quarta-feira, 23 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande. – (Mt 5,17-19)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 23 DE MARÇO de 2022 (quarta-feira) 082º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MESMA ROCHA QUE BLOQUEIA O CAMINHO PODERÁ FUNCIONAR COMO UM DEGRAU.”

(Osho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TERCEIRO SETOR

DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA

DIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

DIA MUNDIAL DA TARTARUGA

DIA do Terapeuta Natural

DIA do Naturopata

DIA do Naturólogo

DIA do Acupunturista

DIA da Miss

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ouro Verde - Viradouro (São Paulo) Apodi (Rio Grande do Norte) Florianópolis (Santa Catarina) Grão Mogol (Minas Gerais) Vila Valério (Espírito Santo)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRA (Eq. 13 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP)LUIZ CARLOS ”Lobão” SOARES (Garça/SP)Dr MARCOS EIDI TAKIUTI (Medico Garça /SP)AFONSO CESAR CAFFER (Garça /SP)JOSÉ RENATO LEITE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) DINIZART SIBINELLI (PDG/DLC 2 - Lions Clube de São Paulo Casa Verde /SP)CHRISTIAN Pereira (DLC 2 - Lions Clube de TATUÍ /SP) Leila Giane Pereira Azevedo (DLC 11-Lions Clube de SERRA /ES) BRUNA GARBIN (LEO Clube de Fernandópolis /SP) Fernanda Helen Pastor Voss (Garça / SP) JOSÉ MARIA LIMA (Palmas /TO) FATIMA SOUZA (Garça /SP) RONALDO MORAES  (Garça /SP)TEREZINHA COSTA  (Garça /SP)  ANA JÚLIA COELHO TEIXEIRA (Bauru /SP) PLINIO A. CABRINI (Bauru /SP) JANE KIRITA (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE BAURU NORTE ó1966ó56 ANOSó(Distrito LC 8)  

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO

SANTA RAFKA (Rebeca) 

SÃO José Oriol

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus explicou que não veio para acabar com a Lei e os Profetas, os escritos antigos; veio para cumpri-los.: Não vim para abolir, mas para cumprir – Mt 5,17-19

 

 

Orientai meus passos, Senhor, segundo a vossa palavra, e que o mal não domine sobre mim! (Sl 118,133).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Diz-nos o salmista: “Nenhum povo recebeu tanto carinho”. Manifestemos a Deus nossa gratidão pelos seus mandamentos, que orientam nosso viver, e pelo envio de seu Filho, cujo amor é a perfeição da Lei.

 

– Oração 

 

PAI, LIVRA-ME DO PERIGO DE REDUZIR MINHA OBEDIÊNCIA AOS TEUS MANDAMENTOS À EXECUÇÃO MECÂNICA DE GESTOS EXTERIORES. REVELA-ME, CADA VEZ MAIS PROFUNDAMENTE, A TUA VONTADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificarmos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 23 de março de 2022 - 4ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  O antigo e o Novo Testamento formam uma unidade indestrutível, pois apresentam, em sua totalidade, o plano divino da salvação.

 

1ª Leitura (Dt 4,1.5-9) – Cumpri e praticai as leis e decretos.  Leitura do Livro do Deuteronômio:

 

 Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 147B(147)

 

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

 

 

– 23 de março de 2022 - 4ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.  (Mt 5,17-19)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos céus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

3ª QUARTA-FEIRA QUARESMA – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento... Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

(Mateus 5,17.19).

 

Jesus, o senhor realizou de modo perfeito e pleno tudo o que o Pai havia prometido aos homens através dos profetas e dos mandamentos da antiga Aliança.

E o senhor não veio para cumprir a letra das Escrituras, mas o seu sentido mais profundo, que foi a doação total da sua vida pela nossa Redenção.

Foi assim que nos provou até que ponto o Pai nos amava e revelou a Trindade santa como o “Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” (2Cor 1,3).

Fez seus discípulos compreenderem que por detrás da Lei e dos Profetas não estava o poder de dominação, mas o amor de compaixão e de libertação.

Assim, o pleno cumprimento das promessas não se deu pela conquista violenta, mas pelo seu sangue derramado por todos, para estabelecer uma nova e eterna aliança entre o divino e o humano.

Por isso, ‘falar com sabedoria e ensinar com amor’, significa fazer memória constante dessa doação única, que o senhor realizou de uma vez por todas em favor de todas as gerações. Somente assim, seremos considerados grandes no Reino dos céus.

 

Senhor, que este tempo pascal da Quaresma seja principalmente para reviver todos os acontecimentos da sua vida por nós, desde o nascimento até a morte e ressurreição, para que possamos dar graças todos os dias, e saibamos ensinar essa fé pascal às novas gerações.

Assim, ao mesmo tempo em que contemplamos agradecidos a história da nossa salvação, queremos renovar a nossa conversão ao seu Evangelho e o nosso amor ao senhor, ao seu Pai e ao Espírito santo.

 

Maria santíssima, ensine-nos a fazer o jejum de tudo aquilo que nos afasta da nossa fé pascal, a repartir de graça tudo aquilo que recebemos gratuitamente do seu Filho e a crescer na fraternidade, que cuida com atenção da vida de todos e de tudo que nos rodeiam. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus é a plenitude da Lei; contudo, sua presença e missão não cancelam a tradição e a Lei que regeram o povo até aquele momento. Entretanto, com Jesus, a Lei chega a seu ápice ou é retomada em seu sentido original, ou seja, promover a vida de todo ser humano sem distinção. De outra sorte, quem não cumpre a Lei ou quem incentiva o seu descumprimento, será considerado menor no Reino dos Céus. Jesus não é um revolucionário inconsequente; ele tem plena consciência de seus atos, pois refletem a vontade do Pai que o enviou. Como essa palavra pode nos iluminar? Certamente, considerando o caminho daqueles que vieram antes de nós e conhecendo a tradição e as leis que devem promover e garantir a vida. Não se cria nada do nada, ou seja, é preciso saber quais são nossas origens e fundamentos de fé para viver plenamente nosso chamado.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,17-19 - A maior das verdades: o amor

 

Oração Inicial


Acolhamos o que o Evangelho quer nos dizer hoje por meio da Palavra do próprio Jesus: “ Não penseis que vim abolir a lei e os profetas; não vim abolir mas dar-lhe cumprimento”. Esse é o alerta que o Senhor faz a cada um de nós hoje.

 

“Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos consigamos a vida eterna. Amém!”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe o poder e a veracidade que Jesus dá a Revelação de Deus pela Palavra Sagrada, contida na Bíblia e nos acontecimentos que implicam na construção de seu Projeto Divino.

 

“Nós temos, hoje, a Bíblia Sagrada. Uma parte dela é o Antigo Testamento. São os escritos sagrados do antigo povo de Deus. Eram escritos isolados (pergaminhos) e estavam espalhados em diversos lugares. O povo os chamava de a Lei e os Profetas. A Lei era tudo que estava relacionado à organização do povo. Profetas eram as palavras dos homens de Deus que cobravam fidelidade à aliança. Falava-se também dos Salmos, os livros de ensinamento e oração. A outra parte da nossa Bíblia são os escritos sagrados das primeiras comunidades cristãs, o Novo Testamento. Jesus explicou que não veio para acabar com a Lei e os Profetas, os escritos antigos; veio para cumpri-los. Amamos a Palavra de Deus. Precisamos conhecê-la ainda mais, praticá-la e ensiná-la a outros”.

 

2. Meditação (Caminho)

É em jesus Cristo que está nossa fé; na sua proposta, na sua conduta e seus ensinamentos. Ele é a Lei por excelência. Seu Evangelho é a Palavra irrevogável, que nos leva à plenitude da vida.

Jesus o (a) surpreende?

Como você acolhe e crê na Palavra revelada?

Como você cuida das palavras que pronuncia, as informações que você divulga?

Num mundo de tanta informação é dever do cristão cuidar com a veracidade dos fatos antes de postá-los ou divulgá-los.

 

 

3.Oração (Vida)

Na oração de hoje apresente a Jesus as pessoas que têm a missão de ensinar: pais, professores, jornalistas, youtubers, formadores de opinião, etc.

“ Senhor, nosso Mestre, orientais nossos passos segundo vossa Palavra, e que o mal não domine sobre mim, sobre o mundo”.

Pai, eu te agradeço porque tua Palavra sempre realiza o propósito para o qual tu a enviaste. Ajuda-me a incluir tua Palavra nas minhas orações e que minhas atitudes sejam coerentes com minhas palavras que pronuncio na tua presença.

Vós nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, Senhor, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando as palavras de Jesus; “Quem desobedecer um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar aos outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus”, que atitude você se propõe viver com mais propósito?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.