domingo, 3 de setembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se alguém quer me seguir renuncie-se a si mesmo. - (Mt 16,21-27)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 03 DE SETEMBRO DE 2017 (domingo) 246º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NUNCA A ALMA HUMANA SURGE TÃO FORTE E NOBRE COMO QUANDO RENÚNCIA À VINGANÇA E OUSA PERDOAR UMA OFENSA.
 (Charles Chaplin)

 Datas Comemorativas 
DIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES
DIA DO GUARDA CIVIL
DIA NACIONAL DO BIÓLOGO
DIA DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO  
SEMANA DA PÁTRIA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ilhabela (São Paulo) Ângulo (Paraná) Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte) Senador Pompeu (Ceará) São Gabriel da Cachoeira (Amazonas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: IVONETE ALVES BALBINO ROSSI (prima – Professora Escola Recrearte – São Paulo /SP)MARISA CRISTINA AP MANCINI DE OLIVEIRA (Constroleo - Garça /SP)JOSIMAR DE CASTRO (Garça /SP) MIRIAN LARA VERONEZ BASSINI (Marilia /SP) PEDRO LOPES (Rio de Janeiro / RJ) JOSÉ ROBERTO SELLANI (Massas Paulista-Garça /SP) .
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: HELOISA BELINE DE ANDRADE e HELBER HENRIQUE DE ANDRADE ó2003ó14 ANOS (EQ 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça /SP) MARINEZ NASCIMENTO AGUIAR e MARCELO TECHI ZANOTI ó1993ó24 ANOS (RCG-EQ 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) EDMARA CASTRO DAUN DO NASCIMENTO e FABIO HENRIQUE DAUN DO NASCIMENTO ó1993ó24 ANOS (Transformadores Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO GREGÓRIO MAGNO
Gregorio (Itália, 540-604), de imensa preocupação pelo povo quando prefeito de Roma, abandonou a vida pública e ingressou na Ordem de São Bento. Eleito papa em 590, governou a Igreja com solicitude e caridade, promoveu a ação missionária e, particularmente, a liturgia, divulgando o gênero de música vocal que leva o seu nome.
SÃO MARINO

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5)
Somos convidados por Jesus a assumir a cruz da missão e renunciar a tudo o que nos impede de segui-lo com fidelidade e generosidade. Ele transforma nosso pensar e agir e nos revela que ganhamos a vida quando a pomos a serviço do seu reino. Deixando-nos envolver pela força e pelo amor de Deus neste início do mês da Bíblia, celebremos a páscoa dominical do encontro com o Senhor na Palavra, na Eucaristia e na assembleia reunida em seu nome.
Oração
PAI, COLOCA-ME EM SINTONIA COM TEU FILHO JESUS, CUJA MORTE RESULTOU DA FIDELIDADE A TI, SEM TEMER SEGUIR O CAMINHO QUE TRAÇARAS PARA ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Domingo da 22º Semana do Tempo Comum - 03/09/2017
A Palavra sacia a nossa sede de Deus e nos compromete com o projeto de Jesus. Segui-lo implica gastar a vida no cumprimento da vontade divina, não nos conformando com o modo de ser do mundo.

1ª Leitura (Jr 20,7-9) – A palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha. Leitura do livro do profeta Jeremias:
Pistas para a reflexão: A leitura apresenta a quinta e última “confissão” de Jeremias. A palavra de Deus nos seduz e nos compromete com seu projeto. Ela pode trazer conflitos e rejeição, como aconteceu com Jeremias. Preso por causa da Palavra, ele queria fugir à missão que Deus lhe confiara, mas não consegue. O profeta acaba obedecendo, porque o Senhor é mais forte e o venceu. Quem se deixa seduzir pelo Senhor encontra nele o amor e já não consegue se desvencilhar dele.

7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim.
8Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.
9Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 62(63)
A minha alma tem sede de vós
como a terra sedenta, ó meu Deus!

2ª Leitura (Rm 12,1-2) – Oferecei-vos em sacrifício vivo. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Pistas para a reflexão: Superando a conformação com o mundo e cumprindo a vontade divina, estaremos em condições de realizar o verdadeiro culto agradável a Deus. A nossa vida deveria ser o espelho daquilo que celebrarmos.

1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.
2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da 22º Semana do Tempo Comum - 03/09/2017
Se alguém quer me seguir renuncie-se a si mesmo. - (Mt 16,21-27)
Pistas para a reflexão: Depois de anunciar seu fim trágico, Jesus é repreendido por Pedro. Diante disso, o Mestre chama o apóstolo de “satanás”, porque se coloca como obstáculo à sua missão. A seguir, Jesus apresenta as exigências ou condições para quem quiser segui-lo. Compreender a cruz de Jesus e assumir a sua própria cruz é o grande desafio do cristão de todos os tempos. Quem não consegue acolher a cruz pode tornar-se “pedra de tropeço” no caminho dos discípulos e discípulas de Jesus.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber o espírito; conheçamos, assim, a esperança à qual nos chamou, como herança! (Ef 1,17)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
A sedução que salva” 
Minha alma tem sede
         O profeta Jeremias nos faz uma revelação do mais profundo de nosso coração. Traduz em palavras o que o coração diz. Como um forte profeta de Deus que quer salvar, sente em seu corpo a força da atração Divina que chama de sedução. Passando por sofrimentos causados por sua profissão, decide não falar mais de Deus nem estar a seu serviço para anunciar e denunciar. Suas denúncias lhe acarretam grandes humilhações e sofrimentos. Mas Deus não desiste dele. O profeta não “escapa” do Deus que escolheu: “Senti então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo. Desfaleci, sem forças para suportar” (Jr 20,9). Essa expressão é retomada pelo salmo: “Minha alma tem sede de Vós, minha carne também Vos deseja como terra sedenta e sem água!” (Sl 62). Sem essa sede de Deus, jamais poderemos viver a fé cristã. Esse espiritualismo não envolve a vida tapeia nossa realidade espiritual. Somente o desejo de Deus pode nos levar a tomar atitudes fortes de entrega até mesmo da própria vida. Esse desejo não é um simples “eu gostaria tanto de…”. O salmista reza esse sentimento: “Como a corsa suspira pelas águas correntes” (Sl 42,1). Não se trata de um belo animal. É o animal louco de sede que busca a água. A vida espiritual está nesse desejo. Assim é o coração de quem ama Deus.
Tomando a cruz
Esse é o mesmo desejo que leva a assumir o seguimento de Jesus com todas as forças do coração: “Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me” (Mt, 16,24). Jesus sente-Se impulsionado para seguir um caminho que O levará a sofrer a rejeição e sofrimentos. Uma certeza interior O fascina rumo à ressurreição. E não admite que seja interrompido pelo desejo humano que não quer sofrer. Quem O tenta é um Satanás, pedra de tropeço. Responde duro a Pedro: “Tu não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas humanas” (Mt 16,23). Há pouco havia dito que Pedro professara a fé por uma revelação de Deus. E lhe deu as chaves do Reino dos Céus (Mt 16,17.19). Agora o chama de Satanás. Com a fé não nos enganamos nesse caminho de seguimento de Jesus que supõe a cruz. O desejo que nos veio da sedução tem que ir até o fim. No futuro há sempre a ressurreição. É preciso saber ir perdendo a vida em nossas escolhas para encontrar a verdadeira vida que está acima de qualquer outra sedução. “Que adianta ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida”? O caminho da cruz conduz à vida. Vemos aí o erro de quem põe de lado a cruz para viver só do bem-estar, do prazer e do poder. Foi envolvido por Satanás, a serpente.
Temos outro modelo
A grande atração que Deus exerce sobre nós e o desejo que nos leva a buscá-Lo não são nem distantes nem fantasiosos. É uma opção que envolve o concreto da vida, como lemos na carta aos Romanos: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir a vontade de Deus” (Rm 12,2). Mudando o modo de pensar podemos assumir a proposta de Jesus e fazer dela nosso seguimento. “Nossa alma será saciada, como cantamos no salmo, como em grande banquete de festa” (Sl 62). Nossa espiritualidade se alimentará no Espírito e na Verdade. Paulo nos oferece mais um pensamento forte: “Este é vosso culto espiritual”. Louvar e glorificar a Deus nós o fazemos em atitudes de vida não em palavreado. Essa reflexão nos leva a compreender o culto cristão que se realiza no coração e vai ao concreto da vida.
Negócio bem feito
Não adianta procurar muitas coisas para preencher nosso desejo de felicidade se não encontrarmos o que possa nos satisfazer em profundidade. Somente Deus pode nos queimar os ossos por dentro.
            Jesus propõe a Pedro o perdão infinito que como protótipo do mistério de sua Morte e Ressurreição. É o perdão infinito de Deus para todos e para sempre. Pedro não aceita a proposta de Jesus, e é chamado de Satanás, aquele que separa e divide. Jesus diz que ele atrapalha o processo de salvação da humanidade. Pedro, depois pode entender o que queria Jesus.
            Seguir Jesus a disposição de fazer o mesmo caminho com a cruz. Por isso, perder é ganhar. Nada vale mais que a salvação. Por ela devemos investir tudo.
Por que temos força para esse passo?
            Jeremias nos dá a resposta: Deixar-se seduzir. Mesmo o desprezo pelo qual passa o profeta não apaga em nós esse fogo. Diz o profeta: “Senti dentro de mim um fogo arder e penetrar o corpo todo; desfaleci sem força para suportar” (Jr 20,9). O fogo de Deus não se apaga quando nos toma. Por isso temos sempre a sede de Deus. Esse é o negócio bem feito.
1 Deus nos atrai com força para corresponder à sedução, como Jesus se entrega.
2 Quando somos capazes de renunciar e seguir Jesus
3 Para colocar em atos o desejo de Deus, é preciso não se conformar ao mundo.
Leituras: Jeremias 20,7-9;Salmo 62; Romanos 12,1-2; Mateus 16,21-27
ReflexãoA tentação do "êxito" sem a Cruz
 AUTOR: REDAÇÃO REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus aplica-se a profecia de Zacarias, quem aludiu numa misteriosa visão a um Messias que sofre a morte. Jesus Cristo dá forma concreta a esta visão, dirigida a um futuro desconhecido. Porém, à profecia de adversidade segue imediatamente a promessa de salvação. Jesus, passando através da morte, viverá de novo.
Jesus-Ressuscitado é plenamente esse Pastor que na travessia da morte guia pelo caminho da vida. Mas, Pedro não repara na profecia da ressurreição e só percebe o anúncio da morte. Ao ser contrário à Cruz, não pode entender a palavra “ressurreição” e quisera o êxito sem a cruz.
—Senhor, quem pode negar que a atitude de Pedro reflexa a tentação constante dos cristãos e, também da Igreja (atingir o êxito sem a Cruz)? Ninguém é por se mesmo tão forte como para percorrer até o fim o caminho da salvação. Todos nos necessitamos o amor do Crucificado.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como segue a Jesus?
 - A vida lhe pede muitas renúncias?
 - As cruzes parecem-lhe pesadas demais?
 - Procura se questionar sempre se está de fato no caminho certo?
- Consegue ser Cirineu ajudando seus irmãos a carregar a cruz?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 16,21-27 – Como seguir Jesus?
Preparo-me para a Leitura Orante, 
rezando com todos que fazem este momento de encontro com Deus:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
 - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 16,21-27, e observo as palavras de Jesus sobre o seguimento.
A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" Jesus, porém, virou-se para Pedro e disse: "Volte para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!" Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
Refletindo
Entre muitos aspectos que podem ser considerados neste texto, tomemos  o  versículo que oferece as características do discípulo: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.”
“Renuncie a si mesmo”  é a primeira condição. Esta supõe deixar para traz projetos pessoais, as próprias comodidades, sacrificar  as próprias inclinações, em vista de um bem infinitamente maior: a vontade de Deus, seu Projeto. É impossível seguir Jesus buscando em tudo a si mesmo.
Segundo:  “tome a sua cruz”.O discípulo de Jesus tem o mesmo destino de seu Mestre. Precisa aceitar o sacrifício tomar sua cruz e estar pronto a sofrer e morrer como ele. Isto é conversão.
A terceira condição é  seguir Jesus: “e me acompanhe” Seguir significa , antes de mais nada viver como Jesus Cristo viveu. E também, anunciar como ele anunciou.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Sou discípulo/a de Jesus Cristo?
Meditando
Os Bispos da América Latina disseram: 
A Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo” (DAp 178,b).
Estou decidi do/a, à conversão? Ou seja, a:
1º  Renunciar a mim mesmo;
2º Tomar a minha cruz;
3º Seguir Jesus?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Mestre:
a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina
confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e  me acompanha
no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre:
dás exemplo, me ensinas
e me animas no teu seguimento.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Recordando o que disseram os bispos em Aparecida:
"Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância." (DAp 133).
 Meu novo olhar estará atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.
Bênção
"O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz"
(Nm 6, 24-26).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo