domingo, 9 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos – (Jo 15,9-17)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 09 DE MAIO de 2021 (domingo) 129 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

DEUS NÃO PODE ESTAR EM TODOS OS LUGARES E POR ISSO FEZ AS MÃES.

(Ditado judaico)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DAS MÃES

DIA DA EUROPA E DA UNIÃO EUROPÉIA

DIA MUNDIAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA

DIA Global da Consciência para a Acessibilidade

DIA DO DAMISTA BRASILEIRO

DIA DO FANTOCHE

DIA DO EMPREGADO SINDICAL

DIA EUROPEU DO AVC

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO MATO GROSSO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Novais (São Paulo) Riacho da Cruz - Rodolfo Fernandes - Ruy Barbosa (Rio Grande do Norte) Padre Bernardo (Goiás) Cidreira - Imbé - Lavras do Sul - Montauri - Vista Alegre do Prata (Rio Grande do Sul) Conceição do Castelo (Espírito Santo) Nova Santa Bárbara- Alto Paraíso (Paraná) Arataca - Barro Alto - Buritirama - Capim Grosso - Feira de Santana - Filadélfia - Jaborandi - João Dourado - Jussari - Lapão - Maetinga - Nordestina - Pintadas - Rafael Jambeiro - Teixeira de Freitas (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: maria EDUaRDA FerREIRA (filha da Edna/Evandro Gráfica Garça-Lions Clube de Garça /SP) JULIO TELLINI (Garça /SP) SOLANGE BIAZOTO LUCCHIARI SOARES (Garça /SP) EDSON ICHIRO SASAZAKI (Marilia /SP) Fernando Martins (Garça /SP) Natália Carapello (Garça /SP) Eliana Evangelista (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO PACÔMIO

MARIA TERESA DE JESUS

SANTO ISAÍAS

SANTA LUÍSA DE MARILLAC

BEATO NICCOLÒ ALBERGATI

SÃO MÁXIMO

SÃO JORGE PRECA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo – Jo 15,9-17

O amor que Jesus tem a cada um dos seus filhos e filhas é o mesmo amor com que o Pai envolve seu Filho. Deus nos ama assim como somos.

 

- Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Is 48,20)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A alegria de Jesus está em nós, por sabermos que Deus nos ama e nos deu a conhecer sua Palavra e sua salvação. Como comunidade de batizados, somos convidados a permanecer unidos no amor de Cristo, nossa Páscoa. Animados pelo Espírito Santo, celebremos esta Eucaristia em comunhão com todas as mães, neste dia a elas dedicado.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, AGRADECIDO (A) POR TER SIDO ESCOLHIDO (A) E ENVIADO(A) POR TI, PROMETO ENTREGAR-ME TOTALMENTE À MISSÃO QUE ME CONFIASTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 09 de maio de 2021 6º Domingo da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Deus revela seu amor a todos; derrama seu Espírito sobre a comunidade, para que ela, guardando os mandamentos de jesus, supere os preconceitos e produza abundantes frutos de amor. 

 

1ª Leitura (At 10,25-26.34-35.44-48) – O dom do Espírito Santo também foi derramado sobre os pagãos  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

25Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu também sou apenas um homem”. 34Então, Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”. 44Pedro estava ainda falando quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: 47“Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” 48E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer a salvação e

revelou sua justiça às naçðes.

 

 

2ª Leitura (1Jo 4,7-10) – Deus é amor  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

Caríssimos, 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.  

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 09 de maio de 2021 6º Domingo da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos   (Jo 15,9-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Quem me ama realmente guardará minha palavra, / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Espalhemos o amor de Deus entre nós”

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” 

(João 15,16)

Fizemos um dia a opção de seguir a Jesus, de caminhar nos passos d’Ele, mas quem fez a escolha foi Ele. Foi Ele quem nos escolheu, nos amou primeiro, foi Ele quem nos apresentou o seu amor, sua bondade e a sua misericórdia. E por que Jesus nos escolheu? Por que nos chamou? Para que possamos produzir frutos e para que o nosso fruto permaneça.

 

A alegria de um pai e de uma mãe, os frutos do relacionamento são os filhos, gerados ou adotados, não há diferença, mas são frutos do amor. O fruto do trabalho de uma pessoa é aquilo que ela produz, que ela deixa, mas qual é o fruto do discípulo de Jesus, daquele que foi chamado e escolhido por Jesus?

 

“Onde um discípulo de Jesus passa, ele deixa amor, espalha e semeia o amor, ele deixa ali a marca do amor”

 

Somos chamados para produzir fruto, e o nosso fruto precisa permanecer. O primeiro fruto fundamental e essencial é o amor. Onde um discípulo de Jesus passa, ele deixa amor, espalha e semeia o amor, ele deixa ali a marca do amor. Por onde ele passa, semeia a verdade, porém, não é a sua verdade, porque cada um tem a sua verdade. É a verdade do amor de Deus, a verdade que liberta e salva.

 

Por onde o discípulo de Jesus passa, deve permanecer uma alegria, mas não é a alegria do mundo, aquela alegria de se alegrar por qualquer coisa, mas a alegria de ser de Deus, de servir a Deus.

 

Onde o discípulo de Jesus passa, ele precisa deixar o fruto da coerência. Em meio às fraquezas e fragilidades, a coerência de dizer que a verdade não é ele, mas é Deus. A coerência de se levantar quando errar, a coerência de permanecer na verdade que se chama: Jesus.

 

Precisamos produzir frutos e precisamos que o nosso fruto permaneça, o fruto do testemunho e do nosso amor a Deus. Porque fomos escolhidos, amados e o amor de Deus permanece em nós. E nós permanecemos no amor de Deus, amando uns aos outros; permanecemos no amor d’Ele, guardando os seus mandamentos. E o seu mandamento é este: amor acima de todas as coisas.

 

Podemos e devemos produzir muitos frutos, mas não há fruto maior e mais sublime que deva permanecer do que o fruto do amor.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A prática do amor fraterno é como uma chave mestra que abre todas as portas, no campo espiritual. De fato, Jesus afirma: “Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor”. E define, no singular, qual é seu grande mandamento: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês”. Ao amar o próximo, temos a garantia de sermos amados por Jesus, que por nós deu sua maior prova de amor: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos”. Jesus então nos considera amigos e se faz nosso constante guia e inspirador: “Fui eu que escolhi e orientei vocês, para que vão e deem fruto”. E, enfim, favorece nosso acesso a Deus Pai, que nos dará tudo o que nos for necessário: “Qualquer coisa que vocês pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes dará”.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, quão profundo é teu amor por nós. Afirmas: “Da forma que meu Pai me amou, eu também amei vocês”. Esclareces ainda o modo mais completo para te amar, ou seja, amando-nos uns aos outros. Ensina-nos, Senhor, a te amar de todo o coração e a amar o próximo como tu nos amas. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 15,9-17 - A missão do amor

 

Oração Inicial

Estamos no 6º domingo da Páscoa. Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto? Como você entende o amor do Pai por Jesus? O que Jesus quer dizer quando afirma: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”? Quando somos considerados amigos de Jesus?

 

“As propostas de Jesus são exigentes, mas sua realização traz alegria plena. O amor que Jesus devota a cada um dos seus filhos e filhas é o mesmo amor com que o Pai envolve seu Filho. E este dom se reveste de especial ternura: a escolha, a amizade e o amor. A iniciativa é sempre de Deus. Não somos nós que o escolhemos, ele nos escolheu. Antes de amar a Deus, devemos aceitar o seu amor. E ele nos ama assim como somos. Não precisamos melhorar para sermos amados por Deus. Porém, o amor traz reciprocidade. Porque ele nos amou, nós o amamos. Ele nos revela toda a sabedoria divina que vem do Pai. E o amor não admite exclusões; as fronteiras do Reino estão abertas a todos. A comunidade cristã é o local da acolhida.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O que significa amar a ponto de dar a vida? Como você compreende o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo e viver no seu amor.

 

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.