sábado, 22 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.” - (Mc 16,9-15)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 22 DE ABRIL DE 2017 (SÁBADO) 112º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
PROMETA-ME QUE VOCÊ SEMPRE LEMBRARÁ: VOCÊ É MAIS CORAJOSO DO QUE VOCÊ ACREDITA SER, MAIS FORTE DO QUE VOCÊ PARECE, E MAIS INTELIGENTE DO QUE VOCÊ PENSA SER.”
 (A. A. Milne)


Datas Comemorativas
–■ DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
DIA INTERNACIONAL DA Mãe TERRA
DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA “FAB
DIA DA COMUNIDADE LUSO BRASILEIRA
DIA NACIONAL DA MANDIOCA
DIA OLÍMPICO UNIVERSITÁRIO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Colina – Itanhaém (São Paulo) Alcinópolis - Laguna Carapã (Mato Grosso do Sul) Pinheiros (Espírito Santo) Porto Rico (Paraná) Buriti Bravo (Maranhão) Arroio do Sal (Rio Grande do Sul) Montalvânia (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA CLARA ARANHA MOLINA (sobrinha neta Garça/SP) Diácono CECILIO DAVI (CE das EQ 02 ENS PERPETUO SOCORRO e EQ 05 ENS de LOURDES Setor de Garça/SP)JAIR BATISTA PAIVA (EQ 09 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça/SP) RODRIGO DE SOUZA HONÓRIO (EQ 16 ENS do IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SP) JAIR ALVES DE SOUZA (PDG Lions Clube de Paranaíba/MS) APARECIDA SEGURA GIORDANI VICENTE (Moveis São José-Garça/SP) ANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Maringá/PR) DANILO COELHO (Três Lagoas/MS) MARIA ANGÉLICA NASSIF TRAVENÇOLO (Garça/SP) ADEMIR LEÃO (Garça/SP) OTAVIO HENRIQUE NERIO PEREIRA (Garça/SP) ADEMIR LEÃO (Garça/SP)


Santo do Dia
SANTA MARIA EGIPCÍACA
SÃO CAIO
SÃO SOTERO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Jesus escolhe e prepara pessoas dispostas a anunciar sua mensagem de amor e esperança. Não podemos recusar o convite, pois vale mais obedecer a Deus que os homes.
 Oração
PAI, LIVRA-ME DA INCREDULIDADE QUE ME IMPEDE DE SER PROCLAMADOR DA RESSURREIÇÃO DE TEU FILHO JESUS, POR QUEM NOS É OFERECIDA A TUA SALVAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicais os povos que creem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e dai aos que renasceram pelo batismo a veste da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Sábado - Oitava da Páscoa - 22/04/2017
A obediência ao projeto de Deus deve prevalecer sobre as ameaças dos poderosos. Os seguidores de Jesus têm a missão de tornar conhecida a boa-nova.

1ª Leitura (At 4,13-21) – “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.
15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre cla­ríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.
21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 117 (118)
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

Evangelho do dia
Sábado - Oitava da Páscoa - 22/04/2017
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. - (Mc 16,9-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.
15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Mestre Jesus cura nosso coração da falta de fé
Permitamos que o Mestre Jesus cure o nosso coração de toda incredulidade e falta de fé!
Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado  (Marcos 16, 14).
Hoje, São Marcos narra um fato muito interessante do encontro de Jesus ressuscitado com Seus discípulos. Primeiro, mostra-nos a incredulidade e a dureza de coração.
Maria Madalena, na qual Jesus expulsou sete demônios, encontrou-se com o Ressuscitado. E testemunhou aos discípulos que Jesus estava vivo, que Ele havia ressuscitado. Mas não deram crédito a ela, não quiseram acreditar e colocaram em dúvida o que ela estava anunciando.
Sabe, a questão de acreditar não é porque era Maria quem estava anunciando, mas sim porque ela estava falando o que as Escrituras haviam proclamado, e o próprio Cristo havia ensinado a Seus discípulos.
O Senhor fala pela boca dos pequeninos, fala pela boca dos que são desacreditados por nós. Ele usa tantos meios para nos falar e, muitas vezes, estamos com a cabeça e o coração fechados e não damos ouvidos ao que Ele fala pela boca de outros. Deus usa os meios que Ele quer para que cheguemos ao Seu conhecimento!
Maria Madalena levou uma vida toda errada, mas encontrou-se com o Senhor e foi transformada. Por isso, ela foi a primeira discípula, aquela que foi creditada para encontrar-se com o Senhor ressuscitado. Ela vai dizer isso aos outros, mas infelizmente o coração humano tão incrédulo, o coração de tantos homens que não se abrem à graça de Deus não puderam acreditar no testemunho dela.
Deste modo, Jesus repreende duramente os discípulos, primeiro pela falta de fé. Pois, sem fé não vemos nada, não acreditamos em nada do que Deus fez. Sem fé não contemplamos nem nos encontramos com Jesus Ressuscitado. Sem fé, a ação de Deus não acontece em nossa vida. Sem fé, a nossa vida não é transformada.
Precisamos repreender a nossa falta de fé, dizer ao nosso coração que ele não pode se comportar como se a fé não fosse o elemento principal da nossa vida.
Em seguida, Jesus repreende os discípulos pela dureza de coração, porque é muita dureza no coração! Não foi apenas a Maria que não deram crédito, não deram crédito a outros discípulos que haviam se encontrado com o Senhor ressuscitado.
Somos, muitas vezes, desacreditados, falamos e pensamos: “As pessoas não nos darão crédito!”. Mas, o problema não somos nós, não é aquilo que anunciamos. O problema é o coração humano tão duro e fechado!
Há pessoas que se o próprio Jesus aparecer em carne e osso não acreditarão, porque estão com o olhos fechados e não se abrem para contemplar as realidades da fé. Sem fé, o coração não se abre para Deus. E o coração que não se abre para a fé não se encontra com o Senhor vivo e ressuscitado.
Permitamos que o Mestre Jesus cure o nosso coração de toda incredulidade, falta de fé e abramos nosso coração para que em nós se manifeste a luz de Cristo Jesus!
Deus abençoe você!
Reflexão - Mc 16, 9-15
 Direitos reservados: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM 
(Barcelona, Espanha)
 
Para que possamos conhecer verdadeiramente Jesus, duas coisas são necessárias.
A primeira é a atuação da graça divina que nos revela quem é Jesus na sua divindade e na sua atuação messiânica e a segunda é a nossa abertura a essa graça para que possamos acolher a atuação divina em nós.
A partir desses dois elementos, podemos compreender melhor qual é o papel do evangelizador e qual a essência da nossa missão.
Movidos pelo grande protagonista da missão que é o Espírito Santo, somos chamados a ser canais de graça na vida das pessoas e ao mesmo tempo a preparar os corações das pessoas para que sejam terreno fértil para o evangelho e acolham a Cristo em suas vidas.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Disseram de Jesus: salvou os outros, mas não pode salvar a si mesmo! Também nós às vezes somos desafiados na vida. Que atitude tomamos?
- Jesus, cordeiro de Deus, sofre sem reclamar. Quantos irmãos nossos entendem e vivem esta realidade!
- Morto Jesus na cruz, seus discípulos sentem-se inseguros, sem rumo. Como agimos quando algo semelhante acontece conosco?
- A grande esperança?! Em meio a tanta insegurança, Jesus nos encoraja.
- E então?! Anunciamos o Evangelho?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos no último dia da Oitava da Páscoa.
Hoje, é o evangelista Marcos quem nos apresenta o encontro do Ressuscitado com Maria Madalena e com os discípulos, em diversos momentos.
O relato nos coloca diante da mesma experiência vivida pelos personagens que lemos ao longo da semana: a dificuldade em acreditar que o Senhor verdadeiramente ressuscitou e está vivo. Por isso, Jesus critica a falta de fé e a dureza de coração de seus discípulos.
Peçamos que o Espírito Santo abra o nosso coração e nos torne sensíveis para reconhecermos o Senhor e acolhermos a sua Palavra. Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leia o texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e procure relacioná-lo com outras narrativas da aparição de Jesus, lidas durante a semana. Quais são as testemunhas da ressurreição que aparecem no texto? Por que sentem dificuldade de acreditar que Jesus ressuscitou? Qual pedido Jesus faz aos seus discípulos?
Como foi difícil para os discípulos compreenderem a ressurreição de Jesus. Antes de sua morte, Jesus mesmo os advertiu: “‘Vede, estamos subindo para Jerusalém, e vai se cumprir tudo o que foi escrito pelos profetas sobre o Filho do Homem. Ele será entregue aos gentios, zombarão dele, o insultarão e nele cuspirão. Depois de o açoitar, vão matá-lo, mas no terceiro dia, ele ressuscitará’. Eles nada compreenderam de tudo isso: o sentido da palavra lhes ficava encoberto e eles não entendiam o que lhes era dito” (Lc 18,31-34).
Ressuscitado, Jesus se manifestou diversas vezes, e essas pessoas se tornaram testemunhas da sua ressurreição. Porém, ainda assim, muitos não acreditaram. É por isso que Jesus os critica: “Ele os criticou pela falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado”.
Por fim, Jesus envia seus discípulos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura”. O próprio Senhor estava com eles e confirmava sua missão por meio dos sinais que os acompanhavam.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Como as palavras de Jesus ecoaram em seu coração: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura”? Por que Jesus critica a falta de fé e a dureza de coração? Como você testemunha a sua fé? De que forma anuncia a Boa-Nova de Jesus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Doxologia Pascal (Gregório de Nissa)
“Ó Páscoa, grande e santo mistério, que purifica todo o universo. Desejo falar-te como se tivesses alma. Ó Verbo de Deus, Luz e Vida, Sabedoria e Poder! Eu te saúdo com teus múltiplos nomes: Preclaro rebento, aragem e imagem do Espírito! Ó Palavra de Deus, ser visível que tudo assumes e tudo governas com teu poder! Digna-te escutar minhas palavras: elas não são o início, mas, com certeza, o complemento de minha oferta.”
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Sintetize em poucas palavras o apelo que o Senhor despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.