quarta-feira, 3 de abril de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>Reconheceram-no ao partir o pão. – (Lc 24, 13-35) <<--

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - 💙 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - 💛 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM -🤎 MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L VERDE - 💚 MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L –💚 MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 GARÇA/SP, 03 de ABRIL de 2024 (quarta-feira) 94º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUEM CONSERVA A CAPACIDADE DE VER A BELEZA NUNCA ENVELHECE.

(Franz Kafka)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA das Boas Ações

DIA DO DESPORTO COMUNITÁRIO

DIA do Taquígrafo

DIA DO ATUÁRIO

DIA da Verdade

DIA da Festa

DIA de Encontrar Um Arco-Íris

DIA do Sundae

DIA da Fundação do Centro Cultural Cais do Sertão em Recife-PE

DIA da Fundação dO Parque Nacional da Serra da Canastra em Minas Gerais

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cerquilho - Jacareí – Planalto – Reginópolis – São José da Bela Vista (São Paulo) Araranguá – Seara (Santa Catarina)Belford Roxo (Rio de Janeiro) Entre Rios - Macarani (Bahia) Pesqueira (Pernambuco) Tibau do Sul (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOAO TEIXEIRA (neto da prima Silvana-Bauru/SP) PÉIA FERNANDES DE SOUZA (Colégio Antares-Garça /SP)MIRLENA GADOTTI (Garça /SP)RODRIGO RODRIGUES SIMÕES (Marmoraria Simões Garça /SP)AFONSO CARLOS BULLIO (São Carlos /SP) JOÃO FRABETTI (Garça /SP) JOZÉBIO ESTEVES GOMES (Empresário - Marilia /SP)FELIPE RIBEIRO (LEO Clube de Lins /SP) EDISON WOLFGANG MATTENHAUER (Lions Club de Conchas /SP) Padre FÁBIO DE MELO (Diocese de Taubaté /SP) RENATO FURTADO (Tupã /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO LUÍS SCROSOPPI

SÃO RICArdo de Chichester

SÃO João de Nápoles

SÃO Cresto

SÃo Gandolfo de Binasco Sáchi

SÃo João de Nápoles

SÃo José Hinógrafo

SÃo Nicetas de Medíkion

SÃO Papo

SÃO Sisto I

SANTA IRENE

SANTA Ágape

Santa Quiônia

SantO Ulpiano

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O Senhor foi ressuscitado e apareceu a Simão Lc 24,13-35 - Deus caminhará sempre conosco e fazemos com Ele a terapia da esperança!

O relato dos discípulos de Emaús é uma verdadeira catequese para nossa caminhada de fé.

 

Vinde, benditos do meu Pai: tomai posse do reino preparado para vós desde a origem do mundo, aleluia (Mt 25,34).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O Senhor se manifesta, falando-nos das Escrituras e partindo o Pão para nós, assim como fez com os discípulos de Emaús. Por meio da fé em seu nome, todas as pessoas podem desfrutar de salvação e vida em plenitude. Agradecidos por tão grande riqueza, que só com o Mestre podemos experimentar, peçamos que ele permaneça sempre conosco na jornada da vida.

 

– Oração 

 

“PAI, NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, POIS O SENHOR RESSUSCITADO NOS QUER TODOS REUNIDOS EM SEU NOME.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, todos os anos nos alegrais com a solenidade da ressurreição do Senhor; concedei-nos em vossa bondade que, pelas festas que celebramos na terra, mereçamos chegar às alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 03 de abril de 2024 quarta-feira DA OITAVA DA PÁSCOA  

– Liturgia da Palavra 

Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. ... encontrar. Buscamos as nossas ... - Você já pode dizer: eu também vi o Senhor? - ...

 

 

1ª Leitura (At 3,1-10) O que tenho eu te dou: em nome de Jesus levanta-te e anda! Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Naqueles dias, 1Pedro e João subiram ao templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. 3Quando viu Pedro e João entrando no templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: “Olha para nós!” 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” 7E, pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(104)

 

Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

1. Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, / anunciai entre as nações seus grandes feitos! / Cantai, entoai salmos para ele, / publicai todas as suas maravilhas! – R.

Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

2. Gloriai-vos em seu nome que é santo, / exulte o coração que busca a Deus! / Procurai o Senhor Deus e seu poder, / buscai constantemente a sua face! – R.

Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

3. Descendentes de Abraão, seu servidor, / e filhos de Jacó, seu escolhido, / ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, / vigoram suas leis em toda a terra. – R.

Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

4. Ele sempre se recorda da Aliança, / promulgada a incontáveis gerações; / da Aliança que ele fez com Abraão / e do seu santo juramento a Isaac. – R.

Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

 

 

– 03 de abril de 2024 quarta-feira DA OITAVA DA PÁSCOA

– Evangelho do dia 

 

Reconheceram-no ao partir o pão.  (Lc 24, 13-35)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” 19Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso, em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”. 25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

03/04/24           1ª Quarta-feira Páscoa – C

 

Lucas 24,13-16: “Dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús... Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram... Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus”.

 

Jesus, esse Evangelho dos discípulos de Emaús, além de ser um acontecimento da sua manifestação pascal, é também uma parábola da nossa existência e um rito sacramental da sua presença como senhor ressuscitado no caminho da humanidade.

Os dois discípulos regressavam tristes para suas casas, após terem participado da sua condenação, crucifixão e morte na cruz.

Não conseguiram entender o absurdo da sua morte, nem tinham condições de ver que o senhor, vivo e ressuscitado, caminhava ao lado deles.

Certamente, também eles alimentavam a esperança de um Messias poderoso, que os faria participar da sua vitória.

 E o senhor, pacientemente, foi fazendo com que entendessem a Palavra de Deus, que revelava o caminho da nossa salvação através da dor e do amor, provados por uma cruz.

Suas palavras penetraram em seus corações, de tal modo que, no final da caminhada, quando o senhor partiu o pão, seus olhos se abriram para reconhecerem que o senhor havia ressuscitado verdadeiramente.

Senhor, os discípulos de Emaús representavam a todos nós, nas situações em que o caminho da nossa existência parece não seguir em frente e a escuridão da noite vai tomando conta da vida.

Não percebemos que, quando nos sentimos abandonados, o senhor sempre caminha ao nosso lado, ajudando-nos a entender que o único sentido válido para a vida, que conduz à vida eterna, não está nos bens, no sucesso, no poder e na saúde perfeita, mas no seu caminho de amor e de doação pelo outro.

Senhor, neste tempo pascal, que nossos ouvidos se abram para escutar a sua Palavra e que nossos olhos vislumbrem a sua presença viva na santa Eucaristia, quando reparte a si próprio em forma de pão, para que acreditemos que o senhor ressuscitou e está conosco até o fim dos séculos.

Fica conosco, Senhor, é tarde e a noite já vem! Fica conosco, Senhor, somos teus seguidores também!”

 

Maria santíssima, sua presença materna em nossas vidas é o sinal mais luminoso de que seu Filho ressuscitou. Ajude-nos a crer que, desde agora, já estamos ressuscitando com Ele, quando atendemos à sua Palavra e comungamos o Pão consagrado, que Ele reparte conosco. Amém! Aleluia!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O episódio de Emaús reflete a estrutura fundamental da missa. Com efeito, distinguem-se, com nitidez, a mesa da Palavra e a mesa do pão eucarístico. Antes de tudo, a Palavra de Deus que se encarnou revela-se aos discípulos na proclamação da Palavra, “começando por Moisés e percorrendo todos os Profetas”. Quão rica deve ter sido essa catequese ministrada por Jesus! Depois, o Pão vivo descido do céu manifesta- se ao partir o pão: “Estando com eles à mesa, tomou o pão, abençoou, partiu e deu a eles”. A Eucaristia é o sacramento que nos põe em íntima comunhão com o mistério pascal: paixão, morte e ressurreição-glorificação de Jesus. Bem compreendida e celebrada com fé, a Eucaristia incendeia o coração do cristão e o projeta para a missão: “Na mesma hora se levantaram e voltaram a Jerusalém”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 24,13-35 - Deus caminhará sempre conosco e fazemos com Ele a terapia da esperança!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e da alegria. É Ele que aquece nosso coração, nos abre os olhos e nos faz caminhar com entusiasmo e fé, até o fim.

 

Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho nos propõe a aparição de Jesus aos discípulos de Emaús, narrada apenas por Lucas. Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos neste diálogo do caminho. Observe como está o emocional dos discípulos e o que Jesus lhes fala.

No final, o que Jesus pede aos discípulos são coisas impossíveis?

 

A verdade da ressurreição mexe com a nossa vida, como aconteceu com as primeiras testemunhas. Jesus aparece em meio ao cotidiano dos discípulos e interroga-os sobre dúvidas e medos. Senta à mesa com eles, partilha o pão e lhes aquece o coração, abrindo-lhe a inteligência para que compreendam as Escrituras. A fé na ressurreição imprime novo dinamismo em nossa caminhada terrena. “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Tudo adquire um sentido novo. A alegria invade nosso ser. A esperança se renova na certeza da vida em plenitude! A comunidade cristã se torna o lugar da memória da catequese viva de Jesus – fatos, palavra, partilha, anúncio – numa celebração que aquece o coração

 

2. Meditação (Caminho)

Tristes e desanimados os dois discípulos deixaram a comunidade de Jerusalém porque era insuportável continuar vivendo onde Jesus tinha sido condenado e morto. Todas as esperanças haviam sido sepultadas. Contudo os dois continuavam juntos e Jesus permitiu que lhes confiassem suas preocupações.

O relato dos discípulos de Emaús é uma verdadeira catequese para nossa caminhada de fé.

Você consegue perceber a pedagogia de Jesus: O que Ele propõe aos discípulos?

O que eles suplicam a Jesus?

Como eles retornam à comunidade de Jerusalém?

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 4.Contemplação (Vida e Missão)

Como eu interpreto a Palavra das Escrituras e deixo o Senhor caminhar comigo, falar ao meu coração e mudar minha vida?

Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus na comunidade de fé?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP