quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Era uma vez... O MENINO JESUS EM VISITA - Padre Valdo

 




                O MENINO JESUS EM VISITA

 

Diz uma antiga fábula que Maria, com o Menino Jesus em seus braços, resolveu descer à Terra e visitar um mosteiro.

Orgulhosos, todos os padres fizeram uma grande fila, e cada um chegava diante da Virgem para prestar sua homenagem. Um declamou belos poemas, outro mostrou suas iluminuras para a Bíblia, um terceiro disse o nome de todos os santos. E assim por diante, monge após monge, homenageou Maria e o Menino Jesus.

No último lugar da fila, havia um padre, o mais humilde do convento, que nunca havia aprendido os sábios textos da época. Seus pais eram pessoas simples, que trabalhavam num velho circo das redondezas, e tudo que lhe haviam ensinado era atirar bolas para cima e fazer alguns malabarismos.

Quando chegou sua vez, os outros padres quiseram encerrar as homenagens, porque o antigo malabarista não tinha nada de importante para dizer, e podia desmoralizar a imagem do convento. Entretanto, no fundo do seu coração, também ele sentia uma imensa necessidade de dar alguma coisa de si para Jesus e a Virgem.

Envergonhado, sentindo o olhar reprovador de seus irmãos, ele tirou algumas laranjas do bolso e começou a jogá-las para cima, fazendo malabarismos, que era a única coisa que sabia fazer.

Foi só neste instante que o Menino Jesus sorriu, e começou a bater palmas no colo de Maria. E foi para ele que a Virgem estendeu os braços, deixando que segurasse um pouco o menino.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eis que conceberás e darás à luz um filho. – (Lc 1,26-38)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 08 DE DEZEMBRO de 2021 (quarta-feira) 342 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Você é seu maior patrimônio."

(Louise Hay)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA FESTA DE NOSSA SENHORA IMACULADACONCEIÇÃO 

■ DIA NACIONAL DA FAMÍLIA 

■ DIA CONSAGRADO À JUSTIÇA 

■ DIA DO CICLISTA 

■ DIA DA FESTA DE OXUM 

■ DIA DOS DIREITOS HUMANOS DO CONCEBIDO 

■ DIA DO COLUNISTA SOCIAL 

■ DIA DO CRONISTA ESPORTIVO 

■ DIA DO EQUIPISTAÓDIA INTERNACIONAL DE EQUIPES DEJOVENS DE NOSSA SENHORA 

■ DIA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO 

■ DIA NACIONAL DO REI ROBERTO CARLOS 

■ DIA DA MULATA

■ DIA dos Produtores de Rádio e TV

■ DIA da Fundação da Avenida Paulista em São Paulo-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caconde - Diadema - DRACENA - GUARARAPES - Guarulhos - Jandira -Mariápolis - Mauá - Mendonça - Palmares Paulista - PARAPUà-Votorantim (São PauloSerra (Espírito SantoAgua Santa - Dois Lajeados- Fagundes Varela - Jaquirana - Parelhas - Quinze de Novembro (Rio Grande do SulCorbélia - Formosa do Oeste - Imbaú - Nova Tebas -Paula Freitas - Porecatu - Porto Vitória - São Jorge do Ivaí - Arapuã -Jussara (ParanáConceição do Mato Dentro -  Catas Altas - Galiléia - São João Del Rei (Minas Gerais)Lindóia do Sul (Santa CatarinaVicentina (Mato Grosso do SulGirau do Ponciano - Porto Real do Colégio (AlagoasSanta Isabel do Pará (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GESUEL CAETANO (Cabelereiro-Labela Arte Garça /SPPEDRO PAVAN NETO  (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação /MS) IZILDINHA QUINTAS SOARES (Procomesso – Garça /SP) Lúcia Helena Evangelista da Silva (Garça/ SP) REJANE APARECIDA VALÉRIO (Garça / SP) MaRCeLO Medeiros (Garça /SP) Maite Barbosa (Garça /SP) Beth Ribeiro (Garça /SP)

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA PAULA MARCELO BUKVICK CARLOS EDUARDOBUKVICKó2001ó20 ANOSó(Equipe 08 Nossa Sra. MÃE DA IGREJA Setor de Garça e Lions Clube de Garça /SP) LUCIANA LAMEIRÃO MACHADO PAULO HENRIQUE LOPESó1995ó26 ANOSó(Lions Clube Rio de Janeiro Sernambetiba /RJ)

 Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DEDom OSVALDO GIUNTINI - Bispo – emérito ó1963ó58 ANOS (Diocese de Marilia) 

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DOLIONS CLUBE DETUPI PAULISTAó1962ó59 ANOS LIONS CLUBE DE DRACENACINQUENTENÁRIO ó1997ó23 ANOS  (Distrito LC 8

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora da IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA 

■ Todas as nações cantam as vossas glórias, ó Maria; por vós nos veio o sol da justiça, Cristo, nosso Deus. 

Nossa Senhora de Ghisallo 

Nossa Senhora Desatadora dos Nós 

■ SANTA MARIA JOSEFA ROSSELLO

■ SANTo Eutiquiano

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Conceberás e darás à luz um filho: Jesus – Lc 1,26-38

 

 

Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas joias (Is 61,10).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Cheia de graça diante do Senhor e isenta de todo pecado, Maria se deixou revestir de justiça e salvação e acolheu plenamente o Espírito. Celebremos com alegria esta solenidade da Imaculada Conceição.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE SER FIEL A TI, COMO MARIA, A PERFEITA DISCÍPULA QUE SOUBE DISCERNIR A TUA SANTA VONTADE, E SE MOSTRAR SOLÍCITA EM REALIZÁ-LA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho pela imaculada conceição da virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

   08 de dezembro de 2021 4ª feira da 2ª Semana do Advento Imaculada Conceição de Nossa Senhora . Solenidade  

– Liturgia da Palavra 

Conformando sua vida à Palavra de Deus, Maria resgata a imagem da humanidade infiel. Ela nos pede que também colaboremos para que o projeto do Pai se realize por meio de Jesus. 

 

1ª Leitura (Gn 3,9-15.20) – Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.  Leitura do Livro do Gênesis:

 

9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me, e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher Eva, porque ela é a mãe de todos os viventes.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 97(98)

 

O Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

 

 

2ª Leitura (Ef 1,3-6.11-12) – Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu bem-amado. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 08 de dezembro de 2021 4ª feira da 2ª Semana do Advento Imaculada Conceição de Nossa Senhora . Solenidade

– Evangelho do dia 

 

Eis que conceberás e darás à luz um filho.  (Lc 1,26-38)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Maria, alegra-te, ó cheia de graça, / o Senhor é contigo! (Lc 1,28)  

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Maria é nosso referencial de fé”

 

“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’”

(Lucas 1,28).

Olhemos para a Virgem Maria porque Ela é para nós um referencial de vida, de seguimento de Jesus; Ela é a primeira discípula do seu próprio Filho, e Ela O segue na graça. É por isso que é a primeira agraciada, é a primeira a ser salva, a primeira redimida. Em vista daquilo que é a vida do seu Filho, para Ela está reservada e preservada a graça que outrora tivera Eva, de ser concebida e criada sem a marca do pecado, sem a inclinação do pecado.

 

Graça sublime, mas que responsabilidade tem Ela! Por isso, Maria tem seus olhos fixos no Senhor, e do Senhor Ela não tira o seu olhar para permanecer na graça. Alguém podia perguntar: “Mas, Maria poderia ter pecado?”. É claro! Ela tinha liberdade, Ela tinha vontade própria, era mulher como qualquer outra mulher, criatura de Deus como é cada um de nós criaturas de Deus. Sobre Ela um desígnio, uma responsabilidade, como todo mundo nessa vida tem um desígnio, tem uma responsabilidade, tem uma missão; alguns assumem, e assumem com a vida, assumem com dedicação; e outros negligenciam a sua missão.

 

“Olhamos para o exemplo, para a escola que Maria é”

 

Se olharmos para a quantidade de pais que negligenciam a graça da paternidade ou da maternidade, a responsabilidade diante da missão, entendemos porque o mundo está como está. É por isso que Maria é para nós referencial, é escola, é vida porque de Deus recebeu a graça, e a graça que recebeu cuidou, se responsabilizou; e a graça que recebeu Ela multiplicou, não enterrou o talento, colocou-Se como serva do Senhor.

 

Hoje, contemplamos a obra que Deus realizou em Maria, Ela não só foi concebida sem pecado, mas permaneceu na graça de preservar-se do pecado. No mundo em que vivemos, onde os pecados se multiplicam e se dilaceram; no mundo em que vivemos, onde pecar é moda; no mundo em que vivemos, onde as pessoas ensinam a fazer o que é errado; no mundo em que estamos, onde se tem tanta propaganda para todas as espécies de pecado, precisamos nos voltar para os exemplos e os referenciais que a graça de Deus nos dá.

 

E, hoje, nós olhamos para o exemplo, para a escola que Maria é. Não pense que Ela levou uma vida fácil, que era uma privilegiada. Era uma agraciada — não tenha dúvida — mas Ela lutou para permanecer na graça. Porque ninguém permanece na graça, ninguém é fiel à missão que é recebida, se não luta por isso, se não se desdobra. Ninguém é fiel a Deus se tirar d’Ele o seu olhar, e Ela permaneceu fixa no olhar para o Senhor e, por isso, Deus a agraciou sempre mais. Ela é a Mãe do divino Salvador e correspondeu à tamanha graça.

 

“Ajude-nos, Virgem Maria, ajude-nos, Maria concebida sem pecado, a tornar a nossa vida sem pecado, a caminharmos no caminho da graça, a seguirmos o seu exemplo. Tu és seta que nos indica o caminho do Céu. O caminho que tu percorreu, ó Virgem Maria, é o caminho que nós também queremos percorrer.”

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No dia 8 de dezembro de 1854, o papa Pio IX definiu o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora: “É doutrina revelada por Deus – em que, portanto, todos os fiéis têm de acreditar firme e constantemente – que a Virgem Maria, por graça e privilégio de Deus Todo-Poderoso, em atenção aos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha da culpa original, no primeiro instante da sua concepção”. A definição desse dogma veio coroar um sentimento comum do povo de Deus, que, desde os primeiros séculos da Igreja, entendeu que Maria foi “totalmente santa e imune de toda mancha de pecado (imaculada), modelada e feita nova criatura pelo Espírito Santo” (cf. Lumen Gentium, 56). Maria, para nós, é modelo de vida santa e estímulo para evitarmos toda forma de pecado.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, puríssima “devia ser a Virgem que nos daria o Salvador, o Cordeiro sem mancha que tira os nossos pecados”. Com essa convicção, a Igreja proclamou o dogma da Imaculada Conceição. Senhor, “cura em nós as feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada ao ser concebida sem pecado”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,26-38 - Imaculada Conceição

Oração Inicial
“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Obrigada Jesus por me ter dado esse grande modelo de fé. Rezo com toda a humildade: “Ave Maria, cheia de Graça!” Cheia de Jesus porque ele se encarnou no teu ser e no teu corpo. Ele quis ser sangue do teu sangue, carne de tua carne para poder ficar conosco.

 

Rezo: “ Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é contigo, bendito o fruto do teu ventre: Jesus.” Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, bendito o fruto do teu ventre, nosso caminho, nossa verdade, nossa vida. O fruto de teu ventre, Maria, é nosso Salvador, o Pão da Vida, o Libertador, o Filho de Deus vivo. Roga a Ele por nós que confiamos em vós. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

No meio do Advento, a Igreja coloca a festividade da Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado original, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo; ela antecipa a nova criação purificada do pecado.

Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo faz a Maria? Como Maria acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a essa Mulher cheia de graça?

 

“Festejamos hoje um dos quatro dogmas marianos: a Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado, pela antecipação dos méritos do Filho, para ser mãe do Redentor. Esta crença, comum na comunidade cristã, foi definida como dogma de fé pelo Papa Pio IX, em 1854. A tese do franciscano, bem-aventurado Duns Scott, se resume em três momentos: Deus podia – fazê-la imaculada –, era conveniente que a fizesse e ele a fez. Puríssima devia ser aquela que nos traria o Filho de Deus. Colocada na encruzilhada da história, com seu “sim”, Maria tornou-se participante da Redenção. Ela é a “mãe do meu Senhor”, disse Isabel. E Jesus – no alto da cruz – a tornou também nossa Mãe. Sem ela, a comunidade cristã seria órfã.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?

O Sim de Maria pôs em marcha o sim da humanidade. Pôs em marcha essa caminhada rumo à ressurreição final. Qual é a qualidade do meu SIM nessa marcha rumo à ressurreição? Rumo ao meu fim? Ajudo como fez Maria outras pessoas a darem sua resposta fiel a Jesus? Alegro-me com as graças que Deus, Jesus e Maria concedem a humanidade? Sou agradecido(a)?

3.Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

 

“Virgem Maria, Mãe de Jesus, Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza. Um pouco da tua coragem para o meu desalento. Um pouco da tua compreensão para o meu problema. Um pouco da tua plenitude para o meu vazio. Um pouco de teu consolo para o meu espinho. Um pouco da tua certeza para a minha dúvida. Um pouco do teu sol para o meu inverno. Um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço. Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio. Um pouco da tua luminosidade para a minha noite. Um pouco da tua alegria para a minha tristeza. Um pouco da tua sabedoria para a minha ignorância. Um pouco do teu amor para o meu rancor. Um pouco da tua pureza para o meu pecado. Um pouco da tua vida para a minha morte. Dá-me teu Filho Jesus, Mãe, e terei tudo!”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.

Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.

Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.

A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.