sábado, 14 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Humilhou-se a si mesmo; por isso, Deus o exaltou acima de tudo. - (Jo 3,13-17)



"O Filho do Homem tem de ser levantado"
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 14 DE SETEMBRO de 2019 (sábado) 257º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO.
(Sócrates)


 Datas Comemorativas 
DIA DA FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
DIA NACIONAL DO FREVO
DIA MUNDIAL DA REALIDADE CLIMÁTICA
DIA LATINO-AMERICANO DA IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
DIA DO OPERADOR EM REDES TELEFÔNICAS
DIA DO GUARDA CIVIL METROPOLITANO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Presidente Prudente (São Paulo) Figueirão (Mato Grosso do Sul) Ituberá (Bahia) Rio Bananal (Espírito Santo) Olho D'Água Grande (Alagoas) Malacacheta - Santa Rita de Jacutinga (Minas Gerais) Sinop (Mato Grosso) Viamão (Rio Grande do Sul) Altônia - Pérola (Paraná)Uruana (Goiás)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARA ELIANA BOTINO GIGUEIRA PERES (Motoppar PPA-Garça/SP) André Luis BARBOSA DE SOUZA (GBS-Garça/SP) MARIA LUIZA BENTO DE OLIVEIRA (Garça/SP) NEUSA DE JESUS BOLDORINI COELHO (Garça/SP) VANILSON DA SILVA SILVEIRA (Marilia /SP) VALMIR MARINI (Garça /SP) SOPHIA VEJARANO (São Paulo / SP) CARLOS ALBERTO DELMONICO (Santo André/SP) EDMAR BRAGA (Mogi Mirim /SP) PDG EDUARDO JACOB (DLC 3-Lions Clube de Ibitinga/SP) TIRSON DE MIRANDA (Lions Clube de TATUÍ /SP) MARIA JULIA CASTRO CRUDI (Lions Clube de Duartina /SP) NILTON CROGE GUIMARÃES (Lions Clube de Agudos/SP) EDER GÉRCIO AGUDO (Lions Clube de Tupã/SP) MARISA DELLE FINATTI (Lions Clube de Tupã/SP) JOSÉ REGINALDO DOS SANTOS (Lions Clube de Bastos Solidariedade/SP) CLÓVIS AP. CAVENAGHI PEREIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) HELENA AMADIO CORREA LEITE (Lions Clube de Ourinhos /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IZABEL CRISTINA COUTINHO CARLOS e RONALDO VIEIRA CARLOS ó1998ó21 ANOS (Agudos /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BIRIGUIó1964ó55 ANOS (Distrito LC 8)


 Santo do Dia 
EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
Celebrada no Oriente desde o século IV, a festa da Exaltação da Santa Cruz motiva-nos a louvar o Cristo vencedor, o seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz. Esta é sinal da nossa esperança e salvação em Deus, que tanto nos ama.
SÃO MATERNO DA COLÔNIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A festa da Exaltação da Cruz motiva-nos a louvar Cristo vencedor, seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz. Olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos em nós a certeza do amor de Deus pela humanidade.
– Oração 
PAI, AO EXALTAR A CRUZ DE TEU FILHO JESUS, QUERO ABRIR MEU CORAÇÃO PARA QUE ELA FRUTIFIQUE EM MIM, RENOVANDO MINHA DISPOSIÇÃO DE SER TOTALMENTE FIEL A TI.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que, para salvar a todos, dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra esse mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 23ª Semana Do Tempo Comum 14 de setembro de 2019 Exaltação da Santa Cruz . Festa
A Palavra nos exorta a nunca esquecer a compaixão e a bondade do Senhor. O envio de Jesus, levantado no madeiro da cruz, é o maior gesto de amor de Deus por nós.

1ª Leitura - (Nm 21,4b-9 ou Fl 2,6-11) - Aquele que for mordido e olhar para ela viverá. – Leitura do livro dos Números:

Naqueles dias, 4Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom. 5Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.” 6Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. 7O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Ou
1ª Leitura - (Fl 2,6-11) - Humilhou-se a si mesmo; por isso, Deus o exaltou acima de tudo. – Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é Senhor”, para a glória de Deus Pai. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial  77(78)
Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

Evangelho do dia
Sábado da 23ª Semana Do Tempo Comum 14 de setembro de 2019 Exaltação da Santa Cruz . Festa
Humilhou-se a si mesmo; por isso, Deus o exaltou acima de tudo. - (Jo 3,13-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, / porque pela cruz remistes o mundo! 
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu. 14Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. 16Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A cruz de Cristo representa a nossa salvação”
 “Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”
(João 3,14).
Hoje, a graça é de celebrarmos a Exaltação da Santa Cruz, a vitória da cruz de Jesus. Não pregamos outra coisa, não anunciamos outro, a não ser Jesus Cristo crucificado.
Como diz São Paulo aos Coríntios, para alguns Ele é escândalo, para outros é loucura, mas o Cristo crucificado é o poder de Deus, é a vitória de Deus, é Deus que vence o poder do mal, é Deus que esmaga o maligno naquilo que seria a derrota e a maldição.
A cruz era um escândalo mesmo. Um homem ser pregado numa cruz, na cultura e no pensamento da época, era um escândalo, pois ela era reservada para os piores criminosos. Que crime Jesus cometeu? Que mal Ele fez? Ele carregou sobre si os nossos crimes, os nossos pecados, as nossas maldições para nos trazer a bênção, a cura e a libertação.
A Palavra está dizendo que Moisés levantou a serpente. Recordamos que a serpente de bronze foi feita no deserto para curar aquele povo que estava doente por causa da murmuração e do pecado. Aquela serpente de bronze foi o sinal da cura.
“Celebremos, com todo amor do nosso coração, a cruz de Jesus, porque é por ela que fomos salvos.”
Agora não é a mais a serpente que é levantada; agora, é Cristo crucificado que é levantado e todos nós olhamos para Ele, porque Ele é a nossa vitória, a nossa cura e a nossa libertação.
Olhemos para Jesus e não tiremos d’Ele o nosso olhar, olhemos para Jesus e deixemos que n’Ele sejamos transfigurados, curados e libertos dos males que estão dentro de nós.
A espiritualidade da nossa fé é a espiritualidade da cruz. Eu sempre digo que precisamos ter em casa, nos nossos carros e onde quer que nós estejamos, o Cristo crucificado. Não basta só ter a cruz, é importante a cruz com a imagem do Crucificado.
O mistério da cruz não pode ser esquecido, não pode ser renegado, não pode ser colocado de lado, pois a nossa espiritualidade é do Cristo crucificado.
Meditemos o Cristo que está em nossas igrejas. Algumas igrejas, muitas vezes, têm até deixado de lado o Cristo crucificado, mas isso não pode, porque Ele é a nossa vitória, Ele é a expressão da nossa fé, Ele morreu na cruz por nós.
Não estamos batendo palmas para a morte de Cristo, estamos batendo palmas para a sua vitória sobre a morte. Estamos aclamando o Crucificado, Ressuscitado e vitorioso por todos nós.
Celebremos, com todo o amor do nosso coração, a cruz de Jesus, porque é por ela que fomos salvos.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A exaltação da Santa Cruz: o novo culto anelado tinha se tornado realidade na Cruz de Jesus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Nicodemos, o mesmo que “des-cravaria” Cristo, recebe antecipadamente uma revelação: O Filho do Homem seria “ex-altado” (posto no alto desde a terra) e atrairia a todos para si. A Igreja nascente, sob a guia do Espírito Santo, foi aprofundando lentamente nesta verdade. Uma coisa estava clara desde o início: Com a Cruz de Cristo, os antigos sacrifícios do templo ficaram superados definitivamente. Tinha acontecido algo novo!

Deus não queria ser glorificado através dos sacrifícios de touros e machos caprinos, cujo sangue não pode purificar o homem nem expiar por ele. O novo culto anelado, mas até então ainda sem definir, tinha se tornado realidade. Na Cruz de Jesus tinha-se verificado o que em vão tinha tentado com os sacrifícios de animais: Cristo ocupou seu lugar. O templo continua sendo um lugar venerável de oração e anúncio. Seus sacrifícios, porém, já não eram válidos para os cristãos.

—Te adoramos, oh Cristo!, e te abençoamos, porque pela tua Santa Cruz redimiste ao mundo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Já no final do século V, no Oriente, e final do século VII, no Ocidente, havia uma comemoração em torno da cruz do Senhor.
No dia 14 de setembro, as igrejas que tinham uma relíquia maior da cruz costumavam expô-la à veneração dos fiéis, em celebração solene.
A esse fato dava-se o nome de “exaltação” da Santa Cruz.
Instrumento de suplício e símbolo de derrota, a cruz se transformou em sinal de luz e esperança, por ato e mérito de Jesus Cristo, que aceitou fazer dela sinal de amor: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13). São Paulo compreendeu e expressou a riqueza contida na crucificação de Jesus: “Ele me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20). Sua cruz se torna para nós fonte de salvação: “Fostes resgatados… pelo precioso sangue de Cristo” (1Pd 1,18-19).

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 3,13-17 - Deus amou tanto o mundo...que morreu numa cruz
 Saudação
Exaltamos a Santa cruz, traçando sobre nós o sinal da cruz e  rezando:
- Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando, com todos os internautas:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, o texto: Jo 3,13-17,e observo Nicodemos e Jesus que conversam, procuro compreender suas palavras.

Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.
Refletindo
Neste texto Jesus conversa com Nicodemos. Fala da cruz, diz que o Filho do Homem será levantado na cruz, como a cobra de bronze numa estaca. A diferença é que olhando para a serpente as pessoas se sentiam preservadas da morte repentina. Em Jesus crucificado todos têm a vida eterna.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Qual o sentido da cruz para mim? Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento? Quais são as cruzes do mundo de hoje? Em Aparecida, os bispos disseram: "Durante seu ministério, os discípulos não foram capazes de compreender que o sentido de sua vida selava o sentido de sua morte. Muito menos podiam compreender que, segundo o desígnio do Pai, a morte do Filho era fonte de vida fecunda para todos (cf. Jo 12,23-24). O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46), que o faz salvação “para nós” (1 Cor 1,30). Pelo mistério pascal, o Pai sela a nova aliança e gera um novo povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva." (DAp 143).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Dois riscos - Padre Zezinho, scj
Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus
Um é vertical, o outro horizontal
O vertical eleva, o horizontal abraça
Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus

Feita de dois riscos é a minha fé
Sem esses dois riscos religião não é
Um é vertical, o outro horizontal
Um vai buscar na fonte
O outro é o aqueduto

Feita de dois riscos é a minha fé
Sem esses dois riscos religião não é
Feita de dois riscos é o meu caminhar
Sem esses dois riscos posso não chegar
Um é vertical, o outro horizontal
O vertical medita, o horizontal agita
Feita de dois riscos é o meu caminhar
Sem esses dois riscos posso não chegar.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus. Como Jesus na cruz, terei sempre no coração o perdão. Palavra para marcar este dia: amor gratuito.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.