quinta-feira, 23 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Quem não está comigo, está contra mim.” - (Lc 11,14-23)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 23 DE MARÇO DE 2017 (Quinta-feira) 82º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O SABER SE APRENDE COM OS MESTRES. A SABEDORIA, SÓ COM O CORRIQUEIRO DA VIDA.
(Cora Coralina)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA
DIA MUNDIAL DA TARTARUGA
DIA DO TERCEIRO SETOR
DIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Américo Brasiliense - Barão de Antonina - Barra do Turvo - Borborema - Campo Limpo Paulista - Coronel Macedo - Dumont - Estrela do Norte - Francisco Morato - Iperó - Ipeúna - Itapura - Itupeva - Lindóia - Louveira - Mira Estrela - Monções - Nova Independência - Orindiúva - PindoramaPotirendaba - Rafard - Ribeirão do Sul - Rio Grande da Serra - Roseira - Santa Clara D'Oeste - Santa Ernestina - Santana da Ponte Pensa - Tarabai - Teodoro Sampaio - União Paulista - Várzea Paulista (São Paulo) Brejinho (Rio Grande do Norte) Indaial (Santa Catarina) Tucano (Bahia) Boquim (Sergipe) Telêmaco Borba (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRA (Eq. 04 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP)LUIZ CARLOS ”Lobão” SOARES (Garça/SP)Dr MARCOS EIDI TAKIUTI (Medico Garça /SP)AFONSO CESAR CAFFER (Garça /SP)PDG DINIZART SIBINELLI (PDG/DLC 2 - Lions Clube de São Paulo Casa Verde /SP)BRUNO GATTO DE FREITAS (Lions Clube de Marilia /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE BAURU NORTE ó1966ó51 ANOSó(Distrito LC 8)

Santo do Dia
SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO
SANTA RAFKA (Rebeca)  ■


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Não reconhecer Jesus como o portador de um projeto de salvação significa recusar a voz e a correção de Deus. A liturgia nos convida a acolher os apelos divinos, fazendo opção por Jesus.
 Oração
PAI, TRANSFORMA-ME EM INSTRUMENTO DE TEU AMOR MISERICORDIOSO, A EXEMPLO DE JESUS. POR ONDE EU PASSAR POSSA SER TESTEMUNHA DE QUE TEU REINO JÁ CHEGOU PARA NÓS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
À medida que se aproxima a festa da salvação, nós vos pedimos, Ó Deus,  que nos preparemos com maior empenho para celebrar o mistério da Páscoa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Quinta-feira da 3ª Semana da Quaresma - 23/03/2017
Abramos os ouvidos e o coração à Palavra que será proclamada, a qual nos mostra os caminhos do Senhor e a presença do Reino entre nós.


1ª Leitura (Jr 7,23-28) – “Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes.
24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 94(95)
Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

Evangelho do dia
Quinta-feira da 3ª Semana da Quaresma - 23/03/2017
Quem não está comigo, está contra mim. - (Lc 11,14-23)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, soois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus; ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Cristo nos preserva de todo mal
Para sermos preservados do mal, da divisão que ele causa no mundo, permaneçamos no coração de Jesus!
Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra  (Lucas 11, 17).
Hoje, Jesus está nos mostrando, a partir da acusação feita contra Ele, a ação perversa que o maligno, o príncipe das trevas, realiza no meio de nós.
A primeira coisa é que ele [demônio] é divisor, ele divide o Reino de Deus. Não foi Deus quem dividiu, mas sim o demônio. Ele pertencia ao Reino de Deus, mas quando não quis mais viver de acordo com a graça e a luz divina, quando quis ter luz própria, ser mais do que Deus, ele se dividiu.
O demônio causa separações, realiza divisões e coloca as pessoas umas contra as outras, porque todo reino dividido contra si mesmo se destrói. Porém, o Reino de Deus é único, não é dividido; ele pode até ter diversidade de opinião, de formação e pessoas, mas em Deus ele é um só. Não existem dois Reinos de Deus!
Pode haver igrejas diferentes, pessoas com visões diferentes, pode ter pessoas que levam o seu erro como certo, mas não são as pessoas que decidem sobre o Reino de Deus. Não é o padre nem o pastor. É Deus quem está à frente no Reino de Deus, e Jesus é o Senhor!
Infelizmente, as mãos humanas, o coração do homem, levado pelas insídias do maligno, tentou tantas vezes dilacerar, dividir o Reino de Deus. Vemos em nosso meio um verdadeiro escândalo diabólico da ação do maligno na humanidade, inclusive no seio da Igreja, dos seguidores de Cristo. Podemos até viver separados, mas a separação só acontece quando permitimos isso acontecer entre nós.
Quem ama Jesus de verdade e ama seu próximo acima de tudo (o próximo é a extensão de Deus no nosso meio), não conhece a divisão, ama o outro independente da religião e da convicção que tem, e não se deixa levar por seus ressentimentos, mágoas, dogmas, concepções de vida etc. Ele ama a todos, porque o Reino de Deus abrange todos! Ele não semeia a divisão, a discórdia, não coloca as pessoas umas contra as outras.
Quem coloca as pessoas umas contra as outras é o príncipe das trevas. O seu reino é destruído, porque é dividido, é um reino onde as pessoas se dividem.
Para não ficarmos divididos nem destruídos, temos de permanecer no coração de Jesus, porque lá os demônios fogem, não chegam nem se aproximam. O maligno se aproxima de nós quando saímos do coração de Jesus, quando seguimos nossas convicções humanas, quando nos deixamos guiar pelo nosso orgulho, pela nossa cabeça humana e não nos deixamos ser conduzidos pelo Espírito do Senhor.
Para sermos preservados do mal, da divisão que ele causa no mundo, permaneçamos no coração de Jesus, pois nele se realiza a unidade do Reino de Deus! A única coisa que Ele divide é aquilo que não é do Reino, porque o que não é não cabe nele.
Temos de permanecer unidos, juntos ao coração de Jesus, porque Ele nos preserva de todo o mal!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Lc 11, 14-23
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Estamos vivendo uma época em que as posições em relação a Satanás são contraditórias. Existem algumas pessoas que dizem que o demônio não existe que é uma espécie de personificação das más tendências e inclinações das pessoas e que essa história de anjo decaído não passa de mitologia. Por outro lado, existem os que absolutizam a ação do demônio, de modo que tudo é o inimigo agindo, é fruto do maligno e outras coisas do gênero.
A Igreja afirma a existência do demônio, mas também afirma que o poder de Deus é infinitamente superior ao dele.
No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra o seu poder sobre o maligno, poder que se manifesta na totalidade no Mistério Pascal, que é a derrota definitiva do antigo inimigo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Estou com Cristo? Em que sentido?
- É difícil contentar a todos. Procuro ser flexível diante dos problemas de relacionamento com o próximo?
- Qual seria o melhor modo de mostrar que acredito fielmente nos poderes divinos de Jesus?
- Quem é poderoso neste mundo será poderoso também no outro?
 - Em que consiste o verdadeiro poder?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Faça uma leitura atenta do Evangelho de hoje, destacando as palavras e os personagens que mais lhe chamaram atenção durante a leitura, e busque identificar seu tema central. Neste primeiro passo da leitura orante, concentre-se no real significado do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? De que forma você compreende e acolhe os ensinamentos de Jesus? Pense por alguns instantes nas diversas ações de Jesus para que as pessoas tivessem uma vida digna: ensinamentos, curas, milagres… O que os gestos de Jesus dizem a você hoje?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Mantendo em mente a Palavra de Deus que você meditou, reflita: quais demônios nos cercam, nos aprisionam e impedem que vivamos com dignidade? É desejo de Deus que todos os seus filhos vivam com dignidade. Faça a sua oração apresentando ao Senhor as realidades de sofrimento e peça-lhe para que as transforme.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.