terça-feira, 18 de maio de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Pai, glorifica o teu Filho. – (Jo 17,1-11a)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 18 DE MAIO de 2021 (terça-feira) 138 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O TEMPO É UMA ARMA ESTRATÉGICA EQUIVALENTE A DINHEIRO, PRODUTIVIDADE, QUALIDADE E ATÉ INOVAÇÃO.

(George Stalk Jr.)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

DIA NACIONAL DO PETROQUÍMICO

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

DIA  MUNDIAL DE VACINAS CONTRA A AIDS

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS  

DIA INTERNACIONAL DE FASCINAÇÃO PELAS PLANTAS

DIA DAS GIRAFAS

DIA DAS RAÇAS INDÍGENAS DAS AMÉRICAS

DIA INTERNACIONAL DOS ASSISTENTES VIRTUAIS  

DIA DA BOA VONTADE

DIA DO COCKTAIL
DIA DA COXINHA

DIA DO VIDRACEIRO

SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaíra - Piratininga (São Paulo) Areia (Paraíba) Bezerros - Panelas - Petrolina - Caruaru (Pernambuco) Jaguaquara - Nova Soure (Bahia )Branquinha (Alagoas) Flores da Cunha (Rio Grande do Sul) Entre Rios do Oeste (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JAIR RIBEIRO PROENÇA (Lions Clube de Garça-Equipe 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) NELSON MAZARIN (DG-LC3-Lions Clube de Campinas Carlos Gomes/SP) CELINA MARIA COQUE CORRÊA DE LIMA (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) LUANA CAIEL PAVAN (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado Visão e Ação /MS) AFIF (LEILA)  AYOUB ARBACHE (Lions Clube de Juiz de Fora /MG) ALÉCIO GUIMARÃES (Lions Clube de Campina Grande /PB)  REINALDO ALVES PORTELINHA (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) LILIAN DE OLIVEIRA VIANA DA SILVA (Eq 13 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) GIZELE CRISTINA VALSECCHI VIASSELI (Macro Brandão Garça/SP) MANOEL FREDERICO “LICO” ABIDO GALDINO DE CARVALHO (MOTOPPAR-vereador-Garça/SP) ADALBERTO CARLOS LOPES GARRIDO (Miranda /MT) ANTONIO MONTEIRO MORAES JUNIOR (Garça/SP)RUI TINA PUERTA (Catanduva/SP)  

 

 Santo do Dia 

■ SÃO FELIX DE CENTALÍCIO

SÃO JOÃO I

SÃO LEONARDO MURIALDO

SANTA RAFAELA

SANTO ÉRICO IX DA SUÉCIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu – Jo 17,1-11a

O Evangelho da liturgia de hoje nos coloca no coração do Pai e nos convida a orar com Jesus e como Jesus.

 

- Eu sou o primeiro e o último, aquele que vive. Estive morto e eis que estou vivo para sempre, aleluia! (Ap 1,17s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Mesmo ciente das tribulações vindouras, o discípulo missionário renova seu propósito de testemunhar “o Evangelho da graça de Deus”. Recordemos nossa missão na comunidade e nos unamos a Jesus em sua oração.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO A SER DISCÍPULO DE TEU FILHO. ASSIM, PODEREI CAMINHAR PARA TI COM A SEGURANÇA DE QUEM SE DEIXA ILUMINAR PELA VERDADEIRA LUZ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, de poder e misericórdia, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 18 de maio de 2021 3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Terminada sua missão, Jesus glorifica o Pai, a quem suplica em favor dos discípulos de todos os tempos, que permanecem no mundo e vão continuar sua obra. 

 

1ª Leitura (At 20,17-27) – Contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti com judeus e gregos para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus, nosso Senhor. 22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas de modo nenhum considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 67(68)

 

Reinos da terra, cantai ao Senhor.

 

 

– 18 de maio de 2021 3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Pai, glorifica o teu Filho. (Jo 17,1-11a)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. 6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Libertemos o nosso coração das atitudes do mundo”

“Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo” 

(João 17,3)

A vida eterna que Deus nos deu é essa. Precisamos tomar posse da vida eterna, conhecer o Deus único e verdadeiro e levar a vida em nome de Jesus.

 

Jesus nos dá acesso ao Pai, Jesus nos dá acesso ao coração do Pai, Ele resgata para nós aquilo que é a nossa dignidade primeira, quando fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

 

A oração de Jesus não é primeiro pelo mundo, mas por aqueles que estão n’Ele, são Seus discípulos e Seus seguidores. Porque, no mundo, os discípulos de Jesus, nós todos, enfrentamos muitos desafios e tribulações e, às vezes, arrefecemos, desanimamos, paramos nas dificuldades, olhamos para as tribulações e as colocamos acima da graça.

 

É hora de abrirmos os olhos, de acordarmos para a verdade. No mundo, enfrentamos as tribulações, as dificuldades, tantas situações obscuras, mas não podemos parar nessas realidades.

 

“O Senhor está rogando por nós, está pedindo por nós enquanto caminhamos no mundo”

 

O que podemos e precisamos é, acima de tudo, permanecermos firmes na graça. O Senhor está rogando por nós, está pedindo por nós enquanto caminhamos no mundo. O mundo é muito confuso! E quando a confusão dele entra em nós, também nos tornamos pessoas confusas.

 

O mundo tem as suas falsidades, suas ideologias, suas mentiras, seus enganos e ilusões, e estamos os absorvendo, estamos comprando, estamos realmente trazendo o mundo para dentro de nós. Quando trazemos o mundo para dentro de nós, ficamos também pessoas confusas e divididas. Precisamos ficar no mundo porque vivemos neste mundo, ainda não tomamos posse da eternidade, ainda que a eternidade de Deus esteja em nós pelos Sacramentos e pelo amor que Ele tem por nós.

 

Não podemos tirar os pés da realidade: o coração em Deus, mas os pés estão no chão, olhando o mundo do jeito que ele é.

 

A primeira atitude do discípulo é se purificar das atitudes mundanas, do comportamento mundano, da mentalidade mundana, do nosso linguajar mundano. Estamos no mundo para transformá-lo e não para sermos transformados por ele. É preciso dizer que, muitas vezes, a mentalidade mundana toma conta do nosso mundo pessoal e familiar.

 

A mentalidade mundana é mesquinha, egoísta, individualista, é o “Cada um por si e Deus por todos”. Precisamos rejeitar e exorcizar esse pensamento mundano que toma conta da nossa mentalidade. Precisamos orar como Jesus orou, orar para sermos preservados e sermos cada vez mais livres da mentalidade desse mundo, orar para sermos preservados do mal e permanecermos firmes no Senhor.

 

Que o Espírito esteja em nós, dando-nos a graça da fidelidade do Evangelho.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus conclui seu discurso de despedida com a bonita “oração sacerdotal”. Mesmo sendo uma oração, o capítulo dezessete não deixa de ser também uma catequese para a comunidade. Como nos ensinou ao longo de sua vida, Jesus dirige-se a Deus chamando-o com o nome carinhoso de Pai. Inicia a oração pedindo ao Pai para glorificar o Filho e para que este, por sua vez, glorifique o Pai. Há uma glorificação mútua entre o Pai e o Filho. Nessa oração, o Mestre como que presta conta a Deus pela missão que dele recebeu: proporcionar a “vida eterna” a todos aqueles que o Pai lhe confiou. A “vida eterna” consiste em conhecer o Pai e o Filho, assumindo os compromissos que ambos nos propõem. A missão de Jesus foi a de formar um grupo que defenda a vida em meio a uma sociedade que proporciona morte, violência, mentira e discriminação.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, regressas para junto do Pai, feliz por ter cumprido fielmente a missão que te foi confiada. Deixas no mundo homens e mulheres que darão continuidade à tua obra. Somos parte dessa comunidade, pela qual rogas ao Pai: “Eu peço por aqueles que me deste porque são teus”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 17,1-11- A oração de Jesus

 

Oração Inicial

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) - 16 a 23 de maio

Tema: Permanecei no meu amor e produzireis muitos fruto" (cf. Jo 15,5-9)

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante fazendo com todos  a oração oficial da SOUC:

 

Amado e misericordioso Deus pai e mãe,

Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.

Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

 

Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

 

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto do dia?

Lemos, atentamente,  o texto: Jo 17,1-11a, e observamos as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.

Depois de dizer essas coisas, Jesus olhou para o céu e disse:

- Pai, chegou a hora. Revela a natureza divina do teu Filho a fim de que ele revele a tua natureza gloriosa. Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo. Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer. E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir. - Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. - Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste. Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Aprendemos de Jesus Mestre a orar ao Pai e fazemos nossas as suas intenções: rezamos em favor dos que conhecem, creem e seguem Jesus.

 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, disseram sobre a oração: “Jesus está presente em meio a uma comunidade viva na fé e no amor fraterno. Ali Ele cumpre sua promessa: “Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20). Ele está em todos os discípulos que procuram fazer sua a existência de Jesus, e viver sua própria vida escondida na vida de Cristo (cf. Cl 3,3). Eles experimentam a força de sua ressurreição até se identificar profundamente com Ele: “Já não vivo eu, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).” (DAp 256).

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos pela unidade e para que Deus nos livre de todo mal

 Pai Nosso ...

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Com os bispos reconhecemos

“Às vezes esquecemos que a unidade é, antes de tudo, um dom do Espírito Santo, e oramos pouco por esta intenção.  Podemos buscar a conversão do coração.( DAp 230).

Nosso novo olhar é em direção a esta conversão do coração

 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.