domingo, 4 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ele devia ressuscitar dos mortos. – (Jo 20,1-9)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 04 DE ABRIL de 2021 (domingo) 094 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NO AMOR, UM MAIS UM É IGUAL A UM.”

(Jean-Paul Sartre)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Domingo da Páscoa

DIA NACIONAL (do Jeep) DO JIPEIRO

DIA NACIONAL DO CURTA METRAGEM

DIA MUNDIAL DO RATO

DIA Internacional de Conscientização sobre o perigo das Minas e de Assistência para as Atividades relacionadas com Minas

DIA DO LIVREIRO CATÓLICO

Dia da Fundação da Warner

Dia da Fundação da Microsoft

Dia do Profissional Digital

Dia do Parkinsoniano

Dia dos Animais de Rua

Dia do Colorado (RS)

DIA do Início da Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Aramina - Cruzália – Itajobi – Jaci – Marília (São Paulo) Aveiro (Pará) Coremas (Paraíba) Fortaleza do Tabocão (Tocantins) Dom Macedo Costa (Bahia) São Gabriel (Rio Grande do Sul) Extremoz - Governador Dix-Sept (Rio Grande do Norte) Sete Quedas (Mato Grosso do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NEIDE MANCHINI ARANHA (cunhada - Garça /SP)MARINHO PEREIRA (primo-Garça /SP) PE. LUIZ HENRIQUE DE ARAÚJO (Pároco de Nossa Senhora Aparecida de Ouro Verde /SP) GERSON MASSATO KAWAKITA (Garça /SP)SILVIA HELENA TURTE (Jafa/Garça /SP)LEONARDO MANCUSO (Garça /SP)GERALDO GERME DE BARROS (Garça /SP)MARCO IZAR JUNIOR (Garça /SP)JOÃO GUILHERME PIOTTO (Garça /SP)MANOEL MASCARENHAS (Garça /SP)MARIA PEDROZO (Cabrália Paulista /SP)LETICIA DE FÁTIMA LIRANÇO (Birigui /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO ISIDORO DE SEVILHA

Isidoro (Espanha, 560-636), homem de grandes conhecimentos e de vasta produção literária, foi arcebispo de Sevilha e presidiu o 4º Concílio de Toledo (633).  

SÃO CAETANO CATANOSO

SÃO Bento Massarári

FRANCISCO MARTO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Domingo da Páscoa –Jo 20,1-9

Alegremo-nos no Senhor ressuscitado, nossa vida e nossa salvação. É Páscoa! É vida! É ressurreição!

 

- Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia! (Sl 138,18.5)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com imensa alegria nos reunimos para celebrar o acontecimento central de nossa fé: a ressurreição de Cristo. Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos, aleluia. Jesus permanece conosco para sempre, a morte já não tem poder sobre ele. Na Eucaristia encontramos a força para testemunhar a vida nova do Ressuscitado.  

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, POIS O SENHOR RESSUSCITADO NOS QUER TODOS REUNIDOS EM SEU NOME.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, por vosso Filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 04 de abril de 2021 Domingo da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Façamos a experiência da pedra removida e do túmulo vazio. Ressuscitados com Cristo e suas testemunhas, deixemos que a Palavra de Deus nos conduza às coisas celestes. 

 

1ª Leitura (At 10, 34.37-43) – Comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele. 39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 117(118)

Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!

 

 

2ª Leitura (Cl 3, 1-4) – Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo.  Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses:

 

Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 04 de abril de 2021 – Domingo da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Ele devia ressuscitar dos mortos. (Jo 20,1-9)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa na sinceridade e verdade (1Cor 5,7).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.  5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Cristo nos traz vida nova e plena”

“De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos” 

(João 20,9)

Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus ainda de madrugada, estava tudo escuro. Eu imagino como estava o coração dela, o coração dos discípulos, o coração de todos aqueles que colocaram em Jesus a sua esperança.

 

Estava tudo muito obscuro, muito incompreensível e apagado porque a morte de Jesus frustrou a expectativa de muitos deles. Mas Deus não frustrou a expectativa de ninguém, pelo contrário, é o coração humano, é o coração dos discípulos fragilizados que não compreenderam as Escrituras, como o próprio Ressuscitado vai dizer a Madalena, como a própria narrativa do Evangelho nos mostra hoje: eles não haviam compreendido a Escritura, segundo a qual Ele deveria ressuscitar dos mortos.

 

Veja, esta também é a nossa ignorância: não compreendemos as Escrituras, não compreendemos a direção de Deus. Ele jamais para nas trevas, na escuridão, na morte, Ele até desce às trevas da humanidade, desce na situação de morte na qual nós nos encontramos. Ele desce ao profundo da escuridão da nossa alma, mas é para nos libertar, nos resgatar, nos tirar do cativeiro que a morte ocasiona em nossa vida.

 

“É porque Jesus ressuscitou que a nossa vida vibrou, a nossa vida tem sentido”

 

Assim como o Senhor desceu à mansão dos mortos, para trazer a vida aos que lá esperavam em Deus, Ele desce também às profundezas da nossa alma e do nosso coração, para nos trazer vida nova, para nos ressuscitar onde estamos mortos, desanimados e sem esperança.

 

Olhemos, hoje, para Jesus Ressuscitado, Ele está no meio de nós. A nossa fé, o fundamento dela é a Ressurreição de Jesus, é porque Ele ressuscitou que a nossa vida vibrou, a nossa vida tem sentido, a nossa fé tem razão de ser.

 

É no Cristo Ressuscitado que está o motivo de estarmos juntos, é n’Ele que somos batizados, que recebemos a Eucaristia, é n’Ele que está a luz da Palavra. É por isso que o nosso coração não pode sair d’Ele, da vida nova que Ele nos trouxe.

 

É preciso anunciar em alto e bom tom aos corações aquilo que até hoje muitos não entendem e não compreendem, porque não penetraram no mistério da Palavra. A Palavra viva e encarnada que padeceu na cruz está viva. O Senhor está vivo no meio de nós.

 

A vida de Jesus trás vida nova, vida plena e repleta de significados, de valor e sabor a todos nós. Celebremos com todo amor do nosso coração o Cristo que vive para sempre!

 

UMA FELIZ PÁSCOA!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O momento e o modo da ressurreição de Jesus não foram descritos, provavelmente nem vistos. É objeto de fé. Aos poucos, o Ressuscitado vai se manifestando aos discípulos. O primeiro aspecto que sobressai é a ausência de Jesus: já não se encontra mais no sepulcro, cuja entrada fora fortemente protegida. Em compensação, lá estão os lençóis que envolviam o corpo do falecido e o sudário que lhe enfaixava a cabeça. O sepulcro vazio desperta dúvidas e curiosidade. Maria Madalena supõe que o corpo fora retirado do sepulcro. O discípulo amado, porém, entra, vê o lugar vazio e acredita nas Escrituras, que afirmavam que Jesus haveria de ressuscitar dos mortos. Em breve, o próprio Jesus vai aparecer a Maria Madalena e aos apóstolos, a fi m de reforçar-lhes a fé no Ressuscitado.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, tua ressurreição provoca uma correria saudável. Maria Madalena vai bem cedo ao túmulo e vê que a pedra fora retirada. Corre para avisar os discípulos. Estes correm para verificar como estava o túmulo. Só então passam a crer que, de acordo com as Escrituras, tinhas ressuscitado dos mortos. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 20,1-9 - Jesus Ressuscitou!

 

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Alegremo-nos no Senhor ressuscitado, nossa vida e nossa salvação. É Páscoa! É vida! É ressurreição! Com toda a comunidade cristã bendigamos ao Pai, que nos deu e ressuscitou seu Filho Jesus.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o Evangelho identificando o local, os personagens, as atitudes e a mudança nas suas vidas e crenças.

 

“Somos um povo de ressuscitados. Por vezes, caminhamos na escuridão, mas nossa certeza é mais forte do que qualquer obstáculo. O túmulo vazio é um capítulo superado. Encontramos Jesus na comunidade cristã. Daquela manhã única, brilham duas certezas. Maria Madalena garante: “Eu vi o Senhor ressuscitado”. E todos somos convidados a caminhar para a nossa Galileia, onde o encontraremos. À semelhança da primavera, a ressurreição vai acontecendo em nossa vida aos poucos. São sinais pequenos, mas significativos. São sinais de ressurreição. Um dia acontecerá a nossa Páscoa, a primavera definitiva. Depois da caminhada nos calvários da vida, a eterna manhã pascal. Com Maria Madalena, proclamemos: “Eu vi o Senhor!”.

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à Boa-Nova do Reino? Deixo-me guiar por sua luz e sua palavra? Acredito que Ele venceu a morte e ressuscitou por meu amor? Como removo os obstáculos para encontrá-lo vivo ao meu redor?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Jesus ressuscitado,

que destes a paz aos apóstolos,

reunidos em oração, dizendo-lhes:

“A paz esteja convosco”,

concedei-nos o dom da paz.

 

Defendei-nos do mal

e de todas as formas de violência

que agitam a nossa sociedade,

para que tenhamos uma vida digna,

humana e fraterna.

 

Ó Jesus,

que morrestes e ressuscitastes por amor,

afastai de nossas famílias e da sociedade

todas as formas de desesperança e desânimo,

para que vivamos como pessoas ressuscitadas

e sejamos portadores de vossa paz.

Amém!

(via AASCJ)

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você?

 

Bênção

 

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Levai a todos a Paz e a alegria do Senhor ressuscitado. Ide, como as mulheres anunciar que Ele está vivo..