sábado, 12 de julho de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. – (Mt 10,16-23)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 J U L H O – TURQUESA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER A DOENÇA DO OLHO SECO  –

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – VERDE-ESCURO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 12 de julho de 2025 (sábado) 192 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

LONGA É A VIAGEM RUMO A SI PRÓPRIO, INESPERADA É SUA DESCOBERTA.

(Thomas Mann)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL

 DIA DA FITOTERAPIA

 DIA DO PRODUTOR DE LEITE

 DIA DOS OLHOS DE CORES DIFERENTES

 DIA DO FUNK

 DIA DA TORTA DE NOZES

 DIA DA MALALA - ATIVISTA PAQUISTANESA

 DIA DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM

 DIA DA LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN) EM BRASÍLIA-DF

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guajará-Mirim (Rondônia) Diamante do Sul (Paraná) Casinhas - Manari (Pernambuco) Piquet Carneiro (Ceará) Aracatu - Lajedinho - Malhada de Pedras - Pedrão - Santo Estêvão (Bahia) Roque Gonzales (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTONIO CONESSA FILHO (m/Irmão -Fonoaudiólogo -São Paulo /SP)ANA CAROLINA TURTELLI (prima Bauru /SP) MARIO GEROTTO (presidente da APAE-Garça /SP)ANA CRISTINA DÁTILLO CASTILHO (Lions Clube de Vera Cruz/SP) SONIA MARGARIDA VECCHIATTI VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)MARTA ALICE NELLI BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)EDGAR FILIPINI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) JOSÉ MARIO BAZAN (PDG LC6-Lions Clube de Ribeirão Preto Jardim Paulista /SP) ALCEU SOARES NETO (DLB1-Lions Clube de Amambaí /MS) FÁBIO ROSA (Garça /SP)FERNANDO NEVES JANUÁRIO (Tupã /SP) MARIO AKIRA HATISUKA (Garça /SP)VALQUIRIA FERREIRA GELAMO BORGES (Marilia /SP)ISABEL CRISTINA FARIA VALERIO (Gália /SP) ) SANDRA HELENA MARTINS (Guararapes /SP) NEIDA CIRILO FRASSON (Garça /SP) JEFFERSON VICENTIN (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUIZA  BIAZOTTO VIEIRA e OLAVO DIVINO VIEIRA ó1975ó50 ANOS (Lions Clube Rio de Janeiro Campo Grande /RJ)REGINA MARA  BARRENHA CHIQUETTO e LUIZ ANTONIO CHIQUETTOó1980ó45 ANOS (Lions Clube Votuporanga Brisas Suaves/SP)  

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO JOÃO GUALBERTO

■ SANTA VERÔNICA DE JERUSALÉM

■ SANTA INÊS LÊ THI THÀNH

■ SANTA ZÉLIA GUÉRIN

■ SANTO HERMÁGORAS

■ SANTO HILARIÃO

■ SÃO BERNARDO DE PROVENÇA

■ SÃO CLEMENTE INÁCIO DELGADO CEBRIAN

■ SÃO FORTUNATO DE VENÉCIA

■ SÃO FÉLIX DA LOMBARDIA MÁRTIR

■ SÃO JASÃO DE TARSO

■ SÃO VIVENCIOLO

■ SÃO LUÍS MARTIN

■ SÃO NABOR

■ SÃO JOÃO JONES

■ SÃO LEÃO I

■ SÃO PATERNIANO

■ SÃO PEDRO KHANH

■ SÃO PROCLO DE ANCIRA

■ BEATA MARIA DE SANTO HENRIQUE

■ BEATA MARTA DO BOM ANJO

■ BEATA ROSA DE SÃO FRANCISCO

■ BEATO DAVID GUNSTON

■ BEATO MATIAS ARAKI E 7 COMPANHEIROS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

 Não tenhais medo!  Mt 10,24-33 - Testemunho de pertença a Jesus Cristo

 

É hora de parar com reclamações e lamentos. Jesus nunca disse que seria fácil…

 

– Antífona 

– Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como vosso nome, ó Deus, assim vosso louvor ressoa até os confins da terra; vossa destra está cheia de justiça (Sl 47,10s).

 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

Atitude digna é reconhecer publicamente que ofendemos e prejudicamos nossos irmãos. Gesto ainda mais nobre é pedir-lhes perdão. A força para agir assim nos vem de Deus, que hoje nos convida a “proclamar sobre os telhados” tudo o que seu Filho, nosso Mestre, nos ensina.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE DE MIM PERSEVERANTE NA FÉ E POSSA CONSTRUIR A PAZ DESEJADA POR JESUS. PAZ QUE SE CONSTRÓI NA SIMPLICIDADE DOS DONS DIVINOS A CADA PESSOA HUMANA.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído; dai-nos uma santa alegria, para que, livres da servidão do pecado, cheguemos à felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 12 de julho de 2025 sábado da 14ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Gn 49,29-32; 50,15-26) Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país.   Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 29“Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher, Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”. 32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50,15Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”. 16E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”. Ouvindo isso, José pôs-se a chorar. 18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21Não temais: eu vos sustentarei e a vossos filhos”. E assim os consolou, falando-lhes com doçura e mansidão. 22E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos. 24José disse aos seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: “Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco”, 26José morreu, completando cento e dez anos de vida.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO  104(105)

 

 

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

1.  Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, / anunciai entre as nações seus grandes feitos! / Cantai, entoai salmos para ele, / publicai todas as suas maravilhas! - R.

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

2.  Gloriai-vos em seu nome, que é santo, / exulte o coração que busca a Deus! / Procurai o Senhor Deus e seu poder, / buscai constantemente a sua face! – R.

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

3. Descendentes de Abraão, seu servidor, / e filhos de Jacó, seu escolhido, / ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, / vigoram suas leis em toda a terra.. – R.

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

 

 

 

– 12 de julho de 2025 sábado da 14ª Semana do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.  (Mt 10,16-23)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, / pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14). R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

12/07/25         

14º Sábado TC - AI

 

Mateus 10,24-25.28.32: Disse Jesus a seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor... Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!... Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus.”

 

Senhor Jesus, nenhum mestre colocou-se mais abaixo do que o senhor, porque, pelo mistério da Encarnação, aniquilou-se totalmente por nosso amor. O desafio que o senhor nos deixou não é o de estar acima ou abaixo do senhor, mas o de tentar ser parecido com o senhor, que lavou os pés dos seus discípulos, até porque nenhum discípulo será tão rebaixado como foi o senhor, morrendo na cruz entre dois ladrões. Apesar de tantos séculos de cristianismo, ainda não conseguimos superar o círculo vicioso que alimenta uma sociedade competitiva, injusta e violenta. Dentro do nosso mundo, é maior o anseio pelo poder do que pelo amor e pela ternura. Facilmente somos tentados a disputar posições, e temos dificuldade para entender que, quanto mais se ama, maior é a alegria de servir com dedicação, ainda que nos custe sacrifício. Seu exemplo nos garante que devemos temer quem pode nos tirar o dom de crer, de amar e de anunciar o seu Reino, porque nos mataria não somente o corpo, mas também a alma.

Senhor, continuamos necessitados do seu Espírito de sabedoria para acolher essa lógica do seu Evangelho, tão oposta à lógica do nosso mundo. Queremos nos declarar sempre a seu favor dentro da nossa sociedade, porque desejamos que o senhor se declare a nosso favor diante do Pai do céu. Conceda-nos a confiança de que o senhor está sempre ao nosso lado, e cuida de nós, porque nos garantiu que até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados.

 

Virgem Maria, ajude-nos a vencer o respeito humano de testemunhar a nossa fé em tudo o que pensamos e decidimos. Que imitemos o seu jeito maravilhoso de ser a serva do Senhor, desde a Anunciação até a Cruz, cuidando de nós com tanta ternura, para que jamais percamos nossa coragem e esperança de vivermos como bons cristãos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A missão de denunciar as injustiças e cobrar uma mudança da sociedade é exigente e perigosa. Mas Jesus anima seus discípulos e pede que não tenham medo, pois Deus é fiel e seus desígnios são retos. A Palavra de Deus pode ser pregada sem receio, pois é Palavra de vida e verdade. Temos, ao longo da história do cristianismo, muitos exemplos belos e cativantes de pessoas que não tiveram medo de proclamar a verdade do Evangelho. Animadas pelo Espírito, anunciaram sobre os telhados aquilo que receberam na alegria de um encontro pessoal com Cristo. O que Deus nos revela na intimidade deve ser, posteriormente, transformado em ações concretas, testemunhando nossa fé à luz do dia e sobre os telhados.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Mt 10,24-33 - Testemunho de pertença a Jesus Cristo

 

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Oração Inicial

Estamos  aqui 

pensando no poder  e no amor de Deus e , então, nos preparamos

rezando:

Vem, Espírito Santo, aos nossos corações,

e concede-nos, por intercessão de Maria,

a graça de ler e reler as Escrituras.

Concede-nos, 

a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História

e a sua presença de misericórdia.

Amém.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Nosso coração busca os sinais de Deus. Por isso

lemos  atentamente,  Mt 10,24-33, e observamos as recomendações de Jesus aos discípulos e missionários:


“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Para o discípulo, basta ser como o seu mestre; e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26 Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. 

Refletindo
Jesus é claro. Quem se faz seu discípulo e missionário não é candidato a disputar cargos e carreira. Não pode ser uma pessoa medrosa. Deve ser transparente, confiar em Deus e ser disponível. “Vocês valem mais do que muitos passarinhos a quem o Pai tem cuidado especial”. Importa afirmar com a nossa vida e nossas palavras que pertencemos ao Reino de Jesus.

 

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Nosso coração medita:
Como é nosso  seguimento de Jesus Cristo?

Meditando
O bispos, em Aparecida, disseram: “No Evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobres seguindo a Jesus pobre (cf. Lc 6,20; 9,58), e a de anunciar o Evangelho da paz sem bolsa ou alforje, sem colocar nossa confiança no dinheiro nem no poder deste mundo (cf. Lc 10,4 ss). Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho.” (DAp 31).
E nos perguntamos:
Levamos o Reino para outras pessoas comunicando a elas do amor e misericórdia de Deus?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Nosso coração se encontra com o coração de Deus e rezamos:

 

Senhor, Deus da vida e do amor,

enviastes o vosso Filho

para nos libertar das forças da morte

e conduzir-nos no caminho da esperança.

Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!

Fazei-nos discípulos,

comprometidos com o anúncio do Evangelho.

Fazei-nos missionários,

caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,

acolhendo a todos, sobretudo os jovens,

os afastados, os pobres, os excluídos.

Virgem Mãe Aparecida,

Intercedei junto ao vosso Filho,

para que sejamos fiéis ao nosso compromisso

de discípulos missionários . Amém!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso coração se põe a contemplar e

Nosso novo olhar é  “O olhar cristão sobre o ser humano permite perceber seu valor que transcende todo o universo: Deus nos mostrou de modo insuperável como ama cada homem, e com isso confere a ele uma dignidade infinita”(DAp 388).

 

 

Bênção

 

Nós precisamos da bênção de Deus. Pedimos a ajuda de são Paulo que nos diz:

- O Deus da paz vos santifique completamente

- Vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo,

 e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo.

-  A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco.  (1Ts 5,23ss).

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP