sábado, 29 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem? – (Mc 4,35-41)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 29 DE JANEIRO de 2022 (sábado) 029º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Tu me dizes, eu esqueço. Tu me ensinas, eu lembro. Tu me envolves, eu aprendo."

(Benjamim Franklin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA HOSPITALIDADE

DIA DO HANSENIANO

DIA INTERNACIONAL DE INTERCESSÃO PELA PAZ NA TERRA SANTA

DIA NACIONAL DO BUGGY

DIA NACIONAL DO JOGO JUSTO

DIA DO JORNALISTA

DIA DA LOTERIA

DIA DO PUZZLE

DIA DA FUNDAÇÃO DA COCA-COLA NOS ESTADOS UNIDOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ibaté - Martinópolis (São Paulo) Benjamin Constant (Amazonas)João Neiva (Espírito Santo)Piraquara (Paraná)Pau d’Arco (Pará)Pau d’Arco do Piauí (Piauí)  Serro (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VOLNEI JOSÉ DOS SANTOS (Lions Clube de Valparaíso /SP) Alberto Vieira De Carvalho Neto (Lions Clube de Agudos Açecena da Serra /SP) GILDA HELENA PASCHOAL CARREIRA  (Lions Clube de Agudos Açecena da Serra /SP) ONOFRE GERALDO MANTUANI (Vicentino-Garça /SP)BRUNA TALITA FERREIRA PARO (Garça /SP)ANA BEATRIZ SAMPIETRO TERRA (Agudos /SP) LARA DENIZE CABRAL DOS SANTOS (São Paulo/SP) MAYARA CRUZ (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA JOSÉ VALSECHI CONESSA E RICARDO APARECIDO CONESSA💘1972 💘50ANOS (Equipe 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP)LILIAN DE OLIVEIRA VIANA DA SILVA E PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA💘2000 💘22ANOS (Equipe 04 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADEMILSON LUIZ FERREIRA🎁2000🎁22ANOS🎁(Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paroquia Sagrado Coração de Jesus de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: QUINTA EQUIPE NOSSA SENHORA DE FATIMA🎈1991🎈31ANOS🎈ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

São Pedro Nolasco

SÃO VALÉRIO DE TREVIRI

SÃO SULPÍCIO SEVERO

São Constâncio

São Papias

São Gildas

Santo Amaro Soldado

SANTA CONSTANÇA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Vamos para a outra margem! – Mc 4,35-41

 

 

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95,1.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Diante do vendaval do pecado, cabe-nos o arrependimento e o projeto de nos mantermos fiéis ao Senhor, assim como clamou Davi: “Não me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Espírito”.

 

– Oração 

 

PAI, CONCEDE-ME UMA FÉ PROFUNDA QUE PERMITA MANTER-ME SERENO EM MEIO ÀS TRIBULAÇÕES DESTA VIDA, CERTO DE QUE ESTÁ COMIGO O SENHOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que tornastes santo Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  29 de janeiro de 2022 - Sábado da 3ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

No meio das tempestades do cotidiano, é possível, por meio da fé, reconhecer a eficaz presença de Deus. 

 

1ª Leitura (2Sm 12,1-7a.10-17) – 'Pequei contra o Senhor'.  Leitura do segundo livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 1o Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Ele foi ter com o rei e lhe disse: “Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre. 2O rico possuía ovelhas e bois em grande número. 3O pobre só possuía uma ovelha pequenina, que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha. 4Veio um hóspede à casa do homem rico, e este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Mas foi, apoderou-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante”. 5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte! 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito o que fez e não ter tido compaixão”. 7Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 10‘Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa’. 11Assim diz o Senhor: ‘Da tua própria casa farei surgir o mal contra ti e tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos, e as darei a um outro, e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol. 12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo Israel e à luz do sol'”. 13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! 14Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá”. 15E Natã voltou para a sua casa. O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente. 16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. 17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Criai em mim um coração que seja puro!

 

 

– 29 de janeiro de 2022 - Sábado da 3ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?   (Mc 4,35-41)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Experimente estar na presença de Cristo”

 

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: ‘Vamos para a outra margem!’ Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca”

(Marcos 4,35-36).

 

“Naquele mesmo dia”, qual era esse dia? Após Jesus falar sobre o mistério da graça de Deus (nós ouvimos ontem, através da parábola da semente), Jesus não apenas explica as coisas do Reino, mas o encarna diante dos olhos dos Seus discípulos. Diz a Palavra: “Ao cair da tarde” recorda a conclusão de alguma coisa, a morte, algum desfecho, e nisso está Jesus presente para que nada na nossa vida tenha aquele sabor de derrota, de desilusão, de desencanto, mesmo diante de um aparente fracasso, diante de uma morte, de um sofrimento de alguém que você ama, de uma situação difícil. Ao cair da tarde, Jesus está presente porque até mesmo nas situações mais dolorosas da nossa vida, mais frustrantes, aparentemente, Jesus se faz presente.

 

Ele diz: “Vamos para a outra margem!”, não chegamos ao fim ainda, existe um êxodo ainda a ser feito, existe uma passagem, existe um caminho a ser percorrido, existe ainda uma libertação a ser alcançada na nossa vida, na minha vida e na sua vida. Existe algo de mim e de você que ainda não conhecemos e, por isso, ainda não vencemos, é preciso atravessar para a outra margem, é preciso ainda permitir que Deus faça algo na nossa vida.

 

“Ele quem nos dá a graça da Sua presença, é Jesus quem se coloca nas nossas realidades e nas nossas situações”

 

Era noite, tinha que ser logo à noite? Uma barca atravessando o lago da Galileia à noite era muito perigoso. Sim! São nos momentos mais cruéis que aprendemos as lições mais importantes para a nossa vida, é onde aprendemos mais a confiar em Deus, são nos momentos dolorosos, é quando existe noite, é quando existe escuridão, é nesse momento que aprendemos mais de Deus.

 

Diz a Palavra que eles despediram a multidão. Temos que aprender também a nos desligarmos das coisas e das pessoas para aprendermos a ouvir Deus; desligar o celular, sair das redes sociais, deixar as séries de TV intermináveis, parar de fugir de um lugar para o outro, tirar o barulho das músicas, das festas, dos passatempos que nós arrumamos para a nossa vida. Temos que ter coragem de despedir as multidões para estarmos a sós com Deus, temos que ter a coragem de enfrentar as trevas do nosso interior.

 

E diz a Palavra que eles levaram Jesus consigo assim como estava na barca, não são os discípulos que estão com Jesus, é Jesus quem está com os discípulos, foi Jesus quem tinha chamado os discípulos para estarem com Ele, a iniciativa foi de Jesus porque a iniciativa é sempre de Cristo, é Ele quem nos dá a graça da Sua presença, é Jesus quem se coloca nas nossas realidades e nas nossas situações, Ele quis se fazer presente.

 

Quando adoramos, quando comungamos e quando louvamos o Senhor em tudo o que nós vivemos, somos honrados com a presença de Jesus. Como é bom experimentar a presença de Jesus, como é bom experimentar a presença d’Ele, neste momento de meditação da Palavra de Deus. Ele está conosco!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Passar para a outra margem indica nova etapa na missão de Jesus e dos discípulos: a missão com os gentios, na época conhecidos como pagãos. É o grande desafio das comunidades cristãs dos inícios: passar de uma mentalidade nacionalista para uma mentalidade universalista. São desafios que vão surgindo na história da Igreja. Nesses últimos anos, o papa Francisco, com base no Concílio Vaticano II, convida a Igreja a sair de seu comodismo para ir às periferias existenciais e sociais. Sair de uma Igreja “poderosa” para uma Igreja pobre, para os pobres e acolhedora. Proposta que não agrada a muitos e que é rejeitada por outros. Jesus censura seus discípulos por causa do medo em assumir a nova proposta do Mestre. A Igreja precisa estar sempre atenta e aberta aos sinais dos tempos, e não se acomodar no status quo.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,35-41 - Jesus acalma a tempestade

 

Oração Inicial


“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” O Evangelho nos convida a sair da margem do medo, da insegurança, e a ter fé em Jesus nos momentos de aflição.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje e observe a cena narrada. Qual é a atitude dos discípulos? Onde Jesus estava? Quais os questionamentos de Jesus para os discípulos? Qual é a reação dos discípulos diante da atitude de Jesus?

 

“A cena da tempestade no mar da Galileia é especialmente uma representação das crises que se abateram na comunidade de Jesus. A primeira grande crise foi, com certeza, sua morte; foi ele ter sido executado como malfeitor. Depois vieram outros problemas e dificuldades, como as perseguições. Os discípulos precisam de mais fé para não deixar que o medo os desoriente e os leve ao desespero. As crises estão sempre presentes em nossa vida. Nessa passagem, podemos aprender como enfrentar e vencer as tempestades. Primeiro: tenha Jesus no seu barco, mantenha-o presente em sua vida. Segundo: recorra a ele pela oração, sobretudo nos momentos difíceis. Terceiro: mantenha sempre uma atitude de fé e de confiança em Deus.”.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? O que provoca desespero e aflição em sua vida? Qual sua atitude diante das aflições? Em quais momentos você sente a ausência de Jesus? Você tem consciência da presença de Jesus conduzindo o barco da sua vida? Quem é Jesus para você?

 

3.Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “não tenham medo! Eu estou com vocês!”. O que a palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.