sexta-feira, 2 de junho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■– Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Tende fé em Deus. – (Mc 11,11-26)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 02 de JUNHO de 2023 (sexta-feira) 153º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O poder infinito de Deus não está na tempestade, mas na brisa.

(Antonie de Sant-Exupéry)

 

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO TURISMO RESPONSÁVEL

 DIA NACIONAL DE COMBATE À CEFALÉIA OU DOR DE CABEÇA

 DIA INTERNACIONAL DO PÓLEN

 DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS

 DIA NACIONAL DA MARCHA PARA JESUS

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Resende Costa (Minas Gerais) Tupanatinga (Pernambuco) Tomazina (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA PRANDO ROBERTO (Garça /SP) MARCELO SARTÓRI (Garça/SP) JONAS BONASSA (Radialista Adamantina/SP) LAURINDO POLTRONIERI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) ALTAMIRO CAMPOS BATISTA(Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) JOSUÉ SILVA ABREU (Lions Clube de Belo Horizonte /MG) PASCOAL BIANCO (Colégio Lúmen Garça/SP) ELIAS ARACATI PAIVA (São Paulo /SP) FRANCISCO PADILHA (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. MARCELO HENRIQUE GONZALEZ DIAS ó2017ó06 ANO (Vigário Paroquial de São Pedro de Paulicéia e Nossa Senhora das Mercês/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TUPÃó1962ó61 ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA 

SANTO SANTA BLANDINA E 46 COMPANHEIROS

SÃO DOMINGOS NINH

SÃO FÉLIX DE NICÓSIA

SÃO GUIDO BISPO

SÃO MARCELINO PRESBÍTERO

SÃO NICÉFORO

SÃO NICOLAU PEREGRINO

SÃO NICOLAU PEREGRINO

SÃO PEDRO EXORCISTA

SÃO POTINO

SANTO EUGÊNIO I

SANTO ERASMO BISPO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

MINHA CASA SERÁ CHAMADA CASA DE ORAÇÃO–- Mc 11,11-26 - Minha casa é Casa de Oração

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Clamaram os justos, e o Senhor os ouviu. E de toda aflição os libertou (Sl 33,18).

 

 Em 3 de junho de 1886, Carlos Lwanga e doze companheiros, alguns dos quais muito jovens, foram queimados vivos, após terríveis sofrimentos, e dessa forma coroaram seu testemunho de fé. Esses santos mártires, junto com outros, num total de 22, foram vítimas das perseguições praticadas pelo rei da Uganda contra os cristãos, entre os anos de 1885 e 1887. Celebrando esta memória, peçamos a Deus a sabedoria para orientar a vida pelos caminhos da fé e do amor, mesmo em meio às provações.

 

– Oração 

 

“PAI, ENSINA-ME A VIVER A RELIGIÃO PURA E AGRADÁVEL A TI. CHEIO DE FÉ E DISPOSTO A PERDOAR E A VIVER RECONCILIADO, QUE EU POSSA REJEITAR TUDO O QUE DESVIRTUA A VERDADEIRA RELIGIÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram da paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de junho de 2023 – sexta-feira da 8ª Semana do Tempo Comum São Justino, mártir, Memória

 Chamados a ser “homens e mulheres de misericórdia”, cabe-nos perguntar: estamos produzindo os frutos que o Senhor Jesus espera de cada um de nós e da Igreja?.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Eclo 44,1.9-13) – Nossos pais são homens de misericórdia; sua descendência permanece para sempre. Leitura do Livro do Eclesiástico:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

17Quero dar-te graças e louvar-te, e bendirei o nome do Senhor. 18Na minha juventude, antes de andar errante, procurei abertamente a sabedoria em minhas orações; 19diante do santuário eu suplicava por ela e até o fim vou procurá-la; ela floresceu como a uva temporã. 20Meu coração nela colocou sua alegria; meu pé andou por um caminho reto, e desde a juventude segui suas pegadas. 21Inclinei um pouco o ouvido e a acolhi, 22e encontrei para mim abundante instrução, e por meio dela fiz grandes progressos: 23por isso glorifico a quem me dá a sabedoria. 24Porque resolvi pô-la em prática, procurei o bem e não serei confundido. 25Minha alma aprendeu com ela a ser valente, e na prática da Lei procurei ser cuidadoso. 26Levantei minhas mãos para o alto e me arrependi por tê-la ignorado. 27Para ela orientei a minha alma e na minha purificação a encontrei.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

SALMO 149

O Senhor ama seu povo de verdade.

 

 

 

– 02 de junho de 2023 – sexta-feira da 8ª Semana do Tempo Comum São Justino, mártir, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Tende fé em Deus.    (Mc 11,11-26)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A Palavra de Cristo ricamente habite em vós, / dando graças, por ele, a Deus Pai! (Cl 3,16s)  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp  

 

01/06   8ª QUINTA-FEIRA TC – A

 

Marcos 10,46-47.51-52: “Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e com uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: - Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Então Jesus lhe perguntou: - Que queres que eu te faça? O cego respondeu: - Mestre, que eu veja! Jesus disse: - Vai, a tua fé te curou. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.”

 

Jesus, enquanto o senhor esteve entre nós, nunca exigiu fórmulas ou ritos cultuais daqueles que lhe pediam uma graça. O pobre Bartimeu irrompeu numa gritaria, que incomodou os seus discípulos, mas para o senhor, aquele grito desesperado tocou-lhe o coração, e então, lhe deu atenção, dialogou com ele e, diante do seu desejo de enxergar, curou-lhe a cegueira e elogiou a sua fé.

Senhor, a cegueira é também um símbolo da escuridão da fé. Por isso, o senhor não somente abriu os olhos físicos de Bartimeu, mas também o iluminou interiormente com o dom da fé no senhor. Daquele momento em diante, Bartimeu passou a ser seu discípulo. O nosso batismo já foi denominado iluminação, porque recebíamos o dom da luz da fé cristã, para encher de claridade todo o caminho da nossa existência.

Como Bartimeu, queremos pedir-lhe constantemente: “Mestre, que eu veja!”. Que eu veja a beleza da sua Palavra, o valor espiritual dos seus Sacramentos, e a sua presença no próximo, principalmente no necessitado, no enfermo, no injustiçado. Iluminado pela fé, que eu imite Bartimeu, seguindo o senhor com fidelidade, participando com gosto da Igreja, e sendo missionário dentro do mundo, sem me deixar questionar por aqueles que são indiferentes ao senhor. Eu creio, senhor, mas aumente a minha fé e faça-me enxergar também a maravilha do seu mistério de amor.

 

Virgem Santíssima, cuide com carinho da fé do meu batismo, faça-a crescer pela Palavra e pela graça do seu Filho. Purifique o meu olhar, para que enxergue mais o bem do que o mal, mais a verdade do que a falsidade, mais o amor do que a indiferença e o ódio. Amém!

 

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao expulsar do templo os vendilhões, Jesus mexe com os brios das autoridades religiosas e civis, que lhe pedem conta de suas atitudes. Em nome da Lei, como se fossem juízes, os chefes usam de argumento com base no poder: “Com que autoridade fazes essas coisas?”. Em vez de discutir, Jesus contrapõe uma pergunta com base na prática religiosa deles. Faz emergir a figura de João Batista, que apontara o Messias e que era estimado pelo povo; os chefes, ao contrário, tinham eliminado o Batista. Por isso, cochicham entre si num esforço inútil de buscar consenso. Nada respondem. Preferem não se comprometer. Eles não têm nenhuma autoridade diante de Deus, pois não se converteram como o Batista havia pedido. Com classe, Jesus desarma os adversários. Sua autoridade vem de Deus, a suprema autoridade.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 11,11-26 - Minha casa é Casa de Oração

  

Oração Inicial

 

O Evangelho de hoje nos convida a ouvir com atenção a Palavra de Deus e a colocá-la em prática numa atitude de fé e coração puro. O Senhor espera e deseja que sejamos a figueira que produz frutos e seu templo vivo.

“Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Observe o significado da imagem da figueira estéril que Jesus usa para a compreensão de seus discípulos?

O que representava o Templo para o povo? O que levou Jesus a expulsar os vendedores e derrubar as mesas dos cambistas?

Que atitude Jesus recomenda que tenhamos na oração?

 

“O Templo havia deixado de ser um espaço sagrado. Jesus, que já havia amaldiçoado a figueira que só tinha folhas, mas não tinha frutos, derruba as mesas dos cambistas e expulsa aqueles que não estavam respeitando o sentido e a função do Templo. O povo cada vez mais se admirava com a sabedoria e a autoridade de Jesus. Porém, as autoridades reuniam novos motivos para condená-lo. Os diferentes movimentos e atitudes de Jesus tinham uma direção: despertar nos seus seguidores o dom da fé. Através da fé, a vida se refaz e o propósito se torna explícito. Quantas coisas boas acontecem quando a fé é cultivada efetivamente! Com fé, o impossível se torna possível. Não percamos tempo, cultivemos a fé!”

 

 

2. Meditação (Caminho)

Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto.

Qual é a sua posição a respeito dos líderes religiosos que enganam o povo e manipulam a fé dos humildes?

Qual é o tamanho da sua fé? Você acredita no poder da fé e da oração na sua vida?

As suas obras (frutos) são testemunho de um/a verdadeiro/a discípulo/a de Cristo?

 

 

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho? Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver? 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.