quarta-feira, 13 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei. – (Lc 11,42-46)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R O 

M Ê S   

M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 13 DE outubro de 2021 (quarta-feira) 286 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SER PROFUNDAMENTE AMADO POR ALGUÉM NOS DÁ FORÇA; AMAR ALGUÉM PROFUNDAMENTE NOS DÁ CORAGEM.

(Lao Tsé)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DO FISIOTERAPEUTA

DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

DIA MUNDIAL DO ESCRITOR

DIA INTERNACIONAL DO TERNO

DIA MUNDIAL DE CUIDADOS PALIATIVOS E HOSPICE

DIA DO CÉTICO

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A TROMBOSE

DIA DO DINHEIRO

DIA DO ENFERMEIRO VETERINÁRIO

DIA DO MAQUIADOR

DIA DO PEREGRINO

DIA DA REDUÇÃO DOS DESASTRES NATURAIS

DIA DE LEVAR SEU URSO DE PELÚCIA PARA O TRABALHO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL) EM ARAPIRACA

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (12 a 18/10)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto Feliz (São Paulo) Curvelo - Lavras - Rio Pardo de Minas (Minas Gerais) Serraria - Poço de José Moura (Paraíba) Angicos  (Rio Grande do Norte) União dos Palmares - Viçosa (Alagoas) Carmo (Rio de Janeiro) Porto Belo - Treze Tílias (Santa Catarina))

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Tatiana ananias (prima-BB-Brasília/DF) Teresa Perez Prado (Lions Clube de Suzano/SP) MaURiCIO DE SOUZa (DLC6-PDG Lions Clube de Batatais /SP) JOSIANE MANCUSO MARIANO (Garça /SP) MARIA FRANCISCA TEIXEIRA BOGAMIL (Três Lagoas/MS) FABIO DIAS (superintende da ACIG–Garça /SP) NAGILA FREIRE DA SILVA (Bastos/SP) TINO CRUZ  (POSTÃO-Garça /SP )CARLOS SILVA JUNIOR  (Personal Trainer-Garça /SP )LETÍCIA GUZZI  (Valparaíso /SP )  Claudio Dela Coleta (Duartina /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: PADRE RAFAEL LOPES CIUFFAó2018ó03 ANO (Vigário Paroquial da PARÓQUIA SÃO PEDRO APOSTÓLO – SCE EQUIPE 13 NOSSA SRA. SCHOENSTATT– GARÇA /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO DANIEL e COMPANHEIROS

SANTO EDUARDO O CONFESSOR  

■ SÃO Teófilo de Antioquia

BEATA ALEXANDRINA MARIA DA COSTA

BEATO Aquilino

BEATO Cipriano

BEATO Crisanto

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Sois como túmulos que não se veem – Lc 11,42-46

 

 

- Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (Sl 129,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor reserva glória, honra e paz a todo aquele que pratica o bem. A Deus peçamos fortaleza e perseverança na prática da justiça, livres de toda hipocrisia.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME EM SINTONIA COM JESUS PARA QUEM A JUSTIÇA E O AMOR A TI VALEM MAIS QUE O LEGALISMO DOS QUE SÃO INCAPAZES DE DESCOBRIR O TEU VERDADEIRO DESÍGNIO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 13 de outubro de 20214ª-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus não descarta a prática das pequenas boas obras, entretanto recomenda não deixar de lado “a justiça e o amor de Deus”. 

 

1ª Leitura (Rm 2,1-11) – Retribuirá a cada um segundo as suas obras; primeiro ao judeu, mas também ao grego.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

1Ó homem, qualquer que sejas, tu que julgas, não tens desculpa; pois, julgando os outros, te condenas a ti mesmo, já que fazes as mesmas coisas, tu que julgas. 2Ora, sabemos que o julgamento de Deus se exerce segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3Ó homem, tu que julgas os que praticam tais coisas e, no entanto, as fazes também tu, pensas que escaparás ao julgamento de Deus? 4Ou será que desprezas as riquezas de sua bondade, de sua tolerância, de sua longanimidade, não entendendo que a benignidade de Deus é um insistente convite para te converteres? 5Por causa de teu endurecimento no mal e por teu coração impenitente, estás acumulando ira para ti mesmo no dia da ira, quando se revelará o justo juízo de Deus. 6Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras. 7Para aqueles que, perseverando na prática do bem, buscam a glória, a honra e a incorruptibilidade, Deus dará a vida eterna; 8porém, para os que, por espírito de rebeldia, desobedecem à verdade e se submetem à iniquidade, estão reservadas ira e indignação. 9Tribulação e angústia para toda pessoa que faz o mal, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 10glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para o judeu, mas também para o grego; 11pois Deus não faz distinção de pessoas

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 62(61)

 

Senhor pagais a cada um, conforme suas obras.

 

 

– 13 de outubro de 20214ª-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei.   (Lc 11,42-46)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas nem com um só dedo”.  

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Devemos ser justos em todos os momentos de nossa vida”

 

Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus”

(Lucas 11,42).

Os fariseus eram convencidos de que as suas práticas religiosas eram suficientes para agradar a Deus e serem bons religiosos. Nós, muitas vezes, também queremos estar convencidos que somos bons religiosos porque rezamos, vamos à igreja, participamos da missa, rezamos o terço, lemos a Palavra de Deus — e não podemos deixar de fazer essas coisas —, porém, não podemos parar nelas. Porque todas essas práticas, na verdade, são meios para que o nosso coração se converta para o amor a Deus e ao próximo.

 

Jesus chama a atenção dos fariseus porque eles cumprem os preceitos religiosos ao pé da letra, mas deixam de lado a prática da justiça, ser justo com os irmãos. Ser justo é, cada vez mais, uma medida necessária para a nossa vida; ser justo é, de forma alguma, ser conivente com as injustiças dos tempos em que vivemos. Não me refiro somente às injustiças sociais, elas são gritantes, alarmantes e de forma alguma podemos compactuar com elas, não podemos deixar o pobre sofrer, morrer de fome, não podemos deixar o outro passar necessidade. O mínimo da exigência da fé cristã é cuidar dos mais necessitados, é praticar a justiça e viver a justiça social em todo e qualquer ambiente, promovê-la e lutar por ela.

 

“Amemos a Deus sobre todas as coisas, mas sejamos justos e honestos nas pequenas e em todas as ocasiões”

 

Nós esquecemos que, muitas vezes, somos injustos nas relações mútuas. Você quer algo mais injusto do que falar mal do seu irmão? Você quer uma injustiça maior do que denegrir a imagem de alguém? Você quer ver que forma injusta nós estabelecermos nossas relações quando a movemos por fofocas, quando rotulamos as pessoas, quando não conhecemos a verdade e somos movidos pela parcialidade?

 

Cada um tem uma narrativa da vida, da história, cada um conta a história do jeito que quer. Você  escuta uma mulher casada, ela conta a parte dela da história, não é que ela esteja errada, mas não posso dar uma orientação ao  casal, pois vou ser injusto, se também não escuto a outra parte; se não sei o que a outra parte vive, sente. Por isso, muitas vezes, não chegamos em um consenso, pois somos movidos pela parcialidade; e toda parcialidade é injusta. Por isso, para praticar a justiça, precisamos deixar de lado as paixões, devemos deixar de lado os movimentos preferenciais que temos por este ou por aquele para sermos justos.

 

Muitas vezes, para sermos justos, temos que ser duros até com quem nós gostamos, até com quem é próximo de nós, não posso favorecer meu filho, meu irmão, meu amigo porque ele é ligado a mim e desfavorecer o outro, isso é uma das mais gritantes injustiças.

 

Se queremos viver uma religião que agrada a Deus, amemos a Deus sobre todas as coisas, mas sejamos justos e honestos nas pequenas e em todas as ocasiões.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus denuncia duramente os fariseus, que, preocupados com a fiel observância de tantos preceitos secundários, acabam relaxando no essencial: “a justiça e o amor de Deus”. É muito forte a imagem do sepulcro caiado que Jesus aplica a eles, pois sugere que o mundo da morte está escondido entre os vivos, ou seja, a corrupção e a impureza andam disfarçadas no meio do povo. Em seguida, Jesus denuncia, ainda com mais vigor, os doutores da Lei, porque “sobrecarregam as pessoas com cargas insuportáveis”, e não esboçam a mínima vontade de ajudá-las! Cada pessoa, sobretudo quando exerce liderança na comunidade, examine se está praticando o que ensina, ou, pelo contrário, está sufocando os irmãos com pesos insuportáveis. Claro que o ensinamento abrange também a família, a escola e o trabalho.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, livra-nos da tendência bastante comum de exibir pequenas obras boas, enquanto omitimos as exigências mais importantes do Reino: a prática da justiça e o amor de Deus. Impulsiona, Senhor, os líderes de nossas comunidades a dar bom exemplo mediante a prática da religião. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,42-46 - "Ai de..."

 

Oração Inicial
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Ele nos recorda que o Pai sonda o nosso coração e nos conhece profundamente, por isso, de nada valem as aparências.

 

Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno, no caminho do amor verdadeiro.

 

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe quais críticas Jesus faz aos escribas e fariseus? Quais são as leis mais importantes que devem ser praticadas, segundo o texto bíblico?

 

“Os mestres da espiritualidade garantem que os santos são exigentes consigo mesmos e misericordiosos com os irmãos. Já os pecadores exigem tudo dos outros, mas são tolerantes com as próprias atitudes. Os fariseus tinham feito da observância da Lei um meio para manter seus privilégios e oprimir o povo em nome de Deus. Eles haviam deixado de lado a justiça e o amor de Deus. Para esconder roubos e maldades, refugiam-se atrás de um aparato de falsa religiosidade. Os especialistas em leis se apossam da chave da ciência e interpretam as leis conforme seus interesses. Exerciam o controle sobre o povo, impedindo o surgimento do novo. Contrariamente a eles, Jesus anuncia um novo modo de viver, a partir do amor e da solidariedade.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto para mim? Como acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida?

Coloque-se diante da Palavra e esteja atento(a) ao que o Senhor diz ao seu coração durante a meditação.

3.Oração (Vida)

Apresente, confiante, a sua oração ao Senhor. Ele acolhe os nossos pedidos feitos com fé e sinceridade de coração. Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.

Conclua com esta oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
– que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.