domingo, 8 de outubro de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Arrendou a vinha a outros vinhateiros. – (Mt 21,33-43)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 08 DE OUTUBRO de 2023 (domingo) 281º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NADA É ABSOLUTO. TUDO MUDA, TUDO SE MOVE, TUDO GIRA, TUDO VOA E DESAPARECE.

(Frida Khalo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO SERVIÇO LEONISTICO 

DIA DO NASCITURO BRASILEIRO 

■ DIA NACIONAL PELO DIREITO À VIDA 

■ DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE CORDÃO UMBILICAL 

■ DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO HIV/AIDS NO LOCAL DE TRABALHO 

■ DIA DE ORAÇÃO PELA PAZ EM JERUSALÉM 

■ DIA NACIONAL DO COMBATE A CARTEIS 

■ DIA NACIONAL DO CIRCULISTA 

DIA DO ASFALTADOR 

DIA DO NORDESTINO 

DIA DA LEI DO CONSÓRCIO 

DIA DO POLVO 

DIA DAS AVES MIGRATÓRIAS

DIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS

DIA DO FILME CASEIRO 

DIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA CROÁCIA 

■ DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES 

■ DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA 

■ SEMANA DA CRIANÇA 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurilândia - Campinorte - Edeia - Guapó - Heitoraí - Petrolina de Goiás (GoiásAquidabã (SergipeDores do Indaiá (Minas GeraisCéu Azul - Tupãssi (ParanáItaporã do Tocantins - Pindorama do Tocantins (TocantinsConceição - São João do Rio do Peixe (ParaíbaSão José do Ouro (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVANA ROSA ROBERTO (FASS Fabrica Automatiz. - Garça /SP) Tiago Nucci Martins (secretária Mun. Educação Garça /SP) PEDRO JOSÉ FRASSON (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) PATRICIA ANGELICA MASS ARAYA BETTIO (Pompéia /SP) Regina Prieto (Presidente Prudente /SP)YARA PIRES SILVEIRA (Garça /SP) ROGERIO CARLOS MACHADO (Pastor Igreja Vida Plena–Gália /SP) LUIZ PIOLA (Garça /SP) RenaTO MOREIRA ZoNER (Marilia /SP)Lucimar  B. Souza Raposo (Cassilândia /MS) LUIZA CRISTINA CAMARGO (Garça /SP) VINICIUS MARTINS (Garça /SP)  ITALINO SITTA (Garça /SP) OLIVIA PINHEIRO AZEVEDO (Garça /SP) Heloisa ZAGATI (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IVANETTE  APARECIDA  BITTENCOURT VILLA VERDE e CARLOS HENRIQUE NUNES VILLA VERDE ó1988ó35 ANOS (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SPFABIANA  CRISTINA  RAMOS LEME DA SILVA e AILTON RODRIGO DA SILVA ó2005ó18 ANOS (Lions Clube de Bauru Norte /SPMÁRCIA DE BARROS BASSETTO e JÚLIO  CÉSAR  BASSETTO (Lions Clube de PENAPOLIS /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO:  LIONS CLUBE DE GUARAÇAIó1998ó25 ANOS (DISTRITO LC8)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA de Nazaré 

SÃO LUÍS BELTRAN 

■ SÃO JOÃO CALÁBRIA 

■ JOÃO (Itália, 1873-1954), em 1907, deu início à Obra Calariana, composta de religiosos, religiosas e leigos com a finalidade de acolher órfãos e crianças abandonadas. 

■ SÃo Félix de Como

■ SANTA PELÁGIA, A PENITENTE de Antioquia.

■ SANTA TAÍS

■ SANTA Regenfreda

■ SANTA Reparata

■ SANTO Evódio

■ SANTo Hugo de Gênova

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A PARÁBOLA DOS VINHATEIROS Mt 21,33-43 - O Reino é dado aos que servem

 

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

A Igreja, vinha amada do Senhor, acolhe a todos de braços abertos. Como comunidade reunida em oração para dar graças a Deus e acolher sua Palavra, somos convidados a cuidar dessa vinha, a fim de que produza frutos de paz e justiça. Celebremos em comunhão com a Igreja missionária, que neste mês realiza a primeira sessão conclusiva de sua 16ª Assembleia Geral, com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

 

– Oração 

 

“Pai, transforma-me numa vinha fecunda onde encontres os frutos de amor, justiça e solidariedade tão esperados. Que eu jamais te decepcione, levando uma vida estéril.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08 de outubro de 2023 27º Domingo do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Disponhamo-nos a acolher a Palavra de vida do Deus da paz. Ela visita nossa comunidade, vinha do Senhor, cercando-nos para produzir frutos de bondade, a fim de que o mundo seja melhor.

 

 

1ª Leitura (Is 5,1-7) – A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Vou cantar para o meu amado o cântico da vinha de um amigo meu: um amigo meu possuía uma vinha em fértil encosta. 2Cercou-a, limpou-a de pedras, plantou videiras escolhidas, edificou uma torre no meio e construiu um lagar; esperava que ela produzisse uvas boas, mas produziu uvas selvagens. 3Agora, habitantes de Jerusalém e cidadãos de Judá, julgai a minha situação e a de minha vinha. 4O que poderia eu ter feito a mais por minha vinha e não fiz? Eu contava com uvas de verdade, mas por que produziu ela uvas selvagens? 5Pois agora vou mostrar-vos o que farei com minha vinha: vou desmanchar a cerca, e ela será devastada; vou derrubar o muro, e ela será pisoteada. 6Vou deixá-la inculta e selvagem: ela não será podada nem lavrada, espinhos e sarças tomarão conta dela; não deixarei as nuvens derramar a chuva sobre ela. 7Pois bem, a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e o povo de Judá, sua dileta plantação; eu esperava deles frutos de justiça – e eis injustiça; esperava obras de bondade – e eis iniquidade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 80(79)

 

A vinha do Senhor é a casa de Israel.

1. Arrancastes do Egito esta videira / e expulsastes as nações para plantá-la; / até o mar se estenderam seus sarmentos, / até o rio os seus rebentos se espalharam. – R.

A vinha do Senhor é a casa de Israel.

2. Por que razão vós destruístes sua cerca, / para que todos os passantes a vindimem, / o javali da mata virgem a devaste / e os animais do descampado nela pastem? – R.

A vinha do Senhor é a casa de Israel.

3. Voltai-vos para nós, Deus do universo!  Olhai dos altos céus e observai. / Visitai a vossa vinha e protegei-a! / Foi a vossa mão direita que a plantou; / protegei-a, e ao rebento que firmastes! – R.

A vinha do Senhor é a casa de Israel.

4. E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! / Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! / Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo,  e sobre nós iluminai a vossa face! / Se voltardes para nós, seremos salvos! – R.

A vinha do Senhor é a casa de Israel.

 

 

2ª Leitura (Fl 4,6-9) – Praticai o que aprendestes, e o Deus da paz estará convosco. Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 6não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus. 8Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor. 9Praticai o que aprendestes e recebestes de mim ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz estará convosco.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 08 de outubro de 2023 27º Domingo do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Arrendou a vinha a outros vinhateiros.  (Mt 21,33-43)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos escolhi foi do meio do mundo, / a fim de que deis um fruto que dure. / Eu vos escolhi foi do meio do mundo. / Amém! Aleluia, aleluia! (Jo 15,16) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

 Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?” 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’? 43Por isso eu vos digo, o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

08/10/23          27º Domingo TC – A:

6º Dia da Novena de N. Sra. Aparecida: MARIA, ENSINAI-NOS QUE VOCAÇÃO É GRAÇA E MISSÃO!

 

Mateus 21,33-34.37-39: Disse Jesus: “Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos... Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho... Os vinhateiros, porém... agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”

 

Senhor, esta parábola compara a terra e o povo, que a Deus pertencem, a uma vinha, cujos cuidados Deus confiou a algumas autoridades civis e religiosas, com a finalidade de que fizessem a vinha produzir bons frutos para ele e não para si próprios.

Infelizmente, os responsáveis foram desonestos e infiéis, agindo como se fossem os donos do povo e da terra.

Deus enviou profetas que os alertassem do erro e prestassem contas a Deus da sua administração.

Eles não foram ouvidos e alguns foram mortos.

Finalmente, enviou o senhor, Filho único de Deus, para resgatar a vinha para o seu Pai.

Mas, a inveja e a ganância de alguns, que exploravam a sua vinha em benefício próprio, não somente rejeitaram o senhor, mas o crucificaram.

Não imaginaram, porém, que o senhor era pedra angular de uma nova humanidade, capaz de vencer o pecado e a morte com a força do seu amor redentor e da sua ressurreição.

Hoje, continuam a existir os descendentes daqueles ‘vinhateiros’, que exploram ao máximo a terra e o povo, ávidos de riqueza e de poder.

Por isso, vivemos num mundo de injustiças, de desigualdades, de ilusões perigosas, que não levam o senhor em conta como verdadeiro dono da vinha.

Senhor, venha visitar e socorrer a sua vinha, venha nos iluminar e conduzir neste tempo de mudança de época, que nos deixa desorientados sobre qual é a sua verdadeira vinha.

Retome a propriedade da sua vinha para que possamos crescer e produzir frutos de fraternidade e de união em nossa Igreja e de justiça e de paz em nossa sociedade.

 

Mãe santíssima, nesta novena para a sua festa, venha nos ensinar que todos temos uma vocação e uma missão na vinha do seu Filho, e que ninguém, senão ele próprio, é o dono da vinha. Que nossos pastores sejam vinhateiros honestos e cuidadosos, dando-nos alegria e segurança nos caminhos do mundo. “Maria, ensinai-nos a pedir bons pastores! “Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O proprietário da vinha é Deus, senhor de toda a terra. Faz altos investimentos na sua vinha, isto é, junto ao povo de Israel, com expectativas de lucros elevados (obras de justiça). Os agricultores da vinha são os chefes do povo judeu. O produto é o modo de viver agradável a Deus. A colheita é o tempo de prestação de contas, o julgamento. Os servos rejeitados são os profetas. O filho é Jesus, crucificado em Jerusalém. O tempo de Jesus devia ser a ocasião para colheitas abundantes (Reino de Deus), mas Israel não acolheu Jesus; por isso o Reino agora se estende a todos os povos que devem formar a Igreja, da qual Jesus é a pedra fundamental. Seus membros deverão produzir os frutos que Deus mais aprecia: a justiça, o amor ao próximo e a misericórdia. É inaceitável uma Igreja que não produza frutos!

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 21,33-43 - O Reino é dado aos que servem

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

27º Domingo do Tempo Comum. Jesus vem nos resgatar para a plenitude da vida e mostrar-nos de modo claro o projeto do Reino.

Oração: Pai querido confio em ti e a ti me entrego. Nutra meu espírito com teu amor, por tua compaixão cura-me e conserva a minha vida.

 

No Evangelho de hoje Jesus, através de uma parábola, nos exorta ao compromisso com sua proposta e a produzir frutos para a sua vinha – o reinado de Deus.

1. Leitura (Verdade)

A vinha é a figura do Reino de Deus. Jesus nos fala do Reino e nos mostra quem aceita o desafio do amor e se coloca a serviço de Deus. Observe na leitura desta parábola a quem é dado este Reino e quem está comprometido com esta causa.

 

O uso de parábolas torna os ensinamentos de Jesus acessíveis a todos. A partir da realidade da terra, Jesus ensina as coisas do céu. É maravilhoso perceber como a criatividade linguística favorece para que a vida seja impactada e, consequentemente, a conversão se torne um processo contínuo.

 

Ao falar da vinha e dos vinhateiros, Jesus traz presente a história da salvação. Ele é o Filho, que os vinhateiros amarraram e mataram. No entanto, a pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra angular. Jesus é, em todos os tempos, a pedra com o ângulo certo, a sustentação da Igreja, povo de Deus. Nossa fé está alicerçada em Jesus e nenhuma adversidade ameaçará a eternidade desse projeto de amor.

 

2. Meditação (Caminho)

A vinha é a casa de Israel. Quantos anunciadores da Palavra derramaram seu sangue pela fidelidade à aliança! Em nenhum tempo da história foi fácil o processo de implantação do reinado de Deus. Hoje, o Pai, ainda apaixonado por sua vinha, se volta para cada um de nós e pergunta: “Você ama meu Filho?”

O recado de Jesus é claro: O Reino está diante de nós e rejeitá-lo é buscar outro caminho.

Como você resume o ensinamento de Jesus?

O que significa para você produzir frutos para o Reino de Deus?

 

3.Oração (Vida)

Senhor, tu conheces e sabes de todos os meus traumas, dores e enfermidades que trago em meu interior e, de modo especial, em meu subconsciente, por isso peço com fé: cura-me, Senhor, e liberta-me de todos os medos, de todas as emoções negativas que atrapalham a minha vida. Cura-me das lembranças dolorosas, das angústias inconscientes (no silencio de seu coração enumere os traumas de que você tem conhecimento).

 

Dá-me sabedoria para afastar meus inimigos, sobretudo aqueles que moram em mim: meus pensamentos e sentimentos em dissonância com a proposta do Reino de Deus. Acolhe-me em tua ternura e amor.

Fortalece e regenera o mais profundo do meu ser.

“Liberta-me; Senhor, defende-me pela tua justiça, atende-me e salva-me” (Sl 71)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça.

Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP