sábado, 26 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa junto com Abraão, Isaac e Jacó. – (Mt 8,5-17)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 26 DE JUNHO de 2021 sábado) 176  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

ESCOLHER O SEU TEMPO É GANHAR TEMPO.

(Francis Bacon)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA DO VOTO

 DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O ABUSO E O TRAFICO ILICITO DE DROGAS

 DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM APOIO ÀS VÍTIMAS DE TORTURA

 DIA INTERNACIONAL PELA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS

 DIA DO METROLOGISTA

 DIA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

 DIA DA DIABETES

 DIA DA DEFESA DO USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

 DIA DO CONSULTOR

 DIA DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS

 DIA DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

 DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO MILITAR

 DIA DO MISSIONÁRIO BATISTA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São José do Belmonte (Pernambuco) Castro AlvesCatu - Santa Maria da Vitória - Poções (Bahia) São Raimundo Nonato (Piauí) Bodó - Fernando Pedroza - Itajá - Major Sales - Triunfo Potiguar - Venha-Ver (Rio Grande do Norte) Umuarama (Paraná) Monte Santo de Minas (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr ADHEMAR SILVEIRA DE TOLEDO (Pediatra-Lions Clube de Marilia /SP) NEIDEVAL VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) CLAUDIO EDEMUR PEREIRA (Lions Clube de Valparaiso/SP) SONIA MARIA IDALGO ZANFORLIN VIEIRA (Lions Clube de Pederneiras /SP) LINDAURA  DE FÁTIMA CERQUEIRA  ASSUNÇÃO (Lions Clube de ILHA SOLTEIRA /SP) CLANDIO PEDROSO FILHO (Lions Clube de Porto Alegre Carlos Gomes /RS) DAVI TAVARES (Leo Clube Fortaleza Melvin Jones /CE)HELIO COSTA (Garça /SP) JOÃO PAULO ISIDORO (Garça /SP) ROMULO GONZALES (RCG-Garça /SP) AYRTON VOLLET JUNIOR (BSD- Blumenau/SC) SUZANA RITA DE AZEVEDO MARTINEZ (Garça /SP) ANA CECILIA DE B. FENANDES BIANCO (Colégio Lumen-Garça/SP) LUIZ MARCELO VARONELLI (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MURUTINGA DO SULó1964ó57 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO JOÃO MÁRTIR

SÃO PAULO MÁRTIR

SÃO VIRGÍLIO

SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

SÃO PAIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. – Mt 8,5-17

Novamente nos encontramos com o Senhor da vida. A cura do criado do centurião e da sogra de Pedro nos revela que a salvação trazida por Ele é para todos.

 

- O Senhor é a força do seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos.  (Sl 27.8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Existe alguma coisa impossível para o Senhor?” – pergunta-nos o próprio Deus, em nossas dúvidas diante do seu modo de agir. Peçamos que o Senhor fortaleça nossa fé.

 

– Oração 

 

PAI, A SOLIDARIEDADE DE JESUS COM OS DOENTES E SOFREDORES FOI EXEMPLAR. FAZE-ME TAMBÉM SER SOLIDÁRIO COM QUEM NECESSITA SER LIBERTADO DE SUAS OPRESSÕES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 26 de junho de 2021  sábado da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus cura a paralisia do empregado do oficial romano, do qual elogia a atitude de fé. Segue o Mestre expulsando demônios e curando doentes, entre os quais a sogra de Pedro. 

 

1ª Leitura (Gn 18,1-15)  – Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Voltarei a ti e Sara já terá um filho.   Leitura do Livro do Gênesis.:

 

Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os“. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”. Ouvindo isto, Sara pôs-se a rir, da entrada da tenda, que estava atrás dele. 11Abraão e Sara já eram velhos, muito avançados em idade, e para ela já havia cessado o período regular das mulheres. 12Por isso, Sara se pôs a rir em seu íntimo, dizendo: “Acabada como estou, terei ainda tal prazer, sendo meu marido já velho?” 13E o Senhor disse a Abraão: “Por que riu Sara, dizendo consigo mesma: ‘Acaso ainda terei um filho, sendo tão velha?’ 14Existe alguma coisa impossível para o Senhor? No ano que vem, voltarei por este tempo, e Sara já terá um filho”. 15Sara protestou, dizendo: “Eu não ri”, pois estava com medo. Mas ele insistiu: “Sim, tu riste”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Lc 1,46-55

 

O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

 

 

– 26 de junho de 2021  sábado da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa junto com Abraão, Isaac e Jacó.  (Mt 8,5-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Cristo tomou sobre si nossas dores, / carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.

10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Somente os humildes possuem a fé autêntica”

 

“Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”

(Mateus 8,8).

É muito comovente o Evangelho de hoje, porque Jesus voltando para a sua casa – Ele vivia em Cafarnaum, na Galileia – um oficial romano se aproxima d’Ele. Não é um judeu, um religioso; é aquele que está a serviço do império romano.

 

Esse oficial romano vai com toda a fé do seu coração suplicar… E não é por ele, é pelo seu empregado. “Senhor, o meu empregado está paralisado, está de cama, uma terrível paralisia toma conta dele, ele não pode se movimentar. É por isso que estou pedindo”.

 

Jesus vendo a fé daquele homem disse: “Eu vou curá-lo, vou levantá-lo”. E aqui cresce no diálogo a humildade desse oficial romano e a sua fé. “Senhor, eu nem sou digno. Eu nem tenho dignidade para tanto”. A dignidade que esse oficial tem é uma dignidade humana.

 

O oficial tem o poder, o prestígio, ele manda, mas não tem a dignidade da graça. E ele humildemente reconhece isso, ele humildemente reconhece que não é digno, mas ele sabe que basta uma só palavra de Jesus para que o seu empregado ficasse curado.

 

“Existe a fé de acreditar, mas a fé de submeter-se só os humildes que a possuem”

 

Ele poderia usar da sua autoridade para mandar nos seus soldados, mas ele não tem autoridade sobre a alma, sobre a enfermidade, não tem autoridade sobre a vida humana, porque essa autoridade pertence a Deus.

 

Que beleza, que graça e que humildade! É o que nos falta muitas vezes, porque uma fé só é eficaz se ela for humilde. Existe a fé de acreditar, mas a fé de submeter-se só os humildes que a possuem.

 

Às vezes, não entendemos porque conquistamos a graça, pois misturamos a nossa fé com a nossa soberba, com o nosso orgulho, com as nossas vantagens, com aquilo que chamamos de prestígios religiosos e humanos, porque nos achamos muito importantes, porque achamos que Deus é nosso servo, que Ele tem que nos servir, que Ele tem que honrar aquilo que Ele prometeu e falou.

 

Precisamos da humildade de reconhecer que não somos dignos, não somos merecedores nenhum, e queremos invocar nossos méritos, quando estamos revestidos de pecados, hipocrisias, maldades, vivemos julgando os outros.

 

Enquanto não tirarmos todas as cascas que colocamos sobre nós, enquanto não nos despirmos de todo o orgulho e soberba que paira sobre nós, viveremos uma fé inoperante, é uma fé que acredita, mas não opera graça, porque nós achamos que somos merecedores, mas somos indignos.

 

E na indignidade de um oficial romano, que não era religioso como tantos religiosos da sua época, é que Jesus vai dizer que nunca encontrou tamanha fé em Israel. Porque a grande fé ou a fé autêntica não é aquela onde usamos a “carapuça religiosa”, mas é a fé humilde, a fé da submissão, a fé que se coloca debaixo da autoridade de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Centurião, em cuja casa um judeu observante da Lei não podia entrar, era o chefe de cem soldados a serviço dos romanos. Um deles aproxima-se de Jesus e lhe pede a cura de seu empregado. Jesus diz que irá à casa dele. Porém, constatando o alto grau de fé do centurião, Jesus o elogia. Destaca-o como figura exemplar para todos os povos: “Em Israel não encontrei ninguém que tivesse tanta fé”. Jesus segue fazendo prodígios: cura a sogra de Pedro e, ao entardecer, cura todos os doentes que lhe são apresentados, além de expulsar muitos demônios. O Reino de Deus se manifesta concretamente em Jesus, que “assumiu nossas fraquezas e carregou nossas doenças”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Mestre, a distância, com uma simples frase, curas o empregado do centurião. Depois, dás saúde à sogra de Pedro. Enfim, “com uma palavra”, expulsas os espíritos e curas “todos os que estavam doentes”. Senhor, renova nossa vida com a força de tua palavra. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 8, 18-22 - Muito além das fronteiras. "Abram as portas"

Oração Inicial

 

Novamente nos encontramos com o Senhor da vida. A cura do criado do centurião e da sogra de Pedro nos revela que a salvação trazida por Ele é para todos. No centro dos dois relatos está um elemento fundamental: a fé. Que a Palavra do Senhor nos conceda a vida neste novo dia.

 

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Repare no que diz o texto do Evangelho, hoje. Os judeus fazem um pedido a favor de um gentio oficial do exército. Qual pode ser o motivo de o centurião não convidar Jesus para entrar na sua casa? O que Jesus devolve aos gentios e a sogra de Pedro?

 

“Atendendo ao pedido de um pagão, Jesus mostra que as fronteiras do Reino vão muito além do mundo estreito da pertença a um povo. A fronteira, agora, é a Palavra libertadora de Jesus. Mesmo pertencendo a outro povo, ele é incluído na nova família de Jesus, que nasce da fé e da Palavra. O centurião romano tinha sob suas ordens cem soldados, mas se inclina diante do pobre pregador dos caminhos. Não pede por si, mas por seu criado, e dispensa Jesus de entrar em sua casa. As palavras do centurião são repetidas em nossas missas. Nós comungamos, não porque somos dignos, mas porque – apesar de nossas fraquezas – somos convidados à mesa do Senhor. Vencendo o mal, Jesus mostra que o Reino de Deus é libertador.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra me comunica neste dia? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede? Creio na ação de Deus, que realiza sua obra em nossas vidas?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

 

Bênção

 

“Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.” (Ef 6,23-24)