quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? – (Mc 3,1-6) ■

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 21 DE JANEIRO de 2026 (quarta-feira) 21º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

FELIZ ANO NOVO 😃 FELIZ 2026 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO.

  (Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

DIA do Surfista

DIA do Moleton

DIA DO ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Goiatuba (Goiás) Braúna (São Paulo) Sulina (Paraná) Marapanim (Pará) Passagem - Serra da Raiz (Paraíba) Pomerode (Santa Catarina) Redentora (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Sebastião Tatão Carvalho  (PDG-LC6-Lions Clube de Taquaritinga /SP)Sidney Medeiros LessA (Agudos /SP) IZIDRO SENEDEZ FILHO (Lions Clube de TUPI PAULISTA /SP)LUCIANE VERTUAN  (Agudos /SP)JOÃO ANTONIO VEIGA BIZERRA (Garça /SP)CASSIANO TOSTA (Garça /SP) JOSÉ “Zéquinha” ALVES DOS SANTOS FILHO (ALMAR Representações-Garça /SP)WILMA APARECIDA MATSUMOTO FORLI (Garça /SP)Vania Loddi SILVA  (Marilia /SP) Wander Euzebio (Garça /SP) ANA AUXILIADORA SILVEIRA AMADO (Bauru /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. RAFAEL OCTÁVIO GARCIAó1989ó37 anosó (Pároco de Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis /SP) PE. LUIZ EDUARDO CARDOSO DE SÁó2006ó20anosó (Pároco de Santa Antonieta de Marília /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA INÊS

INÊS (Itália, séc 4º), exemplo de adolescente convicta dos valores cristãos, decidiu desde cedo consagrar a vida a Deus, rejeitando os pretendentes mesmo diante de promessas e presente. Martirizada aos 13 anos, tem seu nome lembrado no Cânon Romano.  

SANTO AUGÚRIO

SANTO ALBANO ROE

SANTO EULÓGIO

SANTO EPIFÂNIO

SÃO FRUTUOSO DE TARRAGONA

SÃO PÚBLIO

SÃO MEINRADO

SÃO PÁTROCLO

SÃO TOMÁS GREEN

SÃO ZACARIAS DA LUCÂNIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus cura o homem da mão seca em dia de sábado   Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar

 

Fazer o bem nunca é errado, pois o amor sempre vem em primeiro lugar.

 

– Antífona 

 

– A virgem forte, oferta de pureza, oblação de castidade, agora segue o Cordeiro por nós crucificado.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Inês, jovem romana, com menos de 16 anos entregou sua vida ao martírio por amor a Cristo. Sua história foi transmitida por importantes figuras da Igreja – como o papa São Dâmaso e Santo Ambrósio – e permanece viva na tradição cristã. Seu exemplo nos inspire a enfrentar com coragem os obstáculos à vivência da fé, por grandes que sejam.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR DEUS, QUE PELA FIDELIDADE DE SANTA INÊS NOS ENSINASTES O VALOR DA ENTREGA TOTAL, FORTALECE EM NÓS A FÉ E A CORAGEM PARA TE SEGUIR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia Coleta

 

Deus eterno e onipotente, que escolheis o que é fraco no mundo para confundir o que é forte, concedei benigno a nós, que celebramos o martírio de Santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 21 de janeiro de 2025 quarta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum Santa Inês, virgem e mártir, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

O nome do Senhor é, para Davi, o rochedo, o escudo e a motivação para a luta. Jesus é um profeta incômodo, pois combate sem tréguas o mal, a injustiça e a falsidade. Os que não aceitam a Verdade estão dispostos a matá-lo.

 

 

1ª Leitura (1Sm 17,32-33.37.40-51) Davi venceu o filisteu, com uma funda e uma pedra. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos desse filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 40Em seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu. 41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42quando pôde ver bem Davi, desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 44E acrescentou: “Vem, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 45Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel, que tu insultaste! 46Hoje mesmo o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em Israel. 47E toda esta multidão de homens conhecerá que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória; porque o Senhor é o árbitro da guerra, e ele vos entregará em nossas mãos”. 48Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas de formação e correu ao encontro do filisteu. 49Davi meteu, então, a mão no alforje, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra. 50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. E, como não tinha espada na mão, 51correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 144(143)

 

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1. Bendito seja o Senhor, meu rochedo,  que adestrou minhas mãos para a luta / e os meus dedos treinou para a guerra! – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

2. Ele é meu amor, meu refúgio, / libertador, fortaleza e abrigo; / é meu escudo: é nele que espero, / ele submete as nações a meus pés. – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

3. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, / nas dez cordas da harpa louvar-vos, / a vós que dais a vitória aos reis / e salvais vosso servo Davi. – R.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

 

 

– 21 de janeiro de 2025 quarta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum Santa Inês, virgem e mártir, Memória

 – Evangelho do dia 

 

É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?  (Mc 3,1-6)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração, e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu, e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

21/01/26

2ª QUARTA-FEIRA TC – A:

Santa Inês, jovem mártir (Roma, séc. 3)

 

Marcos 3,1.3-5: “Jesus entrou de novo na sinagoga, e estava lá um homem que tinha uma das mãos atrofiada... Disse ele ao homem da mão atrofiada: - Levanta-te, e vem para o meio. Então lhes perguntou: - É permitido no sábado fazer o bem ou o mal, salvar uma vida ou matar? Eles, porém, ficaram calados. E dirigindo-lhes um olhar encolerizado e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: - Estende a mão! Ele a estendeu, e a sua mão voltou ao estado normal.”

 

Senhor Jesus, quanta tristeza e indignação o senhor sentiu diante daquelas autoridades religiosas, rígidas no cumprimento das leis e ritos, mas sem compaixão diante de quem sofria.

 Para o senhor, o que importava era fazer o bem e salvar a vida, porque o amor ao próximo está acima de qualquer lei.

Ao mesmo tempo, quanta sensibilidade o senhor mostrou para com aquele homem da mão seca, visto como castigado, e marginalizado, convidando-o a se levantar e ficar bem no meio do povo.

Não somente a sua mão, mas também sua dignidade ficara curadas.

Senhor, quando iremos aprender e praticar em nossos dias essas páginas do Evangelho?

Dê-nos o seu Espírito, que nos faça distinguir, dentro da nossa sociedade, aquilo que oprime e aquilo que salva o ser humano, o que o coloca no centro e o que o marginaliza da nossa convivência, para que jamais nos identifiquemos com aqueles que lhe causaram tanta tristeza e indignação.

 

Senhora e Mãe Aparecida, que sempre está atenta e cuida das doenças e dificuldades da nossa gente, faça com que todos nós e toda a nossa Igreja coloquemos sempre o direito à vida e à dignidade das pessoas acima de todas as suas leis e ritos. Amém !

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O sábado é o dia de repouso absoluto para os israelitas, mas há algumas exceções, como o ato de salvar uma vida em perigo. Jesus alarga a reflexão e questiona se, além de salvar uma vida, não seria permitido também fazer o bem. Na prática, quer mostrar aos seus opositores que existem muitos modos de salvar uma vida. Expulsar um espírito mau ou então curar um paralítico ou um leproso são formas de devolver a vida a uma pessoa que estava excluída da sociedade e limitada em tudo o que fazia. O que Jesus quer mostrar, no fundo, é que a prática religiosa não pode se limitar a uma série de preceitos e ritos, mas deve envolver a vida toda. Somos chamados a fazer o bem o tempo todo, em todas as situações e contextos. Essa é a regra de vida do cristão.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,1-6 - O bem da pessoa em primeiro lugar

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, abre nosso coração para acolher tua Palavra. Dá-nos um coração sensível, capaz de amar, curar e fazer o bem em todos os momentos. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho mostra que Jesus é Senhor da vida e da lei. Ele cura no sábado para ensinar que o amor e a misericórdia estão acima de qualquer regra.

2. Meditação (Caminho)

Meu coração é sensível ou endurecido? Tenho escolhido o bem mesmo quando isso exige sair da zona de conforto? Jesus me convida a agir com compaixão todos os dias.

3.Oração (Vida)

Jesus, ensina-me a viver uma fé verdadeira. Cura minhas durezas interiores e ajuda-me a fazer o bem sem medo, seguindo teus passos com coragem. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo Jesus que cura e liberta. Sou chamado a levar esperança, cuidado e amor às pessoas que encontro, sendo sinal vivo do Evangelho.

 

Bênção

 

O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor te dê um coração manso e misericordioso.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP