quarta-feira, 29 de novembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis. um só fio de cabelo da vossa cabeça. (Lc 21,12-19)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO 
 GARÇA/SP, 29 DE NOVEMBRO DE 2017 (quarta-feira) 333º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"VOCÊ PODE CURAR SUAS DOENÇAS AO AJUDAR A CURAR SEU AMIGO."
                                                                                                                                                                                  (Dale Carnegie)

 Datas Comemorativas 
DIA DO CAFÉ
DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO PALESTINO
DIA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO
DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS
SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO
SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Paranapanema - Promissão (São Paulo)Malhada - Santa Cruz Cabrália (Bahia) Pinhal da Serra (Rio Grande do Sul)MariluzNova Cantu Presidente Castelo Branco – Renascença - Santa Izabel do Oeste - Santa Maria do Oeste - Vitorino (Paraná)Natuba (Paraíba)Mazagão (Amapá)Chapadão do Lageado (Santa Catarina)Extrema (Minas Gerais)Lago Verde (Maranhão)Nossa Senhora dos Remédios (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Dr. LEANDRO PATÁRO ZANON (Cirurgião Dentista-IRO Instituto de Reabilitação Orofacial–Garça/SP)LEILA REGINA SANTOS DURANTE (Equipe Nossa Sra. do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) EDUARDO MANSANO ÁLVARES (Equipe Nossa Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) FRANCIELI SANTIAGO DOS SANTOS PAVARINE  (RB Alimentos - Garça /SP) EVALDO MANZANO  (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) FABRICIO TAMURA (Garça /SP) DENICE ALVES MENINI (Marilia /SP) SILENE BERTASSI MALDONADO (Marilia /SP) NEUZA DOS SANTOS CARDOZO (GME Garça Motores Elétricos - Garça /SP) ARTHUR BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas e Ferramentas - Garça /SP) MAURO CESAR CORDEIRO DE AZEVEDO (Garça /SP) SONIA MARIA MARTINS (Garça /SP) MARISA HITOMI S. KIDA (Garça /SP) TIAGO MARÇAL  (Garça /SP) MARIANA ROBERTO RIBEIRO (Garça /SP)SILVIA REGINA GODOY OLIVEIRA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA CRISTINA BIDÓIA BERLANGA e TOYON SOFFENER BERLANGA (Marilia / SP)

 Santo do Dia 
SÃO SATURNINO DE TOULOUSE
SÃO FRANCISCO ANTÔNIO FASANI

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos o que se voltam para ele (Sl 84,9).
Em tempos de crise, cabe-nos ser testemunhas da esperança e confiança cristã. Tenhamos sensibilidade para reconhecer os sinais dos tempos e assim não sermos surpreendidos pelos acontecimentos.
Oração
PAI, DÁ-ME UMA FÉ PROFUNDA QUE ME POSSIBILITE PERSEVERAR NOS MOMENTOS DE DIFICULDADE, SEM ABRIR MÃO DA TAREFA QUE RECEBI: LEVAR ADIANTE O PROJETO DE JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quarta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum - 29/11/2017
A mão de Deus imprime sua vontade na história daqueles que vivem em meio a pompas e ilusões. As contrariedades são ocasião para fortalecer e exercer o testemunho cristão.

1ª Leitura (Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28) – Apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo. Leitura da profecia de Daniel:

Naqueles dias, 1o rei Baltazar ofereceu um grande banquete aos mil dignitários de sua corte, tomando vinho em companhia deles. 2Já embriagado, Baltazar mandou trazer os vasos de ouro e prata, que seu pai Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, para beberem deles o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas.
3Foram, pois, trazidos os vasos de ouro e prata, retirados do templo de Jerusalém, e deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; 4bebiam vinho e engrandeciam seus deuses de ouro e prata, de bronze e ferro, de madeira e pedra. 5Naquele mesmo instante, apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo, diante do candelabro, sobre a superfície da parede do palácio, e o rei via os dedos da mão que escrevia. 6Alterou-se o semblante do rei, confundiram-se suas idéias e ele sentiu vacilarem os ossos dos quadris e tremerem os joelhos.
13Então Daniel foi introduzido à presença do rei, e este lhe disse: “És tu Daniel, um dos cativos de Judá, trazidos de Judá pelo rei, meu pai? 14Ouvi dizer que possuis o espírito dos deuses, e que em ti se acham ciência, entendimento e sabedoria em grau superior. 16Ora, ouvi dizer também que sabes decifrar coisas obscuras e deslindar assuntos complicados; se, portanto, conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu te vestirás de púrpura, e levarás ao pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino”. 17Em resposta, disse Daniel perante o rei: “Fiquem contigo teus presentes e presenteia um outro com tuas honrarias; contudo, vou ler, ó rei, o escrito e fazer-te a interpretação. 23Tu te levantaste contra o Senhor do céu; os vasos de sua casa foram trazidos à tua presença e deles bebestes vinho, tu e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; ao mesmo tempo, celebravas os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, de madeira e pedra, deuses que não veem nem ouvem, e nada entendem — e ao Deus, que tem em suas mãos tua vida e teu destino, não soubeste glorificar. 24Por isso, foram mandados por ele os dedos da mão, que fez este escrito. 25Assim se lê o escrito que foi traçado: mâne, técel, pársin. 26E esta é a explicação das palavras: mâne: Deus contou os dias de teu reinado e deu-o por concluído; 27técel: foste pesado na balança, e achado com menos peso; 28pársin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial  (Dn 3)
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Evangelho do dia
Quarta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum - 29/11/2017
Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis. um só fio de cabelo da vossa cabeça. (Lc 21,12-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Permanece fiel até a morte e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
É permanecendo firmes que participaremos da vida
Permanecer firme quer dizer não desanimar, não se deixar abater, não se deixar levar pelo desânimo!
Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (Lucas 21,17-18).
Ontem escutamos no Evangelho as coisas catastróficas que cobrirão toda a realidade da existência humana, do mundo em que estamos. Hoje, Jesus está advertindo Seus seguidores pelas coisas que podem ou poderão acontecer com aqueles que O seguem. A perseguição, as incompreensões, prisões e tantas outras coisas que podem acontecer com os discípulos de Jesus.
Aconteceu com os apóstolos, Pedro e Paulo, eles foram presos. E todos os apóstolos, com exceção o apóstolo João, foram martirizados. Toda a Igreja Primitiva sofreu a dura perseguição. Hoje, encontramos  em tantos lugares, igrejas perseguidas; encontramos um Evangelho perseguido, um Evangelho não amado, não aceito. Diante de todas essas coisas, qual é a postura do discípulo de Jesus? É preciso ter confiança, fé, firmeza, não tirar de Jesus o olhar.
“Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça”. Os homens podem até querer nos matar, mas não tiram a graça de Deus que está em nós.
Qual é a nossa postura? É permanecendo firmes que participaremos da vida. O que é permanecer firme? É ser perseverantes, de pé, uma postura de alguém que só tem Deus como sua esperança e confiança.
Permanecer firme quer dizer – não desanimar; não se deixar abater, não se deixar levar pelo desânimo ou pelas coisas que causam desalentos na vida e no coração. Permanecer firme é permanecer na confiança e no amor do Senhor. Permanecer firme é permanecer na confiança e no amor do Senhor e não deixar que nenhuma tribulação dessa vida fale mais alto ao nosso coração e à nossa vida, do que o amor que Deus tem por nós.
Deus abençoe você!
ReflexãoO “tempo dos pagãos" e as persecusões
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—o “Discurso Escatológico” alude ao “tempo dos gentis” e as persecuções. O “tempo das nações” —tempo da Igreja— está presente em todos os Evangelhos. O anuncio deste tempo—e a tarefa que se deriva dele— é o ponto central: o fim do mundo somente pode chegar quando o Evangelho tenha chegado a todos os povos.
Em referência às futuras persecuções se pressupõe o tempo dos pagãos, porque o Senhor não diz somente que seus discípulos serão entregues aos tribunais e sinagogas, senão que serão levados também perante governadores e reis. Quer dizer, o anuncio do Evangelho estará sempre sob o sinal da cruz: isto é o que os discípulos de Jesus devem apreender uma e outra vez em cada geração.
—A cruz é e segue sendo o sinal do “Filho do homem”: a verdade e o amor não têm outra arma na sua luta contra a mentira e a violência que o testemunho do sofrimento.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você reza pedindo a força de Deus para permanecer firme na fé?
- Nossa comunidade assume as realidades de seu contexto ou é muito acomodada?
- Procuramos de fato servir?
- Aceitamos as tarefas que nos competem mesmo a custa de sacrifícios?
- Assumo com fé as cruzes de minha vida?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 21,12-19 - Jesus nos promete palavras de sabedoria
“fiquem firmes. E serão salvos”
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Rezamos ou cantamos o Salmo 94:
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar
- Ao Deus do universo, venham festejar

- Seu amor por nós, firme para sempre
- Sua fidelidade dura eternamente

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor
- Sirva com alegria, venha com fervor

- Nossas mãos orantes para o céu subindo
- Cheguem como oferenda ao som deste hino

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - - O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto do Evangelho do Dia: Lc 21,12-19.
- Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.
Refletindo
Jesus fala aos discípulos, dizendo-lhes que serão perseguidos, presos, julgados. E vê nisto tudo oportunidades para anunciar o Evangelho. Mais ainda, lhes dá uma recomendação: não fiquem preocupados. E lhes garante: "darei a vocês palavras e sabedoria suficientes para se defenderem. Jesus Mestre não deixa de dizer-lhes toda a verdade: " Vocês serão odiados por serem meus seguidores, mas fiquem firmes. Nenhum cabelo de vocês de perderá. E vocês serão salvos" .
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: no meu ser cristão prefiro as comodidades ou gosto de servir? Sou coerente no meu seguimento de Jesus Cristo, aceitando a cruz como parte da missão? Quais são as minhas cruzes? Quando me julgam, continuo confiando em Deus? Acredito que Deus me dá sabedoria para enfrentar os que contradizem minha fé? Tenho convicções que me ajudam a vencer as dificuldades?
Meditando
Recordo a palavra dos Pastores da Igreja na América Latina e Caribe que disseram, em Aparecida: "Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: "Onde eu estiver, aí estará também o meu servo" (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga" (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que tem chegado a compartilhar a cruz de Cristo até a entrega de sua vida." (DAp 140).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo ao Senhor, pedindo-lhe a graça da fidelidade.                                                                    
Consagração à Santíssima Trindade
 Trindade Santíssima – Pai, Filho, Espírito Santo –
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
E pelas mãos da Virgem Maria, minha Mãe Santíssima,
eu me ofereço, entrego e consagro inteiramente a vós,
nesta vida e para a eternidade.
Pai Celeste, a vós me ofereço, entrego e consagro
como filho(a).

Jesus Mestre,
a vós me ofereço, entrego e consagro,
como irmão(a) e discípulo(a).


Espírito Santo,
a vós me ofereço, entrego e consagro,
como "templo vivo" para ser santificado.
Maria, Mãe da Igreja e minha Mãe,
vós que estais na mais íntima união com a Santíssima Trindade,
ensinai-me a viver em comunhão com as três divinas Pessoas,
a fim de que a minha vida inteira seja um hino de
glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.
(Bv Alberione)
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) – - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Terei no olhar a certeza da minha fidelidade ao seguimento de Jesus, inclusive nas situações complicadas, de perseguição incompreensão, de cruz.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo