quinta-feira, 23 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Nascimento de João Batista. – (Mt 7,21-29)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 23 DE JUNHO de 2022 (quinta-feira) 174º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AQUILO QUE SE FAZ POR AMOR ESTÁ SEMPRE ALÉM DO BEM E DO MAL.

(Friedrich Nietzsche)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DAS VIÚVAS

 DIA INTERNACIONAL DAS ALDEIAS INFANTIS SOS

 DIA DO DESPORTO OLÍMPICO

 DIA do Atleta OLIMPICO MUNDIAL

 DIA NACIONAL DO DESPORTO OLÍMPICO

 DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO

 DIA DO LAVRADOR

 DIA DAS MULHERES NA ENGENHARIA

 DIA DO SERVIÇO PÚBLICO

 DIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO

 DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jacupiranga (São Paulo) Cristianópolis (Goiás) Japaratinga (Alagoas) Rio do Oeste (Santa Catarina) Esplanada (Bahia) Babaçulandia - Pium (Tocantins) Farol (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA SASSO (Garça/SP) HÉLIO JOSÉ SUSSAI (DG-DLC11-Lions Clube de PINHEIROS /ES) EDUARDO GARCIA (DLC8-Lions Clube Herculândia /SP)GILDA CORREA FONSECA TELLES (DLC11-Lions Clube de Porciúncula /ES) JOÃO ROBERTO MOREIRA ALVES (DLC1-Lions Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador/RJ) EDIMUNDO DOS SANTOS MARTINS (Santa Fé do Sul /SP) JOÃO JOSÉ DE “PASSARINHO” OLIVEIRA (Garça/SP)DIEGO NUNES DE  SOUZA (Eq 13 ENS de SCHOUENSTATT do Setor de Garça /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 01 NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORROó1967ó55 ANOS e DO SETOR DAS ENS DE GARÇA (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ANDRADINA SULó1995ó27 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSOó2003ó19 ANOS

(Distrito LC-8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO JOSÉ CAFASSO

■ SÃO ZACARIAS

SÃO BÍLIO

SÃO TOMÁS GARNET

SÃO VALÉRIO PRESBÍTERO

SANTA EDILTRUDES

SANTOS MÁRTIRES DE NICOMÉDIA

BEATA MARIA DA FRANÇA

BEATA MARIA RAFAELA

BEATO LANFRANCO

BEATO PEDRO TIAGO DE PÊSARO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Construir sobre a rocha significa esforço, dedicação, perseverança. As crises e as turbulências da vida não derrubam essa casa: Ele ensinava como quem tem autoridade – Mt 7,21-29

 

Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto a recebê-lo (Jo 1,6s; Lc 1,17).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Já no século 4º havia celebrações litúrgicas em honra de São João Batista. Isso comprova o grande apreço e a cordial veneração que os fiéis tinham por ele. Com razão, pois, conforme disse Jesus, João é muito mais que um profeta (cf. Lc 7,26) e o maior entre os nascidos de mulher. Deixemo-nos envolver pela eloquente figura de João Batista e celebremos seu nascimento com fervor e fé.

 

– Oração 

 

PAI, EU QUERO CAMINHAR COM SINCERIDADE PARA A COMUNHÃO CONTIGO, NO TEU REINO. QUE TODOS OS MEUS GESTOS E PALAVRAS ESTEJAM SEMPRE ALICERÇADOS NA TUA VONTADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que suscitastes são João Batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de junho de 2022 quarta-feira da 12ª Semana Tempo ComumNatividade de São João Batista, Solenidade

 

– Liturgia da Palavra 

  A Palavra de Deus salienta o caráter divino da missão de São João Batista, que é preparar os caminhos para a vinda do Messias pregando um batismo de conversão.

 

 

1ª Leitura (Is 49,1-6) – Eu te farei luz das nações.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1Nações marinhas, ouvi-me; povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado”. 4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E, agora, diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor, esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 138(139)

 

Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, / porque de modo admirável me formastes!

 

 

2ª Leitura (At 13,22-26) – Antes que Jesus chegasse, João pregou um batismo de conversão.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada essa mensagem de salvação”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 22 de junho de 2022 quarta-feira da 12ª Semana Tempo ComumNatividade de São João Batista, Solenidade

– Evangelho do dia 

 

Nascimento de João Batista.   (Mt 7,21-29)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: / irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Lc 1,76).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

12ª QUARTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 7,15-17.20: Disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.... Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

 

Jesus, para o senhor, o bom é o que faz bem à vida, porque o mal sempre conduz à morte.

Por isso, usa a figura dos frutos de uma árvore para nos ensinar a discernir se um ensinamento é bom ou é mau.

Não faltaram e não faltam falsos profetas, capazes de influenciar pessoas e multidões.

Postam uma imagem de bondade, de honestidade e de autoridade espiritual e moral.

Mas na realidade não passam de charlatães, prontos a devorar as consciências e os bens dos seus seguidores.

Como discernir, principalmente quando nos sentimos atraídos pela beleza visual ou pelos discursos encantadores desses ‘profetas’?

O senhor é bem claro e direto: é preciso ver os frutos que produzem, ou seja, suas obras.

Assim como conhecemos qual é o tipo de árvore segundo o fruto que produz, assim também podemos conhecer as pessoas pelas obras que realizam e não somente pelas palavras.

 

Senhor, necessitamos que o Espírito nos dê a sabedoria e a prudência, porque são muitos os que se apresentam como profetas, e nos garantem tantas promessas, seduzindo facilmente as multidões.

Que tenhamos a prudência de ver seus frutos, para verificar se são espinheiros ou figueiras.

 

Senhor, nós queremos colher os frutos da abundante redenção, que nos vêm da árvore da sua cruz, e não o fruto da árvore do paraíso, que nos trouxe o pecado e a morte, e continua tentando o ser humano.

 

Maria santíssima, do seu ventre recebemos o bendito fruto do seu Filho, Jesus. Que sejamos árvores boas, através das nossas boas obras, para que a nossa fé não seja somente de palavras e de imagens, mas tenha sua raiz em nossos corações para produzir somente bons frutos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com linguagem e cores vivas, Lucas narra o nascimento de João, filho de Zacarias e de Isabel. Escolhido por Deus desde o seio materno, João vem com a missão de “converter o coração dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, e para preparar ao Senhor um povo bem-disposto” (Lc 1,17). João é a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento. Seu nascimento traz uma alegria indizível não só para a mãe, mas também para os seus vizinhos e parentes. Afinal, Isabel era estéril, e o casal, de idade avançada. Notava-se aí clara intervenção divina. Isabel o reconhece e propaga: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que decidiu tirar de mim a humilhação pública” (Lc 1,25). Essa alegria contagiante se expande e desemboca nos dias do Messias, conforme anunciaram os profetas (cf. Sf 3,14).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 7,21-29 - Quem entra no Reino de Deus?

 

Oração Inicial

 

Hoje, quinta-feira, a Igreja nos pede que rezemos pelas vocações. Ao iniciarmos a nossa oração, apresentemos ao Senhor todos os vocacionados e vocacionadas. Peçamos a Deus que nos envie boas e santas vocações e que as luzes do Espírito Santo sempre nos iluminem.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

1. Leitura (Verdade)

Observe as imagens que estão presentes no texto deste Evangelho. Quais comparações Jesus faz para falar daqueles que escutam sua Palavra? Como a multidão acolhe os ensinamentos de Jesus?

 

“Quantos ensinamentos preciosos, quanta sabedoria no Evangelho de Jesus! Precisamos ouvi-los e praticá-los, isto é, viver segundo sua Palavra, deixar-nos orientar por ela. Uma vida edificada sobre esse fundamento, a prática da palavra de Jesus, é como uma casa construída sobre alicerces firmes, edificada na rocha. Construir sobre a rocha significa esforço, dedicação, perseverança em sua edificação. As crises e as turbulências da vida não derrubam essa casa. O contrário é a construção da casa sobre a areia, quando se corre para o mais fácil, o que dá mais prazer, o mais ou menos. Sem alicerces firmes, a casa desmorona facilmente. Ouvir a palavra e pô-la em prática, este é o caminho correto”.

 

2. Meditação (Caminho)

Não são as muitas palavras ou o louvor estéril que caracterizam o discípulo, mas o seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus: ‘Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus’.

Quais alicerces sustentam sua vida, seus projetos, seus objetivos?

“A rocha é Jesus Cristo! A rocha é o Senhor! Uma palavra é forte, dá vida, pode ir em frente, pode resistir a todos os ataques, se tem suas raízes em Jesus Cristo. Uma palavra cristã que não tem suas raízes vitais, na vida de uma pessoa, em Jesus Cristo é uma palavra cristã sem Cristo! E as palavras cristãs sem Cristo enganam, fazem mal!” (Papa Francisco).

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

 

Bênção

 

 

“Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês. Saúdem uns aos outros com beijo santo (…). A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” (2 Coríntios 13,11-14).