sexta-feira, 26 de maio de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas. – (Jo 21,15-19)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  M A I O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O - MÊS DAS NOIVAS

 M A I O   mês dedicado às  M Ã E S,  à MARIA e ao ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 26 de MAIO de 2023 (sexta-feira) 146º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

VOCÊ SÓ PODE LIDERAR QUANDO VOCÊ PRÓPRIO ESTÁ INTERESSADO.

(Lachlan Mclean)

 

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA

 DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

 DIA NACIONAL DO REVENDEDOR LOTÉRICO

 DIA DO DESAFIO

 DIA DO SANFONEIRO

 DIA DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:PE. TONY FUNABASHI TAKUNO (Paroquia São Pedro de Garça-Diocese de Marília /SP)  Frei PEDRO NETO ALVES LIMA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP) ADILSON VEIGA (Refrigerantes São José-Equipe 03 N. Sra das GRAÇAS Setor garça /SP) FABIANA AP. DA SILVA BATISTA PEREIRA (Fisiobronze Garça /SP) SAMUEL ROSÁRIO FACINA (Deusa Alimentos Garça /SP) LENINHA ROCHA (Moura Advogados Garça /SP) KARINA MARQUES (Marilia /SP) BEATRIZ GARCIA MARINHO (neta da Tânia/Jean-Rondonópolis /MS) ALBERTO TOMITA (Garça /SP) GABRIEL SILVA (Lions Clube de Barquisimeto /Venezuela)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Ana Paula dos Santos Tonon e Domingos Tononó2007ó16 ANOS (Eq 10 ENS das Famílias-Setor de Garça/SP)LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA e ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRAó1995ó28 ANOS (Eq 13 ENS SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)  Elenir Aparecida Barbosa Adorni e Adilson Adornió1990ó33 ANOS (Garça/SP)GLORIA UYENO KOMATSU e RICARDO SHOITI KOMATSUó1990ó33 ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

■ SÃO FELIPE NERI

Felipe (Itália, 1515-1595), espírito caridoso e abnegado, possuía o segredo da simpatia e da amizade, que ele exerceu junto a todos, mas especialmente aos rejeitados pela sociedade. Conhecido como o santo da alegria, fundou a Congregação do Oratório, dedicada à educação da juventude, da qual é o protetor. 

SANTA MARIANA DE QUITO

SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES

■ SÃO QUADRADO DE ATENAS

■ SÃO SIMÉTRIO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

SIMÃO, FILHO DE JOÃO, TU ME AMAS? –- Jo 21,15-19 - "Tome conta das minhas ovelhas!"

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a Boa-Nova aos pobres e curar os corações contritos, aleluia! (Lc 4,18)

 

 Filipe nasceu na Itália em 1515 e lá faleceu em 1595. Ordenado presbítero, tornou-se o “apóstolo de Roma”, prestando assistência aos peregrinos, doentes e pobres da cidade e fundando a Confederação do Oratório, dedicada à formação de jovens e à caridade. Nos últimos anos de sua vida, retirou-se para uma atividade privada de confissões e direção espiritual. A seu exemplo, firmemos nosso compromisso cristão, pondo-o a serviço dos irmãos e irmãs como expressão de nossa fé.

 

– Oração 

 

“PAI, TORNA CADA VEZ MAIS CONSISTENTE MEU AMOR A TEU FILHO JESUS, E CONFIRMA MINHA CONDIÇÃO DE DISCÍPULO QUE DESEJA DAR TESTEMUNHO AUTÊNTICO DE SUA FÉ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade aos vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Felipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 26 de maio de 2023 – sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa São Filipe Néri, presbítero,

 Somente um grande amor a Jesus dá condições para alguém enfrentar as perseguições e se tornar pastor-modelo do rebanho do Senhor: “Apascenta meus cordeiros... Apascenta minhas ovelhas”. Acolhamos a Palavra que nos põe no caminho do seguimento e do anúncio do Ressuscitado.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 25,13b-21) – Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 13o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do augusto imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

SALMO 103(102)

O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

 

 

 

– 26 de maio de 2023 – sexta-feira da 7ª Semana da Páscoa São Filipe Néri, presbítero,

 

 – Evangelho do dia 

 

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas.   (Jo 21,15-19)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito Santo, o Paráclito, / haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado (Jo 14,26).   

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp   

 

26/05               7ª SEXTA-FEIRA DA PÁSCOA:

 SÃO FELIPE NÉRI (ITÁLIA, SEC. 16)

 

João 21,15.17-18: “Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: - Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Pedro respondeu: - Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus disse: - Apascenta os meus cordeiros... Pela terceira vez, perguntou a Pedro: - Simão, filho de João, tu me amas? Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: - Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: - Apascenta as minhas ovelhas”.

 

Senhor Jesus, o diálogo entre o senhor e Pedro nos enche de confiança. Pedro, por medo e covardia, havia negado três vezes sua amizade com o senhor, no momento mais doloroso da sua vida.

Ao encontrar-se com ele após a sua ressurreição, longe de recriminá-lo ou desqualificá-lo, tudo o que o senhor lhe perguntou é se ele continuava a ter amor pelo senhor, a ser seu amigo. E quando Pedro, envergonhado e triste, reafirmou: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”, o senhor o confirmou como nosso primeiro papa, recomendando-lhe que cuidasse com amor dos seus cordeiros e das suas ovelhas.

Assim, não lhe exigiu arrependimento nem penitências, mas somente amor, que deveria ser provado no cuidado pela sua Igreja.

É consolador e surpreendente a mensagem que nos ficou dessa cena, a todos nós que muitas vezes falhamos com o senhor, como Pedro.

O que importa é que permaneçamos firmes em nossa amizade com o senhor, provando-lhe esse amor com a nossa solidariedade, a nossa caridade e o nosso cuidado com os outros, principalmente com as ovelhas e cordeiros mais fracos, mais pobres e mais afastados.

Senhor, que o Espírito Santo me faça repetir constantemente essa declaração de Pedro, porque eu o amo e quero permanecer na sua amizade agora e por toda a eternidade.

 

Mãe querida, Senhora Aparecida, grave em meu coração que somente o amor é capaz de cobrir uma multidão de pecados e ajude-me a permanecer na amizade do seu Filho e na prática da caridade e do cuidado com o próximo, principalmente neste tempo de secularização e de indiferença diante a própria fé. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus ressuscitado submete Pedro a uma prova. A mesma pergunta, em três momentos consecutivos: “Pedro, tu me amas?”. Pedro toma consciência do que significa seguir a Jesus até as últimas consequências. “Tu sabes que sou teu amigo”: com essa resposta positiva, Pedro aceita entregar sua vida pelo Amigo, do mesmo modo que o Amigo entregou sua vida por nós. Concretamente, Pedro assume a condução do rebanho de Cristo: cordeiros e ovelhas, isto é, os líderes com o povo de Deus. Ser cristão é repetir ao Senhor, todos os dias, que o amamos, apesar de nossos pecados, nossa ignorância e nossas negações. À medida que nos colocamos na dinâmica do seguimento de Jesus, vamos amadurecendo no caminho que ele traçou para nós. Resposta fecunda do autêntico discípulo de Cristo.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 21,15-19 - "Tome conta das minhas ovelhas!"

 

Oração Inicial

 

Iniciemos com a

Oração ao Espírito Santo

 

Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,

tu estás em mim,

falas em mim,

rezas em mim,

ages em mim.

 

Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,

à tua oração, à tua ação em mim para que eu possa conhecer

o mistério da vontade do Pai.  Amém.

Em nome de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.

 

 1. Leitura (Verdade)

O que a Palavra diz?

Fazemos a leitura lenta e atenta,  do texto da Palavra do dia: Jo 21,15-19.

Quando eles acabaram de comer, Jesus perguntou a Simão Pedro:

- Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?

- Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! - respondeu ele.

Então Jesus lhe disse:

- Tome conta das minhas ovelhas!

E perguntou pela segunda vez:

- Simão, filho de João, você me ama?

Pedro respondeu:

- Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus lhe disse outra vez:

- Tome conta das minhas ovelhas!

E perguntou pela terceira vez:

- Simão, filho de João, você me ama?

Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: "Você me ama?" E respondeu:

- O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus ordenou:

- Tome conta das minhas ovelhas. Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir.

Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado.

Então Jesus disse a Pedro:

- Venha comigo!

 

Refletindo

É a terceira vez que Jesus ressuscitado aparece aos discípulos. O diálogo com Pedro desperta várias reações: de reconciliação, depois que havia negado o Mestre por três vezes; de missão: “Tome conta das minhas ovelhas”. Pedro recebe esta missão especial na comunidade que sempre será o “rebanho” de Jesus.

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para nós?

Sob a luz da verdade – Jesus está vivo! – e confia a Igreja aos apóstolos na pessoa de Pedro. Em que consiste “tomar conta do rebanho”?

 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, falaram de “tarefas prioritárias” dos discípulos e missionários de Jesus: “O fato de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos, n'Ele, tenham vida leva-nos a assumir evangelicamente e a partir da perspectiva do Reino as tarefas prioritárias que contribuem para a dignificação do ser humano e a trabalhar junto com os demais cidadãos e instituições para o bem do ser humano. O amor de misericórdia para com todos os que vêem vulnerada sua vida em qualquer de suas dimensões, como bem nos mostra o Senhor em todos seus gestos de misericórdia, requer que socorramos as necessidades urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos nacionais e internacionais. É urgente criar estruturas que consolidem uma ordem social, econômica e política na qual não haja iniquidade e onde haja possibilidade para todos. Igualmente, requerem-se novas estruturas que promovam uma autêntica convivência humana, que impeçam a prepotência de alguns e que facilitem o diálogo construtivo para os necessários consensos sociais.".(DAp 384).

 

3.Oração (Vida)

O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Nosso coração já está em sintonia com todas as Igrejas cristãs

que celebram a Semana de Oração pela Unidade.

Fazemos com todos, a oração:

 

Deus, justo e compassivo, sopra em nós o Espírito da justiça e da consolação, para que nossos

laços sejam fortalecidos para viver em comunhão contigo e com as pessoas. 

Guia-nos com mão forte e amorosa pelos caminhos da vida.

Que da tua companhia amiga, aprendamos a fazer o bem e a buscar relações justas e pacíficas. 

 

Envolva-nos com tua graça para que tenhamos coragem para vencer as barreiras

e a violência do racismo, dos preconceitos e dos pecados que geram divisões.

Dá-nos a Tua ternura para que o nosso coração esteja aberto

a acolher a beleza da diversidade de Tua criação. 

 

Anima-nos para o encontro com as diferentes culturas, tradições religiosas, etnias, línguas e cores.

Deus de amor e misericórdia, sopra em nós a vida que vence a morte.

 Ajuda-nos a ver nas outras pessoas a Tua face, para vencermos o racismo e os preconceitos.

Dá-nos a tua paz, hoje e sempre.

Amém.

 

 Pai Nosso ...

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Com os bispos reconhecemos:

“Às vezes esquecemos que a unidade é, antes de tudo, um dom do Espírito Santo, e oramos pouco por esta intenção. “Esta conversão do coração e esta santidade de vida, juntamente com as orações particulares e públicas pela unidade dos cristãos, hão de ser considerado como a alma de todo o movimento ecumênico e com razão pode se chamar ecumenismo espiritual”( DAp 230).

Nosso novo olhar é em direção à unidade dos cristãos, rompendo tudo que divide..

 

BÊNÇÃO

 

Vós sois o sal da terra.

Vós sois a luz do mundo.

Que a vossa luz brilhe diante dos outros,

a fim de que vendo vossas boas obras,

eles glorifiquem o vosso Pai

que está no céu.

Sejam o sal da terra.

Sejam a luz do mundo.

Que a paz do Senhor esteja sempre conosco.

Em nome do Pai, e do Filho e di Espírito Santo. Amém.