domingo, 9 de janeiro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=> ““Filho amado”” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Filho amado”

 

Batismo do Senhor

           No Batismo de Jesus continuamos a Manifestação do Senhor. Desta vez é apresentado pelo Pai aos judeus no rio Jordão, no momento em que João batiza Jesus. O batismo de João está na tradição dos banhos de purificação com compromisso de vida moral, como se fazia para os prosélitos. Agora se trata de uma conversão em vista da vinda do Senhor. Para João é uma expressão de penitência para a conversão do coração como vemos em sua pregação: “Convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo”. Mateus escreve: “Nesse tempo, veio Jesus da Galiléia ao Jordão à procura de João, a fim de ser batizado por ele” (Mt 3,13). Entre as muitas interpretações do batismo de Jesus, está a concepção de que Ele é designado oficialmente como Messias, profeta e servo. Ali o Filho é apresentado pelo Pai. Ali recebe o Espírito em plenitude. Por que Jesus vem para ser batizado? É desejoso que o Reino de Deus se instaure. Como parte do povo, também Se prepara. Ele vem como povo, e como realizador. Nos evangelhos vemos Jesus praticando esse tipo de batismo do povo, como João. “Se bem que Ele não batizasse, mas seus discípulos” (Jo 4,2). Jesus também recebeu o batismo e, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em Ti ponho o meu bem querer” (Lc l,21-22). O Espírito assume Jesus no amor do Pai e no caminho de missão que era levar a todos ao bem querer do Pai. Realizará a profecia do Servo do Senhor (Is 42,1ss).

Passou fazendo o bem

           Os cristãos vindos do judaísmo questionavam Pedro por ter entrado em casa de um pagão. Pedro narrou todo o fato da visão que tivera e como o Espírito Santo tinha sido dado aos pagãos, antes mesmo do Batismo. E diz: “Pode-se negar a graça do Batismo a esses que, como nós, receberam o Espírito Santo?” (At 10 47). Nesse texto vemos que o Espírito Santo abre as portas da fé aos pagãos. No anúncio a Cornélio, Pedro conta a história de Jesus. E recorda o que disse na casa de Cornélio: “Depois do batismo Deus ungiu o com o Espírito Santo e com poder e Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com Ele” (At 10, 38). “A vida cristã é uma fé atuando na caridade” (Gl 5,6). São Paulo não fala que só a fé salva. Mas fala da caridade, como Jesus fazia. A unção do Espírito, no batismo, quando o Pai Lhe faz a grandiosa declaração de seu amor: “Tú és meu Filho amado, em Ti ponho o meu bem querer” (At 3,21-22). O batismo é a manifestação do amor do Pai para cada filho que lhe predileto. Esse amor gera amor.

Espírito de todos batizados

           No evangelho Lucas narra que Jesus é sempre conduzido pelo Espírito e que batizará com o Espírito Santo e o fogo (Mt 3,11). Este texto difícil pode ser interpretado pelo que segue em Mateus: “A pá está em sua mão: vai limpar a sua eira e recolher seu trigo no celeiro: mas, quanto à palha, vai queimá-la num fogo inextinguível”. É a purificação espiritual que dá vida e purificação que queima e que tira toda a impureza para que se possa realizar a missão de Jesus. Ele veio sobre Jesus no momento do Batismo dando-lhe a missão redentora. Pelo batismo iniciamos um processo de purificação e missão.

Leituras: Isaías 42,1-4.6-7; Salmo 28;Atos 10,34-38; Lucas 3,15-16.21-22.

 

 

Ficha nº 2138 - Homilia do Batismo do Senhor (09.01.22)

 

1. O Espírito assume Jesus no amor do Pai e na missão de levar a todos oamor do Pai.

2. São Paulo não fala que só a fé salva. Mas fala da caridade, como Jesus fazia.

3. No evangelho de Lucas vemos Jesus sempre sendo conduzido pelo Espírito.

 

Mergulho no profundo

 

           O batismo sempre realiza um grande milagre de vida. Batizar significa mergulhar na água. Vemos que ninguém morre afogado. Algumas crianças choram outras se divertem. Todo mundo acha lindo. Deus mais ainda. É mais um bacurizinho para a casa.

           O batismo não afoga porque o poço profundo é o Pai no qual somos inseridos, mergulhados até sumir no fundo. É o mergulho em Deus. Que coisa boa. Que temperatura amena. Nunca mais Deus dispensa a gente. Por isso, vamos nadar de braçadas em tanto amor.

 

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Jesus recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu. – (Lc 3,15-16.21-22)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 09 DE JANEIRO de 2022 (domingo) 009º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA HORA DO APERTO, QUEM É LÍDER SEMPRE APARECE."

(Max Gehringer)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO FICO 

 DIA DO ASTRONAUTA 

 DIA DE ATENÇÃO AOS BALÕES 

 DIA da Lei Saraiva 

DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Borebi - Embaúba - Guatapará - Iaras (São PauloJundiá - Maxaranguape (Rio Grande do NorteLaranjal (ParanáItaporanga (ParaíbaItiruçu (BahiaArvoredo - Balneário Barra do Sul - Belmonte - Calmon - Formosa do Sul - Irati - Novo Horizonte - Ouro Verde - Paraíso - Santa Helena - São Miguel da Boa Vista (Santa CatarinaSão Miguel do Passa Quatro (Goiás)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:CARLOS ALBERTO PINHAL TEIXEIRA (Primo-Bauru /SP) ANTÔNIO GERALDO MONTANHEZ “TONINHO” (PDG-LC8 Lions Clube de Valparaíso / SP) ■DI MAURO LUCIO GUEDES WERNECK (Lions Clube de Rio de Janeiro Carioca / RJ) ■PCC-ARMÊNIO SANTIAGO CARDOSO (LC Rio de Janeiro Rio Cumprido /RJ) REGINALDO CAÇULA  DOMINGOS (Lions Clube de Iacri /SP) ANA MARIA MOLINA PASSERI (Lions Clube de Penapolis /SP) ANA CLARA (Leo Clube de Macatuba /SP) SERGIO LUIZ SCARTON (Lions Clube Capinzal /Ouro /SC) ROSANGELA MAZARIN FERNANDES (Dracena /SP) ■SILVIO ROBERTO DA SILVA MEDEIROS (Andradina / SP)  LORENA ZAPATA OLIVEIRA (Garça /SP) LEANDRO GOMES DE SÁ (Garça /SP) ALANE UETANABARAPIAI (Médica PediatraGarça /SP) LISIANI GOMES (São Paulo /SP) RAFAEL MORAIS (Engenheiro Agronomo Garça /SP) FREI FERNANDO APARECIDO DOS SANTOS OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP) 

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LEDA LIMAMONTANHEZ ANTÔNIO GERALDO MONTANHEZ 💘1993 💘29ANOS 💘(Lions Clube de Valparaíso/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO ANDRÉ CORSINI 

SANTO ADRIANO

BEATO ANTÔNIO FATATI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ele vos batizará com o Espírito Santo – Lc 3,15-16.21-22

 

 

Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor! (Mt 3,16s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Concluindo o tempo do Natal, reunimo-nos para a festa do Batismo de Jesus, o Filho amado do Pai, que passou pelo mundo fazendo o bem. Ao buscar o batismo, Jesus se solidariza com todo o povo; ungido pelo Espírito, assume publicamente a missão salvadora. A nós, batizados em nome da Trindade, o Senhor nos chama a participar de sua obra.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE PURIFICAÇÃO, FAZE-ME EXPERIMENTAR O BATISMO PURIFICADOR DE JESUS, QUE ME LIBERTA DO PECADO E DO EGOÍSMO, PREDISPONDO-ME PARA O SERVIÇO GENEROSO A MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que sendo o Cristo batizado no Jordão e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declaraste solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                      09 de janeiro de 2022 - domingo - Batismo do Senhor do Natal

– Liturgia da Palavra 

Batizados e ungidos pelo Espírito Santo, somos sdervos do Senhor a serviço do Reino que Jesus veio instaurar por amor à humanidade. Acolhamos com alegria a Boa-nova da paz. 

 

1ª Leitura (Is 42,1-4.6-7) – Eis o meu servo: nele se compraz minh'alma.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 28(29)

 

Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

 

 

2ª Leitura (At 10,34-38) – Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, porque Deus estava com ele”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 09 de janeiro de 2022 - domingo - Batismo do Senhor do Natal

– Evangelho do dia 

 

Jesus recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu.  (Lc 3,15-16.21-22)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. 21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus une o Seu coração ao amor do Pai”

 

“Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”

(Lucas 3,22).

“Se queres.” Alguém que não renunciou ao desejo de viver, um homem que, apesar da sua enfermidade, era um leproso.

 

Celebramos, com toda a Igreja, hoje, a Solenidade, a Festa do Batismo de Jesus. O Pai reconhece o Filho pela escolha que o Filho faz: “Este é o meu Filho amado”. Jesus escolheu agradar ao Pai, por isso Ele se torna semelhante a Ele pelo cumprimento da Sua vontade. Jesus é Filho por excelência, porque Ele uniu ao coração do Pai todos os outros filhos, Ele mergulhou todos nós no coração do Pai. O batismo de Jesus é muito significativo para todos nós, porque no único Filho nós fomos mergulhados. Por isso o batismo de Jesus é a condição fundamental para que nós tenhamos e vivamos a nossa comunhão com o Pai.

 

Sem o batismo não há vida filial, não existe filiação sem o batismo, mas existe escravidão. Nós, sem o batismo, nunca poderíamos escutar aquela voz amorosa do Pai que nos diz: “Tu és o meu Filho amado”; por causa de Jesus nós podemos também escutar, sendo pronunciadas sobre nós, essas palavras do Pai do Céu: “Tu és o meu Filho amado”.

 

“Você é chamado a esta vocação tão sublime: ser encontrado no Filho digno do amor do Pai”

 

Deus nos ama no seu Filho, por isso que não podemos estar sem Jesus e viver sem Ele, porque somente unidos a Jesus, mergulhados e batizados n’Ele, nós podemos, constantemente, ouvir a voz do Pai que afirma o Seu amor por todos nós. E o Pai completa: “Em ti ponho o meu bem-querer”; Deus põe o seu bem-querer no Filho, porque Jesus soube dar a vida por todos da mesma forma como o Pai fez.

 

Deus tem prazer em ver a entrega do Seu Filho — “O meu bem-querer”, “Coloco o meu bem-querer” —, porque o Pai se alegra quando vê também o Filho fazendo a Sua oferta de vida da mesma forma como o Pai deu tudo de si, quando o Pai também enxerga essa entrega total do Filho. Ele diz: “Coloco o meu bem-querer”. É como se Deus pudesse se ver no espelho quando Ele olha para o Filho, é como se Deus também se regozijasse quando Ele assiste, de perto, à entrega total do Seu Filho.

 

Você é chamado a esta vocação tão sublime: ser encontrado no Filho digno do amor do Pai, por isso você precisa fazer valer a pena a sua vida; você precisa imitar as ações de Cristo. Eu e você precisamos imitar as ações de Cristo para que o Pai, olhando para o Filho, reconheça-nos junto d’Ele e ame-nos profundamente.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ouvindo sua pregação, as pessoas se perguntavam se João, aquele que batizava, era ou não o Cristo, o enviado de Deus. João, porém, tinha clareza da sua missão, sabia qual era sua tarefa. Ele não quis se tornar o centro das atenções, pois sabia que deveria levar as pessoas a Jesus, aquele mais forte, capaz de dar vida e vida em abundância. Quando prestamos algum serviço, especialmente de liderança, somos tentados a querer ficar no centro: receber elogios, aproveitar-se dos benefícios, gozar de privilégios. Como seguidores de Jesus, nossa tarefa é apontar para o Mestre; ele é o centro em torno do qual tudo deveria convergir. Se João dá exemplo de humildade, reconhecendo qual era sua função, Jesus dá um exemplo ainda maior de doação e serviço, ao colocar-se junto com os pecadores para receber o batismo. Ao colocar-se ao lado dos pecadores e desprezados, Jesus como que inicia sua missão. O céu está aberto, todos podem ter acesso a ele e ouvir a voz de Deus. No batismo, somos “proclamados oficialmente” filhos e filhas de Deus, somos gerados a uma nova vida. Como o povo no tempo de João estava na espera do Messias que traria nova esperança, sempre estamos na expectativa de algo melhor, principalmente nos inícios de cada ano.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 3,15-16.21-22 - Jesus foi batizado

 

Oração Inicial


Na oração nos dispomos a dialogar com Deus, sobretudo escutá-lo. Hoje, a liturgia nos convida a celebrar o Batismo de Jesus. “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”. Essa é a revelação que o Pai faz a respeito de Jesus, o homem batizado por João Batista. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer por meio de sua Palavra.

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. O que acontece no Rio Jordão? O que significam as palavras: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”.

 

“Muita gente desconhece a grandeza e a dignidade que o batismo lhe conferiu. O batismo de Jesus no Jordão revela sua identidade e sua missão. Ele é o servo de Deus, o Senhor de todos, o Filho amado do Pai. O sacramento do Batismo também revela nossa identidade e nossa missão de cristãos. Em nosso batismo, celebramos o grande amor do Senhor Jesus que se entregou em nosso favor, alcançando-nos o perdão dos pecados por sua morte redentora. Pelo derramamento do Espírito, no batismo, o Senhor nos faz novas criaturas, filhos e filhas de Deus. Nós somos servos de Deus, cidadãos do Reino, filhos amados do Pai. No batismo, nasce nossa responsabilidade na missão de Cristo e da Igreja”.

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de João Batista? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o(a) cercam.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.

 

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.