domingo, 26 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. "Eu te seguirei para onde quer que fores". – (Lc 9,51-62)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 26 DE JUNHO de 2022 (domingo) 177º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O NOSSO CARÁTER É O RESULTADO DA NOSSA CONDUTA.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA DO VOTO

 DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O ABUSO E O TRAFICO ILICITO DE DROGAS

 DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM APOIO ÀS VÍTIMAS DE TORTURA

 DIA INTERNACIONAL PELA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS

 DIA DO METROLOGISTA

 DIA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

 DIA DA DIABETES

 DIA DA DEFESA DO USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

 DIA DO CONSULTOR

 DIA DO PERDÃO

 DIA DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS

 DIA DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL

 DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO MILITAR

 DIA DO MISSIONÁRIO BATISTA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DE MADAGASCAR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São José do Belmonte (Pernambuco) Castro AlvesCatu - Santa Maria da Vitória - Poções (Bahia) São Raimundo Nonato (Piauí) Bodó - Fernando Pedroza - Itajá - Major Sales - Triunfo Potiguar - Venha-Ver (Rio Grande do Norte) Umuarama (Paraná) Monte Santo de Minas (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr ADHEMAR SILVEIRA DE TOLEDO (Pediatra-Lions Clube de Marilia /SP) NEIDEVAL VERI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) CLAUDIO EDEMUR PEREIRA (Lions Clube de Valparaiso /SP) SONIA MARIA IDALGO ZANFORLIN VIEIRA (Lions Clube de Pederneiras /SP) LINDAURA  DE FÁTIMA CERQUEIRA  ASSUNÇÃO (Lions Clube de ILHA SOLTEIRA /SP) CLANDIO PEDROSO FILHO (Lions Clube de Porto Alegre Carlos Gomes /RS) DAVI TAVARES (Leo Clube Fortaleza Melvin Jones /CE)HELIO COSTA (Garça /SP) JOÃO PAULO ISIDORO (Garça /SP) ROMULO GONZALES (Marilia /SP) AYRTON VOLLET JUNIOR (Garça /SP) SUZANA RITA DE AZEVEDO MARTINEZ (Garça /SP) DANIELA MANCUZO GUTIERRES  (Garça/SP) ANA CECILIA DE B. FENANDES BIANCO (Colégio Lumen-Garça/SP) LUIZ MARCELO VARONELLI (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MURUTINGA DO SULó1964ó58 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO JOÃO MÁRTIR

SÃO PAULO MÁRTIR

SÃO VIRGÍLIO

SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ Y BALAGUER

SÃO PAIO

SÃO DAVID

SÃO DEUSDADO DA ITÁLIA

SÃO JOSÉ MA TAISHUN

SÃO JOSÉ MARIA ROBLES

SÃO MAXÊNCIO

SÃO RODOLFO DA ITÁLIA

SÃO SÁLVIO

BEATA FRANCISCA LANEL

BEATA JOANA GÉRARD

BEATA MADALENA FONTAINE

BEATA TERESA FANTOU

BEATO ANDRÉ ISCAK

BEATO ANDRÉ JACINTO LONGHIN

BEATO NICOLAU KONRAD

BEATO RAIMUNDO PETINIAUD DE JOURGNAC

BEATO TIAGO GHAZIR HADDAD

BEATO VLADIMIRO PRYJMA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Seguir Jesus tem suas exigências. Despojamento, desapego, perseverança. Jesus respeita a liberdade de cada um. Nosso sim tem de ser livre e generoso: Eu te seguirei aonde quer que tu vás – Lc 9,51-62

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Na Eucaristia fortalecemos nossa caminhada com Jesus, que nos conduz rumo à liberdade e à vida segundo o Espírito. O Filho de Deus nos chama ao seu seguimento e nos ensina a não deixar que outras propostas nos desviem do caminho por ele indicado. Celebremos com alegria, em comunhão com o 10º Encontro Mundial das Famílias.

 

– Oração 

 

PAI, SÓ TU PODES REVELAR-ME A IDENTIDADE DE TEU FILHO JESUS. QUE EU A CONHEÇA DE FORMA VERDADEIRA PARA PODER CONFORMAR COM ELA A MINHA VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 26 de junho de 2022 DOMINGO 13º DO TEMPO COMUM

 

– Liturgia da Palavra 

  Desde o batismo, somos ungidos para uma missão e para viver na liberdade de filhos e filhas de Deus, trilhando o caminho do amor e da vida no seguimento fiel de Jesus.

 

 

1ª Leitura (1Rs 19,16b.19-21) – Eliseu levantou-se e seguiu Elias.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

Naqueles dias, disse o Senhor a Elias: 16“Vai e unge a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar”. 19Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois o que te fiz eu?” 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois, levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 16(15)

 

Ó Senhor, sois minha herança para sempre!

 

 

2ª Leitura (Gl 5,1.13-18) – Fostes chamados para a liberdade. Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

 

Irmãos, 1é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 13Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais dessa liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros pela caridade. 14Com efeito, toda a Lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 15Mas, se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros. 16Eu vos ordeno: procedei segundo o Espírito. Assim, não satisfareis aos desejos da carne. 17Pois a carne tem desejos contra o espírito, e o espírito tem desejos contra a carne. Há uma oposição entre carne e espírito, de modo que nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. 18Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 26 de junho de 2022 DOMINGO 13º DO TEMPO COMUM

– Evangelho do dia 

 

Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. "Eu te seguirei para onde quer que fores".   (Lc 9,51-62)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Fala, Senhor, que te escuta teu servo! / Tu tens palavras de vida eterna! (1Sm 3,9; Jo 6,68) 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

26/06/22  13º DOMINGO TC – C

 

Lucas 9,51-56.61-62: ”Entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: -  Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado...Um outro ainda lhe disse: - Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares. Jesus, porém, respondeu-lhe: - Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus.

 

Jesus, dois ensinamentos aos seus discípulos continuam sendo atuais e necessários para todos nós.

O primeiro nos vem da reação violenta dos discípulos, que desejavam castigar quem não o acolhia.

O senhor os repreendeu, porque a rejeição fazia parte da experiência de quem pregava o Evangelho, e era preciso ter uma atitude de tolerância e de serenidade para cumprir a missão de levar a todos a vida em abundância, sem jamais ameaçar a vida de ninguém.

O segundo ensinamento era sobre o seu seguimento, que exigia não somente uma devoção, mas uma decisão radical.

Quem desejava segui-lo mais ou menos, por interesse, por conveniência social, ou dividindo a própria fé com outras crenças, não estava pronto para ser seu discípulo.

Era preciso renunciar ao que já passou, por melhor que tivesse sido, para assumir a missão de ser discípulo e missionário do seu Reino de justiça e de paz.

Senhor, vivemos novamente num tempo de muita intolerância e de polarização nas posições ideológicas, principalmente aquelas políticas e religiosas.

Falhamos na caridade, no diálogo, e somos tentados à rejeição e à violência por qualquer discordância ou contrariedade.

Ao mesmo tempo, somos frágeis em nossas decisões, e mudamos de opção ao primeiro sinal de contrariedade ou de cansaço.

Faça-nos voltar sempre ao Cenáculo da oração e da invocação do Espírito Santo, para que venha ao encontro da nossa fraqueza e nos purifique dos nossos pecados.

Conceda-nos a maturidade de conviver com serenidade com os conflitos inevitáveis que a nossa vivência ou as nossas palavras possam provocar, sem desistir de nossos princípios e sem destruir quem nos contradiz ou prejudica.

Que imitemos a sua fidelidade, porque jamais iremos passar pela contradição da cruz, que o senhor passou.

Que seu Espírito não permita que olhemos para trás, mas nos faça seguir em frente com fidelidade e sempre com amor.

 

Maria santíssima, mãe da perseverança, conceda-me coragem para mudar as coisas que podemos mudar, serenidade para aceitar aquelas que não podemos mudar, e sabedoria para distinguir umas da outras. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Começa aqui a grande viagem de Jesus para Jerusalém, onde a cruz o aguarda. Ao longo do percurso, acontecem encontros, milagres, controvérsias. O verdadeiro discípulo é o que segue o Mestre no caminho da renúncia a si mesmo e da solidariedade ativa com os pobres, os pequenos, os excluídos. Jesus reprova o espírito de intolerância de Tiago e João, e mantém sua firme resolução de caminhar para Jerusalém, onde entregará a própria vida em favor da humanidade. Três cenas marcam o início da caminhada. No primeiro e terceiro casos, os homens tomam a iniciativa: “Eu te seguirei”. Ao primeiro, o Mestre lhe mostra que o seguimento a ele não será fácil, pois ele sequer tem lugar onde repousar a cabeça. Ao terceiro, que deseja se despedir dos familiares, Jesus o desafia: ou seguir a nova família do Mestre ou continuar com sua família de sangue. No segundo caso, é Jesus quem chama: “Siga-me”. O convidado pede um tempo para enterrar o pai. Deixar os mortos seria atitude de se desvencilhar do passado. O diálogo com os três possíveis seguidores demonstra a prioridade do Reino. Nas três situações requerem-se: prontidão, desprendimento de outros vínculos, disposição para enfrentar o desconforto. Em vista da nova vida do Reino de Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,51-62 - Quem olha para trás não serve para o Reino de Deus -

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

13º Domingo do Tempo Comum. A Palavra nos chama para o seguimento de Jesus e de nossa adesão a Ele, mediante a fé. Coloquemo-nos na presença do Senhor para ouvir e responder, como discípulos(as) ao seu chamado.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”.

 

1. Leitura (Verdade)

Abra seu coração, sua mente, para escutar esta Palavra de Jesus com despojamento e segui-lo no caminho para o Pai.

 

“Jesus está indo para a Páscoa, em Jerusalém. A vida cristã é como essa viagem de Jesus com os discípulos, viagem que nos pede renúncias e perseverança. Seguir Jesus tem suas exigências. E elas ficaram claras em três exemplos. Um chegou muito animado para acompanhá-lo, mas foi lembrado que Jesus não tinha nem canto certo para dormir. Outro estava disposto a ir também, mas só depois de enterrar o pai, isto é, de ter-se liberado de seus compromissos com a família. Partir em missão requer desapego de seu núcleo familiar. Um terceiro queria antes despedir-se da família. Nem tinha começado e já estava olhando para trás. Despojamento, desapego, perseverança. Assim é possível seguirmos Jesus.”

 

2. Meditação (Caminho)

A base que sustenta nossa resposta à proposta de Jesus é a fé e a esperança. A dinâmica da fé no discipulado é amar do jeito que Cristo amou. O Evangelho deste dia nos faz perceber que, mesmo com condições radicais de proposta, Jesus respeita a liberdade de cada um. Nosso ‘sim’ tem de ser livre e generoso.

O que a Palavra me comunica neste dia? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete?

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

 

Bênção

 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.