sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. – (Mt 9,14-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 19 DE FEVEREIRO de 2021 (sexta-feira) 050º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SABEDORIA É SABER O QUE FAZER; VIRTUDE É FAZER.

(David Starr Jordan)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO ESPORTISTA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA NO FUTEBOL

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Osasco – Severínia - Taboão da Serra- Tapiraí - Turiúba (São Paulo) Rio Grande (Rio Grande do Sul) Tangará (Santa Catarina) Nossa Senhora do Socorro (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GUSTAVO DOMONT (LEO Clube Paranaíba /MS)TADEU SOUZA (LD-3 DMLD- Lions Clube Passo D'AREIA-Osório /RS) LAURA SANTIAGO DOS SANTOS (Marilia /SP)JOYCE ROSÁRIO FACINA (Garça /SP)CHRIS PITARELO CAVALCANTE (Clinica Gerar Sorriso - Adamantina /SP)MÁRCIA APARECIDA ALMEIDA VENDRAMIN (São Paulo /SP)MAnoel FREDERICO B. TEIXEIRA PINTO (Garça /SP) RICARDO FRANÇA (Marilia /SP) SILVANA VITORINO (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO GABINo  

SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA  

 SÃO Bonifácio de Lausanne

Beato de Liébana

José Antônio de Maria Ibiapina

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 9,14-15

As práticas externas, cinzas, jejum, necessitam de um correspondente interno, que se chama intenção e conversão.

 

- O Senhor me ouviu e teve compaixão. O Senhor se tornou o meu amparo (Sl 29,11).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A vivência exterior do jejum tem valor para Deus quando acompanhada pela prática da justiça e da solidariedade. Celebremos a Eucaristia, dispostos a acudir o próximo em suas necessidades.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 350

 

 

– 19 de fevereiro de 2021 Sexta-feira depois das Cinzas da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra que nos anima a estar em constante comunhão com Jesus, fonte de nossa alegria e orientação para nossa vida. 

 

1ª Leitura (Is 58,1-9a) – Acaso é este o jejum que aprecio?  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

 Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3‘Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?’ — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.

 

Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?

6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.

 

8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 51(50)

Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

 

– 19 de fevereiro de 2021 Sexta-feira depois das Cinzas da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.   (Mt 9,14-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

 

15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O jejum é a busca da disciplina interior”

“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão” 

 (Mateus 9,15)

Uma das temáticas importantes, neste tempo quaresmal, é a prática do jejum. É importante lembrar de que, aqui, se trata de um jejum como prática religiosa, e não o jejum com outras finalidades, como o cuidado da saúde; e assim por diante. Ainda que o jejum religioso e espiritual nos dê também saúde espiritual, física, emocional e tudo mais, não podemos esquecer qual é a finalidade do jejum que fazemos.

 

Há muitos jejuns na sociedade, muitas práticas, até modas; tem o jejum intermitente, jejum de água, enfim, não é o caso falar sobre essas práticas, e sim o que é o jejum cristão. O jejum cristão é, acima de tudo, aquele que é conectado com a oração e a caridade.

 

O jejum cristão não é simplesmente deixarmos de comer, o jejum cristão é, acima de tudo, nos retirarmos para orar, o exemplo nos é dado pelo próprio Jesus que, durante quarenta dias, se retirou para o deserto para se dedicar à oração e por isso durante quarenta dias Ele jejuou.

 

“O jejum é o meio de alcançarmos espiritualmente a purificação interior”

 

Nesta Quaresma, muitos de nós nos propusemos a fazer alguma prática penitencial, mas não basta deixar refrigerante de lado, doce ali, ou sei lá qual foi o jejum que você escolheu para fazer, se não aplicamos isso na dimensão da fé, se não intensificamos, sobretudo, aquilo que deixamos de lado para nos dedicar à oração.

 

O jejum tem o poder de correção, o jejum tem poder de nos disciplinar. Então, deixei para me corrigir de quê? Sobretudo, para corrigir aquilo que dentro do meu interior precisa ser mudado, a minha têmpera que, muitas vezes, está descontrolada, as minhas emoções que precisam de direção, aquela minha forma agressiva ou aquela forma displicente que muitas vezes tenho de ignorar as pessoas, a minha língua que precisa de autocontrole, o meu uso da internet, dos meios virtuais que muitas vezes é excessivo, enfim, cada um olha para si.

 

O jejum não é a finalidade, o jejum é o meio de alcançarmos espiritualmente a purificação interior. Então, o jejum cristão é feito com a abstinência de alimentos, deixamos de comer isso pelo menos uma vez na semana ou às sextas-feiras, todas as sextas-feiras da Quaresma é importante (alguém pode fazer mais dias), mas o mais importante é que seja um jejum que nos corrija.

 

A outra dimensão do jejum é a caridade, tanto que a Palavra de Deus nos diz: do que adianta os vossos jejuns, passar um dia inteiro sem comer, se não corrigimos a opressão em relação ao próximo, se não nos voltamos para corrigir nossas maldades, se não nos revestimos da caridade para ver o outro que está sofrendo e oprimido? (cf. Isaías 58)

 

O jejum não é uma maratona para ver quanto tempo ficamos sem comer, o jejum é a busca da disciplina interior e da correção daquilo que tanto precisamos mudar dentro de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O pequeno texto de hoje trata da questão do jejum. Os discípulos de João Batista estão preocupados e questionam Jesus por que eles jejuam enquanto os discípulos do Mestre não jejuam. Jesus responde que ele é o “noivo da comunidade”, e enquanto ele está presente não há motivo para jejuar. No dia em que ele for tirado da comunidade, talvez haja motivos para jejuar. O tempo da sua presença na vida terrena é uma festa de bodas, e não convém o jejum. O jejum já foi muito mais vivido e valorizado na Igreja; hoje em dia, é exigido apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. O jejum faz sentido se leva aquele que o faz a solidarizar-se com os que jejuam frequentemente por não possuírem comida. Além do jejum de alimento, há muitos outros que podemos assumir, principalmente nestes tempos de consumismo exacerbado.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Mestre e Senhor, ensina-nos o verdadeiro valor do jejum. Para teus discípulos, outrora, jejuar indicava experimentar tua ausência nos dias de tua paixão e morte. Para nosso conforto, pela tua ressurreição, decidiste permanecer para sempre conosco. Tempo de alegria. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 9,14-15 – Estar com Jesus

 

Oração Inicial

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Mt 9,14-15 Aproximaram-se de Jesus os discípulos de João e perguntaram: “Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes respondeu: “Acaso os convidados do casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então jejuarão”.

Leia o texto pausadamente. Depois, leia-o novamente, atentando-se aos personagens que aparecem na narrativa. Qual é o tema central do Evangelho? Quais são as palavras de Jesus?

 

“Mais que uma pergunta, é feita uma crítica à postura dos discípulos de Jesus. Essa é a posição não apenas dos fariseus, mas dos próprios discípulos de João Batista. Os judeus jejuavam regularmente, e os mais fervorosos o faziam duas vezes por semana, seguindo a orientação do Levítico. Até João, aquele que prepara o caminho de Jesus, está orientado pelas tradições dos antigos. Ele ainda não havia descoberto a alegria da festa do noivo, que é o próprio Jesus. A Boa-Nova não é marcada pela tristeza. No horizonte, prenunciam-se dias difíceis, em que o noivo será tirado. A expressão deixa antever uma situação indesejável e alude à morte de Jesus. A Quaresma nos motiva a um jejum de solidariedade com os milhões de famintos.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

De que forma compreendo e acolho os ensinamentos de Jesus?

O que os gestos de Jesus dizem para mim hoje? Quais são os legalismos que me aprisionam e me impedem de viver a fraternidade?

 

Quem são os famintos, sedentos, forasteiros, nus, doentes, presos, pequenos, irmãos? Sendo um julgamento escatológico, é importante termos em mente que Jesus coloca como critério de salvação seu reconhecimento na pessoa do irmão sofredor, na figura do próximo necessitado. Jesus está presente nos sedentes, forasteiros, doentes, pequenos, excluídos (não importa a classe social). A comunhão com os irmãos “carentes e sedentos” é a comunhão com o próprio Jesus.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Apresente ao Senhor a sua oração. Apresente a Ele também todos os homens, mulheres, crianças, jovens e idosos necessitados de pão, saúde, segurança, consolo, sentido para a vida, trabalho, dignidade, respeito… Agradeça-lhe as pessoas que com muito amor e generosidade vão ao encontro dos mais necessitados, aliviando seus sofrimentos e revelando-lhes o rosto misericordioso de Deus.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Jesus coloca a vida acima da lei. Ele veio trazer vida e vida em abundancia. Como você pretende assumir um jejum de solidariedade para com os pobres? O que a palavra do Evangelho lhe pede, hoje?

 

Bênção

 

– Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.

– O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.