terça-feira, 5 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>Se cada um não perdoar a seu irmão, o Pai não vos perdoará. – (Mt 18,21-35)<<--

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 05 de MARÇO de 2024 (terça-feira) 65 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O HOMEM NASCEU PARA O SUCESSO E NÃO PARA O FRACASSO.

(Henry David Thoreau)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA FILATELIA

DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO

DIA MUNDIAL PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

DIA DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO (WORLD IA DAY)

DIA DA INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA

DIA DA APRECIAÇÃO DO EMPREGADO

DIA NACIONAL DA MUSICA CLÁSSICA

DIA DOS DADOS ABERTOS

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) EM FORTALEZA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lourdes - Ribeirão Bonito (São Paulo) Bom Jardim (Rio de Janeiro) Capão do Leão - Fortaleza dos Valos (Rio Grande do Sul) Bom Jardim da Serra (Santa Catarina) Poxoréo (Mato Grosso) Caraúbas (Rio Grande do Norte) Piraí do Sul (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GISELE MARA VALSECHI CONESSA (minha sobrinha querida-advogada-Adiplan-Garça /SP)PRISCILA CRÓS NUNES (Prima-Jundiaí /SP)MARIA EDUARDA POLICINANI DA SILVA (filha Neuza/Cristiano-Garça /SP) MAIUME PINTO TAKEUTI (Garça /SP)JOSÉ MARIA DA SILVA NETO (Rede Postão-Garça/SP)MARIANA FACINA COSTA DE MATTOS (Garça /SP)DIOGO BAPTISTA CHIARADIA OLIVEIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)FLAVIA TRENTINI ZAPPAROLLI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP)ROSALINA AYAKO SATO OTSUBO (Lions Clube de Tupã /SP) ELIANI SIVERO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) DARLY ANACLETO DE VASCONCELLOS (PCC-DLC 11-Lions Clube de Guarapari /ES) )ETELVINO FESTA (PDG-LD 8-Lions Clube de São José do Cedro /RS)MARIA LUIZA BIAZOTTO VIEIRA (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)FRANCIELEN RAMIRES MORAES (Garça /SP)MARCIO MORALES (Garça /SP)MARCELO MORALES (Garça /SP)UALDA MARTINS DE OLIVEIRA (Garça /SP)GERALDO FRABETTI (Garça /SP)ALBANISE AP DIONISIO BETTONI (Cabrália Paulista /SP)  RICHARDSON BRANCO NUNES (Herculândia /SP)ROSILENE MACHADO (Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ  

São TEÓFILo de Cesareia

Santo Adriano Mártir

São Lúcio I

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus ensina que devemos perdoar sempre Mt 18,21-35 - “Construtores de paz” entre os povos e nações

Somente quem ama é capaz de perdoar. Nesta parábola Jesus nos ensina a infinitude do amor de Deus. Seu perdão é infinito

 

Antífona

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me à proteção de vossas asas (Sl 16,6.8).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O Senhor é cheio de compaixão para com seu povo e sempre lhe oferece seu perdão. Conscientes de sua imensa bondade, depositemos nele total confiança e, neste tempo favorável à reconciliação, manifestemos-lhe nosso sincero desejo de perdoarmos, de todo o coração, aos que nos ofenderam. Desse modo, viveremos na fraternidade e no amor.

 

– Oração 

 

“PAI, É MEU DESEJO IMITAR TEU MODO DE AGIR, NO TOCANTE AO PERDÃO. FAZE-ME SER PRÓDIGO E MISERICORDIOSO EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO QUE PRECISA DO MEU PERDÃO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, a vossa graça não nos abandone, mas nos faça dedicados ao vosso santo serviço e sempre nos obtenha o vosso auxílio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 05 de março de 2024 terça-feira da 3ª Semana da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Dn 3,25.34-43) De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura do Segundo Livro dos Reis:

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 25Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34“Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos; por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar. 37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos, em tua presença, as primícias e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros, 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças que nós te sigamos até o fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 24(25)

 

Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos / e fazei-me conhecer a vossa estrada! / Vossa verdade me oriente e me conduza, / porque sois o Deus da minha salvação. – R.

Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura / e a vossa compaixão, que são eternas! / De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia / e sois bondade sem limites, ó Senhor! – R.

Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

3. O Senhor é piedade e retidão / e reconduz ao bom caminho os pecadores. / Ele dirige os humildes na justiça / e aos pobres ele ensina o seu caminho. – R.

Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

 

 

 

– 05 de março de 2024 terça-feira da 3ª Semana da Quaresma   

 – Evangelho do dia 

 

Se cada um não perdoar a seu irmão, o Pai não vos perdoará.  (Mt 18,21-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Voltai ao Senhor, vosso Deus; / ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

05/03/24 3ª TERÇA-FEIRA QUARESMA – B

 

Mateus 18,21-23: “Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: - Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados...”

 

Senhor, quando Pedro lhe perguntou sobre o perdão, sua resposta foi decisiva, não somente para ele, mas para todos nós.

Perdoar sempre é a atitude de amor mais bela, mais gratuita, mais exigente, e que mais agrada a Deus, nosso Pai.

O perdão é fundamental para ser seu discípulo, para permanecer em união com o senhor, para viver em comunidade e para manter a fraternidade.

Sem o perdão não há cristão, não há amor de verdade; sem perdão, não há oração nem celebração; sem perdão, não há Igreja, cuja missão é perdoar 70 vezes 7.

Na sua parábola, fica bem claro que existe uma relação de causa e efeito entre o perdão que se recebe e o perdão que se dá.

Quem não é capaz de perdoar a dívida do próximo, também não é capaz de receber o perdão de Deus.

Na cruz, antes de morrer, o senhor nos deu o perdão da nossa dívida imensa, dívida de amor e de fidelidade a Deus., muito maior do que todas as ofensas que possamos receber.

Por isso, no Pai-nosso, o senhor nos ensinou a orar pedindo perdão das nossas ofensas ao Pai, assim como nós nos comprometemos a dar o perdão a quem nos ofendeu.

Senhor, não permita que sejamos como aquele empregado mesquinho da sua parábola, capaz de cobrar uma pequena dívida de um companheiro logo após ter sido perdoado de uma dívida imensa.

Que seu Espírito nos dê forças para perdoar de coração aos nossos irmãos e irmãs, para que não sejamos cobrados pelo seu Pai dos nossos pecados, erros e fragilidades.

Louvamos e agradecemos sua misericórdia infinita que, através da Igreja, nos tem perdoado muito mais do que setenta vezes sete.

 

Virgem Maria, Mãe da misericórdia, interceda por todos nós para que, através do perdão e da reconciliação, possamos manter a nossa amizade social e a nossa fraternidade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O tema do perdão é frequente nos Evangelhos. Talvez pela dificuldade que o ser humano tem de perdoar. Uma coisa é certa: Jesus parece levar muito a sério a necessidade que temos de perdoar “setenta vezes sete”, isto é, sempre. Isso nos causa arrepio, pois, na vida cotidiana, parece haver ofensas imperdoáveis. Como consegue uma mãe perdoar o assassino de seu filho? Onde ajuntar forças e disposições para um perdão sincero em caso tão grave? O ferimento, se é profundo, leva longo tempo para cicatrizar. Precisamos, pois, contar com o auxílio divino, porque o perdão total só é possível com o impulso da graça de Deus. E as parábolas comprovam que o Pai celeste quer e espera que perdoemos “de coração” aos nossos semelhantes.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,21-35 - “Construtores de paz” entre os povos e nações

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Peçamos as luzes do Espírito Santo para acolhermos mais uma vez a Palavra de Deus em nossa vida na dinâmica da Leitura Orante. Sabemos o quanto é necessário este diálogo com o Senhor na oração e na escuta de sua Palavra. Também o Papa Francisco, em uma de suas colocações, lembrou de duas atitudes necessárias para quem quer escutar a Palavra de Deus: humildade e oração. “Com a humildade e oração, seguimos em frente para escutar a Palavra de Deus e obedecê-la.”

 

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém

 

1. Leitura (Verdade)

Somente quem ama é capaz de perdoar. Nesta parábola Jesus nos ensina a infinitude do amor de Deus. Seu perdão é infinito, mas prestemos atenção ao que Jesus conclui: o perdão está condicionado à nossa capacidade de perdoar.

 

A parábola de hoje é uma ilustração do amor de Deus. Todo ser humano tem para com Deus uma dívida impagável. Deus anulou nossa dívida através da missão de seu Filho Jesus (cf. Gl 4,4-5). No Evangelho, o tema do perdão é recorrente, e não apenas como um conselho, mas como condição de salvação. Jesus declarou que seremos julgados com a mesma medida que julgarmos os outros. O mesmo vale para o perdão: seremos perdoados na medida em que perdoarmos. O perdão de Deus está relacionado ao nosso perdão com os irmãos, como no Pai-Nosso: perdoai-nos, como perdoamos… Deus perdoou nossos pecados. Precisamos também ser compassivos com nossos semelhantes. O que seria de nós sem o benefício do perdão.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Como você resume o ensinamento de Jesus?

Como você compreende a mensagem de Jesus no evangelho de hoje, dentro da dinâmica do tempo quaresmal que estamos vivendo?

Se você pertence ao Senhor e o ama de verdadeiramente, não guarde rancor, não se vingue, nem negue o perdão a nenhum de seus irmãos.

3.Oração (Vida)

Retome as palavras, gestos ou imagens que mais chamaram a sua atenção durante a Leitura Orante. Silencie por alguns instantes e transforme-as em oração. Depois, conclua rezando:

“Senhor, vós sois nosso Pai; em vós depositamos nossa confiança. Que surpresa alguma nos pegue desprevenidos. Que nada possa atrapalhar nossos passos. Que vossa luz brilhe sobre nós, aí, então tudo será renovado, e para tudo haverá uma saída, uma solução. Por isso, que a vossa sabedoria nos ensine o que fazer e como fazer. Que a vossa inspiração nos ajude a caminhar na confiança e no amor. Assim viveremos intensamente este novo dia. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?

Sugestão: Agradecer o amor misericordioso de Deus, saber perdoar e pedir perdão.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP