sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados - (Mc 2,1-12)

 

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 15 DE JANEIRO de 2021 (sexta-feira) 015º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

TUDO QUE ESTÁ NO PLANO DA REALIDADE JÁ FOI SONHO UM DIA.

(Leonardo da Vinci)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA

DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO

DIA NACIONAL DO JOGO LIMPO E DE COMBATE AO DOPING NOS ESPORTES

DIA DOS ADULTOS

DIA DO COBRADOR DE ÔNIBUS

DIA DO COMPOSITOR

DIA DO FESTIVAL DE CARMENTÁLIA

DIA DO FETICHE

DIA DO FOFOQUEIRO

DIA DA WIKIPEDIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA GOL LINHAS AÉREAS

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (MDB)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Veranópolis (Rio Grande do Sul) Pilão Arcado (Bahia) Ouro Velho (Paraíba) Lima Campos (Maranhão) Itaboraí - Nova Iguaçu - Paraíba do Sul (Rio de Janeiro) Icapuí (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SANDRA MARIA SILVA CHIEREGATTO (Lions Clube de Amparo /SP)EDENILSON CLAUDIO GONÇALVESCAPILÉ (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) IVAN ISIDORO (Lions Clube de Dracena /SP) INÊS RUBIRA (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP)MARCOS ROBERTO TODA (Lions Clube de Florida Paulista Cidade Amizade /SP)RENI AP DE FREITAS BATISTA (Lions Clube de CASSILANDIA VALE DO APORE /MS)CAETANO GALDI (Lions Clube Penha São Paulo /SP) ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA (LEO Clube Tupi Paulista /SP) ARIEL ESPARZA MORETE (Tupi Paulista /SP)ALBERTO ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos - Garça /SP)ROBERTO QUARTIM BARBOSA (RB Alimentos-Garça /SP)MARILENE MOYSÉS DA SILVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça)/SP)ANIBAL COSTA (Corretor Imoveis-Campos de Jordão /SP)ANDRÉA SGARBI MORALES (Garça /SP)SARAH VALERIO (Garça /SP)LAURIDICE PEREIRA DE GODOY (Cabrália Paulista /SP)PAULO EDUARDO MARINHO (Ilha Solteira /SP) JOSÉ HENRIQUE ZERBINI (Garça /SP)SONIA REGINA GOMES (Garça /SP) PAULO EDUARDO MARINHO (Ilha Solteira /SP)LUIZ DE CASTRO (Garça /SP)SEBASTIAO JUVENCIO (Garça /SP)NAZIRA RABAH SANTOS (Taboão da Serra /SP)EDILENE CESARIO (Congregação Franciscana de Siessen-de Garça p/ Coroatá /MA)PE. GABRIEL MARIA MÃE DA MISERICÓRDIA (FGMC-Lucélia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUCIA CASSOLA BARROS e PEDRO GELMI BARROSó1981ó40 ANOSó(Eq 04 ENS de LOURDES Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) CAROLINA APARECIDA LIRA e ADRIANO BARBOSA GONÇALVESó2017ó4 ANOSó( Lions Clube de Herculândia /SP)

LEDA EVELYN BERG GOMES TOMAZELA E PASCOAL TOMAZELA JUNIORó(Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PE. CLEBER POLIZERó1983ó38 ANOSó(RSV-Pároco de Santa Isabel de Marília /SP)

 

 Santo do Dia 

NOSSA SENHORA DE BANNEUX

SANTO AMARO

SÃO PAULO – O ERMITÃO

SANTO ARNALDO JANSSEN

SÃO MACÁRIO DO EGITO

SÃO PLÁCIDO

SÃO ROMEDIO

SANTO EFÍSIO

SANTA ITA

SÃO JOÃO CALIBITA

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Filho, os teus pecados são perdoados – Mc 2,1-12

Na liturgia diária de hoje Jesus se admira com a fé daqueles que vão ao seu encontro e concede o perdão ao paralítico. O Evangelho é um convite à renovação da fé em Jesus e à abertura para o perdão.

 

- Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Ao ser humano Deus oferece inúmeros meios de salvação, mas dele espera resposta positiva mediante a fé. Celebremos com o desejo de entrar no “repouso de Deus”, isto é, em comunhão com ele.

– Oração 

 

PAI, CURA OS PECADOS QUE ME PARALISAM E ME IMPEDEM DE CAMINHAR PARA TI. REALIZA EM MINHA VIDA A MARAVILHA DO PERDÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 15 de janeiro de 2021 6ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Os antepassados narram as maravilhas que Deus realizou ao longo da história, a nós cabe continuar a manifestar, a exemplo de Jesus, as grandes obras do Senhor. 

 

1ª Leitura (Hb 4,1-5.11) – Esforcemo-nos por entrar neste repouso.  Início da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 1tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás.

 

2Também nós, como eles, recebemos uma boa nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: “Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso”. Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: “E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras”, 5e ainda novamente: “Não entrarão no meu repouso”.

11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 78(77)

Não vos esqueçais das obras do Senhor!

 

– 15 de janeiro de 2021 6ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados - (Mc 2,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”.

6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações?

 

9O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda?’ 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico, 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Usemos o amor e a misericórdia para cuidar do próximo”

“Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’” 

 (Marcos 2,5)

Impressiona-me muito a realidade desse paralítico, mas impressiona-me mais ainda os homens que se compadecem dele. Veja, são multidões que cercam, que querem estar próximas de Jesus.

 

Você sabe que, quando estamos no meio de uma multidão, cada um se preocupa com a sua situação, cada um vai lá por si. O velho ditado mais errado da humanidade é: “Cada um por si e Deus por todos”. Parece ser vivido até por aqueles que seguem a Jesus, porque está cada um buscando a sua cura, a sua libertação, a sua restauração; cada um buscando ganhar para si, reter para si, está cada um pensando em si.

 

O Mestre que nos ensinou a rezar que o “Pai é nosso”, que o “Pão é nosso”; os discípulos pouco aprenderam. E cada um reza para si, se fecha no seu mundo, no seu canto, cada está buscando sobreviver e pensar somente em si.

 

“O amor e o cuidado, o amor e a misericórdia abrem o coração de Deus em toda e qualquer realidade”

 

Vivemos na sociedade do ego, da egolatria, onde cada um se fechou na sua caixa para cuidar somente do que é seu, do seu mundo. Fico pensando, olhando, inclusive os nossos filhos, desde quando criou a cultura do quarto individual, o menino é trancado no seu quarto, no seu mundo, e pensando somente em si. Não há mais a cultura de se voltar para o outro, e quando se volta é para mostrar o que há de melhor para si e para agir de acordo com os seus interesses. Ali vemos pessoas egoístas, cada um cuidando dos seus interesses.

 

Louvo a Deus por esses quatro homens que levaram até Jesus aquele paralítico. Eles são os primeiros agraciados, são homens que também tinham seus interesses, mas eles deixam seus interesses de lado para viver o amor e o cuidado. Veja: o amor e o cuidado, o amor e a misericórdia abrem o coração de Deus em toda e qualquer realidade.

 

O amor e o cuidado levam a pessoa a ter a criatividade, aqueles homens passaram por cima do teto, eles deram um jeito. Quando eu quero cuidar, quando quero amar, dou um jeito, passamos nem que seja por cima do telhado, passamos pela janela, pois quando queremos amar o outro, cuidar do outro, Deus nos dá a graça.

 

Aquele homem não tinha como chegar a Jesus, primeiro, porque estava paralítico e, segundo, porque os próprios pecados paralisaram a vida humana, mas diante da fé daqueles homens, eles alcançaram a graça do perdão e da restauração para aquele paralítico.

 

Que Deus nos tire da paralisia, do egoísmo, da soberba, do orgulho e nos levante para vivermos o amor e a misericórdia e cuidarmos uns dos outros.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Multidões se aproximam para ouvir Jesus. Neste episódio, são tantas as pessoas na casa, que lançam mão de algo inédito para colocar um paralítico aos pés de Jesus. O esforço dos quatro homens da maca demonstra solidariedade com o enfermo e fé no poder de Deus. Os quatro carregadores, fi gura dos quatro pontos cardeais, representam aqui as pessoas de todas as partes do mundo. Com sua palavra poderosa, o Filho do Homem perdoa os pecados do paralítico e o faz caminhar. Esse gesto de salvação integral (cura espiritual e física) provoca a indignação de alguns doutores da Lei: “Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, senão Deus?”. Entretanto, acima de tudo, o fato leva as pessoas a glorificarem o Senhor: “Ficaram todos admirados e glorificavam a Deus, dizendo: ‘Nunca vimos coisa assim!'”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho do Homem, enquanto anunciavas a Palavra, trouxeram-te um paralítico, para que o curasses. Antes lhe perdoaste os pecados, pois Deus te deu poder para efetivar tanto a cura física quanto a espiritual. Liberta-nos, Senhor, de todo pecado e de toda espécie de paralisia. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 2,1-12 - Jesus cura também pela fé



Oração Inicial

Jesus se admira com a fé daqueles que vão ao seu encontro e concede o perdão ao paralítico. O Evangelho é um convite à renovação da fé em Jesus e à abertura para o perdão, ponto de partida para fazer o bem.

 

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? “Filho, os teus pecados são perdoados.” Jesus voltou a Cafarnaum, ao saber que ali muitas pessoas o procuravam. Quem são as pessoas que procuram Jesus? O que Jesus realizou na vida dessas pessoas? Um personagem se destaca nesta narrativa. Quem é ele? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central.

 

“A missão de Jesus foi a de reconciliar a humanidade com o Pai. E isso passa pelo perdão dos pecados. O orgulho dos escribas não admite que seja concedido o perdão. Eram partidários da lei e não conseguiam entender a misericórdia de Deus. O valor da comunidade aparece no relato: quatro homens carregam o doente. Vendo a fé deles, Jesus concede o privilégio do perdão e, com ele, a cura do corpo.

 

A maca, que aprisionava o paralítico, é agora carregada por ele, como sinal de libertação. O evangelista Marcos enumera uma série de conflitos, na Galileia e em Jerusalém. Isso mostra a oposição do judaísmo ao cristianismo nascente. Jesus vem libertar o homem de todas as limitações, que têm origem no pecado.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Meditar não é ficar com a mente vazia, então volte ao Evangelho e, lendo-o novamente, com bastante atenção, deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, permita que a Palavra entre em seu coração e se faça vida em sua vida. Procure acolher o que o Senhor lhe oferece neste momento.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Deixe-se provocar pela ação de jesus. Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do evangelho?
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.