terça-feira, 11 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se eu não for, não virá até vós o Defensor. – (Jo 15,26-16,4a)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 11 DE MAIO de 2021 (terça-feira) 131 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

AS PESSOAS ENTRAM EM NOSSA VIDA POR ACASO, MAS NÃO É POR ACASO QUE ELAS PERMANECEM.

(Lilian Tonet)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO FREI SANT'ANNA GALVÃO

DIA NACIONAL DO REGGAE

DIA DA INTEGRAÇÃO DO TELÉGRAFO NO BRASIL

DIA DO MELANOMA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pilar do Sul (São Paulo) Barroquinha - Ibicuitinga (Ceará) Cajapió (Maranhão) Barros Cassal - Sertão - Venâncio Aires (Rio Grande do Sul) Machadinho D'Oeste - Santa Luzia D'Oeste (Rondônia) Lupionópolis - Pranchita (Paraná) Rio Quente - Aparecida de Goiânia (Goiás) Mãe do Rio (Pará) Bom Jesus - Equador - Januário Cicco - Lagoa D'Anta - Lagoa de Velhos- São José do Seridó - São Pedro (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VICTOR SERAFIM CONESSA (6 anos m/neto(filho dos CCLL Milene/Vicente)-Garça/SP) ANA LUIZA PADILHA DA SILVA (Arquiteta (filha dos CCLL Rozely/Pedro) Garça /SP) RAFAEL DOS SANTOS PAVARINI (neto da Diva/Manoel-Garça/SP) MARCIA DE BRITO MARTINS (Construgar - Garça/SP) ANA MARIA LOMBARDI DAIBEM (Lions Clube de Bauru Centro /SP) INES MARA DI DONATO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA APARECIDA PENHARVEL POSSETTE (Lions Clube São José dos Campos Augustin Soliva) LUIS CARLOS FINAZZI (Lions Clube de Itapira /SP)CARLOS EDUARDO MOREIRA RAMOS SCHAEFER (Lions Clube de Petrópolis /RJ) Ruy Pinheiro Rodrigues (Garça/SP) LAÍS VARJÃO LOPES (Álvaro de Carvalho  /SP) ISABELA OLIVEIRA (Garça  /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARA ELIANA GIGUEIRA PERES e FLAVIO APARECIDO PERES (Motoppar PPA-Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó14ANOS (Distrito LC8)

 

 Santo do Dia 

 SANTO FREI SANT'ANNA GALVÃO

SANTO INÁCIO DE LÁCONI

SANTO ESTANISLAU 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Agora, eu vou para aquele que me enviou – Jo 16,5-11

O papel do discípulo é o de acolher, e nunca o de condenar. É o Espírito que opera em tudo e em todos. Ele é capaz de transformar nossa vida.

 

- Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19,7.6)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por causa do anúncio do Senhor Jesus, podemos enfrentar sofrimentos, mas não devemos cessar de levar esperança aos povos. Renovemos nossa confiança no Deus que estende seu braço em nosso auxílio.

 

– Oração 

 

PAI, CONCEDE-ME O ESPÍRITO QUE ME DÁ FORÇAS PARA ENFRENTAR E VENCER O MUNDO, E MANTER-ME FIEL A TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual. alegrando-nos hoje porque adotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 11 de maio de 2021 3ª-feira da 6ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Prestes a voltar para o Pai, Jesus deixa aos seus a promessa do envio do Espírito Santo, que irá esclarecer as dúvidas que inquietam o coração dos discípulos. 

 

1ª Leitura (At 16,22-34) – 'Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família.'  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. 25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento, que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”. 29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”. 32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 137/138

 

Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

 

 

– 11 de maio de 2021 3ª-feira da 6ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Se eu não for, não virá até vós o Defensor.   (Jo 15,26-16,4a)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta ‘para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O julgamento pertence somente a Deus”

“E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento” 

(João 16,8)

Jesus está dizendo que é bom que Ele vá, que Ele parta do meio de nós para mandar aquele que o Pai nos prometeu: o Espírito da Verdade, o nosso Defensor.

 

O Defensor, o Espírito que nos é prometido, virá até nós para nos mostrar no que consiste o pecado. O pecado, primeiro, é não acreditar em Jesus. Veja que: quem não acredita em Jesus não vive a verdade d’Ele.

 

Nós, que professamos a nossa fé em Jesus, precisamos, com a graça e o poder do Espírito, não viver no pecado, porque, se Jesus veio para nos libertar do pecado e estamos n’Ele, mas vivemos no pecado, não cremos que a Palavra de Jesus nos liberta. Perceba que é mais do que acreditar na pessoa de Jesus, mas é acreditar e viver na Palavra d’Ele, acreditar que a Palavra d’Ele nos dá a vida. Por isso, o mundo e nós que estamos neste mundo, muitas vezes, não estamos levando a vida em nome de Jesus porque não permanecemos na Palavra d’Ele.

 

E precisamos do Espírito, esse Espírito prometido e defensor nos defende do pecado.

 

“O Espírito é Aquele que nos convence de que o julgamento é só de Deus, é Ele quem julga; e, nós, em nome d’Ele, amamos”

 

Tem hora que o pecado vem com força, parece que nos domina. Não nos deixemos dominar pelo pecado, mas nos deixemos dominar pelo Espírito da graça. Não nos deixemos dominar pelo Espírito desse mundo, mas pelo Espírito do Pai, que Ele nos prometeu.

 

O Espírito nos convence da justiça – “Porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis” -, mas o Espírito nos convence daquilo que é justo. Justo é dar a Deus o que é de Deus, justo é reconhecer que Ele enviou seu Filho único para nos salvar, justo é praticarmos a justiça uns para com os outros, não nos deixarmos levar por acepções, por considerações pessoais, por preferências, e não sermos injustos uns com os outros.

 

O Espírito não se conjuga com nenhuma forma de injustiça. Onde prevalece a injustiça e a maldade, o Espírito de Deus ali não está, ali está o espírito mundano. É o Espírito quem nos convence a respeito do julgamento. E qual é o julgamento se não aquele que o chefe desse mundo já está condenado?

 

O julgamento não é julgarmos uns aos outros, o Espírito não assiste e não inspira ninguém para julgar e condenar o irmão, ninguém para fazer tribunais, e, nos tribunais de nossa cabeça e mente, estamos julgando uns aos outros. Essa mentalidade é mundana, é do espírito desse mundo que já está condenado e nos quer condenando uns aos outros.

 

O Espírito é aquele que nos convence de que precisamos salvar, amar e cuidar. É aquele que nos convence de que o julgamento é só de Deus, é Ele quem julga, e, nós, em nome d’Ele, amamos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com a revelação da partida próxima de Jesus, os discípulos se entristecem, mas é necessário que ele volte ao Pai, de onde saiu, para que venha o Defensor. O Espírito Santo pode suscitar no seio da comunidade pessoas sensíveis aos valores humanos e cristãos e contestadoras dos falsos valores, e isso pode custar-lhes a incompreensão. Além de trazer consolação e coragem à comunidade, o Espírito mostrará ao mundo no que consistem o pecado, a justiça e o julgamento. O pecado consiste em não ter acreditado em Jesus. A justiça mostra que o condenado (Jesus) era justo (inocente), pois foi acolhido pelo Pai. O julgamento revela que o condenado é o chefe do mundo. Ao longo da história acontece com frequência que muitos que condenam sejam os culpados: descobre-se que o condenado é inocente, e o sistema que condenou acaba sendo condenado.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, na hora da despedida, sentes que a tristeza invade o coração dos discípulos. Entretanto, apontas para eles a vantagem de tua volta ao Pai: contarão com a defesa do Espírito Santo, o qual vai esclarecer que foste justo e fi el ao Pai e que o mundo cometeu injustiça contra ti. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 16,5-11 - O Espírito é derramado em nossos corações

 

Oração Inicial

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto bíblico? Quais as palavras de Jesus na despedida com seus discípulos? Que sentimentos essas palavras provocaram nos discípulos, e por quê?

 

“O texto de João adota uma postura jurídica. O Espírito assume o papel de advogado de defesa. Jesus é declarado inocente, e o Advogado passa a questionar o mundo e seu representante. O Príncipe deste mundo é aquele que acusa os irmãos. O pecado do mundo é não ter acreditado em Jesus. Quanto a Jesus, ele é inocentado, justiça lhe seja feita, e ele retorna ao Pai, enquanto o inimigo é definitivamente condenado. O Espírito é o Defensor, o diabo é o acusador dos irmãos. À luz dessas realidades, é possível ver onde realmente estamos. O papel do discípulo é o de acolher, e nunca o de condenar. No irmão há sempre mais coisas positivas do que negativas. É o Espírito que opera em tudo e em todos. Ele é capaz de transformar nossa vida.”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta? O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus?

 

Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento? A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.