terça-feira, 23 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se eu não for, não virá até vós o Defensor. - (Jo 16,5-11)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 23 DE MAIO DE 2017 (terça-feira) 143º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A PRIMEIRA LEI DA AMIZADE CONSISTE EM PEDIR AOS AMIGOS COISAS HONESTAS, EM FAZER POR ELES COISAS HONESTAS. O AMIGO CERTO CONHECE-SE NOS MOMENTOS INCERTOS.”
(Cícero)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DA TARTARUGA
DIA DO SERESTEIRO
DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA (SP)
DIA DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA (MMDC) (SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bocaina (São Paulo) Belmonte (Bahia) Groaíras (Ceará) Nova Bassano (Rio Grande do Sul) Oiapoque (Amapá)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARLENE SOUBHIA DA SILVA (Garça/SP) CESÁR FERREIRA ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP) Padre JULIO PEREIRA DE SOUZA NETO (Diocese de Marilia/SP) HULDA SEABRA DOURADO (Garça/SP) AMANDA FONTES MANCUSO (Garça/SP) RENATO FAGUNDES (Garça/SP) JOCELIA SANTOS (Garça/SP) JOSÉ GARCIA (Garça /SP) JOSÉ CARLOS DE MORAES FILHO (Garça /SP) ANISETE APARECIDA COLLIS DA CUNHA (Garça /SP) QUETELIN CRISTINA FERREIRA LIMA (Garça /SP) DAYANE MARIA BRAZ NOGUEIRA (Garça /SP)

.   Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE CASSILÂNDIA VALE DO APORÉó1992ó25 ANOS (Distrito LC 8)

Santo do Dia
SÃO JOÃO BATISTA DE ROSSI
SÃO JULIANO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Graças à ação da Igreja e aso Espírito Santo, que a conduz, o evangelho continua iluminando a humanidade e libertando-a das prisões.
 Oração
PAI, CONCEDE-ME O ESPÍRITO QUE ME DÁ FORÇAS PARA ENFRENTAR E VENCER O MUNDO, E MANTER-ME FIEL A TEU FILHO JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  que o vosso sempre exulte pela sua renovação espiritual. Alegrando-nos hoje porque dotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Terça-feira da 6ª Semana da Páscoa - 23/05/2017
Participamos, pelo batismo, da vida nova no Espírito, o qual põe às claras o pecado do mundo e o julgamento justo de Deus sobre o mal.

1ª Leitura(At 16,22-34) 'Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família.' Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.
25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.
29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.
32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os de sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 137 (138)
Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

Evangelho do dia
Terça-feira da 6ª Semana da Páscoa - 23/05/2017
Se eu não for, não virá até vós o Defensor. - (Jo 16,5-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Espírito é o auxílio necessário para vivermos na graça
O Espírito nos dá a graça para que a nossa vida seja moldada de acordo com a vida em Jesus!
Quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento” (João 16,8).
Os discípulos começaram a se entristecer, porque Jesus estava se despedindo e dizendo que voltaria ao Pai. O discurso final de Jesus é lindo para a nossa vida, mas, ao mesmo tempo, é também um testamento, uma herança do Mestre. E João traz isso para nós com muitos detalhes. E o que Jesus diz é o seguinte: “Se eu não for, o Espírito não virá a vós”. E por que o Espírito virá a nós? Primeiro, para mostrar ao mundo no que consiste o pecado, a justiça e o julgamento.
É o Espírito quem nos mostra o que é pecado, e o grande pecado do mundo é não reconhecer o Salvador, Aquele que nos salva e nos dá a dimensão daquilo que não é a graça de Deus. O pecado é não acolher Jesus, é não viver a vida n’Ele. Não é simplesmente crer ou não n’Ele. Podemos crer, mas não aceitar a vida d’Ele ou não viver em comunhão com Ele. O pecado maior que nós podemos cometer é não viver a vida em Jesus.
O Espírito nos dá essa sabedoria, esse discernimento e a graça de nos colocarmos novamente no eixo, para que a nossa vida seja moldada de acordo com a vida em Jesus. O Espírito nos mostra o que é a justiça, o que é ser justo. A justiça, em primeiro lugar, é acolher Deus, a Sua graça, o enviado do Senhor, porque o Pai se preocupou conosco, desdobrou todo o Céu para dizer: “Eu preciso salvar meus filhos”. Ele mandou Seu próprio filho ao nosso meio, que se fez um de nós, assumiu nossa natureza humana, assumiu todas as nossas fraquezas, morreu por nós e para nós. É muita injustiça não reconhecermos o dom e a graça de Deus no meio de nós, que se chama Cristo Jesus.
O Espírito, que vem em nosso socorro, vai nos mostrar o julgamento, que é justamente esse: acolher a vida em Deus, acolher Seu Filho Jesus.
Veja, não é Deus quem nos julga e nos condena, somos nós quem fazemos as nossas escolhas. Cada um é livre, tem vontade própria e, na liberdade de escolha, cada um sabe escolher o que é melhor para si.
Façamos bom uso da liberdade que temos para escolhermos o bem, o Reino de Deus e a graça. O Espírito que vem em nosso socorro, o Paráclito, o Defensor, o nosso Advogado é o auxílio necessário para vivermos na graça do Pai!
Deus abençoe você!
Reflexão - O “envio” do Espirito Santo é fruto da Paixão
Hoje seguimos sumidos no sermão da Última Ceia durante o qual Jesus Cristo mencionou três vezes ao Espírito Santo, o Consolador. Agora anuncia aos Apóstolos que o fruto do seu “ir" deste mundo será o envio do Paráclito.
Em Deus existe um “Eu” e um “Tu”: Existe o Filho que fala com o Pai; e ambos são um no Espírito, que é por assim dize-lo, a atmosfera do dar e do amar que faz deles um único Deus. Através de Jesus penetra nosso olhar na intimidade de Deus: Com Ele, Deus saiu também de sua intimidade e veio ao nosso encontro. Isso se realiza, diante tudo, na sua vida, paixão, morte e ressurreição; na sua palavra. Mas Jesus não se contenta com sair para nós. Quer mais!: Quer unificação.
—Jesus morre e ressuscita e, agora já não se encontra num lugar determinado, senão que seu Espírito é enviado e entra no nosso coração, nos unindo assim com Deus Um e Trino.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sua comunidade consegue caminhar por si ou fica dependendo em tudo do pároco?
 - Você tem devoção ao Espírito Santo? Em que consiste?
 - Você dá testemunho público de sua fé? De que tipo?
 - Você tem conhecimento de alguma perseguição que se faz hoje contra a Igreja?
 - Deus aguarda pacientemente nossa conversão. Você tem conseguido melhorar sua vida? Em que sentido?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Inicio este momento de Leitura Orante,
em sintonia com as expectativas dos bispos na Conferência de Aparecida:
“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)”. (DAp 32).
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 16,5-11, e observo as palavras de Jesus que parecem uma despedida, mas plenas de amor ao nos oferecer o Espírito.
Refletindo
O Mestre garante que quando vier, o Espírito Santo vai revelar o que está errado e também o que é direito e justo. A missão do Espírito é interpretar e nos ajudar a ver a realidade e nela discernir o que é conforme o Projeto de Jesus. 
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Jesus me diz que devo contar na minha vida com o Espírito Santo para discernir cada situação, para interpretar os sinais de Deus no meu dia a dia.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram que o Espírito é o animador da Igreja e foi “derramado nos nossos corações”: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênçãos pessoa de Cristo (cf. Ef 1,3). O Deus da Aliança, rico em misericórdia, nos amou primeiro; imerecidamente amou a cada um de nós; por isso o bendizemos, animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador, alma e vida da Igreja. Ele, que foi derramado em nossos corações, geme e intercede por nós e, com seus dons nos fortalece em nosso caminho de discípulos e missionários.(DAp 23).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, com o papa emérito Bento XVI:
Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, 
rosto humano de Deus e rosto divino do homem, 
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu 
e a alegria de sermos cristãos. 
Vinde ao nosso encontro 
e guiai os nossos passos para seguir-vos 
e amar-vos na comunhão da vossa Igreja,
celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, 
carregando a nossa cruz, e motivados por vosso envio. 
Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, 
que ilumine as nossas mentes 
e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, 
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos no início deste século. 
Discípulos e missionários vossos, 
nós queremos remar mar adentro, 
para que os nossos povos tenham em vós vida abundante, 
e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. 
Senhor Jesus, vinde e enviai-nos!
Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Hoje, quero “expressar a alegria de ser discípulo do Senhor e de ter sido agraciado com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo”. (DAp23).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.