser Mãe do Filho de Deus? Como acolhe a ação do Espírito Santo, que realiza a obra de Deus em nós? Como entende o “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” na vida de Maria e na sua? O que significa estar disponível aos projetos de Deus?
“Um dos momentos mais sublimes da história da nossa salvação é o anúncio do Arcanjo Gabriel a Maria, de que ela foi escolhida para ser a mãe do Salvador. O sonho de Deus começa a ser gestado no ventre virginal daquela que foi preparada para essa missão. A demonstração de fé de Maria é um espelho para nossa vivência do discipulado. O Senhor nos pede nossa resposta de amor ao seu projeto de construção do Reino. Maria, mesmo sem entender o que estava acontecendo, colocou toda sua confiança em Deus. Acreditou no Deus que realiza o impossível, como o fizera com Isabel. Seja como a dela a nossa resposta: ‘Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra!’” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Acolhemos hoje o anúncio da nossa redenção. Deus escolheu habitar entre nós.
Proclamemos as maravilhas da encarnação de Cristo, rezando:

O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
E ela concebeu do Espírito Santo.
Eis aqui a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
E o Verbo divino se fez homem.
E habitou entre nós.
Ave-Maria…
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: “Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Glória ao Pai…
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Em quais realidades você percebe a necessidade de uma pronta resposta aos apelos do Senhor? O que você pretende fazer para que isso aconteça?

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.