segunda-feira, 3 de junho de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>>>Agarraram o filho querido, o mataram, e o jogaram fora da vinha. – (Mc 12,1-12)<<<<<<-

 

 


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – V IOLETA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 03 de junho de 2024 (segunda-feira) 155º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AMOR É A COISA MAIS ALEGRE. AMOR É A COISA MAIS TRISTE.

(Adélia Prado)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 DIA DO PROFISSIONAL DE RH OU RECURSOS HUMANOS

 DIA INTERAMERICANO DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL

 DIA DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL E DA COMUNIDADE SOCIAL

 DIA MUNDIAL DO PÉ TORTO

 DIA DO SOMMELIER

 DIA MUNDIAL DO NATURISMO

 DIA DA BICICLETA

 DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A OBESIDADE MÓRBIDA INFANTIL

 DIA DA LEI DOS PLANOS DE SAÚDE

 DIA DO ESCREVENTE DE CARTÓRIO

 DIA DO CHIMBORAZO

 DIA DA IGREJA DEUS É AMOR NO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campo Novo – Chapada - São Luiz Gonzaga (Rio Grande do Sul) Piranhas (Alagoas) Brejo dos Santos (Paraíba) Cotegipe (Sergipe) Carutapera (Maranhão) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FRANCIELE DUARTE M. DA SILVA (EQ 13 ENS da PAZ - Setor de Garça/SP) MÁRCIO BRANDÃO MARQUES (Rede Postos Express-Garça /SP) TÂNIA TEIXEIRA DE GODOI (Marilia /SP) ARMANDO MINAKAWA (Mercado Minakawa Jafa-Garça/SP) FERNANDA CIRILO DE BARROS (Garça/SP) JOSÉ ROBERTO MOYSÉS (Garça /SP) ANGELA JUSTO (Garça /SP) VANESSA AMADEU (Marilia /SP) LUIZ ANTONIO DA CRUZ( Marilia /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO CARLOS LWANGA e 12 COMPANHEIROS

Carlos (Uganda, séc.19), e companheiros, por não renunciarem à fé, foram vítimas da perseguição do rei contra os cristãos. Mesmo os muito jovens entre eles souberam dar testemunho de coragem e fidelidade a Cristo. São os primeiros mártires da África subsaariana.

SANTA CLOTILDE DE BORGONHA

SANTA OLIVA

SANTO HILÁRIO

SANTO ISAAC

■ SÃO CECÍLIO PRESBÍTERO

■ SÃO COENGENO

■ SÃO CONO DE TEGGIANO

■ SÃO DAVINO

■ SÃO GENS

■ SÃO JOÃO GRANDE

■ SÃO JOÃO XXIII

■ SÃO LIFARDO

■ SÃO MORANDO

SANTO OVÍDIO DE BRAGA

■ SÃO PEDRO DONG

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A pedra que os construtores rejeitaram se tornou a pedra angularMc 12,1-12 - Parábola dos lavradores gananciosos

Jesus continua a ser rejeitado por todos aqueles que não abraçam a causa do Evangelho e não vivem segundo seus ensinamentos.

 

Como ouro na fornalha o Senhor provou os eleitos e aceitou-os como ofertas de holocausto; no tempo certo, Deus se lembrará deles, porque seus escolhidos receberão a graça e a paz (Sb 3,6s.9).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

No século 19, na Uganda, país do continente africano, Carlos Lwanga, juntamente com outros 21 jovens leigos, sofreram torturas até o martírio, por não renunciarem à fé cristã. Celebrando a memória destes santos mártires, rezemos pelos cristãos perseguidos, em virtude de seu corajoso trabalho na vinha do Senhor, e pelos povos da grande África.

 

– Oração 

 

“PAI, PORQUE ÉS MISERICORDIOSO, NUNCA TE CANSAS DE QUERER LEVAR A MIM E A TODA A HUMANIDADE PARA JUNTO DE TI. QUE EU PERCEBA E ACOLHA A MANIFESTAÇÃO DESTE TEU IMENSO AMOR.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que fizestes do sangue dos mártires semente de novos cristãos, concedei benigno que o campo da vossa Igreja, regado pelo sangue de são Carlos Lwanga e seus companheiros, produza para vós sempre mais abundante colheita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 03 de junho de 2024 segunda-feira da 9ª Semana do Tempo Comum – São Carlos Lwanga e companheiros mártires, Memória –

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (2Pd 1,2-7) Por meio de tudo isso nos foram dadas as preciosas promessas, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina. Leitura da Segunda Carta de São Pedro:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 2graça e paz vos sejam concedidas abundantemente, porque conheceis Deus e Jesus, nosso Senhor. 3O seu divino poder nos deu tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que, pela sua própria glória e virtude, nos chamou. 4Por meio de tudo isso nos foram dadas as preciosas promessas, as maiores que há, a fim de que vos tornásseis participantes da natureza divina, depois de libertos da corrupção, da concupiscência no mundo. 5Por isso mesmo, dedicai todo o esforço em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, 6ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, 7à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno a caridade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 91(90)

 

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

1. Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente, / diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. – R.

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

2. “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo / e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. / Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo, / a seu lado eu estarei em suas dores. – R.

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

3. Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo,  vou conceder-lhe vida longa e dias plenos / e vou mostrar-lhe minha graça e salvação.” – R.

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

 

 

 

– 03 de junho de 2024 segunda-feira da 9ª Semana do Tempo Comum – São Carlos Lwanga e companheiros mártires, Memória –

– Evangelho do dia 

 

Agarraram o filho querido, o mataram, e o jogaram fora da vinha.  (Mc 12,1-12)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, a fiel testemunha, / primogênito dos mortos, / nos amou e do pecado nos lavou, / em seu sangue derramado (Ap 1,5). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores e viajou para longe. 2Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha. 3Mas os agricultores pegaram o empregado, bateram nele e o mandaram de volta sem nada. 4Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. 5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. 6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até os agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’. 7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’. 8Então agarraram o filho, o mataram e o jogaram fora da vinha. 9Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores e entregará a vinha a outros. 10Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante; 11isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?” 12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

03/06/24   9ª Segunda-feira TC – B: São Carlos Lwanga e 22 Companheiros mártires (Uganda séc. 19)

 

Marcos 12,1-3.6.8: “Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe. Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha. Mas, os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada... Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido... Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha.”

 

Jesus, a rejeição sistemática que as autoridades religiosas faziam ao senhor, apesar de todos os sinais de Deus que lhes apresentava, culminou com o seu sofrimento e a sua morte, mas trouxe consequências trágicas para aquelas pessoas.

A parábola da vinha ilustrava o julgamento que Deus iria fazer sobre elas. Para Deus, o povo era como uma imensa vinha, plantada por Ele e que confiara aos cuidados dos líderes religiosos. Deveriam agir sempre como bons administradores, cuidando bem da vida do povo e prestando contas a Deus.

Contudo, deixando-se levar pela ambição, recusaram prestar contas ao dono da vinha, maltrataram seus empregados e assassinaram o seu próprio filho, para se apossarem definitivamente da vinha.

Por isso, o senhor alertou aqueles gananciosos que estavam mexendo com a pedra mais importante da construção da sociedade e da história humana, que era o senhor, Verbo encarnado e enviado pelo Pai para libertar o povo.

Desse modo, o senhor deixou bem claro que a sua rejeição e a exploração da vinha em benefício próprio não ficariam impunes e seriam cobradas um dia.

Senhor, nosso povo continua sendo a sua vinha, pela qual derramou o seu sangue.

Mas a sua ressurreição nos garantiu que o senhor foi, é e será o fundamento único da salvação da humanidade.

Apesar de todas as injustiças e explorações praticadas por aqueles que rejeitam a sua Palavra e pretendem ser donos do seu povo, o senhor continua vivo e presente no meio da sua vinha, como a pedra fundamental da nossa vida aqui na terra e no céu.

Continue, senhor, cuidando dessa vinha e que seu Espírito nos faça sermos administradores fiéis de tudo e de todos que nos confiou, para que um dia possamos lhe prestar contas sem medo, e receber a nossa recompensa.

 

Maria santíssima, Mãe sempre fiel, a senhora se desdobra para cuidar da vinha do seu Filho, olhe com carinho pelo nosso povo mais sofrido e leve nossa Igreja pela estrada de um caminho sinodal, de fraternidade, de unidade, de fidelidade e de paz. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O público é o mesmo: são os representantes das autoridades máximas de Israel. É para elas que, em forma de parábola, Jesus resume a história da salvação. A vinha simboliza o povo eleito de Deus. O dono da vinha é Deus. Os agricultores são os dirigentes do povo. Os empregados são os profetas que vêm para comprovar a existência de boas obras. São rechaçados, banidos e assassinados. Deus envia outros profetas, que têm o mesmo trágico fim dos anteriores. Restava enviar o “filho amado”, Jesus. Acabam com ele. A pergunta é: o que fará o dono da vinha com esses agricultores irresponsáveis e cruéis? Eis a parábola, eis o recado, que os dirigentes logoentenderam que era contra eles. Jesus ressuscitado se torna a pedra fundamental do novo povo de Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 12,1-12 - Parábola dos lavradores gananciosos

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Façamos a nossa oração com a Palavra de Deus. Peçamos ao Espírito Santo a graça de permanecer na sua presença neste momento de meditação orante.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Rezemos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, na qual a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

O cristão não pode deixar de lado a admoestação do Senhor. Com que entusiasmo e abertura de espírito você quer ouvir a Palavra que a liturgia lhe propõe, neste dia?

 

1. Leitura (Verdade)

Hoje, o Senhor convida-nos a passear por sua vinha. Procure compreender o contexto do relato evangélico. Depois da expulsão dos vendilhões no Templo, os fariseus e doutores da lei questionaram Jesus sobre sua autoridade para agir desta forma. As parábolas do texto de hoje são uma resposta de Jesus a este questionamento. Observe como a parábola descreve a história do povo de Israel e a nossa história, nossa vida cristã, acompanhada e cuidada com tanto amor.

 

Jesus se dirige às autoridades judaicas com uma parábola. Todos os que o ouviam sabiam o que significava e quem eram os vinhateiros e os servos. Os chefes entenderam a crítica e procuraram prender Jesus. Não o fizeram porque o povo estava com ele. Para a tradição bíblica, o povo, simbolizado pela vinha, é a herança de Deus (cf. Jr 50,11). A herança é a vida eterna. O herdeiro é Jesus. Matar o herdeiro significava eliminar Jesus, cuja morte abriria as portas da eternidade para todos. Sublime paradoxo de amor!

Hoje, Jesus continua a ser rejeitado por todos aqueles que não abraçam a causa do Evangelho e não vivem segundo seus ensinamentos. O Senhor nos quer corresponsáveis no cuidado com sua vinha.

 

 

2. Meditação (Caminho)

A vinha é o nosso próprio espírito, a Igreja e o mundo inteiro. Deus quer nossos frutos. Primeiro, a nossa santidade pessoal; depois um constante apostolado entre os familiares e amigos, a quem nosso exemplo e palavras devem animá-los a aproximarem-se cada dia mais a Cristo; finalmente, o mundo, que se converterá num lugar melhor para viver, se santificarmos o nosso trabalho profissional, nossas relações sociais e nosso dever para o bem comum.

Como você acolhe e administra essa herança que Cristo adquiriu por nós?

Os sacerdotes, escribas e anciãos entenderam muito bem o significado da parábola, mas não se converteram. Pelo contrário! Mantiveram o seu projeto de prender Jesus (Mc Qual é a sua atitude?

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Agradeça este dia sagrado em que podemos alimentar nossa fé em comunidade e em família.

 

O Senhor da vinha concedeu-nos todas as oportunidades para o cultivo correto e espera que demos o devido retorno.

Oração: “Pai, porque és misericordioso, nunca te cansas de querer levar a mim e a toda a humanidade para junto de ti. Que eu perceba e acolha a manifestação deste teu imenso amor e me converta no agricultor que produz bons frutos no devido tempo e os entregue a Vós! Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez? Como quer cultivar seus pensamentos, palavras, sentimentos?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP