sábado, 10 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus. - (Lc 11,27-28)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 10 DE OUTUBRO de 2020 (sábado) 284º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“PARECE-ME QUE SE A GENTE QUER O ARCO-ÍRIS, TEM QUE AGÜENTAR A CHUVA."

(Dolly Parton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO LIONS CLUBES INTERNATIONAL (103 ANOS)

DIA DO EMPRESÁRIO BRASILEIRO

DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL (ONU)

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA PARA COM A MULHER

DIA NACIONAL DE SEGURANÇA E DE SAÚDE NAS ESCOLAS

DIA NACIONAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA COM TRANSTORNOS MENTAIS

DIA DA HONESTIDADE

DIA DA GUARDA MUNICIPAL

DIA MUNDIAL DO BAMBOLÊ

DIA DAS AVES MIGRATÓRIAS

DIA DO FIM DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DAS CATÁSTROFES NATURAIS

SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES

SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA

DIA DO INÍCIO DA FESTA DA CRIANÇA

SEMANA DA CRIANÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Cerqueira César - Cosmorama - Laranjal Paulista (São Paulo) Alto Parnaíba - Amapá do Maranhão  - Amarante do Maranhão - Capinzal do Norte - Governador Archer - Graça Aranha (Maranhão) Mucuri - Nazaré (Bahia) Arapongas - Campo Mourão - Jataizinho - Ribeirão do Pinhal (Paraná) São Borja (Rio Grande do Sul) Canutama - Carauari (Amazonas) Novo Oriente - Várzea Alegre (Ceará) Teotônio Vilela (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUÍSA SERAFIM CONESSA (9º ano m/netinha – Garça /SP) Eduardo Chaves Cabrini (Macrocontábil Conessa Garça /SP)João Pedro Garcia Habache (Macrocontábil Conessa Garça /SP) REGINA GrAVATIM (Garça/SP) RODRIGO MAScArenhaS DE CAMPOS (Garça/SP) JOSE CLAUDIO MANCUSO (Caxias do Sul /RS) ZILDA PERISSATO SALZEDAS (Garça /SP) MARISTELA NASSIF MOLINA (Garça/SP) DOMINGOS AMADO BEZ (LAUFEL – Garça/ SP) ALEXANDRE CHIESI (Garça /SP ) KENJI CHIMBO (Marilia /SP ) JORGE DE SOUZA (Castanhal/pr) MAnoEl CArlos LOpes (Garça /SP) RICARDO CHEDER (Garça /SP ) Ana Ramos (Garça /SP) Welinton Carlos (Garça /SP)Edson Hildebrandt (Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ) Cido Batateiro (Dracena /SPFernando  Hidemi  Fugi (Lions Clube de Valparaíso /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: BRUNA ERI ASAOKA e DIEGO AUGUSTO BASSETTO PEREIRA ó2015ó05 ANOS (Lions Clube Universitário de Garça - Macrocontábil Conessa Garça /SP)  SILVANA ROSA ROBERTO e FLAVIO HENRIQUE ROBERTOó1992ó28 ANOS (FASS Fabrica Automatiz. - EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) 

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO DANIEL COMBONI

Dániel (Itália, 1831-1881) evangelizou os pobres da África Central, razão pela qual é chamado de apóstolo de África. Fundou o Instituto dos Missionários Combonianos do Sagrado Coração de Jesus. Foi canonizado em 2003 por João Paulo II.

SÃO FRANCISCO BORJA (ou BORGIA)

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 11,27-28

A Palavra de Deus é para sempre. E não se trata apenas de conhecer a Palavra, mas colocá-la em prática. Isto significa traduzir em boas obras a nossa fé.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Pelo batismo as pessoas se revestem de Cristo, no qual todas as divisões são superadas. Celebremos com a disposição de formar uma só família em Cristo.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE COMPREENDER SEMPRE MAIS QUE A GRANDEZA DE MARIA CONSISTIU EM SER FIEL À TUA PALAVRA ACOLHIDA E POSTA EM PRÁTICA COM GENEROSIDADE SEM LIMITES.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a nossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10  de outubro de 2020 sábado da 27ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Felizes são todos os que pertencem à família de Jesus, formada pelos que acolhem a Palavra divina. 

 

1ª Leitura (Gl 3,22-29) – Vós todos sois filhos de Deus pela fé.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

 

Irmãos, 22a Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que creem. 23Antes que se inaugurasse o regime da fé, nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado. 24Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. 25Mas, uma vez inaugurado o regime pela fé, já não estamos na dependência desse pedagogo. 26Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 105(104)

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

 

 

– 10  de outubro de 2020 sábado da 27ª Semana Do Tempo Comum

Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus. - (Lc 11,27-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Ouçamos e coloquemos em prática a Palavra de Deus”

Jesus respondeu: ‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática’”

(Lucas 11,28)

Aquilo que a mulher está exaltando: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”, não posso afirmar outra coisa a não ser: ‘Feliz, de fato, é o ventre de Maria, os seios de Maria que amamentaram Jesus, que receberam e cuidaram d’Ele”.

 

Quando contemplo a Virgem Maria, digo: “Que bênção! Que graça! Que bem-aventurada é essa Mulher!”. Como digo da minha mãe: “Que alegria, mamãe! Você foi o ventre que me trouxe. Seus seios que me amamentaram!”. Não posso deixar de reconhecer jamais a grandeza, a felicidade em reconhecer a mãe que me gerou e me amamentou.

 

Jesus não tira essa felicidade, pelo contrário, Ele a exalta e a coloca no sentido mais pleno: “A felicidade maior daquela que me trouxe, daquela que me gerou e me amamentou, foi ter ouvido a minha Palavra e a ter colocado em prática, por isso, Ela é plenamente feliz”.

 

Por isso, te digo: o que torna a vida humana feliz não é a nossa ligação física. É uma felicidade para uma mãe gerar um filho, é uma graça para um pai ser um pai, é uma graça você realizar o que realiza, fazer parte da Igreja e do povo de Deus, isso é graça, mas não é a graça maior. 

 

“Como precisamos nos desdobrar na prática da Palavra!”

 

A graça maior que dá vida plena a nós, primeiro é ouvir a Palavra de Deus. Jesus vai recordar que muitos desejaram ouvir essa Palavra e não puderam ouvir; como muitos hoje desejam ouvir, mas não têm a oportunidade de ouvir como estamos ouvindo.

 

Vamos ouvir! Quando digo “ouvir” é voltar os ouvidos inteiramente para que a Palavra de Deus penetre em nós, esteja em nós e se cumpra em nós. Não encontre um tempo mais abençoado no seu dia do que aquele momento que você se recolhe para acolher o amor de Deus em você. Por isso, se recolha no canto que puder e que tiver condições para meditar a Palavra.

 

Uma vez meditando, ouvindo e deixando Deus falar ao seu coração, por meio da Sua Palavra, pratique a Palavra. Porque muitos ouvem, pregam, anunciam a Palavra, mas não a praticam. É uma tentação para a vida de cada um de nós. Como precisamos nos desdobrar na prática da Palavra!

 

Não podemos ouvir Deus falar de humildade e não nos esforçarmos, não trabalharmos para sermos uma pessoa humilde; não posso ver a Palavra de Deus falando sobre o amor, e dizer: “O amor é lindo. É a coisa mais perfeita”. Mas onde está o amor desdobrado nos meus atos, nas atitudes, naquilo que realizo?

 

Não basta ouvir a Palavra. É necessário ouvir, esse é o primeiro passo; a primeira felicidade é de quem ouve, mas a felicidade plena é de quem pratica o que ouve. 

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Uma voz feminina, e talvez materna, se dirige a Jesus glorificando sua mãe, fazendo eco às palavras de Isabel: “Feliz aquela que acreditou…” (Lc 1,45). A mãe de Jesus é elogiada duplamente: por ser sua mãe biológica e por cumprir fielmente a Palavra do Senhor. Com sua resposta, Jesus nos mostra que, aos olhos de Deus, não importam

valores secundários por si: raça, inteligência e outros predicativos humanos. Tudo deve estar relacionado com o projeto do Reino de Deus. Ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática, assumindo as consequências dessa escolha, isso é o que faz a pessoa tornar-se, de fato, a família de Jesus. Nessa bem-aventurança (“Felizes…”), Jesus

inclui todos os que, como sua mãe, sabem aceitar a Palavra de Deus e praticá-la.

 

ORAÇÃO

Ó divino Pregador, no meio da multidão, uma mulher quis elogiar tua santa mãe, ou realçar tuas excelentes qualidades, ou mesmo engrandecer o povo a que pertencias. Para ti, entretanto, resultou em ocasião para indicares a essência de tua missão: levar todos a fazer a vontade de Deus. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 22,1-14 - Muitos são chamados

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos apresenta a Mãe de Jesus como modelo de mulher que escutou a Palavra de Deus e a colocou em prática.

Peçamos ao mesmo Espírito que gerou Jesus no seio de Maria que nos configure, todos os dias, ao seu filho Jesus Cristo pela escuta e meditação da Palavra:

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Procure compreender o contexto da narrativa.
. “A exclamação entusiasta da mulher evoca a felicitação de Isabel a Maria e o clima das bem-aventuranças. Jesus aponta o essencial: a Palavra de Deus. O entusiasmo é passageiro e a Palavra é para sempre. As mães sofrem quando seus filhos se desencaminham e se alegram quando eles se destacam na vida social e na fé. Elas são, por excelência, as educadoras. Nos conturbados momentos em que vivemos, muitos pais perdem as referências, não sabem mais o que é certo e o que é errado. Os costumes mudam, mas a Palavra de Deus é para sempre. E esta Palavra tem de ser vivida na comunidade. E não se trata apenas de conhecer a Palavra, mas colocá-la em prática. Isto significa traduzir em boas obras a nossa fé.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

“A Mãe de Jesus nos ensina a ser verdadeiros discípulos de Cristo, isto é, construtores da cidade terrena e temporal, e, ao mesmo tempo, peregrinos em direção à Jerusalém eterna; nos ensina a ser promotores da justiça, que liberta o oprimido, e da caridade, que socorre o necessitado; a ser operários do amor, edificando Cristo nos corações.
A Igreja apresenta Maria como exemplo de vida ‘não exatamente pelo tipo de vida que levou ou, menos ainda, por causa do ambiente sociocultural em que se desenrolou sua existência […], mas porque, nas condições concretas da sua vida, aderiu total e responsavelmente à vontade de Deus; porque soube acolher sua palavra e pô-la em prática; porque sua ação foi animada pela caridade e pelo espírito de serviço; e porque, em suma, foi a primeira e mais perfeita discípula de Cristo’.Procurando imitá-la, acabaremos adquirindo o jeito de Maria, isto é, teremos como ideal fazer a vontade de Deus, sempre” 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Mãe de Jesus e minha Mãe! Estende tua ajuda para nossas famílias, para cada família. Apressa-te em levar para elas a mensagem de salvação de teu Filho. Que cada lar seja um ambiente de amor. Nenhuma força humana seja capaz de destruir o bem e a beleza que só a família pode fazer nascer nos corações das novas gerações. Que a bondade triunfe sobre a fraqueza humana e o nome de Deus seja invocado em todos os lares. Intercede por aquelas famílias em que não há lugar para teu Filho e, por isso, falta o amor, inexiste o diálogo e não se conhece o perdão. Intercede também, e particularmente, pelas que sofrem com a fome, o desemprego e a doença. Amém”

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Esta aí o convite de Jesus paras nós: ouvir sua palavra. Que a Palavra seja nossa referência no pensar e no agir. Que nossas atitudes sejam motivadas por sua Palavra.

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.