terça-feira, 8 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ! ■–"Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.” - (Lc 17,7-10)

 INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE 
 ONU 2016  ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS 
– NOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO – 
 GARÇA/SP, 08 DE NOVEMBRO DE 2016 (terça-feira) 313º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ! 

– Pensamento do Dia 
A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.
(William Shakespeare)

– Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DO URBANISMO 
 DIA MUNDIAL DO URBANISMO 
 DIA MUNDIAL DO RADIOLOGISTA 
 DIA NACIONAL DO MÉDICO RADIOLOGISTA 
 DIA DO PROFISSIONAL DE CONSORCIO 
 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaimbê - Piacatu (São PauloMiranorte (TocantinsPiancó (ParaíbaAmpére - Ibiporã (ParanáMonte das Gameleiras (Rio Grande do NorteCampo Alegre de Goiás - Guarani de Goiás (GoiásNova Canaã (BahiaMissão Velha (CearáNova Prata (Rio Grande do SulRancho Queimado (Santa Catarina

Dia do ANIVERSÁRIO DE: RENATA MUCCILLO DE SOUZA MALHER (Professora Garça /SPNEIDE MINARDI FERREIRA NASCIMENTO (KZM Turismo e Lions Clube de Garça /SPSILVIA HELENA CAMPOS SAMARA (Lions Clube Ribeirão Preto Centro /SPKAZUTOSHI MAWATARI (Mawatari Frutas e Legumes Garça /SPAUREA MARIA CHRISPIN DE OLIVEIRA (Maringá /PRMARCIA APARECIDA SANCHES RODRIGUES (Fisk Garça /SPWALTER PERES (Wef Ind e Com Garça/SP)
 Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DOLIONS CLUBE DE TRÊS LAGOAS ó1955ó61 ANOS (Distrito LC 8).


– Santo do Dia 
 SÃO GODOFREDO 
 SÃO DEODATO 


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
 Vivamos na piedade e aguardando a feliz esperança que brota da nossa confiança em Deus, pela qual assumimos o serviço gratuito em favor do projeto do Senhor Jesus. 
– Oração 
PAI, RECONHECENDO-ME SERVO INÚTIL, QUERO ESFORÇAR-ME PARA SER JUSTO E MISERICORDIOSO. SOMENTE ASSIM SEREI AGRADÁVEL A TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
■ Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

– Leituras 
– Terça-feira 08/11/2016 – 32ª Semana Tempo 
■ Somos exortados a dar testemunho da fé, sendo prudentes e generosos na evangelização e reconhecendo o valor da gratuidade

1ª Leitura (Tt 2,1-8.11-14) – "Vivamos na piedade aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. – Início da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo, 1o teu ensino seja conforme à sã doutrina. 2Os mais velhos sejam sóbrios, ponderados, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3Assim também as mulheres idosas observem uma conduta santa, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras do bem. 4Saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a cuidarem dos filhos, 5a serem prudentes, castas, boas donas de casa, dóceis para com os maridos, bondosas, para que a palavra de Deus não seja difamada.
6Exorta igualmente os jovens a serem moderados 7e mostra-te em tudo exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de ponderação, 8de palavra sã e irreversível, para que os adversários se confundam, não tendo nada de mal para dizer de nós.
11Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 36(37)
A salvação de quem é justo vem de Deus!


– Evangelho do dia 
– Terça-feira 08/11/2016 – 32ª Semana Tempo 
"Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer. - (Lc 17,7-10)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Quem ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Usemos a gratuidade da maneira correta
Temos que usar a gratuidade da maneira correta, sermos agradecidos, reconhecidos, sabermos dizer “muito obrigado”!
“Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’” (Lucas 17, 10).
A Palavra de Deus, hoje, está nos formando no sentido da gratuidade de nossas ações, porque, infelizmente, somos formados na mania da grandeza, do reconhecimento, de sermos valorizados e exaltados. Se os outros não nos fazem, somos nós quem nos fazemos, que nos colocamos como importantes e nos sentimos como tal; levantamos placas e troféus para as nossas ações.
Perdemos o sentido da gratuidade, perdemos o sentido de que fazer o bem não é prêmio para quem o faz, pois ainda faltam tantas pessoas fazerem o bem!
Fazer o bem é mais do que nossa obrigação, fazer o que é correto não deveria ser exceção, deveria ser obrigação de todos!
Pena, doloroso e triste é quem não faz o que é correto e justo. Não pense que você é melhor que os outros, que é mais querido, porque frequenta a igreja, porque cumpre suas obrigações religiosas, faz caridade, dá esmolas e paga o dízimo. Fazemos o que deve ser feito.
Sabe, meus irmãos, não é que Jesus não reconheça o que somos. Pelo contrário, Ele reconhece muito o que somos. O que Ele não cultiva nem quer que cultivemos são as falsas ilusões. Ele não quer que cultivemos, dentro de nós, o ego exacerbado, que nos sintamos melhores do que os outros naquilo que realizamos, porque estamos fazendo a nossa obrigação.
Imagine você que um bombeiro salve uma criança numa situação de perigo ou salva um gatinho que está em cima de algum lugar. É uma operação difícil, mas o bombeiro não tem que ser recompensado ou promovido, pois ele fez o que deveria fazer. A função de um bombeiro é justamente essa.
Você não deve dizer à sua empregada: “Olha, você vai ganhar um prêmio”, porque ela limpou sua casa. Ela fez o que deveria fazer, ela é a empregada e deve limpar.
É claro que temos de ser agradecidos, reconhecidos, sabermos dizer “muito obrigado”. Isso não pode tirar a gratuidade e o reconhecimento que temos para com os outros naquilo que fazem.
O que não pode acontecer é darmos méritos excessivos para as coisas e nos esquecermos da nossa obrigação cotidiana. O bombeiro deve estar pronto, a cada dia, para salvar vidas e socorrer quem precisa, e nós devemos ser, a cada dia, um bom cristão, um cidadão honesto, sabendo viver o que precisamos viver.
Existem cristãos, bombeiros e situações excepcionais na vida, mas aqueles que vivem situações excepcionais devem nos chamar à atenção para vivermos nossas obrigações a cada dia de nossa vida.
Deus abençoe você!
– REFLEXÃO"Lc 17, 7-10 
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Somos todos servos inúteis. Deus não precisa de nós, uma vez que ele pode, por si só, realizar todas as coisas. Mas Deus quis contar conosco, com a nossa colaboração, e isso não em vista da pessoa dele, mas sim em vista do nosso próprio bem, uma vez que, quando colaboramos com a obra da salvação da humanidade, estamos de fato participando de uma obra que não é humana, mas divina, o que se torna para nós causa de santificação e caminho de perfeição. O amor de Deus por nós é tão grande que faz da nossa inutilidade fonte de santificação e de vida nova, não só para nós mesmos, mas também para toda a Igreja, para todas as pessoas.


– Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que se poderia fazer para melhorar o relacionamento entre patrões e empregados? 
- E a situação das empregadas domésticas? 
- Será que os mais fracos têm seus direitos respeitados? 
- Há injustiças? 
- Há exploração?


– Leitura Orante 
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos diz que seguir Jesus é comprometer-se com Ele por inteiro. Peçamos ao Espírito Santo que acenda em nós o fogo do seu amor e da fé, para servi-lo com alegria. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?Leia o texto bíblico pausadamente, quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Em seguida, responda: quais são as palavras de Jesus? O que diz o Evangelho? Qual é o seu tema central?
2- Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (mensagens e lições para nós hoje- O que a Palavra me leva a experimentar?O que o texto diz a você? Neste momento, você é convidado(a) a assimilar a Palavra e encarná-la em sua vida, escutando o que Deus tem a lhe dizer nesta meditação. Leia novamente a Palavra com bastante atenção e escute-o.
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus(preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Escolha um local silencioso e faça a sua oração. Aproxime-se do Senhor sem medo e apresente-lhe suas necessidades, seu louvor e as necessidades das pessoas que o(a) cercam.
4- Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento?
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
– BÊNÇÃO 
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: http://www.aparecidadasaguas.com - www.catolicanet.com -  www.redemptor.com.br - http://liturgia.catequisar.com.br/ - http://www.olocutor.com -  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br -  http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia  – http://datasdodia.net/ - LITURGIA DIÁRIA – Novembro de 2016 – nº 299 – PAULUS – Pia Sociedade de São Paulo