sábado, 2 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Porventura o Messias virá da Galiléia? – (Jo 7,40-53)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 02 DE abril de 2022 (SÁBADO) 092º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE VOCÊ TEM CONHECIMENTO, DEIXE OS OUTROS ACENDEREM AS SUAS VELAS NELE.”

(Margaret Fuller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

DIA Mundial de Conscientização do Autismo

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO Infanto-Juvenil

DIA DO PROPAGANDISTA

DIA DA Identificação Leonística (sp)

DIA dos Veteranos da Guerra das Malvinas

DIA da Reconciliação

DIA do Acompanhante Masculino

DIA da Fundação do Guarani Futebol Clube de Campinas-SP

DIA da Fundação do Atlético Clube de Alagoinhas-BA

DIA da Fundação do Atlético Clube Goianiense de Goiânia-GO

DIA da Fundação do Estádio Arena Pantanal em Cuiabá-MT

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alumínio - Capão Bonito – Cotia – Pacaembu – Pongai – Suzano - Ubirajara (São Paulo) CarlópolisJacarezinho (Paraná) Poço Fundo (Minas Gerais)Calumbi (Pernambuco)Porto Franco – Poço Fundo (Maranhão)Sumé (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ALEXANDRE 5.1 ALVES BALBINO (primo-Advogado em São Paulo/SP) ANDRÉA PERES ANTONIO (m/Tia-Lions Clube de Garça – EQ 02 ENS APARECIDA - Setor de Garça /SP)JOSÉ CARLOS ESCAQUETE (Lions Clube de Garça – EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO - Garça/SP)DIANA TOMAZ OLIVEIRA ALVES  (Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP)CARMIRA THEODOZINA PEREIRA (Lions Clube de Marilia Agroecológico /SP) CAROLINE KOMATSU (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) JOSÉ CLOVIS NOGUEIRA (Lions Clube de Pacaembu Paraíso/SP) LUIZ CABREIRA NUNES (Garça /SP)EZEQUIAS BABOSA CUBA (Garça /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora do Desterro

SÃO FRANCISCO DE PAULA

SÃO FRANCISCO Coll Guitart

SANTA MARIA DO EGITO

SANTO Abúndio de Como

SÃO Pedro Calungsod

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Hoje somos chamados a tomar uma posição sobre Jesus: uma clara adesão a ele e a seu Evangelho: Ninguém jamais falou como este homem – Jo 7,40-53

 

 

As ondas da morte me cercavam, tragavam-me as torrentes infernais; na minha angústia chamei pelo Senhor, de seu templo ouviu a minha voz (Sl 17,5ss).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem confia em Deus, mesmo que tenha de enfrentar ondas de violência e adversidades, sabe se colocar confiante em suas mãos. Renovemos nossa total confiança no Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, AJUDA-ME A ACOLHER, SEM PRECONCEITOS, A REVELAÇÃO DE JESUS, POIS SUA IDENTIDADE MESSIÂNICA DE FILHO DE DEUS TRANSPARECE NAS PALAVRAS E NOS SINAIS QUE ELE REALIZOU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, na vossa misericórdia, dirigi os vossos corações, pois, sem o vosso auxílio, não vos podemos agradar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 02 de abril de 2022 - Sábado da 4ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  Surgem opiniões discordantes a respeito de quem é Jesus. Alguns, porém, reconhecem nele uma força superior: “Ninguém jamais falou como este homem”.

 

 

1ª Leitura (Jr 11,18-20) – Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

 8Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”. 20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 7

 

Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

 

 

– 02 de abril de 2022 - Sábado da 4ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Porventura o Messias virá da Galiléia?  (Jo 7,40-53)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Felizes os que observam / a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, / até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?” 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?” 46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então, os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas essa gente que não conhece a Lei é maldita!” 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

4º SÁBADO QUARESMA C

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: - Este é, verdadeiramente, o Profeta. Outros diziam: - Ele é o Messias. Mas alguns objetavam: - Porventura o Messias virá da Galileia?... Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: - Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez? Eles responderam: - Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta. E cada um voltou para sua casa”.

(João 7,40-53).

 

Jesus, mais uma vez o senhor se defrontou com o preconceito religioso das autoridades do seu tempo.

Desqualificaram o senhor por causa da sua origem, a Galileia, considerada uma terra pagã.

Não se interessaram em saber que o senhor tinha nascido em Belém, na Judeia, mas era considerado galileu, porque crescera em Nazaré.

Por isso, rejeitaram a sua pessoa e a sua mensagem, negando-se a aceitá-lo como Messias.

Suas palavras e suas obras, por maior que fosse a admiração do povo, não conseguiram romper o fanatismo daqueles que se julgavam donos da fé oficial.

As poucas vozes de bom senso que, entre eles, se levantaram a seu favor, como Nicodemos, foram desprezadas e desconsideradas.

Longe de qualquer conversão, cada qual voltou para sua casa, seu mundo, seu refúgio, tramando como poderia calar de vez a sua voz.

 

Senhor, por vezes temos a impressão de que passaram os séculos e os milênios, e muitos homens e mulheres não progrediram em sua humanidade e em sua capacidade de se relacionar com inteligência e bom senso.

Hoje como ontem, encontramos os fanatismos, com reações emotivas irracionais, causadoras de divisões e de guerras.

 Religiões e seitas, nacionalismos, ideologias violentas, ganâncias de poder e de riqueza continuam a produzir fanáticos perigosos, que tanto sofrimento e mortes espalham sobre a terra. Nós cremos que o senhor enfrentou sua paixão e morte em solidariedade com todas as vítimas desse poder do mal, que o matou e continua matando em nossos dias.

Assim como a maldade humana não o venceu, porque o senhor ressuscitou, nós temos certeza de que a morte e o mal serão vencidos, não pela violência, mas pelo amor que o levou à cruz e à ressurreição.

Que o nosso nome de cristãos nos faça seguir o seu caminho de vida, e jamais o caminho da morte.

 

Maria santíssima, ensine-nos a sabedoria da sua fé e da sua confiança total em seu Filho, para que ele seja o nosso Caminho, Verdade e Vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A presença, a palavra e os gestos de Jesus são provocadores e desconcertantes. Em pouco tempo, entre aqueles que compunham a multidão, não há mais consenso sobre quem é Jesus, e o motivo aí apresentado é sua origem: a Galileia. Os chefes dos sacerdotes e fariseus, entendidos da Lei, sabem muito bem de onde o messias virá, portanto, Jesus está desqualificado. De outra sorte, a discussão estabelecida nos aponta uma clara postura de preconceito, pois subjaz a essa linha de raciocínio a questão: qual messias esperamos? Veremos que Jesus não corresponde ao messias triunfalista esperado, sua forma peculiar de agir frustrará muitos, pois não se adéqua às expectativas daqueles que esperam e acreditam num messias que se tornará Rei e tomará o poder político. Quem é Jesus para mim? O que espero dele?

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 7,40-53. - Ninguém jamais falou como Ele!

 

Oração Inicial


Neste início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o Mistério da Vida de Cristo que a liturgia hoje nos apresenta.

Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em Ti. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o silenciosamente. O que as pessoas falam sobre Jesus? Por que discutiam entre elas sobre a identidade do Cristo? O que responderam os guardas aos sumos sacerdotes?

 

“Nós conhecemos algumas coisas sobre a vida de Jesus. Com algum esforço, poderíamos conhecer melhor o que os Evangelhos nos contam. Conhecê-lo para amá-lo muito mais. Reconhecer nele o enviado de Deus, para segui-lo com maior fidelidade. As pessoas no tempo de Jesus estavam divididas em relação a ele. Uns julgavam que fosse um profeta ou mesmo o Messias. Queriam ouvi-lo. Outros recordavam que o Cristo seria da descendência de Davi, viria de Belém, não da Galileia. Queriam prendê-lo. Os guardas que foram mandados para prender Jesus, ao ouvi-lo, desistiram de cumprir as ordens. Em um mundo igualmente dividido, hoje somos chamados a tomar uma posição sobre Jesus: uma clara adesão a ele e a seu Evangelho.”

 

2. Meditação (Caminho)

Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos…. Que luz Jesus lhe revela com sua pessoa e sua mensagem?

 

 

3.Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.

Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.

Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.

Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.

Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.

Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.

Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.

Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.

Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.

Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Contemple a presença de Deus iluminando, trazendo paz, apontando sentido para algum sofrimento..

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.