segunda-feira, 11 de outubro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> “Preferi a sabedoria” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista


 “Preferi a sabedoria”

 


A Deus tudo é possível

             A prece da oração da Missa, chamada coleta, dá-nos uma direção para compreendermos a liturgia do dia de hoje: “Sempre nos preceda e acompanhe a graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer”. Para fazer esse bem, precisamos da sabedoria. Assim contamos bem nossos dias. Quem nos orienta é a Palavra de Deus que nos conduz a seguir Jesus na busca da perfeição. O homem vai a Jesus e pergunta o que deve fazer para ser perfeito. “Jesus olhou para ele com amor”. Ele amava as pessoas e demonstrava que amava. Então vê possibilidade de lançar a rede: “Uma só coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me” (Mc 10,21). Ele se foi triste. Faltou o que? Sabedoria de arriscar tudo por Jesus. Tudo ou nada. Jesus se entristece, não porque não quis segui-Lo, mas por não ter sabedoria e ficar preso em tão pouco. Jesus comenta dolorosamente: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus” (Id 23). A sabedoria pode nos levar a entender o valor dos bens materiais que não valem mais que o Reino. Como compreender isso? Deus dá essa capacidade. Quem deixou tudo, recebe 100 vezes mais (com perseguições) e depois, a vida eterna. O Salmo canta com beleza: “Ensinai-nos a contar bem os nossos dias, e dai ao nosso coração a sabedoria” (Sl 89). Recebemos tudo de Deus.  Por que nos apegamos a ponto de perder tudo que Deus pode nos dar? Arriscar tudo não é insano. É garantido. Jesus acrescenta que temos tudo com perseguições, como Ele foi perseguido por ter tudo.

A Palavra é viva

          A Palavra vai além do que é dito e chega ao cerne do que deve ser. A Palavra saída da boca de Deus se identifica com o Filho enviado ao mundo como lemos em João capítulo I,1: “No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus”. Por isso, essa Palavra é eficaz, pois é ação de Deus. A Palavra cria e salva. Jesus disse: “As palavras que Eu vos disse, são Espírito e Vida (Jo 6,63). A Palavra revela e se faz Vida. Jesus disse que Ele não julga. Quem julga é a Palavra: “A palavra que proferi é que o julgará no último dia” (Jo 12,48). A Palavra discerne e vai fundo dentro de nós. Não dá para escapar de sua luz. Prestar contas é ver o mal que fazemos a nós mesmos quando não seguimos a Palavra. “A ela devemos prestar contas” (Hb 4,13). Temos um longo caminho a fazer para compreender a Palavra de Deus como vida. Não é um livro de leitura a ser decorado ou uma lei a ser cumprida. É um encontro de duas pessoas no qual um pronuncia palavras, como Pedro diz: “A quem iremos, tu tens palavras de Vida Eterna” (Jo 6,68) e outro se doa: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e Eu nele” (Jo 6,56). A Palavra e o pão são um só e dão a Vida.

Amei a sabedoria

           Que a Palavra de Deus nos conduza. Seguir essa Palavra é sabedoria, pois nos abre à Sabedoria. O Sábio “preferiu a sabedoria...” Pois, “todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos” (Sb 7,11). Por isso o salmo clama: “Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria”... e assim se torna fecundo o nosso trabalho” (Sl 89). Jesus, ao convidar o homem a ser prefeito, exige que se deixe tudo para ter tudo. Essa é a sabedoria. “É difícil entender essas palavras, mas para Deus não. “Para Deus tudo é possível” (Mc 10,27). Falta sabedoria à sociedade. Seguir Jesus é deixar todos os bens. Deixar é tirá-los de dentro de si e ali colocar a sabedoria que os multiplicará.

Leituras: Sabedoria 7,7-11; Salmo 89; Hebreus 4,12-13;Marcos 10,17-30

 

1. Jesus se entristece, porque o homem não tem sabedoria e fica preso em tão pouco.

2. Temos um longo caminho a fazer para compreender a Palavra de Deus como vida.

3. Seguir essa Palavra é sabedoria, pois nos abre à Sabedoria.

 

Contando Moedas

 

           Quebrei o porquinho e tinha pouca moeda. Era tudo o que eu tinha. Era minha riqueza. Pouco, mas meu. O porquinho não engordou. Precisava colocar sempre outras moedas para ter muito. Aí aprendo a sabedoria de colocar coisas de valor na vida para poder ser e ter mais. Cada moeda da vida é um dom e uma escolha.

 

           Quando deixo o porquinho e arrisco a vida por algo que sustenta muito mais, posso contar moedas de grande valor. Não precisa mais de porquinho para guardar. Seguir Jesus quebrando o porquinho, acaba por nos dar tudo o que não compro com minhas moedas.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas. – (Lc 11,29-32)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   

M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 11 DE outubro de 2021 (segunda-feira) 284 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SE EU VI MAIS LONGE, FOI POR ESTAR SOBRE OMBROS DE GIGANTES.

(Isaac Newton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA MUNDIAL DA VISÃO

DIA ESTADUAL DO DEFICIÊNTE FÍSICO (SP)

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE

DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS

DIA DE SOLIDARIEDADE COM OS PRISIONEIROS POLÍTICOS DA ÁFRICA DO SUL

DIA DE COLOMBO

DIA DA MINHA FESTA

DIA DO RAPARIGA

DIA DE SAÍDAS

DIA DO TEATRO MUNICIPAL

DIA DA FUNDAÇÃO DA RADIOAGÊNCIA NACIONAL EM BRASÍLIA-DF

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA

DIA DO INÍCIO DA FESTA DA CRIANÇA

SEMANA DA CRIANÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pariquera-Açu (São Paulo) Ariquemes - Vilhena (Rondônia) Campina Grande (Paraíba) CambéMandaguari - Rio Branco do Sul - Santa Mariana (Paraná) Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) Itauçu (Goiás) Jucurutu (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: DJALMA APARECIDO QUINELLATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP) OLAVO FERNANDES GIL (Lions Clube de Bauru Sul/SP) NeuSa ANDRIAN BALZANINI (Lions Clube de Adamantina /SP ) GILMaR LOPES(Lions Clube de Lucélia /SP )DAVi DA SILVA MACEDo (Lions Clube de Herculândia /SP ) coRina ferraz rigo (Lions Clube de Iacri /SP )  Ana Clara  Bittencourt Villa Verde  (Lions Clube Universitário de Cafelândia Renascer /SP) TAIANE CRISTINE DE JESUS SCARPARO (de Garça- Londrina /PR) JOSY MACEDO GONÇALVES (Garça/SP) NeuSa ALBERTI SERAPIÃO (Garça /SP ) Luisa severino bosqueto (filha de Michelle/Jean-Garça /SP )LEILA MORaIS DE SOUZA (Garça /SP ) JOANa FREIRE (Garça /SP GLADIANA CARRASCOSA GUIMARÃES  (Agudos /SP )JILO SHIMADA (Marília /SP) Frei Everton Leandro Piôtto OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP) Pe. AnDRÉ LUÍZ Martins dos Santos (Administrador Paroquial de Santa Edwiges de Marília/SP) Júlia Figueiredo Marcos (filhote da Alessandra/Afonsinho - Mirandópolis /SP )

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IZA SITTA LOURENÇO e JOSÉ ANTONIO LOURENÇO ó1981ó40 ANOS (de Garça – Araraquara /SP 

 SANTO DO DIA 

nOssa sENhoRa de Vandoma

SãO JOÃO XXIII

SANTO ALEXANDRE SAULI

SANTa Filonila

SANTa Zenaide

SãO Cainnech de Aghaboe

SãO Filipe, o Evangelista

SãO Gomário

SãO Nectário de Constantinopla

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Aqui está quem é mais do que Jonas – Lc 11,29-32

 

 

- Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (Sl 129,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Todos os povos são chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. Renovemos os compromissos do nosso batismo, pelo qual começamos a participar da vida cristã.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA-ME DÓCIL E SENSÍVEL PARA ACOLHER AS PALAVRAS DE JESUS, SEM EXIGIR SINAIS ESPETACULARES COMO PRÉ-REQUISITO PARA ADERIR A ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 11 de outubro de 2021 – 2ª-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus cumpre sua promessa de salvação universal por meio de Jesus, que continuamente se dispõe a converter nosso coração com sua presença e ensinamentos. 

 

1ª Leitura (Rm 1,1-7) – Jesus Cristo, descendente de Davi, filho de Deus.  Início da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer a salvação.

 

 

– 11 de outubro de 20212ª-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.   (Lc 11,29-32)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. 

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A conversão é o caminho para entrarmos no Reino dos Céus”

 

Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração”

(Marcos 10,24).

Jesus chama a sua geração de má e perversa, e por que é uma geração má? É uma geração que não enxerga o bem, que não enxerga a graça, é uma geração onde Ele está presente, mas Seus sinais não são reconhecidos, nem os Seus milagres e prodígios, acima de tudo, o apelo para entrar no Reino de Deus. Ele traz o Reino de Deus para o nosso meio e nos aponta que o caminho para entrarmos nele é a conversão e a penitência.

 

Assim como Jonas pregou para os ninivitas, para que se arrependessem, convertessem-se e fizessem penitência, e os ninivitas ouviram Jonas e se converteram, penitenciaram-se e mudaram de vida, precisamos escutar Jesus, e Ele está nos chamando à conversão e à penitência, Ele está nos chamando a mudar o nosso comportamento, a nossa forma de agir e de pensar nessa vida. Jesus está nos chamando para uma sincera conversão.

 

“Todo dia é dia de conversão, toda hora é hora de rever o coração, todos os dias nós devemos viver alguma penitência”

 

Não esperemos sinais, não esperemos apelos, não esperemos chegar o momento da nossa morte, porque vai ser tarde. A hora da conversão é agora, o apelo da Palavra de Deus que vem ao nosso encontro é agora.

 

Estamos fazendo o mal? Deixemos de fazer o mal. Estamos fazendo algo errado? Deixemos de fazer o que é errado. Estamos vivendo excessos? Deixemos o excesso de lado. Estamos acumulando bens, isso ou aquilo? Temos de mais? Vamos repartir, porque todo dia é dia de conversão, toda hora é hora de rever o coração, todos os dias nós devemos viver alguma penitência. É uma urgência para que o coração se coloque na prontidão e na vigilância da conversão.

 

Não podemos perder a presença de Deus no meio de nós por não nos convertermos, por nos acomodarmos. Assim como Jonas foi um sinal – ele ficou três dias dentro da baleia –, Jesus é para nós a certeza definitiva, três dias no seio da morte e Ele ressuscitou glorioso. Não precisamos de nenhum sinal do Céu, não precisamos que Deus faça algum milagre, porque a nossa vida é um milagre, a Sua presença no meio de nós é o maior dos milagres.

 

Se não nos convertemos pelo que vemos e ouvimos de Jesus, com o que iremos nos converter? Por isso, precisamos ouvir Jesus e deixar que a Sua Palavra nos converta a cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus sente que suas palavras e obras não encontram acolhimento no coração de seus conterrâneos, sobretudo dos dirigentes do povo. De vez em quando, ele é desafiado a exibir algum prodígio espetacular, capaz de convencê-los de que ele é verdadeiramente o Filho de Deus. No entanto, basta-lhes o eloquente sinal de Jonas. Jesus classifica esta geração como malvada, isto é, aferrada a uma instituição que não abre mão de privilégios, que não aceita a proposta de uma sociedade assentada sobre a prática da justiça e da fraternidade. É uma geração tão avessa à presença e mensagem de Jesus que no dia do julgamento será condenada. Não por Jesus, mas pelos que se converteram com a pregação de Salomão e de Jonas, pois aqui está alguém (Jesus) que é maior do que Salomão e Jonas.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, estás desiludido com “esta geração malvada” que não faz nenhum esforço para te seguir, diferentemente de povos estrangeiros e pagãos, que se converteram a partir da pregação de antigos profetas. E és maior que Jonas e maior que Salomão. Senhor, queremos te acolher e seguir fielmente. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,29-32 - Abrimo-nos às surpresas do Deus da vida

 

Oração Inicial
Peçamos ao Senhor que possamos bem rezar a Palavra de Deus deste dia e acolher o seu projeto de amor em nossa vida: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do texto e procure identificar suas palavras-chave. A quem se dirige? Qual sinal o povo estava buscando? Por que Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas? Por que Jesus diz que o Filho do Homem será o sinal para esta geração?

 

“Dois aspectos da história de Jonas são lembrados e relacionados com Jesus. Jonas proclamou a conversão para os habitantes de Nínive, antes de serem julgados. Jonas tornou-se um exemplo para os ninivitas por ter sido resgatado da morte, após permanecer três dias no ventre da baleia. Há um aceno muito claro para o grande sinal dado por Jesus: sua morte e ressurreição. Jonas e a Rainha do Sul, tendo recebido menos luzes, souberam perceber os sinais de Deus. Jesus é maior que Jonas e a Rainha do Sul, mesmo assim será ignorado por uma geração perversa, que se exclui da Boa-Nova. Não é um sinal maravilhoso que leva os homens à conversão, mas sim a adesão ao projeto da nova história que Jesus vem inaugurar.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus é o grande sinal, o Enviado de Deus, muito maior do que Salomão e do que Jonas. Porém, é necessária a conversão do coração para reconhecer que tudo o que Jesus ensina e faz é sinal: a libertação dos oprimidos, promoção da vida, resgate da dignidade, curas…

 

O que o texto diz para sua vida? Como o apelo à conversão proclamado por Jonas e recordado por Jesus foi acolhido em seu coração? Você precisa de sinais para crer? Diante do apelo à conversão, qual é a sua resposta?

3.Oração (Vida)

Um coração penitente é um coração simples, humilde, confiante no Senhor. Qual oração brotou em seu coração?

Apresente sua prece ao Senhor. Hoje fazemos memória do Papa São João XXIII – o Papa que abriu o Concílio Vaticano II e deu novos horizontes a evangelização na Igreja.

 

Rezemos pelas comunidades cristãs para que sejam abertas aos sinais dos tempos, fortes na esperança e generosas na solidariedade.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Em seu coração, existe o verdadeiro desejo de mudança? Que outro apelo a palavra de deus lhe faz? O que você deseja colocar em prática na sua vida?

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.