segunda-feira, 30 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.- (Mt 4,18-22)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 30 DE NOVEMBRO de 2020 (segunda-feira) 334º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte:  https://kdfrases.com/frases

O CONHECIMENTO É COMO UM JARDIM: SE NÃO FOR CULTIVADO, NÃO PODE SER COLHIDO.

(Provérbio Africano)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DO ESTATUTO DA TERRA

DIA MUNDIAL DAS CIDADES PELA VIDA

DIA DA CIDADE EDUCADORA

DIA NACIONAL DO VIGILANTE SANITÁRIO

DIA NACIONAL DO EVANGÉLICO

DIA DO TEÓLOGO (SP)

DIA DA REFORMA AGRÁRIA (SP)

DIA DA ASSINATURA DO TRATADO DECLARAÇÃO DO IGUAÇU ENTRE BRASIL E ARGENTINA

DIA DA AMIZADE BRASIL-ARGENTINA

SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Adolfo–Alvares Machado-Cosmópolis-Echaporã-Elias Fausto-Franco Da Rocha-Guaraci-Guarantã-Herculándia-Iepê-Lutécia-Manduri-Miracatu-Oriente-Paulo De Faria-Quintana-Registro-Sales-Ribeirão Branco (São Paulo) Muzambinho-Sete Lagoas (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARMEN VERA COELHO DE CNOP (1VDG-LC1-Lions Clube Rio de Janeiro Leme /RJ)GABRIELE TRANQUILINO BARDELA FIGUEIREDO (Lions Clube de Duartina/SP) SONIA MARIZE DOS SANTOS ALMEIDA (Lions Clube de Bauru Falcão/SP) FRANCISCO HUMBERTO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) DALVA DE OLIVEIRA CORREA (Construtora Oliveira & Correa Garça /SP) ULYSSES BOTTINO PEREs (Garça /SP) MÁRIO CÉZAR PEREIRA (São José do Rio Preto /SP)GUILHERME ViEIRa (Garça /SP)ADEMIR ALVARES MORETTI (Cerealista Garça-Garça /SP) CRISTINA Bizulli Sarauza (Garça /SP) CARLOS ROBERTO MATTOS (Garça /SP) Fr. Cláudio Moraes Messias OFMCap (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTO André ApÓstolo

André (Palestina, séc. 1º), inicialmente discípulo de João Batista, seguiu Jesus quando o precursor mostrou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Chamado com seu irmão Pedro, à beira do lago da Galiéia, para tornar-se pescador de gente, ocupou lugar eminente entre os apóstolos.

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 4,18-22

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Junto ao mar da Galileia, viu o Senhor dois irmãos: Pedro e André, que pescavam. Ele os chamou: “Vinde comigo; eu vos farei, de hoje em diante, pescadores de homens” (Mt 4,18s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

André era discípulo de João Batista até quando este lhe apontou Jesus, o “Cordeiro de Deus”. Com seu irmão Pedro, foi chamado para tornar-se “pescador de gente”. Assumiu a causa do novo Mestre como um dos doze apóstolos. Celebrando sua festa, sejamos encorajados, por seu exemplo, a sermos autênticos evangelizadores.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME FORÇAS PARA SER VERDADEIRO COMPANHEIRO NA MISSÃO DE SEU FILHO JESUS, MESMO DEVENDO SOFRER PERSEGUIÇÕES E CONTRARIEDADES.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, que o apóstolo santo André, pregador do Evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de novembro de 2020 segunda-feira - 1ª Semana do Advento Santo André, Apóstolo . Festa

– Liturgia da Palavra 

Por meio da sua Palavra, que nos convoca à vigilância, Deus vem ao nosso encontro, aproxima-nos de seus caminhos e nos enriquece com seus dons. 

 

1ª Leitura (Rm 10,9-18) – A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 
11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?

Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 18(19A)

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

 

 

– 30 de novembro de 2020 segunda-feira - 1ª Semana do Advento Santo André, Apóstolo . Festa

– Evangelho do dia 

 

Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.- (Mt 4,18-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Vinde após mim, disse o Senhor, / e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Senhor quer que sejamos pescadores de homens”

“Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: ‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens’” 

 (Mateus 4,18-19)

Temos a graça de celebrar, hoje, o apóstolo Santo André, irmão de Simão Pedro. Ele, junto ao seu irmão, ouviu o chamado de Jesus e largou tudo para segui-Lo. Eram pescadores, era a profissão deles, mas, agora, transformaram a profissão em missão.

 

Não só agora pescam peixes, mas pescarão homens para Deus. Que missão mais nobre e mais bela! Sei que temos que trabalhar para sustentar a nossa casa e a nossa família. Sei que você tem que dar duro na profissão que tem, para trazer o sustento para dentro da sua casa.

 

Assim como André que transformou a profissão em missão, faça o mesmo você também: que a sua profissão não seja somente o ganha pão, mas que seja ganhar corações, ganhar homens e mulheres para Deus. Comece com os da sua própria casa e família porque muitos pais de família trabalham duro, trazem tudo para dentro de casa, para que não falte nada e tenha o essencial, mas não trazem a salvação.

 

Colocam naquilo que ganham o coração, mas isso acaba roubando-nos do essencial e, muitas vezes, até leva a família a se perder. Use a criatividade e a sabedoria! Primeiro, escute o chamado do Mestre, Ele está chamando: “Siga-me, porque quero fazer de você pecador de homens”.

 

“Deus precisa de você para que seja pescador de homens”

 

O Senhor quer que você seja pescador na sua casa, na sua família, mas você será pescador também lá no seu trabalho.

 

Sabe, tem pessoas que conquistam os outros para as coisas do mundo… A turma do boteco leva os que querem para o boteco e para tantas outras coisas, para casas de perdições e tantas coisas que, depois, levam a pessoa a se perder.

 

Por que você não usa o dom que tem para conquistar essas pessoas para Deus? Por que você não usa o seu dom, o seu talento, a sua profissão para também semear a Palavra, para também conquistar pessoas que estão na sua empresa, no seu trabalho, no mundo em que você está, precisando encontrar a salvação?

 

André permitiu se transformar em um instrumento de salvação na sua casa, na sua família e, depois, para o mundo. Atualmente, não é diferente! Deus precisa de você, para que seja pescador de homens. Pergunte ao seu coração: “Quantas almas, quantos corações você já pescou para o coração de Deus?”.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Há duas tradições a respeito da vocação de André. Em Mc 1,16ss., foi chamado juntamente com Pedro, quando estavam pescando no mar da Galileia. Segundo Jo 1,40ss., foi chamado juntamente com outro discípulo do Batista, que apontou Jesus como o “Cordeiro de Deus”. André aparece no elenco dos doze apóstolos. Em Jo 6,8, é André quem informa sobre um menino que tem os pães e os peixes que logo são partilhados entre todos. Em Jo 12,22, André atua como mediador entre Jesus e os gregos que pedem uma entrevista com Jesus. Algumas tradições referem que André desenvolveu seu ministério apostólico na Grécia e na Ásia Menor. Segundo tais tradições, morreu mártir em Patras, sobre uma cruz disposta em X. Suas relíquias, levadas a Roma em 1462, foram restituídas à Grécia pelo Papa Paulo VI.

ORAÇÃO

Ó Jesus, luz do mundo, escolheste o pescador André para fazer dele “pescador de gente”. Abandonando a profissão do pai, com quem trabalhava, André incorporou o grupo dos apóstolos. E com eles foi preparado para divulgar, mundo afora, a Boa Notícia do Reino de Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 13, Mt 4,18-22 - O chamado de André

Oração Inicial

Hoje a liturgia faz memória de São André apóstolo.
Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.
Jesus Mestre Divino, dai-nos a graça de escutar e amar vossa palavra, para que produza fruto em nossos corações. Falai, Senhor, que vosso servo(a) vos escuta.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho pausadamente e reflita sobre os personagens, sobre o diálogo que desenvolvem, sobre o lugar em que se dá a narrativa, sobre a situação das pessoas, sobre as ações de Jesus etc.

“As tradicionais lideranças religiosas de Israel haviam-se desviado dos caminhos do Senhor. Jesus começa a convocar pessoas diferentes para um tempo novo. Ele não busca auxiliares nos templos, mas os convoca em meio às atividades da vida. Ao receber o chamado, André convida seu irmão Simão Pedro.

É o discípulo missionário que assume a missão. Eram pessoas simples, fora do círculo religioso oficial. Marcos coloca duas vezes a dimensão de tempo neste curto período: imediatamente deixaram tudo e seguiram a Jesus. Pessoas simples e disponíveis faziam o perfil daqueles que Jesus encarregaria de continuar sua obra. Pouco sabemos de André e dos outros apóstolos; a centralidade deve ser sempre de Jesus.”  

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo(a). Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele chama os ocupados, os que sabem seguir um projeto com perseverança.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

 

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. “Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém..