domingo, 14 de outubro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vende tudo o que tens e segue-me! - (Mc 10,17-30)


– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES  
 GARÇA/SP, 14 DE OUTUBRO DE 2018 (domingo) 287º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SEJA ADULTO O SUFICIENTE PARA SER FORTE E CRIANÇA O BASTANTE PARA SER FELIZ...
(Adriana Albuquerque)

 Datas Comemorativas 
DIA DO NACIONAL DO METEOROLOGISTA
DIA NACIONAL DA PECUÁRIA
DIA MUNDIAL DA PADRONIZAÇÃO
DIA MUNDIAL DA ESPIROMETRIA
DIA INTERNACIONAL PARA SALVAR OS GOLFINHOS NO JAPÃO
DIA EUROPEU DOS PAIS E A ESCOLA
DIA DA CRIANÇA (SP)
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ananás - Axixá do Tocantins - Sítio Novo do Tocantins (Tocantins) Piranhas - São Domingos (Goiás) Sarandi (Paraná) Montadas - Nova Palmeira (Paraíba) Guaíba (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MORGANA HELENA ROCHA MORENO (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) VIVIANE HELENA ROCHA (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) Irmã RENATA TONELLO (AE – EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP) SILVANA DE FÁTIMA REIS ESCAQUETE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) VIvAne bAracat Chiaradia (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA HELENA DE OLIVEIRA RUBELLO (filhinha da Silvia ex-Macrocontábil Conessa-Garça /SP) SANDRA ALVES DA SILVA OLIVEIRA (BB-Brasília/DF) NILSON NÉRIO PEREIRA (FAEF-Garça /SP) VALTER LANZA NETO (Marilia /SP) Mariana Coutinho  Cavalcante (Agudos/SP) Gabriela Zotti (Garça /SP) ClEUZa DE LiMA (Garça /SP) SILVIA CRISTINa PAZZINI DA SILVA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  NELMA E ALMIR CAMPELLOó1964ó54 ANOS (Lions Clube de RIO DE JANEIRO /RJ)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GUARAÇAIó1998ó20 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO CALISTO I
Calisto (Itália, séc III), sucessor do papa Zeferino, de quem era diácono, ligou seu nome às catacumbas romanas e ao culto aos mártires. Defensor da fé trinitária, sofreu o martírio em Roma, em 222, no lugar onde surgiu a igreja que tem o seu nome.
SÃO BURCHARDO

- Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel! (Sl 129,3).
A liturgia nos revela as exigências do seguimento de Jesus, as quais ele nos ajuda a cumprir por meio da sabedoria que nos vem de sua Palavra e do discernimento que nos chama a ter em nossas opções. Porque Deus é bom, ele nos ensina que o apego às riquezas não combina com os valores do seu Reino. Como irmãos e irmãs e discípulos do Senhor, escolhamos o caminho da caridade e da solidariedade com os empobrecidos.
Oração
SENHOR JESUS, REFORÇA MINHA LIBERDADE INTERIOR DE FORMA QUE NADA, NESTE MUNDO, ME IMPEÇA DE CUMPRIR A VONTADE DO PAI.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
14/10/2018 Domingo da 28ª Semana do Tempo Comum
Deixemo-nos penetrar e julgar pela Palavra de Deus. Ela é viva e eficaz para nos cumular da sabedoria que nos ajuda a discernir o que é importante e o que deve ser posto de lado no seguimento de Jesus.

1ª Leitura (Sb 7,7-11) – Em comparação com a Sabedoria Leitura do livro da Sabedoria:

7“Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria.
8Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. 10Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. 11Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial  89 (90)
Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria!


2ª Leitura (Hb 4,12-13) – A Palavra de Deus julga os pensamentos e as intenções do coração. Leitura da carta aos Hebreus:

12A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
14/10/2018 Domingo da 28ª Semana do Tempo Comum
Vende tudo o que tens e segue-me! - (Mc 10,17-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”.
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.
21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”
27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
28Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A maior riqueza da nossa vida é o Reino de Deus
A grande miséria do mundo é transformar riquezas em bens absolutos, é fazer da riqueza e do dinheiro o sentido da vida e da existência!

“Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” (Marcos 10,22).

Quando escutamos essa sentença de Jesus, achamos que Ele estava condenando os ricos. De forma nenhuma! Ele estava fazendo uma constatação da dificuldade que todos aqueles que se apegam às riquezas têm para entrar na lógica e na dinâmica do Reino de Deus.

O Reino exige desprendimento e apego a uma única riqueza: o próprio Deus. Quando qualquer pessoa tem dificuldade de se desprender do que tem ou de ter o coração voltado para esta única riqueza, dificilmente consegue viver o Reino de Deus na sua vida, porque vive, constantemente, com o coração dividido. O coração ora aqui e ora acolá, e o Reino de Deus está no meio de nós para cuidar do nosso coração.

Do outro lado, o Reino de Deus cria em nós um coração desprendido e, ao mesmo tempo, fraterno, solidário, ensinando-nos a cuidar um do outro. Às vezes, a pessoa nem tem riquezas, mas tem um pouquinho de coisa na vida, então, ela se apega àquilo que tem e não divide com ninguém, não se preocupa com os outros. Que miséria de vida!

A grande miséria do mundo é transformar riquezas em bens absolutos, é fazer da riqueza e do dinheiro o sentido da vida e da existência, e isso torna a pessoa totalmente pobre e miserável.

Não é nenhum problema trabalhar, adquirir seus bens, tornar-se uma pessoa rica por aquilo que possui, mas é uma grande miséria se apegar a qualquer coisa, neste mundo, e não saber se tornar fraterno nem solidário. Por isso, dificilmente, quem é orgulhoso, quem se orgulha dos bens que possui consegue entrar no Reino de Deus. No entanto, aquilo que parece impossível para os homens é possível para Deus. Como é possível? Desde que cada um de nós deixe Deus fazer esse milagre em nós, não é arrancar de nós as riquezas, mas o apego que temos a elas, o coração preso que temos com os bens materiais.

Tenho a graça de conhecer rico cujo coração é desprendido, vivendo humildemente e cuidando dos outros; e não presos aos bens que têm. Ao mesmo tempo, tenho de dizer que conheço tantos pobres que vivem uma miséria não material, mas uma miséria humana, a qual os leva a serem gananciosos, avarentos, e isso os afasta do Reino de Deus.

Bem-aventurado é quem se desprende para abraçar a maior riqueza da vida, que é o Reino de Deus.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Propriedade privada e solidariedade
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje, meditamos sobressaltado o “abatimento existencial” que aperta ao jovem rico, pois «possuía muitos bens». O problema não são as possessões, senão a incapacidade de amar pelo excessivo apego às mesmas. A doutrina social da Igreja ensina que os bens da terra estão destinados ao uso de todos os homens, mas que, ao mesmo tempo, é legítima sua possessão —como propriedade privada — para garantir a liberdade e a dignidade das pessoas.

O direito à propriedade privada (como todos os outros direitos individuais), desvinculado de um conjunto de deveres que tenha sentido profundo, se desquicia insensibilizando o coração humano diante as necessidades alheias. Os deveres delimitam os direitos porque remetem a um marco antropológico e ético em cuja verdade se insere também os direitos e assim deixam de serem arbitrários.

—Ao direito à “propriedade privada” deve lhe acompanhar uma “hipoteca social”, o dever de possuir os bens de maneira solidária com as necessidades dos outros.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Liturgia do 28º domingo do Tempo Comum.
 Que neste dia a Palavra de Deus esteja em nossa mente, em nosso coração e em nossas ações.
Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? Quais são os personagens da narrativa? O que buscava o homem que procurou por Jesus? Qual é o caminho para a vida eterna que Jesus nos apresenta? Qual foi o convite mais exigente que Jesus apresentou ao homem e que ele não foi capaz de assumir?
“Jesus não aceita para si o título de bom, ele o remete a Deus, que é a fonte de toda bondade. Se algo de bom há em Jesus, é dom de Deus. A vida eterna desejada por aquele anônimo é dom, e como tal ela precisa ser recebida. Não é merecimento pelo cumprimento da Lei. É preciso desapego, pois só o cumprimento da Lei não é suficiente. A vida eterna não se compra, se recebe. É no seguimento de Cristo que se encontra o caminho para a vida eterna: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14,6). O homem saiu pesaroso diante da palavra de Jesus, pois era possuidor de muitos bens. A riqueza é uma ameaça que pode impedir a entrada no Reino de Deus; facilmente ela se confunde com a vida verdadeira e obstrui o dom de ser recebido como tal (cf. Mt 6,24). A salvação é dom de Deus. Por isso Jesus diz: ‘Para Deus tudo é possível’” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz a você? Você também se pergunta, como o homem da narrativa: “Que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”? Você conhece e observa os mandamentos? Tem um coração disponível para partilhar seus bens, suas riquezas com os pobres? Por que a riqueza seduz tanto as pessoas?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - “Deus da História, que falastes as palavras eternas adaptando-as ao ouvido do homem, que não hesitaste em entrar Tu mesmo no tempo para te fazer encontrar, conhecer e amar por nós. Dá-nos não te procurar longe, mas reconhecer-te em todo lugar onde a tua Palavra proclama a certeza da tua presença, velada hoje, certamente, e sofrida, livre um dia, e brilhante no ocaso do tempo quando surgirá a aurora do teu retorno glorioso. Amém. Aleluia!” (Bruno Forte).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais apelos o Evangelho lhe faz? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.